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Usando o Feedback para Engajar a Equipe

Por Redação MN 

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Acredite: é cada vez maior a necessidade de incorporar esse hábito à rotina da gestão de empresas principalmente da área de alimentação.

Ele funciona como uma ferramenta voltada à melhor performance das equipes, qualificando o seu desempenho e contribuindo para que elas sejam mais produtivas e engajadas.

Mas muitos gestores procrastinam ou abandonam a ideia de conversar com seus colaboradores para ouvir o que eles têm a dizer. Não é nada bom fazer isso, Pois essa pode ser a chance de melhorar os processos internos e estreitar os relacionamentos, aumentando o nível de satisfação com a empresa.

O gestor está diante de uma ferramenta capaz de identificar os pontos fortes a explorar e as fraquezas a corrigir, o que é ótimo para quem persegue o melhor desempenho possível .

Então, como dar feedback e engajar a equipe?

Um gestor não pode se concentrar apenas em apontar erros nos processos internos para que sejam revertidos em melhorias gerais.

É muito importante saber quando e como oferecer um feedback positivo, permitindo com que os colaboradores se sintam especiais para a empresa, percebendo o seu real valor para o futuro do negócio.

Obviamente, não basta elogiar por elogiar, pois o feedback precisa ter um embasamento real.

Alguns pontos que podem auxiliar na realização do feedback

1. Quando o colaborador tiver uma boa ação, seja no seu comportamento ou no seu desempenho, elogie-o imediatamente. Isso fica gravado na memória junto com o ato produzido.

2. Seja claro e objetivo ao fazer uma observação positiva sobre os esforços do funcionário.

3. Não elogie um colaborador para logo em seguida apontar um erro, como forma de amenizar a situação. Isso acaba confundindo a pessoa elogiada.

4. Elogie o funcionário na frente dos outros membros da equipe, pois isso faz com que ele se sinta prestigiado e ainda estimula o trabalho dos colegas, que percebem que também serão recompensados.

5. Além do elogio, mostre ao colaborador o quanto a sua ação positiva impacta na empresa de uma forma geral. Ele se sentirá importante e com vontade de crescer ali dentro.

Um feedback bem feito  pode ser a chance de melhorar os processos internos e estreitar os relacionamentos, aumentando o nível de satisfação com a empresa e gerar o engajamento tão procurado e necessário.

Vale a pena!

Estamos aqui para te auxiliar na  Gestão dos Serviços de Alimentação - Conte sempre conosco!

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Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

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Atualidade

FOOD SERVICE

Como as Empresas de Food Service Podem Melhorar o Setor de Suprimentos

Por Daniela da Silva Furlan

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Neste artigo, vamos falar da importância da indústria Food service para a Área de Suprimentos. Primeiro, precisamos entender a diferença dos produtos voltados para o Varejo e os voltados para o Food service. O produto varejo é destinado à venda direta ao consumidor final em estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas de conveniência e lojas especializadas. Já o produto Food service é destinado ao consumo em estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, lanchonetes e instituições de ensino.

A principal diferença entre os dois tipos de produtos está no formato de apresentação da embalagem e no rendimento. Os produtos varejo normalmente são vendidos em embalagens menores e individuais, adequadas para o consumo imediato ou para o armazenamento doméstico, enquanto os produtos Food service são vendidos em embalagens maiores, em quantidades adequadas para o consumo em estabelecimentos comerciais. Os produtos Food service costumam ser desenvolvidos levando em consideração aspectos como praticidade no preparo, padronização de sabor e textura, durabilidade e apresentação, visando um maior rendimento para atender às necessidades e demandas dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Já os produtos varejo são desenvolvidos com foco no consumidor final, levando em consideração fatores como conveniência e atratividade da embalagem.

Os produtos Food service são procurados pelo melhor custo, praticidade de transporte, armazenamento, rendimento e facilidade de uso. No entanto, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, economia de recursos e descarte consciente. Esses produtos vão ao encontro com o movimento ESG.

ESG significa Meio Ambiente (Environment), Social (Social) e Governança (Governance). Esses são os três pilares utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade e responsabilidade social. As práticas ESG são importantes para garantir que as empresas atuem de forma ética, transparente e sustentável, levando em consideração questões ambientais, sociais e de governança em suas operações. As empresas Food service desempenham um papel importante no ESG devido ao seu impacto significativo no meio ambiente, na sociedade e na sustentabilidade dos negócios. Faz parte da tarefa de suprimentos buscar produtos que, além das características comuns a uma negociação, também tenham essas características de sustentabilidade.

O departamento de Suprimentos, ao optar por produtos Food service, está fortalecendo o compromisso da sua empresa com questões ambientais, sociais e éticas.

Ambiental - Empresas de produtos Food service adotam práticas de produção de alimentos sustentáveis, reduzindo a emissão de embalagens, criando programas de logística reversa de embalagens usadas, reduzindo a emissão de carbono através de uma logística eficiente.

Social - para um melhor proveito dos seus produtos, são oferecidos programas de treinamento e capacitação para colaboradores, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional.

Governança - A empresa voltada para o Food service produz em grande escala, e por isso existe uma grande preocupação com os padrões éticos e transparentes em todas as operações da empresa.

Além das vantagens acima, podemos listar diversas outras facilidades e vantagens para a empresa que utiliza esses produtos:

Melhor reputação e imagem da marca: Empresas que demonstram compromisso com práticas ambientalmente sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa são geralmente vistas de forma mais positiva pelos consumidores, investidores e outros stakeholders.

Redução de custos e aumento da eficiência: Práticas sustentáveis, como a redução do desperdício de alimentos e o uso eficiente de recursos, podem levar a uma redução de custos e a uma melhoria da eficiência operacional.

Atratividade para investidores: Investidores estão cada vez mais interessados em empresas que demonstram compromisso com o ESG, pois estas são consideradas menos arriscadas e mais sustentáveis a longo prazo.

Redução de resíduos: Embalagens maiores significam menos embalagens individuais, o que reduz a quantidade de resíduos produzidos e o impacto ambiental associado ao descarte de embalagens. Algumas empresas fazem até mesmo contrato de logística reversa de suas embalagens.

Menor consumo de recursos: Embalagens maiores geralmente demandam menos recursos naturais para a sua produção em comparação com embalagens menores, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Menor emissão de carbono: Embalagens maiores resultam em menos embalagens a serem transportadas, o que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte.

Economia de custos: o uso de embalagens maiores pode resultar em economias de escala, reduzindo os custos de produção e logística.

Qualidade e padronização dos produtos: os produtos voltados para o Food service costumam ter padrões de qualidade mais elevados e são especificamente desenvolvidos para atender às necessidades e exigências do setor de alimentação.

Economia de escala: ao comprar produtos em grandes quantidades, a empresa de alimentação pode obter preços mais competitivos e reduzir os custos de produção.

Maior variedade de produtos: os fornecedores de Food service costumam oferecer uma ampla gama de produtos, facilitando a diversificação do cardápio e atendendo às demandas de diferentes públicos.

Logística eficiente: os fornecedores de alimentos voltados para o Food service possuem estratégias logísticas específicas para atender às necessidades de distribuição rápida e eficiente, garantindo que os produtos cheguem frescos e em boas condições.

Suporte técnico e treinamento: muitos fornecedores de Food service oferecem suporte técnico, treinamento e consultoria para auxiliar a empresa de alimentação na preparação, armazenamento e manipulação dos alimentos.

Parcerias estratégicas: trabalhar com fornecedores de Food service pode estabelecer parcerias estratégicas que beneficiam ambas as partes, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento conjunto. Portanto, o uso de matéria-prima em embalagens maiores pode contribuir para a sustentabilidade ao reduzir resíduos, consumo de recursos, emissões de carbono e custos, além de promover uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos naturais.

É muito importante para o departamento de Suprimentos entender os pontos principais para usar com eficiência os produtos Food service.

Entender as necessidades do negócio: Antes de realizar qualquer compra, é importante entender as necessidades do seu negócio. Isso inclui entender o perfil dos clientes, demanda por diferentes produtos, sazonalidade, entre outros fatores que influenciam as compras.

Negociar com fornecedores: Uma das principais estratégias para otimizar custos é negociar com os fornecedores. Busque por parcerias sólidas, faça cotações e compare preços para garantir as melhores condições de compra. Além disso, é importante estabelecer contratos de longo prazo para garantir preços mais competitivos.

Avaliar a qualidade dos produtos: Além de focar nos preços, é fundamental avaliar a qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores. Produtos de baixa qualidade podem impactar a reputação do seu negócio e afetar a satisfação dos clientes. Busque por fornecedores que ofereçam produtos de alta qualidade e certificações de segurança alimentar.

Controlar o estoque: Um estoque bem gerenciado pode ajudar a evitar desperdícios e reduzir custos. Mantenha um controle preciso do estoque, evitando excessos e faltas de produtos. Utilize sistemas de gestão de estoque para monitorar a entrada e saída de mercadorias, além de realizar inventários regularmente para identificar possíveis problemas.

