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Guiando Pessoas com Propósito

Isso é sobre Liderança! Faz Sentido?

Por Redação MN 

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Propósito é um senso de direção - uma inspiração que entrega motivação para as pessoas exercerem suas funções todos os dias. Dirigir pessoas é entendê-las, respeitá-las e inspirá-las ao ponto de trazerem bons resultados. Liderar desenvolvendo o propósito de cada um chega a ser uma missão.

EPois muitas pessoas encontram o seu propósito de vida através do trabalho, e o papel do líder é ajudar os seus colaboradores a elevar esse propósito ao máximo, assumindo um papel de “facilitador de propósitos”, mas deixando o protagonismo por conta dele, o colaborador.

É necessário pensar nisso, pois para algumas pessoas bem colaboradoras, o pedido de demissão acontece, não somente em busca de melhores condições de trabalho, mas também pelo desejo de encontrar uma atividade que dê motivação, desafio e ambição todos os dias - Propósito!

Segundo  Mc Kinsey & Company,dados demonstram que colaboradores que vivem o seu propósito em suas vidas profissionais relatam 6,5 vezes mais resiliência. Essa habilidade comportamental tem impacto direto na forma como a pessoa colaboradora reage em situações de estresse ou sob pressão.

E mais, se os colaboradores sentem que possuem propósito enquanto exercem as suas funções, significa que estão satisfeitos, com a sensação de bem-estar no trabalho e com as paixões pessoais alinhadas com as responsabilidades profissionais consequentemente tornam-se bem mais produtivos.

Pois  gera resultados satisfatórios, especialmente no que diz respeito a aumento do faturamento, a melhora da gestão, expansão do negócio e destaque da marca no mercado. 

Estamos aqui para te auxiliar na  Gestão dos Serviços de Alimentação - Conte sempre conosco!

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Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

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Atualidade

FOOD SERVICE

Principais Mudanças do Mercado de Alimentação nos Últimos 10 Anos

Por Diogenes Carvalho Lima

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O mercado de alimentação fora do lar passou por diversas mudanças significativas ao longo dos últimos anos. A ordenação a seguir não está por ordem de importância ou de acontecimento, e inclui:

Tendências de alimentação saudável

Os consumidores estão mais conscientes sobre sua saúde e bem-estar, o que levou a uma demanda por opções de alimentos mais saudáveis e nutritivos em restaurantes e estabelecimentos de fast food, transferindo essa tendência também para os restaurantes empresariais.

Ênfase na experiência do cliente

Os restaurantes estão cada vez mais focados em proporcionar uma experiência excepcional ao cliente (produto e serviço), incluindo qualidade diferenciada, ambiente agradável e entretenimento.

Personalização e customização

Os clientes esperam que tenham mais opções de personalização em seus pedidos, como escolha de ingredientes, tamanho das porções e opções de substituição.

Diversificação de opções culinárias

Houve um aumento na diversidade de opções culinárias disponíveis, incluindo uma maior aceitação e popularidade de alimentos étnicos e regionais. Um exemplo interessante é o caso de sair para comer pizza. No passado você encontrava este tipo de refeição numa pizzaria, entretanto de um certo tempo as opções de pizza não ficaram restritas as pizzarias e tão somente a noite ou ao final de semana.

Sustentabilidade e responsabilidade social

Os consumidores estão mais preocupados com questões ambientais e sociais, o que levou os restaurantes a adotarem práticas mais sustentáveis para evitar desperdícios e a apoiarem causas sociais, como utilizar ingredientes de agricultura familiar e produtos orgânicos.

Tecnologia e automação

O uso de tecnologia, como sistemas de pedidos online, autoatendimento e pagamento por dispositivos móveis, tornou-se mais comum para melhorar a eficiência e a conveniência dos consumidores.

Crescimento do delivery e dos aplicativos de entrega

No momento da pandemia do Covid-19 ocorreu um aumento significativo no uso de aplicativos de entrega de refeições o que favoreceu muitos restaurantes a se adaptarem e oferecerem opções de delivery.

