Marketing Nutricional
blog

 

Desafiando Tradições

“Regras são feitas para serem quebradas, como prédios e pessoas”... Bem como algumas tradições caíram no esquecimento das pessoas por não terem sido regadas e cuidadas e acabaram por se tornar obsoletas. Não sou a favor de deixar de existirem, mas sim criar uma nova roupagem, com visual diferente, e sabor marcante.

Muitas tradições viajam com o tempo e o vento, atravessam mares e continentes, invadem e penetram o coração de pessoas intolerantes aos mais diversos sabores. A maioria das tradições de vários lugares precisa ser despertada de um sono profundo, porque, se não for assim, acabam sendo enterradas com seu próprio criador.

E o que mais deve ser levado em conta antes de mudar essa roupagem, é saber sobre sua história e respeitar sua cultura. Preservar a tradição de um determinado produto e associa-lo a um determinado lugar envolve a soma de tudo isso, cultura de um povo, e sua história. Infelizmente muitas pessoas não tem propriedade nenhuma de fazer essa tradição perpetuar, fazendo com que caia no esquecimento.

BLOG

Muitas cidades e estados são marcadas e associadas a um determinado produto. Minas Gerais, da maravilhosa comida mineira, Belô, capital brasileira do pão de queijo e dos botecos, Lagoa Dourada, cidade do rocambole, Bueno de Andrada, capital nacional da coxinha, Belém do Pará, com o seu Pato no tucupi, Salinas, capital da Cachaça, e o Pé de Moleque da famosa barraca vermelha São produtos de lugares inconfundíveis, marcados e preservados por tudo que construíram. Vale lembrar que muitas marcas de produtos são muito mais valorizadas e preservadas pelo nome que construíram do que propriamente pelo sabor que foi perdido pelo tempo. Sempre digo que um empreendedor ou empresário deve se sentir inconformado, revoltado com a mesmice. Produtos são lançados a cada minuto com o intuito de agradar até o mais exigente paladar desbancando anos de tradição e história.

A exemplo da Coca Cola, continua batendo recordes e mais recordes de venda apenas colocando uma nova roupagem, e novos sabores no mercado. “Hoje muitas marcas aparecem, dão um oi para o consumidor e depois desaparece. Isso não é apropriado. As marcas deveriam estar prontas para ter uma conversa contínua com seu público”.

BLOG

O grande responsável pela preservação da tradição de um determinado produto, será definida por seu criador e a forma com que sua criação é apresentada, deverá encantar todos os sentidos das pessoas.

 

Euler Viana

 

Chef Euler Viana

Consultor Técnico de Gastronomia
Ênfase em Panificação e Confeitaria SENAI - MG

 

Post Comentário

 

BLOG DOS PROFISSIONAIS - Comentários sobre o Artigo - Chef Euler Viana

 

emfoco

 

Comentário - Chef Flaviane Almeida

Perfeita a colocação Chef Euler

Vemos todos os dias adaptações e releituras de pratos, mas nossa memória afetiva com aqueles sabores e cheiros do passado, não deixa esquecer do que é mais precioso o sabor, o amor e carinho que eram feitas essas delicias.

Compete a todos nós além de inovar também resgatar as origens para não perder o que foi o foi essencial para desenvolver a culinária dos dias de hoje.

Forte abraço Chef Euler

 

emfoco

 

Comentário - Edgar

Show de bola, Euler o melhor chef que conheci até hoje!
Nota 1000!!!

 

emfoco

 

Comentário - Erika Maria Martins Miguel

Deus te abençoe!

 

emfoco

 

Comentário - DINELSON ROGERIO PINTO

A tradição é muito importante cultivar,cuidar e zelar, muitas vezes ela é esquesida por muitos buscar outras tradições que não são nossa ,não que não podemos buscar outras culturas Alimentícias nem desprezalas, mas primeiro zelar e cultivar a nossa ...vamos Restaurar a nossa cultura Alimenticias....

 

emfoco

 

Comentário - vantil

sucesso sempre. abraço.

 

 

emfoco

 

Comentário - Roberto Eli - Confeitaria de Bolos e sobremesas

Sem dúvida nenhuma! Sair da.zona de conforto e do lugar comum, ter consciência que nada é fácil, porém não impossível, acreditar na capacidade de vencer obstáculos, mudar sem se importar com o que os outros possam dizer e muito menos dar valor​ ou levar em conta falácias de que você não vai conseguir. É fato que há de se ter um projeto e objetivos bem pensados e avaliados para os acertos serem maiores que os erros e, principalmente quebrar paradigmas.

 

 

 

BLOG

Euler Viana

Instrutor de Formação Profissional Consultor Técnico de Gastronomia

Acompanhe

BLOG

Mais um trabalho bem executado

BLOG

Sendo lembrado e fazendo história

BLOG

Buscando a Excelência na Produção

BLOG

Promovendo talentos

BLOG

O Tempo e o Anjo

BLOG

Desafiando Tradições

BLOG

Na área de Alimentação a atualização sempre é fundamental ainda mais em época de "Crise"

BLOG

Por trás das Grades

DIVULGAÇÃO

JORNAL ELETRÔNICO

banner

Fornecedores

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!