Investir em capacitação da equipe: Uma equipe bem treinada e capacitada pode contribuir significativamente para otimização dos custos de compras. Invista em treinamentos sobre técnicas de compras, gestão de estoque, negociação com fornecedores, entre outros temas relevantes para o seu negócio.

Buscar por alternativas de fornecimento: Esteja sempre atento às novas oportunidades de fornecimento de produtos. Busque por novos fornecedores, explore diferentes canais de compra e avalie a possibilidade de importação de produtos. Diversificar os fornecedores pode garantir preços mais competitivos e maior flexibilidade na hora de realizar as compras. Em resumo, otimizar os custos e maximizar a qualidade dos produtos no Food Service requer um planejamento estratégico e um gerenciamento eficiente das compras. Ao adotar as estratégias mencionadas acima, as empresas de Food Service podem alcançar um equilíbrio entre custos e qualidade, garantindo a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio.

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a indústria Food service se destaca como uma opção responsável e eficiente para a Área de Suprimentos. Ao priorizar produtos voltados para esse segmento, as empresas demonstram seu compromisso com práticas ambientalmente sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa, sem abrir mão de um custo atrativo, produtos de qualidade e tecnológicos, contribuindo para um mundo melhor e mais equilibrado. Por isso, investir nessa tendência é uma decisão acertada que traz benefícios não apenas para os negócios, mas também para a sociedade e o meio ambiente como um todo.

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Daniela da Silva Furlan - Formação principal na área Administrativa com ênfase em Processos Gerenciais pela Faculdade Anchieta, é formada também em Tecnologia dos Alimentos pela Fundação Salvador Arena. Atua na área de Suprimentos há mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande porte. Realizou vários projetos voltados para a implantação de sistemas, tecnologias e reestruturação de processos visando melhor resultado financeiro, rastreabilidade e segurança alimentar. Atualmente é responsável por Suprimentos e logística de uma empresa de refeição coletiva, onde implantou a Centralização de pedidos e Iniciou a implantação do departamento de Planejamento, dentre outros projetos.

Mercado

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PRATICIDADE E TRADIÇÃO EM FOOD SERVICE

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Corporativo

Características de Um Líder de Pessoas e Equipes

Por Fatima Corradini

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Ser um líder de excelência requer ter em mãos um consistente repertório de virtudes e peculiaridades, afirma Leandro Nascimento Cristo em seu livro A jornada do Líder Self Evolution.

Todos nós sabemos da importância de um líder para o sucesso de uma organização, influenciando não apenas o desempenho individual dos membros da equipe, mas também o funcionamento coletivo do grupo, bem como, os resultados dessa empresa.

Neste artigo, trago características essenciais que definem um líder eficaz de pessoas e equipes. Desde habilidades interpessoais até habilidades estratégicas, quais são os traços distintivos que capacitam os líderes a inspirar, motivar e guiar suas equipes rumo ao sucesso dessa jornada juntos. É sabido que quando há compreensão dessa interferência, os líderes promovem ambientes de trabalho produtivos, colaborativos e orientados para resultados.

Preparem-se para mergulhar no universo da liderança eficaz e descobrir como se destacar como um líder de pessoas e equipes.

Comunicação Clara e Eficaz: Um líder de sucesso é capaz de articular sua visão de forma clara e inspiradora, garantindo que todos compreendam seus objetivos e papéis dentro da equipe. Falar de uma forma simples e verdadeira, aproximar as pessoas, trazer exemplos reais do dia a dia, incluir sua equipe nesse momento.

Empatia e Habilidade Interpessoal: Entender as necessidades, preocupações e perspectivas dos membros da equipe é fundamental para construir relacionamentos sólidos e promover um ambiente de trabalho colaborativo. Um fator que contribui para Segurança Psicológica de uma equipe e que com certeza fará toda diferença no dia a dia dessa equipe.

Capacidade de Motivar e Inspirar: Líderes eficazes têm a capacidade de motivar suas equipes, reconhecendo e recompensando o bom desempenho e inspirando-os a alcançar seu potencial máximo. Meta boa é meta atingível. Quando você desafia na medida certa e propõe uma meta alcançável, você estimula a equipe a passar para o próximo nível com respeito e satisfação.

Tomada de Decisão Assertiva: Um líder forte é capaz de tomar decisões difíceis quando necessário, baseadas em dados e informações relevantes, mantendo o foco nos objetivos da equipe e da organização. Para se ter certeza de onde se deve pisar, é preciso conhecer a si mesmo. O caminho só conhecemos caminhando, então, que seja uma jornada sob controle de emoções e desejos.

Habilidade de Delegar Responsabilidades: Delegar tarefas e responsabilidades de forma madura é crucial para liberar tempo e energia para se concentrar em questões estratégicas e de longo prazo. Além de inserir as pessoano processo, dar-lhes o grau de confiança e importância que elas merecem.

Resiliência e Capacidade de Lidar com Pressão: Liderança muitas vezes envolve lidar com desafios e adversidades. Um líder resiliente é capaz de manter a calma e a clareza sob pressão, mantendo a equipe focada e produtiva. Dessa forma, assume seu papel de frente ao processo e promove o exemplo na segurança de seu posicionamento.

Habilidade de Desenvolver Talentos: Investir no desenvolvimento e crescimento dos membros da equipe é essencial para criar uma cultura de aprendizado contínuo e retenção de talentos. Gosto de dizer que um bom líder está pronto quando já formou alguém para substituí-lo. Sempre trabalhei dessa forma e esse movimento sempre me fez dar um passo à frente na jornada profissional.

Transparência e Integridade: Um líder que é transparente e age com integridade inspira confiança e respeito em sua equipe, promovendo uma cultura de honestidade e ética. Uma equipe formada por pessoas de confiança é capaz de enfrentar qualquer adversidade inesperada, além de contribuir para formação de seres humanos para o bem do planeta.

Adaptabilidade e Flexibilidade: Em um ambiente de negócios em constante mudança, líderes sábios são capazes de se adaptar rapidamente às novas circunstâncias e ajustar suas abordagens conforme necessário. Flexibilidade é o lema para uma liderança sustentável.

Foco no Desenvolvimento do Time: Um líder de pessoas e equipes está sempre buscando maneiras de desenvolver as habilidades e capacidades de sua equipe, fornecendo feedback construtivo e oportunidades de crescimento. E aqui fica a grande relevância de saber escutar e de também receber feedbacks de sua equipe. É uma troca valiosa.

Em um mundo em constante mudança e desafios cada vez mais complexos, a importância de líderes eficazes não pode ser subestimada. Ao longo deste artigo, exploramos as características fundamentais que definem um líder de pessoas e equipes excepcional. Desde a capacidade de comunicação até a habilidade de motivar e inspirar, esses líderes são os pilares de equipes de alto desempenho e organizações bem-sucedidas. No entanto, a jornada da liderança é contínua e dinâmica. À medida que nos propomos, é crucial lembrar que o desenvolvimento pessoal e profissional é essencial para aprimorar nossas habilidades de liderança. Ao comprometermo-nos com a aprendizagem contínua, a autorreflexão e a busca constante pela excelência, podemos nos tornar os líderes que nossas equipes e organizações precisam para enfrentar os desafios do presente e do futuro com confiança e determinação.

Ser líder é uma escolha, requer responsabilidade, empatia, compaixão, sabedoria, autoconhecimento, equilíbrio emocional e acima de tudo, amor ao ser humano.

Desejo boas experiências e ótimos resultados a todos vocês.

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Fatima Corradini Domingues - Nutricionista com mais de 20 anos de atuação em gestão de Serviços de Nutrição, Coach de Propósito, Health Coach e Designer de Equipes, Fundadora da Empresa de Assessoria e Treinamentos A Gestão do Propósito, Apresentadora do programa de rádio Gestão de Propósito na Radio Acaapesp.

CLASH

Entidade Promove Congresso de Sorvetes em Abril

Por Eduardo Weisberg

blog

Durante dois dias consecutivos, 29 e 30 de abril, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), irá promover no Instituto Tecnológico de Alimentos (ITAL), em Campinas, a oitava edição do CLASH, Congresso Latino-Americano de Sorvetes e Helados. O evento irá reunir nomes importantes de toda a cadeia produtiva do segmento de sorvetes, do mercado alimentício e do universo acadêmico, entre outros setores, com o propósito de traçar um retrato detalhado e atualizado desta área que movimenta anualmente no Brasil em torno de 14 bilhões de reais.

A partir do tema "Potencializando Sinergias, Por Um Setor Mais Resiliente, Competitivo e Sustentável", principal pilar da edição 2024 do CLASH, o foco será dar continuidade ao principal mote da entidade, desde a sua criação em 2002, que é o de apontar as principais tendências que impactam o setor em diversos segmentos, entre estes, as áreas de inovação, tecnologia, cooperação e mercado.

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O objetivo é atualizar e promover de maneira recorrente ações que visam estimular a produção, o crescimento econômico e a prosperidade para os micros, pequenos e médios empresários que atuam no amplo e diversificado universo do sorvete no Brasil.