Impulsionado pelas mudanças na alimentação fora do lar citadas acima, o mercado de refeições coletivas no qual trabalho há 32 anos dos meus mais de 40 anos de carreira, passou por várias evoluções:

1 - Personalização e diversificação de cardápios e dietas

Com a crescente demanda por dietas específicas, como: vegetariana, vegana, sem glúten, entre outras, os restaurantes empresariais buscam se adaptar para oferecer opções personalizadas e diversificadas para atender às necessidades de seus consumidores.

2 - Ênfase na saúde e bem-estar

Houve um aumento na conscientização sobre a importância da alimentação saudável, levando as empresas de restaurantes empresarias a oferecerem opções mais balanceadas e nutritivas, com menos gordura, açúcar e aditivos artificiais.

3 - Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais, sendo assim o serviço de alimentação adotou práticas sustentáveis, como o uso de ingredientes locais e orgânicos, a redução do desperdício de alimentos, a coleta seletiva (orgânicos e recicláveis) e o uso de embalagens eco-friendly.

4 - Tecnologia e automação: 

O uso de tecnologia, como sistemas de gestão de pedidos e pagamentos, autoatendimento e monitoramento de estoque, tem se tornado cada vez mais comuns na busca pela melhoria da eficiência operacional e a experiência dos consumidores nos restaurantes empresariais.

5 - Inovação culinária

Com a crescente demanda por variedade e novidade, as empresas de restaurantes empresariais têm investido bastante em inovação culinária, oferecendo pratos criativos e inspirados em diferentes culturas ao redor do mundo, com a intenção de quebrar a rotina do dia-a-dia e atender um consumidor cada dia mais exigente.

Tendências da alimentação fora do lar do brasileiro

Para entender como as tendências da alimentação fora do lar mudou os hábitos alimentares dos brasileiros o SEBRAE realizou uma pesquisa sobre “Tendências para alimentação fora do lar” publicada em setembro de 2019. Importante ressaltar que após a pandemia do Covid-19 esses dados podem ter sofrido alterações significativas.

O resultado apresento a seguir.

Os hábitos alimentares dos brasileiros vêm registrando mudanças com o passar do tempo devido o aumento da população urbana, do acesso à informação, do poder de compra, da força das mulheres no mercado de trabalho, do envelhecimento da população, entre outros, modificando diretamente às percepções e, consequentemente, as preferências e as escolhas do que será consumido.

Principais locais onde os consumidores brasileiros costumam fazer refeições fora de casa:

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E por que, nós, profissionais do Food precisamos saber sobre a evolução e tendências da alimentação e de outros hábitos dos consumidores?

Simples, pois cada vez mais nossos consumidores trazem para os nossos restaurantes as necessidades e expectativas de suas preferências, e desta forma temos que traduzir esses "desejos" em soluções possíveis de executar de acordo com a natureza de cada negócio.

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Diogenes Carvalho Lima - Atualmente é Diretor de Negócios da Novitá Restaurantes Empresariais. Tem mais de 40 anos de carreira. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Didática do Ensino Superior, Especialista em Supply Chain Management e Governança Corporativa, com diversos cursos e estágios no Brasil e no Exterior. Possui sólidos conhecimentos na Jornada do Cliente, atuando em Vendas, Operações, Compras e Marketing em empresas, nacionais e multinacionais. É Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, Conselheiro Consultivo, Mentor de Carreira e Negócios.