ANUGA

Dentro desta perspectiva, num evento anterior ao CLASH, a ABIS irá participar entre os dias 9 e 11 de abril da Feira ANUGA SELECT BRAZIL com um estande intitulado Estação Sorvetes, um espaço especial que contará com a fabricação e degustação de sorvetes, além do fornecimento de informações sobre o setor para os visitantes da Feira.

A ANUGA, principal feira de alimentos e bebidas do mundo, traz uma visão completa de todas as tendências e temas com informações valiosas e fornece ativamente impulsos fortes para moldar o futuro, de uma forma orientada, para o valor em potencial do produto sorvete.

Esta será a primeira ação realizada pela ABIS em parceria com a ANUGA e já a partir de 2025 implementaremos um novo espaço, a "Praça ABIS", uma ilha dentro da Feira, que irá otimizar e trazer uma amostra significativa da cadeia produtiva do mercado de sorvetes para o evento.

É importante destacar que a Anuga Select Brazil aporta o conceito de setorização e destaca a diversidade da indústria de alimentos e bebidas. Trata-se do único evento dedicado totalmente aos diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas em geral, incluindo produtores, fabricantes, importadores, exportadores, equipamentos e serviços para food service, além de agências de comércio exterior.

Existem no Brasil atualmente em torno de 11 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes industriais e artesanais, que respondem pela geração de 300 mil empregos, entre diretos e indiretos. Sendo que mais de 90% são compostos por micro e pequenas empresas. Já o consumo de sorvetes no País, dividido por região, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

O consumo médio per capita no Brasil, hoje, de acordo com as últimas pesquisas realizadas pela ABIS, gira em torno de 5 litros por ano. Volume bem abaixo, se comparado ao consumo registrado em outros países: a Nova Zelândia, os Estados Unidos, a Austrália e a Suécia, por exemplo, registram respectivamente um consumo per capita de 28,3 litros, 20,8 litros, 18,1 litros e 14,3 litros /ano.
Nestes países o consumo de sorvete é infinitamente superior ao contabilizado no Brasil .

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Eduardo Weisberg
Presidente ABIS, Vice-Presidente GS1Brasil e Vice-Presidente Instituto GIRO

CLASH

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Restaurantes Saudáveis: Como Eles Ajudam na Alimentação Fora de Casa

Por Áurea Favero

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O consumo de refeições fora de casa é uma tendência em diferentes regiões do mundo, mas há indícios de que essa prática possa apresentar riscos à saúde quando feitas más escolhas. Mas, hoje, temos no Brasil muitos restaurantes que ofertam alimentação saudável. Nesse contexto, este artigo traz a possibilidade de que os restaurantes por peso, modalidade de serviço muito utilizada na realidade brasileira, representarem uma alternativa saudável de alimentação fora de casa. Sugere-se que, devido às suas características - que incluem a diversidade, a possibilidade da prática de preços acessíveis, a rapidez e a conveniência, os restaurantes por peso possam estimular a escolha de alimentos saudáveis nas refeições realizadas fora de casa.

Ressalta-se, também, a importância de intervenções nutricionais tanto na disponibilização dos alimentos quanto na orientação à população para escolhas saudáveis nesse contexto.

Ao longo da história, os alimentos foram fonte de prevenção e tratamento de doenças, e hoje são, também, sinônimo de uma vida com mais saúde. Com o constante aumento da procura por alimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar, também surgem oportunidades de negócios para quem deseja investir no setor ou diversificar suas operações.

O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados atingiram R$ 100 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor Internacional. O mais recente estudo Consumer Insights, da Kantar, mostra que, no 2º trimestre de 2021, a busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis voltou a ganhar relevância, especialmente nas horas do lanche, retomando níveis vistos no período pré-pandemia. A necessidade de um consumo mais saudável, vinculada à busca por alimentos mais nutritivos, foi liderada por lares com crianças e adolescentes de até 18 anos, com um aumento de 9,1% em ocasiões de consumo.

Fatores determinantes da escolha alimentar:

Embora as pessoas pareçam estar mais preocupadas com a qualidade de vida, no momento das escolhas alimentares outros fatores podem competir com a vontade de comer de forma saudável, é reconhecido que os comportamentos e as escolhas alimentares dos indivíduos são complexos e estão condicionados a diversos fatores. Os restaurantes estão entre os parceiros preferenciais das iniciativas para implementação da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, os restaurantes estão entre os locais mais importantes e promissores para o desenvolvimento de estratégias políticas, ambientais e de redução de preços para estimular o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e vegetais.

Todavia, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América destaca que escolhas alimentares saudáveis somente podem ocorrer se houver ambientes favoráveis, com opções de alimentos saudáveis e com custo acessível. Vale ressaltar que, para que sejam fornecidas refeições nutricionalmente adequadas nesse tipo de restaurante, o nutricionista apresenta um papel de destaque.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, são atribuições desses profissionais o planejamento e a elaboração dos cardápios e a coordenação do desenvolvimento de receituários e fichas técnicas. Em restaurantes self-service, a promoção de saúde por meio de tais atribuições é um desafio ainda maior, visto que o comensal é quem realiza as escolhas, podendo fazê-las de maneira inadequada. Assim, destaca-se essa atuação tanto na disponibilização de preparações saudáveis quanto na promoção de programas de educação alimentar e nutricional, outra atribuição prevista pelo CFN.

Dados de Pesquisas

A maior concentração de pessoas nos grandes centros urbanos, associada ao aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e às alterações no estilo de vida da população, vem induzindo mudanças nos padrões de vida e comportamentos alimentares. Algumas dessas alterações são caracterizadas pela falta de tempo para o preparo e consumo dos alimentos, o que resulta em uma busca por conveniência e em deslocamento das refeições de casa para estabelecimentos comerciais. Considerando que, a obesidade é um problema de saúde pública global, e diante da possibilidade de a alimentação fora de casa representar um risco para a saúde, este artigo apresenta uma discussão sobre as possibilidades de escolhas saudáveis nesse contexto. Considerando a alternativa dos restaurantes self-service por peso, modalidade de serviço tipicamente brasileira, destaca-se que, os dados disponíveis relativos aos restaurantes por peso ainda são escassos, não permitindo uma avaliação sistematizada acerca do tema. O mercado de food service, que abrange os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares e food trucks, deve apresentar um crescimento real de 10,2% no faturamento deste ano em relação a 2021, chegando a R$540 bilhões. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

O avanço supera a alta de 3,2% em 2019, ano anterior à pandemia. Segundo a Abia, o desempenho demonstra uma importante recuperação do cenário de baixas da Covid-19. A expectativa para 2023 e 2024 é de reverter as perdas registradas durante o período mais crítico do coronavírus.

Critérios

Levando-se em conta o aumento do consumo de refeições fora de casa e a complexidade dos fatores que envolvem os comportamentos alimentares dos indivíduos, julga-se necessária a realização de novas pesquisas acerca da influência dos fatores ambientais nas escolhas dos alimentos. Além disso, considera-se de extrema necessidade a criação de ambientes favoráveis à saúde, que possibilitem o acesso a alimentos saudáveis, com destaque para atuação do nutricionista para a efetiva disponibilidade de opções de alimentos saudáveis.

Acredita-se que os restaurantes por peso, por reunirem características como: a variedade de escolhas, a possibilidade da prática de preços acessíveis, a rapidez e a conveniência, possam representar uma alternativa de alimentação saudável fora de casa. Porém, são necessárias intervenções na forma de campanhas de saúde pública para educação sobre alimentação saudável, criação de medidas de incentivo aos estabelecimentos para que ofereçam opções saudáveis e para a disponibilização de informações alimentares e nutricionais das preparações oferecidas.

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Áurea Favero - Nutricionista, Pós graduada em nutrição clínica e metabólica. Coordenadora da nutrição - SMS Taboão da Serra. Delegada governamental do COMSEA Taboão da Serra. Palestrante. Membro Banca Avaliadora - Anhanguera unidade Taboão da Serra.

Refeições

O Impacto de um Cardápio Saudável e Sustentável nos Restaurantes Corporativos da Cancian Refeições

Por Ana Paula Pazotto

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Em um mundo cada vez mais consciente sobre saúde e sustentabilidade, o papel dos restaurantes corporativos transcende a mera oferta de alimentação conveniente para se tornar um pilar essencial no fomento de uma vida mais saudável e responsável. Nesse cenário, a Cancian Refeições se destaca por sua iniciativa de incorporar princípios de saudabilidade e sustentabilidade em suas operações, uma estratégia alinhada à obtenção do Selo Verde ABPASS - Associação Brasileira para Promoção de Alimentação Saudável e Sustentável. Este artigo explora o impacto significativo de um cardápio mais saudável e atrativo para o cliente dos restaurantes corporativos, com um foco especial na inovadora abordagem da Cancian Refeições.

O Valor de um Cardápio Saudável e Atrativo

Um cardápio saudável e atrativo nos restaurantes corporativos não é apenas uma questão de oferecer opções alimentares balanceadas; é uma declaração de compromisso com o bem-estar dos colaboradores e com o planeta. Esse tipo de cardápio serve como um catalisador para mudanças positivas, influenciando diretamente na saúde física e mental dos colaboradores, aumentando sua satisfação e produtividade. Além disso, ao priorizar práticas sustentáveis, os restaurantes corporativos desempenham um papel ativo na redução do impacto ambiental, um aspecto cada vez mais valorizado por clientes e colaboradores conscientes.

A Iniciativa da Cancian Refeições

Ao aderir ao Selo Verde da ABPASS, a Cancian Refeições não apenas reforça seu compromisso com a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, mas também estabelece um novo padrão para o setor de restaurantes corporativos. Este selo reconhece os esforços da empresa em oferecer cardápios que atendam aos principais objetivos de saudabilidade e sustentabilidade, garantindo que suas práticas estejam alinhadas com os valores de seus clientes e colaboradores.

Benefícios para Clientes e Colaboradores

A adesão ao Selo Verde traz uma série de benefícios tangíveis para os clientes e colaboradores da Cancian Refeições. Os cardápios saudáveis e atrativos contribuem para a melhoria da saúde geral, oferecendo opções equilibradas ricas em nutrientes essenciais. Além disso, ao enfatizar a sustentabilidade, a empresa promove uma consciência ambiental que vai além das paredes do restaurante, incentivando práticas responsáveis que podem ser adotadas no dia a dia.

Compromisso com a Inovação

A Cancian Refeições demonstra um compromisso contínuo com a inovação, buscando constantemente aprimorar seus cardápios e práticas para atender e superar as expectativas de seus clientes. A empresa reconhece que a alimentação saudável e sustentável é uma jornada contínua, uma que requer adaptação e evolução constantes para refletir as mudanças nas necessidades e preferências dos colaboradores.

Conclusão

O papel de um cardápio mais saudável e atrativo nos restaurantes corporativos é fundamental para promover uma cultura de saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho. A iniciativa da Cancian Refeições de aderir ao Selo Verde ABPASS é um exemplo inspirador de como as empresas podem liderar pelo exemplo, estabelecendo novos padrões de excelência em alimentação corporativa. Essa abordagem não só beneficia diretamente clientes e colaboradores, mas também contribui para uma sociedade mais saudável e um planeta mais sustentável.

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Ana Paula Pazotto - Com mais de 17 anos de experiência no setor de alimentação (refeições corporativas), estou atuando em Consultoria na Empresa Cancian Refeições Coletivas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da empresa. Comecei minha carreira como Nutricionista, Supervisora de Operações, Gerente de Operações, até a liderança dos departamentos: Comercial e MKT, Implantações e Pós-venda, Arquitetura e Desenvolvimentos de Produtos e Serviços - passei por diversas posições e isso contribuiu para que eu pudesse desenvolver uma visão mais profunda do negócio e desenvolvesse uma grande percepção da necessidade do cliente, como foco da estratégia do negócio.

Oferecimento da Seção

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Economia

Negócios

Novos Tempos: Porque Ter Uma Visão em Renovar os Conceitos em Alimentação Corporativa

Por Marcia Manfrin

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Cada vez mais, o impacto tecnológico tem afetado a sociedade ao longo dos anos e causado inúmeros efeitos, influenciando as mais diversas áreas da humanidade. Smartphones, aplicativos e inteligência artificial são apenas alguns dos exemplos de tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano no século XXI. No setor de produção de alimentos também foram desenvolvidas e associadas novas tecnologias que permitiram a otimização de muitos processos inerentes a cadeia produtiva. Nesse contexto, quando se trata de inovação a Apetit é um exemplo de como uso de novas tecnologias que vão além da produção de alimentos. A empresa enxerga o futuro e trabalha no presente para ser sempre uma solução atual.

Incorporando Novas Tecnologias

Através de investimentos em inovação, tomadas de decisão que antes levavam semanas para serem determinadas, hoje podem ser feitas em muito menos tempo. Essa otimização dá margem para que outras atividades, que demandam maior atenção, consigam ser executadas com mais empenho. Um exemplo prático de uma tecnologia inovadora agregada aos processos da Apetit é o BI (Business Intelligence). Utilizado desde 2013 e potencializado em 2023, essa é uma ferramenta de gestão de análise de informação para a tomada de decisão. O acompanhamento dos indicadores da companhia possibilita que as decisões sejam viabilizadas por esses indicadores de forma mais precisa. Dentre as funcionalidades do BI, podemos destacar monitoramento de indicadores, avaliação da precisão de processos e visualização em tempo real de dados graficamente expostos.

A Apetit é a primeira empresa 100% SAP do segmento. O software de gestão empresarial é referência no mundo inteiro, e possibilita que todas as áreas passem a ser ainda mais integradas. Tanto os departamentos administrativos, quanto equipes operacionais são beneficiadas pelo uso dessa tecnologia. A ferramenta proporcionou à Apetit ganhos em produtividade, rapidez na execução de tarefas, e facilidade na identificação de oportunidades na melhoria de processos.  O sistema SAP é um tipo de ERP (Enterprise Resource Planning), que tem como função principal integrar todas as áreas de uma empresa: logística, contabilidade, vendas, fiscal, contabilidade e outras. O SAP é utilizado pela Apetit desde 2021 e, além de maior credibilidade no mercado, a inovação otimizou a rotina dos profissionais, deixando fluxos de ações mais rápidos e transparentes.

Na área de Gestão de RH, a digitalização pôde proporcionar um eficiente departamento, capaz de criar e manter um ambiente de trabalho mais produtivo e organizado. Na Apetit contamos com um sistema de automação de tarefas que permite que muitos dos processos, antes manuais, fossem digitalizados. Isso facilita a realização de atividades diversas, tornando uma boa parte da rotina de RH muito mais prática, rápida e eficiente. Assim, o RH consegue trabalhar de forma estratégica e reconhece profundamente as demandas da companhia, entre suas particularidades e variáveis que interferem diretamente na produção corporativa. Com esse sistema, é possível otimizar processos, reduzir o tempo gasto com burocracias, ampliar a produtividade e os resultados do RH e da empresa. A ferramenta auxilia na gestão de processos de RH como contratação, folha de pagamento, banco de horas, planejamento de pessoal, entre outros.

O sistema RPA (Robotic Process Automation) é a ferramenta mais recente implementada pela Apetit. Em suma, essa tecnologia automatiza tarefas repetitivas através da identificação de processos recorrentes, deixando-os ao encargo de um robô virtual, que executa automaticamente esses processos. A tecnologia permite a realização de projetos diferenciados em um curto espaço de tempo, e com retornos consideráveis sobre o investimento. A implementação da RPA possibilita ainda que os profissionais sejam liberados para focar em atividades com maior valor agregado para a organização e análise dos dados gerados pelos processos automatizados. O maior objetivo dessa ferramenta é evitar que trabalhos repetitivos sejam desempenhados pelos colaborações, fazendo com que o tempo seja melhor aproveitado em demandas mais estratégicas.

Mais satisfação para o cliente

Na Apetit, os indicadores e processos permitem cada vez mais conhecer as necessidades dos clientes e poder agir de forma eficaz e ágil para garantir a sua maior satisfação. Além de oferecer qualidade, sabor, eventos, quebras de rotina, e outras interações, o cliente precisa se sentir de fato no centro, tendo a certeza de que será suprido e ouvido em suas demandas. Nos restaurantes Apetit, nossos profissionais estão sempre atentos aos detalhes para proporcionar as melhores experiências aos nossos clientes parceiros. Nesse sentido, os Gerentes de Unidade são fundamentais para avaliar quais processos podem ser agregados, e enviar informações pertinentes a serem consideradas junto a matriz da empresa. Para avaliar de forma mais prática a experiência de nossos clientes, utilizamos o totem. Através de um terminal conectado ao nosso sistema, o cliente avalia nossos serviços por meio de perguntas objetivas. Utilizando a tecnologia touch, que facilita a interação, o totem está presente em diversas unidades, computando rapidamente as informações com muito mais agilidade ao nosso departamento de qualidade.

Uma das tecnologias utilizadas pelo departamento de qualidade é destinado a melhoria de auditorias. O software implementado promove um checklist online proporcionando uma forma mais eficiente para a análise de dados. Essa ferramenta pode ser utilizada, também, em diversos setores da empresa facilitando, principalmente, a comunicação entre as áreas relacionadas. Referência no mercado em aplicação de auditoria, ele é destinado ao controle de processos, em que o colaborador pode, por meio de uma aplicativo no celular, auditar o restaurante registrando e anexando fotos, planos de ação e não conformidades. Através de um checklist online é possível consultar os resultados das avaliações na própria plataforma e, com o panorama, fazer uma análise dos dados registrados.