Mercado

Sugestão para Negócios em Alimentação

 

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Corporativo

Liderança: Como Elevar a Moral dos Colaboradores e Dar Assim mais Confiança

Por Thaisse de Oliveira Fonseca

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Caro leitor, sabemos que em um ambiente de trabalho saudável e produtivo, a liderança exerce um papel fundamental na elevação da moral dos colaboradores. Nesses mais de 20 anos a frente de equipes de 2 a mais de 320 colaboradores eu aprendi que o ponto principal para conexão profunda com a equipe é gerar confiança através de uma escuta ativa, expandir possibilidades, explorar e aprofundar talentos e habilidades de cada um, gerar movimento á partir do conhecimento, mensurar e ajustar rotas quando necessário, criar estratégias de sustentabilidade ao longo do caminho e sempre celebrar conquistas, equipe que trabalha unida comemora unida.

A confiança é a base de qualquer relacionamento saudável, incluindo a relação entre líderes e liderados. Quando nós líderes nos despimos do ego, demonstramos transparência, integridade, respeito, mostramos nossas vulnerabilidades, nos dispomos a mostrar como fazer, depois fazer junto e em seguida acompanhar o que está sendo feito, dando norte direção e segurança, é fato que os colaboradores se sentem mais motivados, engajados e produtivos. Empresas são feitas de pessoas e todo ser humano tem necessidades básicas a serem atendidas tais como; ser ouvido na essência, ter o direito de errar, ter o direito de pertencer, ser notado reconhecido e amado. Quando você toma consciência disso e coloca em prática essas ações o nível de comprometimento da equipe muda para melhor e a moral é elevada. Não negligencie essas necessidades!

Colaboradores mais confiantes, participantes de planejamento em conjunto, que partilham de princípios e valores comuns, que possuam metas e objetivos claros e com prazos possíveis de serem cumpridos, que entendam quais são os parâmetros de sucesso e adotem uma abordagem ganha, ganha, dispõem-se muito mais abraçar causas e viverem não somente de suas carreiras e salários, mas sim de um propósito maior que envolve as atividades de trabalho.

Quero compartilhar com você alguns passos que apliquei frente as minhas equipes e que produziram efeitos muito positivos para o ser humano em primeiro plano e reverberaram em resultados financeiros exponenciais para a empresa incluindo redução de turn over próximo a zero, redução de atestados, demissões, além de promover bom clima de trabalho entre as equipes que reverte em ganho para líder, liderado, equipes, clientes e comunidades que atuamos como um todo.

1) passo - Comunicação aberta e Transparente: mantenha comunicação clara e aberta com seus colaboradores fornecendo feedback construtivo e compartilhando informações relevantes sobre a empresa e seus objetivos.

2) passo - Reconhecimento e Valorização: reconhecer o trabalho e empenho árduo de cada um de acordo com sua entrega é essencial para elevar sua moral. Celebrar cada vitória, avanço cria senso de realização e pertencimento a equipe.

3) passo - Empatia e Apoio: ser empático e solidário permite construção de relações sólidas que não se rompem facilmente e se sustentam ao longo do tempo e adversidades. Estar presente para ouvir as necessidades e preocupações também é muito importante. Ter equilíbrio e gestão de emoção para oferecer suporte e segurança emocional é fundamental, além de incentivá-los a progredirem sempre, são fontes de encorajamento e inspiração para elevação da moral.

4) passo - Estabelecimento de metas claras e desafiadoras: metas claras e desafiadoras que incentivem os colaboradores a se desafiarem de forma sadia, transpor barreiras, superarem limites, produz senso de alta performance e abre espaço para possibilidades. É sair da zona de conforto para um desconforto que significa sucesso ao se empenharem para alcançarem resultados extraordinários.

5) passo - Identificar habilidades, forças, virtudes e perfil de cada um: através do perfil traçado de cada um você aloca o liderado na função que ele faz de melhor o que permite que ele exerça com destreza a tarefa proposta pois fará naturalmente, assim você masteriza o time. Reconhecer e direcionar as forças e virtudes de cada um para o que precisa ser feito promove autoconfiança e desejo de avanço.