Ademais, a constante velocidade dos novos tempos se reflete na prestação do serviço de alimentação coletiva, para a qual os clientes tem a mesma expectativa de atendimento ágil. Nesse contexto, contamos com nossas indústrias de beneficiamento de carnes e vegetais, e os formulados em pó da Bella Giornata para a otimização de processos na cozinha. Para a entrega ágil de nossos insumos, dispomos de um Centro de Distribuição que atende de forma eficiente nossas unidades em todo Brasil. Contamos também com constantes treinamentos aos nossos colaboradores, que podem ser ministrados a distância pela UNIAP (Universidade Apetit). Novos tempos exigem cada vez mais um olhar voltado a tecnologia, processos e indicadores. A alimentação corporativa engloba uma série de variáveis, como logística, produção, inflação, pessoas, cultura organizacional, entrega de excelência dentre tantos outros fatores. Apenas uma gestão focada na melhoria contínua e na inovação é capaz de conectar todos os pontos, e focar na melhor experiência ao cliente, o centro de toda nossa operação.

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Marcia Manfrin - Fundadora e Presidente da Apetit Serviços de Alimentação, empresa com mais de três décadas de solidez. Devido à sua essência empreendedora e com grande tendência à inovação, fundou a holding Dela Foods, responsável por administrar os diversos negócios do grupo voltados à alimentação: Indústria de Beneficiamento de Carnes e Vegetais, Indústria de Formulados (Bella Giornata), Indústria de Alimentos Congelados (Izzi), a marca de geleias e conservas gourmet (Duga) e linha exclusiva de cafeterias (Casa Taste). Além disso, verticalizou a cadeia de suprimentos e implantou o Centro de Distribuição com capilaridade nacional.

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Serviços

Crescimento das Prestadoras de Alimentação e Facilities: Qual a Diferença de um Bom Comercial?

Por Alexandre Silva

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O setor de prestação de serviços de alimentação e facilities tem experimentado um notável crescimento nos últimos anos, impulsionado por uma demanda crescente por soluções integradas e especializadas. Nesse cenário competitivo, a diferença entre uma prestadora de serviços bem-sucedida e as demais, muitas vezes reside na eficácia de suas estratégias comerciais. Este artigo explora o fenômeno do crescimento dessas empresas e destaca a importância de um bom comercial para se destacar no mercado.

Crescimento do Setor:

O aumento da terceirização de serviços de alimentação e facilities tem sido impulsionado por empresas que buscam otimizar operações e focar em suas principais competências. A externalização dessas funções permite que as organizações alcancem maior eficiência, reduzindo custos operacionais e garantindo serviços de alta qualidade.

Diferenciação através de Serviços Integrados:

As prestadoras de serviços de alimentação e facilities têm evoluído para oferecer soluções integradas, combinando serviços de alimentação, limpeza, segurança e outras facilidades. Empresas que conseguem fornecer pacotes abrangentes e customizados têm maior probabilidade de atrair clientes, pois proporcionam uma solução única para diversas necessidades.

A Importância de um Comercial Eficiente:

Construção de Relacionamentos:

Um bom comercial é fundamental para construir relacionamentos sólidos com os clientes. Isso envolve entender as necessidades específicas de cada cliente e apresentar soluções personalizadas que agreguem valor ao seu negócio.

Comunicação Eficaz:

A capacidade de comunicar de maneira transparente é crucial. Os comerciais devem ser capazes de destacar os benefícios exclusivos que a prestadora de serviços oferece, evidenciando como podem atender às demandas do cliente de maneira eficaz.

Demonstração de Valor:

Um comercial eficiente vai além de simplesmente listar os serviços oferecidos. Ele destaca como esses serviços podem resolver problemas específicos do cliente, aumentar a eficiência operacional e contribuir para o sucesso global da organização.

Acompanhamento Pós-Venda:

O ciclo de vendas não termina na assinatura do contrato. A equipe comercial desempenha um papel crucial no acompanhamento pós-venda, garantindo a satisfação contínua do cliente e identificando oportunidades adicionais de serviço.

Em resumo:

O crescimento contínuo das prestadoras de alimentação e facilities é impulsionado pela capacidade de se destacar em um mercado competitivo. Um comercial eficiente desempenha um papel central nesse sucesso, permitindo que as empresas comuniquem seu valor de forma clara, construam relacionamentos duradouros e ofereçam soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes. Ao priorizar uma abordagem estratégica e centrada no cliente, as prestadoras de serviços podem não apenas crescer, mas também se consolidar como uma solução no setor.

Grande abraço!

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Alexandre Silva - Diretor Comercial na Alere Alimentação e Serviços. É especialista em Serviços de Alimentação e Facilities, atuando há 25 anos como executivo nas áreas: comercial, marketing, operações e relacionamento com clientes. Graduado em Administração de Empresas e Marketing, MBA em Gestão de Processos/Projetos e MBA em Gestão de Pessoas/Comunicação. E Colunista no EM FOCO Food Service.

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Mercado

Aurora Coop recebe comitiva do mais exigente mercado para carne suína do mundo

Com EXPOMEAT

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A importadora de carnes do Japão, a NH Foods, e da rede de restaurantes Maisen conheceu, na última semana, duas unidades de processamento de cortes especiais para exportação da Aurora Coop, em Chapecó (SC), informou a cooperativa na segunda-feira (4). O grupo esteve em uma unidade frigorífica de aves e em outra de suínos com a finalidade de acompanhar o trabalho desenvolvido para atender à especificidade dos produtos ao mercado japonês.

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A Aurora Coop é a principal fornecedora de carnes suínas e de aves para a NH Foods, que processa e distribui para cadeia de restaurantes, demais players do food service, além de supermercados.

Os membros da comitiva foram recebidos pelo diretor-presidente Aurora Coop, Neivor Canton, pelo diretor de Mercado Externo Dilvo Casagranda, pelo trader para o mercado japonês Waldemiro M. Junior e pelo pesquisador Rogério Alexandre da Silva.

Fizeram parte do grupo o diretor da NH Foods, Shuichi Toda; o CEO da Maisen, Katsuhide Kunihiro; o gerente de compras da Maisen, Toshiyuki Suzuki; o presidente da NH Foods Chile, Shuhei Hamada; o supervisor do Departamento Frozen Pork da NH Foods, Tomohide Hashi; o representante de vendas da NH Foods Chile, Arisa Kawabata; e da prime trading, Kenzo Nakata e Anderson Suzuki.

Dilvo Casagranda explicou que, desde 2018, a Aurora Coop trabalha intensamente para atender às exigências do mercado japonês. “A iniciativa faz parte de um projeto realizado em parceria com a NH Foods, que oferece apoio técnico e orienta sobre suas necessidades. A Aurora Coop busca atender a essas demandas e conquistar espaço no mercado japonês”, disse o executivo em nota.

O diretor salientou, ainda, a importância dessa parceria para a Aurora Coop e para o Brasil, por ser um mercado que se mantém estável e consolidado. "O Japão é um grande importador de carne suína e demanda produtos muito específicos, que necessitam investimento expressivo e trabalho intenso." Para atender à demanda do mercado japonês, a Aurora Coop investiu R$ 40 milhões em estrutura física em uma de suas unidades chapecoenses. O investimento contemplou uma sala específica para produzir cortes ao Japão, que ocupa mais de 400 pessoas.

A carne suína processada pela Aurora Coop fez parte, em 2023, de 22,23% das exportações brasileiras com grande representatividade no setor de proteínas importadas pelo Japão. “O cliente veio conhecer os procedimentos da Aurora Coop e demonstrou satisfação com o que está recebendo. Elogiou os produtos específicos que adquire conosco e comentou que somos o principal fornecedor. Isso é motivo de orgulho, especialmente em um mercado reconhecido como o mais exigente da carne suína no mundo”, evidenciou o responsável pelas vendas no mercado japonês, Waldemiro Junior, na mesma nota.

O diretor da NH Foods, Shuichi Toda, destacou a evolução da cooperação com a Aurora Coop desde 2018 e mencionou o expressivo progresso até 2024. “Quando firmamos a parceria, o pedido era de cerca de 300 toneladas mensais. Hoje, durante a visita, recebemos a informação de que, neste ano, conseguiremos atingir o volume de aproximadamente 3 mil toneladas por mês.”

O dirigente também frisou que a empresa parceira (Maisen) utiliza o produto Aurora há mais de três anos e vem aumentando o volume da marca em razão da excelência e qualidade. “A Maisen surgiu em 1965. Seu principal produto é o sanduíche de filezinho empanado – o mais vendido no Japão. Quarenta e três por cento das matérias-primas desse produto são fornecidos pela Aurora Coop”, disse o CEO da Maisen, Katsuhide Kunihiro.

Representantes da maior importadora de carnes do Japão conheceram duas unidades de processamento de cortes da Aurora Coop, em Chapecó/SC

Fonte: Carnetec

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Restaurantes

Ficha Técnica e Padronização de Receitas - Qual a Importância

Por Isis Araujo

emfoco

A ficha técnica é uma ferramenta indispensável para negócios de alimentação tendo como principais objetivos padronizar receitas, identificar os custos, conhecer a margem de lucro das preparações que compõem o cardápio auxiliando na precificação delas impactando diretamente na saúde financeira da empresa, o que é um fator determinante para o crescimento, além de servir como base para a elaboração de rótulos de alimentos por nela constar os ingredientes da receita referida no rótulo. O ideal é que sejam elaboradas para todas as preparações, inclusive as bebidas, individualmente.

Benefícios da ficha técnica

Ela possui vários benefícios que podem ser desfrutados dentro da empresa, entre eles:

Auxilia na redução de desperdício desnecessário de alimentos.

Padroniza as preparações para que todas tenham um satisfatório padrão de qualidade.

Proporciona conhecer o custo para o preparo do prato e dá a oportunidade para planejar adequadamente o preço de venda.

Facilita o trabalho do setor de compras devido uma boa gestão de estoque.

Ajuda na capacitação da equipe e de novos colaboradores pois ela direciona adequadamente com as instruções, reduzindo o retrabalho e otimizando tempo.

Se o estabelecimento for franquia, auxilia com a padronização de qualidade exigido pela marca/ matriz.

Tipos de fichas técnicas

É importante entender que existem 2 tipos de fichas técnicas: A operacional e a financeira (essa última, também conhecida como ficha técnica gerencial) e cada uma delas tem uma finalidade diferente, podendo ser aplicadas separadas. A equipe da cozinha necessita da ficha técnica operacional, pois para eles o importante é o passo a passo para a preparação da receita, a apresentação e a padronização do prato para o cliente. Nesse caso aqui, é irrelevante os valores, custos para os colaboradores que trabalham fazendo as preparações. Já para a equipe de compras, o importante são os custos, a quantidade dos insumos para realizar compras assertivas e fazer uma boa gestão no estoque, além de identificar os gastos totais e proporcionar uma precificação adequada para cada preparação.

A ficha técnica operacional por ser voltada para a equipe da cozinha, é utilizada com muita frequência e tem uma linguagem simplificada para facilitar o entendimento de quem a usa. O mais importante nela é descrever todas as etapas e processos que compõem cada prato, inclusive incluir fotos durante o preparo e depois do prato pronto a torna mais visual. Quando uma receita é preparada através de uma ficha técnica, a simetria dos pratos é mantida.

Os elementos que compõem a ficha técnica operacional são:

O nome da preparação;

Os ingredientes;

As quantidades de forma simplificada;

O modo de preparo;

A descrição dos utensílios utilizados para manter um padrão.

O rendimento da receita;

E sendo possível, fotos durante o preparo da receita e do prato pronto, assim o colaborador consegue visualizar a montagem e realizar a finalização com o mesmo padrão visual.

Já a ficha técnica financeira ou gerencial, é voltada para o empresário(a), tem uma linguagem mais técnica baseada nos cálculos para que ele(a) possa ter domínio e controle dos custos de cada preparação e assim precificar adequadamente. Aqui é importante incluir todos os custos, inclusive uma porcentagem para os custos variáveis para que nenhum seja esquecido e interfira diretamente no cálculo final do valor da preparação.

Os elementos que compõem a ficha técnica financeira ou gerencial são:

Nome da preparação;

Os ingredientes;

Os preços dos produtos;

O fator de correção dos ingredientes, que impactam no valor final;

O custo de cada produto na preparação;

Modo de preparo;

O rendimento da receita;

O custo por unidade/porção;

O peso da porção/prato pronto;

Os custos variáveis;

Fotos da execução e da finalização das preparações.

A ausência dessa ferramenta em um estabelecimento de alimentos pode causar problemas na operação gerando falhas no estoque que por sua vez acomete tanto as preparações na cozinha quanto a parte financeira da empresa. Também, de nada adianta tê-las e não usar adequadamente. Para a elaboração dela, é importante alinhar com a equipe da cozinha a coleta de todos os dados durante a execução da preparação. Lembrando que, todas as vezes que houver variação quantitativa da receita, troca de ingredientes e variação de custos, a ficha técnica deve ser revisada com o objetivo de manter um padrão único de qualidade das preparações e o controle dos preços.

Contudo, vale ressaltar que os clientes estão em constante busca por experiências gastronômicas, e quando retornam ao estabelecimento eles esperam receber a mesma qualidade do último atendimento. Então, se você deseja garantir um padrão de qualidade e garantir a satisfação e a fidelidade dos seus clientes, associado a uma boa margem de lucro para crescer o seu negócio, tenha ficha técnica na sua empresa e as utilize adequadamente e estrategicamente.

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Isis Araujo - Nutricionista, 10 anos de carreira, consultora de alimentos, especialista em controle de qualidade. Fundadora da empresa de consultoria e assessoria, a IL Consultoria em Segurança e Qualidade dos Alimentos atuante em restaurantes, padarias, hamburguerias, confeitarias e similares com implantação de processos, capacitação para equipe e liderança, avaliação de fornecedores, desenvolvimento de fichas técnicas, rotulagem de alimentos e elaboração de documentos

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Mercado

PALESTRAS PERSONALIZADAS 2024

A SAÚDE DA SUA EMPRESA COMEÇA COM A SAÚDE DOS SEUS COLABORADORES O conhecimento, conscientiza e leva a mudanças no estilo...

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Mercado

Feiras - EXPOMEAT 2024

24 A 26 DE SETEMBRO DE 2024
Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP Das 14h às 20h

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Feiras - APAS SHOW 2024

13 a 16 MAIO 2024
Local:Expo Center Norte - São Paulo - SP
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo - SP

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CELEBRANDO O MÊS

Profissionais atuantes

São eles que fazem várias funções no Setor da Alimentação Food Service desde: Restaurantes, Padarias, Consultorias, Eventos, Indústrias, Cozinhas Profissionais, Hotéis, Hospitais, Redes de Fast Food, Alimentação Escolar, entre outros segmentos que envolvem sua presença ganharem na Qualidade, Coordenação de Pessoas, Gestão Empresarial, Orientação na escolha de Fornecedores, Divulgação de Marcas e Produtos fazendo assim com que o Mercado de Alimentação esteja mais profissionalizado.

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8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Alice Kimura - Colunista MN ⭐⭐⭐⭐⭐ 
É uma satisfação ter Grandes Profissionais sempre participando dos Conteúdos, Notícias, Receitas e Informações e como leitores do EM FOCO Food Service - Portal Marketing Nutricional.

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8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Rita de Cássia - Leitora ⭐⭐⭐⭐⭐ 
É uma satisfação ter Grandes Profissionais sempre participando dos Conteúdos, Notícias, Receitas e Informações e como leitores do EM FOCO Food Service - Portal Marketing Nutricional.

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8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Tania Coelho - Leitora ⭐⭐⭐⭐⭐ 
É uma satisfação ter Grandes Profissionais sempre participando dos Conteúdos, Notícias, Receitas e Informações e como leitores do EM FOCO Food Service - Portal Marketing Nutricional.

 

Mais Fotos de Profissionais Homenageadas...

 

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Fatima Corradini Colunista MN

 

Clau Arruda Colunista MN

 

Vania Konopa Colunista MN

 

José Roberto Sevieri Colunista MN

 

Fernanda Stinchi Colunista MN

 

Juliana Rosa Colunista MN

 

 

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Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

Fornecedor

Gestão de compras para restaurante

Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

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- o Guia de Compras do Restaurante -

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Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

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Seção Marketing

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Marketing

Gestores

O Impacto da Boa Governança Corporativa: Percepções dos Administradores

Por Alexandre Silva Rosa

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A implementação de práticas eficazes de governança corporativa traz consigo uma série de transformações perceptíveis para os administradores, influenciando positivamente diversos aspectos do ambiente empresarial. Além de promover uma cultura organizacional mais saudável e transparente, a boa governança fortalece as relações com stakeholders e contribui para uma alocação mais eficiente de recursos, direcionando investimentos para áreas que geram maior retorno e valor para o negócio. Isso contribui para a maximização do desempenho financeiro e a sustentabilidade a longo prazo da empresa.

Administradores que atuam em empresas que adotam práticas de governança sólidas percebem uma melhoria significativa na tomada de decisões estratégicas. Com processos decisórios mais ágeis e claros, as organizações podem adaptar-se mais rapidamente às mudanças do mercado e buscar oportunidades de crescimento com maior assertividade. Além disso, a governança eficaz contribui para a redução dos riscos operacionais e financeiros, tornando as empresas mais resilientes diante de crises e turbulências. Ao identificar e mitigar riscos de forma proativa, as organizações preservam sua reputação e sustentabilidade no mercado, garantindo a confiança de investidores e demais stakeholders.

Outro aspecto relevante é o impacto positivo nas relações com stakeholders. Empresas que adotam boas práticas de governança fortalecem sua credibilidade junto a investidores, clientes, fornecedores e comunidade em geral, o que pode resultar em parcerias mais sólidas e uma reputação mais positiva no mercado.

A implementação da boa governança também tende a promover uma cultura organizacional mais ética e alinhada com os valores da empresa. Ao estabelecer princípios de integridade, responsabilidade e prestação de contas, as organizações incentivam comportamentos éticos entre seus colaboradores, fomentando um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo. É perceptível aos administradores, desde o início da implantação da governança na empresa, que, não apenas promove uma gestão mais eficiente, mas também impulsiona a competitividade da empresa no mercado. Com processos transparentes e responsáveis, as organizações conquistam uma vantagem competitiva sustentável, diferenciando-se pela confiabilidade e transparência de suas operações.

No contexto atual, onde a conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG) está em ascensão, o "G" de governança desempenha um papel fundamental. O mundo está cada vez mais atento às práticas éticas e transparentes das empresas, e a boa governança é um pilar essencial para atender às expectativas dos investidores, consumidores e comunidade em geral. Empresas que se destacam no cumprimento dos princípios de governança corporativa não apenas fortalecem sua posição no mercado, mas também se posicionam como líderes responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Portanto, a adoção de práticas de governança sólidas é o caminho para as organizações que buscam se alinhar aos princípios do ESG e garantir sua relevância e sucesso no cenário empresarial contemporâneo.

Em um mundo onde a exigência por integridade e responsabilidade empresarial nunca foi tão alta, a governança corporativa emerge como a pedra angular do sucesso sustentável. Não se trata apenas de uma opção, mas sim de uma necessidade urgente para empresas que almejam não apenas sobreviver, mas liderar em um cenário global cada vez mais desafiador. A transparência, a ética e a prestação de contas não são meros adornos, mas sim os pilares sobre os quais se erguem as empresas que moldarão o futuro.

Em última análise, a boa governança corporativa não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade imperativa para as empresas que desejam prosperar em um mundo cada vez mais exigente e consciente. É hora de reconhecer que a transparência, a responsabilidade e a ética nos negócios não são apenas valores desejáveis, mas sim requisitos essenciais para construir um futuro sustentável e próspero para todas as partes interessadas. Portanto, que cada empresa veja na boa governança - não apenas uma obrigação, mas sim uma oportunidade para se destacar, inspirar confiança e fazer a diferença no mundo - pois é através dela que não apenas garantimos nosso lugar no presente, mas também construímos um legado de confiança, respeito e impacto duradouro.

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Alexandre Silva Rosa - Formado em administração de empresas com sólida experiência em Franquias - Gestão Operacional, Comercial, de Qualidade, processos e procedimentos. Atualmente é Coordenador de Operações da GoNext Governança & Sucessão. Em experiências anteriores, teve sua trajetória em grandes empresas como a BR Distribuidora - atuando na gestão das franquias BR Mania e Lubrax+(Petrobrás); o Grupo Madero - atuando na área de qualidade; a Holding de franquias SMZTO - atuando na gerência de operações; e até uma experiência internacional na Subway Argentina - desenvolvendo a expansão do território sul da Argentina e atuando com consultorias. É um profissional com forte inteligência emocional, engajado, organizado, pró-ativo, hands-on e com foco em resultados concretos

Informe Publicitário

Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

 

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Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
ALÉRGICOS: ESTE PRODUTO CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE
CONTÉM LACTOSE
JÁ ADOÇADO

 

Para saber mais sobre os Produtos Alimentícios Düpót Ltda:

Entre em contato através do contato@dupot.com.br

 

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2024

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2024 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Escolha seu módulo ou participe de todos

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Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

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Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

Gastronomia para desmistificar  a "Comida de Hospital"

Por Fernanda Marini

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Na pré história os alimentos eram consumidos crus, visando exclusivamente a sobrevivência. Porém, com a descoberta do fogo, as primeiras sociedades se formaram e criaram o conceito de partilha e socialização em torno da refeição preparada. Assim, além do conceito de sobrevivência, o ato de se alimentar foi além da sobrevivência e se tornou uma forma de acolhimento, recepção e integração entre os indivíduos.

A alimentação é até o hoje o vínculo para muitas relações humanas: o bolo de aniversário, o almoço de domingo, o pão do café da manhã, o café para a visita, estão presentes no nosso dia a dia e podem influenciar diretamente a rotina do indivíduo a partir do momento em que se encontra internado em um hospital. A alimentação então passa a ser também um dos principais recursos terapêuticos no seu processo de recuperação.

A redução da ingestão dietética é comum no ambiente hospitalar, e pode ser influenciada por diversos fatores: as patologias de base e associadas, os efeitos de medicamentos, a inapetência, as especificações dietéticas e o tempo da internação. Esses fatores isolados ou associados podem afetar o estado nutricional do paciente, podendo resultar no início ou agravação de um quadro de desnutrição que, segundo uma pesquisa divulgada pela revista especializada “Clinical Nutrition”, a desnutrição atinge de 40% a 60% dos pacientes que dão entrada em hospitais da América Latina.

Uma dietoterapia adequada e individualizada possibilita a melhora da sintomatologia, reduz a morbidade e mortalidade, favorecendo o prognóstico final. Para isso, quanto mais alinhadas as necessidades quanto à composição nutricional juntamente às preferências de sabor, temperatura e textura, maior a garantia da aceitação e consumo efetivo dos itens programados.

A alimentação, quando vista nesse contexto, costuma ser o único momento em que os pacientes podem desfrutar do prazer oferecido pelas sensações únicas que o alimento pode despertar em quem o ingere. Esse é o maior objetivo da gastronomia hospitalar: conciliar prescrição dietética à elaboração de refeições atrativas e saborosas, promovendo a nutrição com prazer e desmistificando a ideia de que “comida de hospital” deve ser restrita em temperos e sabores.

Uma vez entendida a dietoterapia, a produção de refeições ganha o poder dos temperos naturais trazendo sabores frescos e a possibilidade de variações de preparações para atender as variedades de dietas prescritas.

Um dos conceitos mais buscados dentro da gastronomia hospitalar é o Comfort Food, onde se preza por pratos e preparações provindos da memória afetiva dos pacientes. Isso transporta o paciente ao aconchego de seu ambiente familiar e tende a facilitar sua aceitação dietética, ou seja, entender a origem e os costumes alimentares do paciente e da família facilita a adaptação da dieta para que as preparações possam envolve-lo no tratamento e otimizar a sua aceitabilidade.

"....Comida de alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora de dor, de depressão, de tristeza pequena... .Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume..."  

 Nina Horta

    

O entendimento da individualização dentro de um processo produtivo de refeições faz com que a alimentação se torne inclusiva. Um padrão de refeições é desenvolvido para que possa atender da melhor forma a maior parte dos pacientes atendidos, porém a individualização significa entender e transmitir ao paciente de que ele não precisa mudar por completo os seus hábitos alimentares pelo fato de ter mudado de ambiente, mesmo que temporariamente.

Desse modo, os conceitos e implantação de técnicas gastronômicas unidas a dietoterapia, pensando em ingredientes e consistências alteradas devido aos quadros clínicos, desfazem a visão negativa sobre “comida de hospital”. O ato de comer torna-se algo prazeroso e esperado pelo paciente e a refeição deixa de ser apenas uma bandeja com comida e passa a ser uma refeição aguardada e capaz de transmitir o acolhimento e a felicidade que a hora da refeição representa, mesmo dentro o ambiente hospitalar.

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Fernanda Marini - Chefe de Cozinha, Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especializada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência profissional em processos produtivos de Unidades de Alimentação e Nutrição, com foco em gestão de qualidade e supervisão de produção em cozinhas comerciais e hospitalares

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Carnaval Mostrou: Erros Previsíveis e Evitáveis em Segurança dos Alimentos

Por Mirna Brito

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A segurança dos alimentos é crucial em festividades como o Carnaval, onde há um aumento na demanda por produção e vendas de alimentos em locais diversos, como desfiles de rua, festas, desfiles de blocos e escolas de samba.

O Carnaval é uma das festas mais tradicionais e esperadas do Brasil, cheia de alegria, música, dança e, também comida. Porém, precisamos durante essa festividade, intensificar os cuidados com a segurança dos alimentos, para evitar possíveis problemas de saúde.

O consumo de alimentos manipulados mal acondicionados e fora de temperaturas adequadas, seja na rua ou mesmo dentro de casa, e não somente no Carnaval, podem nos causar doenças.

No Carnaval, este risco pode aumentar devido à grande oferta de alimentos preparados e que são vendidos na rua, muitas vezes sem a devida fiscalização e atendimento à legislação.

São observados erros previsíveis e evitáveis em relação à segurança dos alimentos durante o Carnaval. Desde a preparação dos alimentos até o armazenamento e consumo.

Um dos erros mais comuns durante o Carnaval é a falta de higiene na manipulação dos alimentos. Muitas vezes, as pessoas preparam refeições em condições precárias, sem lavar adequadamente as mãos ou os utensílios utilizados. Isso pode resultar na contaminação dos alimentos e na propagação de doenças alimentares.

Além disso, o armazenamento inadequado dos alimentos também é um problema recorrente. Muitas barracas e ambulantes não possuem estrutura adequada para conservar os alimentos refrigerados, o que pode levar à proliferação de bactérias e micro-organismos nocivos à saúde.

E fundamental adotar medidas de higiene e segurança para garantir a saúde de todos os foliões.

Infelizmente, mais um Carnaval se passou e mais uma vez vimos os mesmos erros previsíveis e evitáveis em segurança dos alimentos. É triste perceber que mesmo com tantos alertas e orientações, a negligência continua presente.

Neste Carnaval 2024, durante uma fiscalização, foi verificado que a comida estava armazenada e sendo preparada em um banheiro na Sapucaí, Sambódromo no Rio de Janeiro.

Os alimentos eram armazenados de forma impropria, em local insalubre, dentro do banheiro, sem equipamentos adequados para o armazenamento em condição segura e que garantisse a qualidade final dos alimentos que seriam servidos.

Foram descartados 500kg de alimentos impróprios para o consumo e os responsáveis foram presos.

É fundamental que todos os envolvidos na organização do Carnaval, desde os vendedores de alimentos até os foliões, estejam atentos à segurança dos alimentos. Medidas simples, como lavar as mãos regularmente, manter os alimentos refrigerados e verificar a procedência dos alimentos consumidos, podem fazer toda a diferença na prevenção de doenças alimentares durante essa festividade tão tradicional. Afinal, não há nada mais importante do que garantir a saúde e o bem-estar de todos os foliões para que o Carnaval seja ainda mais divertido e seguro.

Garantir a Segurança dos alimentos é um compromisso inegociável!

Segurança dos Alimentos é Saúde!

emfoco

Mirna Brito - Nutricionista - Graduada em 2003 pelo Centro Universitário de Vila Velha – UVV/ES. Sócia Proprietária da empresa Nutri Consult há 15 anos. Atuando no mercado com Consultoria em Nutrição, Controle Higiênico Sanitário e de qualidade dos alimentos. Especialista em segurança de alimentos e em Vigilância Sanitária de alimentos. Atuou por 5 anos na Vigilância Sanitária no município de Vila Velha/ES (2004 a 2009).

Sustentabilidade

Sustentabilidade e Alimento Seguro - Qual a Importância de Evitar Contaminações nos Restaurantes?

Por Laura Magrini Luiz Alonso

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A segurança dos alimentos e as práticas de sustentabilidade estão mais próximas do que você imagina! Basta direcionar seu olhar e ampliar as análises para perceber que as falhas de qualidade levam não somente ao comprometimento da saúde de clientes (o que já é extremamente importante), mas a desperdícios operacionais consideráveis.

Pense comigo: ao evitar que um alimento estrague, contamine ou passe da validade não estamos evitando o desperdício e utilizando de forma respeitosa aquela matéria-prima? Ao garantir que o alimento esteja seguro para o consumo não estamos atuando para que ele cumpra com o seu propósito de satisfazer as necessidades dos nossos clientes? Então, devemos alinhar os olhares.

Higiene e segurança são fatores que subiram na escala de importância dos clientes, tendo grande impacto no momento da escolha deste ou daquele estabelecimento. Além disso, a consciência em relação à cadeia produtiva dos alimentos, questões ambientais e transparência também vem crescendo diariamente, fazendo com que o cliente busque mais informações e cobre posicionamento de marcas e negócios.

Um produtor de refeições pode atuar de diversas formas em relação às questões ambientais, mas sabe-se que a primeira questão a ser avaliada é o desperdício pois ela impacta também no resultado financeiro.

Em minhas vivências na consultoria, não foram poucas as vezes em que me deparei com questões graves de higiene e segurança que culminavam no desperdício dos alimentos. Em anos de atuação e estudando o tema sustentabilidade, percebi que estavam interligadas e que trabalhando com fluxos enxutos, ajustando procedimentos, controles e atuando com as métricas certas, era possível falar em melhores práticas ambientais e almejar investimentos e melhorias.

Vejo 3 fatores que influenciam diretamente as questões de gestão da qualidade e sustentabilidade: produtos, processos e pessoas. Estes fatores são tão importantes que podem levar o negócio ao sucesso ou ao total fracasso. De forma simples, o cuidado com o estabelecimento de procedimentos, controles de processo e gestão de pessoas por si só já nos trazem muito trabalho. Fazer bem-feito o “arroz com feijão” da qualidade traz a oportunidade de trabalharmos com as atividades diárias bem executadas, bem gerenciadas e com zero desperdício ou algo próximo disso. Sim, este é um enorme desafio... para todos!

Um bom exemplo sobre o assunto é a gestão de compras e o planejamento, que irão influenciar diretamente o recebimento e o armazenamento de materiais. Com uma boa especificação de matéria-prima é possível identificar o uso pretendido, avaliar rendimento e reduzir os problemas de recebimento inadequado e fora dos padrões higiênico-sanitários.

Ainda neste contexto, através de diversas métricas, a equipe pode realizar os ajustes para adquirir apenas o necessário, evitando superlotação de estoque, problemas de organização e limpeza, produtos vencidos e até mesmo deteriorados. Neste exemplo bem simples, é possível observarmos a interferência da boa gestão na qualidade, segurança dos alimentos e redução de desperdícios.

Outra etapa é a de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios. O uso adequado de produtos de limpeza, com composição natural, indicação de uso para o tipo de superfície e diluição adequada, assim como a execução correta do procedimento garantem um ambiente limpo, com menor risco de contaminação, economia de água e recursos. Existem produtos de desinfecção de hortaliças sem enxágue e centrais de diluição automáticas que facilitam o controle e uso adequado destes produtos.

Existem vários exemplos relacionados aos processos produtivos que visam a saúde e segurança dos clientes, mas que também podem e devem ser vistos pela ótica da sustentabilidade, analisados, implantados e implementados de forma viável e acessível. Todos os procedimentos de um restaurante podem ser pensados, repensados e desenhados para assegurar a qualidade, evitar desperdícios e trazer melhores práticas.

O uso de tecnologia pode trazer diversos ganhos nestes aspectos, com dados seguros, cruzamentos e tendências que podem dar suporte aos gestores na tomada de decisões.

Proponho um exercício: pegue como base os Procedimentos Operacionais Padronizados e tente adicionar a ótica da sustentabilidade. Quando temos um alimento seguro, não damos espaço ao desperdício por falta de qualidade. Pense nisso!

emfoco

Laura Magrini Luiz Alonso - Nutricionista. Fundadora da Cultiva.Eco (@cultiva_eco), uma empresa que atua em serviços de alimentação com foco em gestão da qualidade e sustentabilidade. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos e Gestão Integrada da Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Docente em cursos de pós-graduação. Conselheira no CRN-3 (Gestão 2020 - 2023).

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Vigilância Sanitária

 

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

 

Lombo Recheado com Tomate Seco e Muçarela de Búfala

Por Chef Guga Rossi


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Ingredientes

 

✔ 1 cebola picada
✔ 1 copo de vinho branco seco
✔ 1 pimenta dedo de moça picada sem semente
✔ 1 talo de salsão picado
✔ 1 e ½ kg de lombo
✔ 2 dentes de alho picados
✔ Suco de 2 laranjas
✔ 200 g de muçarela de búfala
✔ 200 g de tomate seco
✔ Suco de 4 limões
✔ Alecrim a gosto
✔ Orégano a gosto
✔ Pimenta do reino a gosto
✔ Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Lombo recheado com tomate seco e muçarela de búfala:

Marinada:

Coloque no liquidificador a cebola, o salsão, o alho, as pimentas, os sucos e o vinho, bata e reserve.
Em um recipiente coloque o lombo, regue com o molho e deixe marinando por 24 horas em geladeira

Lombo:

Abra o lombo reservado em manta, tempere com sal e pimenta do reino
Espalhe os tomates secos e a muçarela de búfala.
Enrole como um rocambole e amarre com barbante de cozinha
Coloque em uma assadeira e adicione molho da marinada
Feche a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1:30h, a 250 graus

Chef Guga Rossi,
Gestor de Alimentos e Bebidas Consultoria de eventos
Whatsapp ( 11) 95721-2233
www.conteminformacao.com.br
youtube: foioguquefez
IG: GugaRossiOficial

 

Creme de Pera com Gelée de Manga

Por Chef Alexandre Ribeiro


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Rendimento: 10 porções

 

Ingredientes

 

✔ Creme de pera
✔ 800 g de pera
✔ 8 g de adoçante alimentício em pó
✔ 200 ml de suco de laranja
✔ 1 litro de água
✔ Gelée de manga
✔ 500 g de manga em cubos
✔ 30 ml de suco de maracujá
✔ 6 g de gelatina sem sabor
✔ 5 g de ágar-ágar

 

Modo de preparo

 

1. Descascar as peras, retirar a semente e cortar em 4 partes.
2. Adicionar os outros ingredientes e cozer até que fiquem macias.
3. Esfriar bem, processar apenas a pera e reservar. Gelée de manga
1. Processar a manga, o suco e o ágar-ágar.
2. Levar ao fogo, aquecer a 38°C.
3. Hidratar a gelatina, dissolver e misturar ao creme.
4. Colocar em formas de silicone individuais e gelar por 3h.
5. Desinformar e montar harmoniosamente com o creme de pera.

Sugestão de uso da receita: lanche

Chef Alexandre Ribeiro,
Instagram: @alegastronomia

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