6) passo - Estabelecer práticas diárias de gratidão: pesquisas apontam que pessoas que possuem um diário de bençãos, de gratidão, tornam-se mais felizes e também elevam em 18% o nível de produtividade. Implantar junto aos seus liderados uma caixa de gratidão, um painel onde todos possam escrever e participar cria um clima leve e um ciclo virtuoso de conquista, satisfação plena.

Em resumo, a liderança desempenha papel crucial na elevação da moral dos colaboradores e construção da confiança mútua. Ao adotar os passos acima você avança e muito na jornada como líder. Deixar marcas positivas, inspirar, fazer a diferença, ser reconhecido pelo que você é, promover um ambiente de trabalho sadio, positivo e produtivo através do investimento nas pessoas, no bem-estar coletivo e desenvolvimento pessoal, eleva a moral do time e coloca todos num patamar de pessoas de primeira qualidade reconhecidas pelo que se tornam e pelos resultados inimagináveis que produzem, deixando um verdadeiro legado!

Seja você o ingrediente que conduz o seu time ao sabor do triunfo!

Bora triunfar!

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Thaisse de Oliveira Fonseca - CEO da D´Vigore Brasil desde 2016. Especialista em alimentação empresarial com mais de 22 anos de experiência no ramo. Possui formação Técnica em Nutrição e Gestão Empresarial. Master Coach e Business Executive Coach Pelo IBC. Pós-graduação em Psicologia Positiva e Constelação Sistêmica familiar e empresarial. Amor, fé e perseverança na missão de servir e evoluir através da alimentação e das relações humanas é o meu propósito de vida.

CLASH

Inovar para Atender o Novo Consumidor!

Veja no CLASH 2024

Por Eduardo Weisberg

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Em meio a uma expectativa otimista e promissora, a 8ª edição do CLASH 2024, Congresso Latino-Americano de Sorvetes e Helados, emergirá como um catalisador de discussões fundamentadas em temas cada vez mais relevantes para o competitivo mercado de sorvetes no Brasil. Esta afirmação é incontestável e assertiva, pois está alinhada às expectativas dos empresários que atuam nesse setor.

Ao longo de dois dias consecutivos, 29 e 30 de abril, a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) sediará o Congresso em Campinas, nas instalações do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O tema central do CLASH 2024 será "Potencializando Sinergias - Rumo a um setor mais resiliente, competitivo e sustentável".

Durante o evento, realizado presencialmente, a entidade se dedicará a debater exaustivamente questões estratégicas e específicas, tendo como foco primordial o avanço e aprimoramento do segmento por meio da concepção e implementação de soluções que visem, em essência, à geração de benefícios mútuos, tanto para os empresários da cadeia produtiva quanto para os consumidores finais.

Nesse contexto, a palavra-chave que tem sido recorrente nos debates de congressos anteriores é "INOVAÇÃO", que mais uma vez terá destaque e relevância nas discussões e palestras do CLASH 2024.

Para exemplificar, destacamos três palestras fundamentadas no tema Inovação, programadas para este ano:

"Inovar a partir do consumidor - tendências para a área de sorvetes" (por Simone Galante / Galunion);

"Parcerias estratégicas para viabilizar a inovação em sorvetes e gelatos" (por André de Souza Dutra / Embrapa);

"Inspirações da Feira Sigep, na Itália, para estimular a inovação" (por Eduardo Weisberg / ABIS).

É crucial ressaltar que estamos imersos em um período de constante inovação, no qual o setor de sorvetes não pode se omitir, mas sim se adaptar a essa realidade que veio para ficar. A ênfase na inovação colaborativa é evidente, pois nenhuma organização ou empresa pode, isoladamente, implementar o tipo de inovação exigido pelo consumidor atual. Portanto, é imperativo inovar continuamente em produtos, processos, modelos, etc., com foco nos diversos nichos que permeiam o mercado de sorvetes.

Nessa perspectiva, um levantamento conduzido pelo SEBRAE, em colaboração com a ABIS, no segundo semestre de 2023, revelou que o setor de sorvetes oferece diversas oportunidades para pequenos negócios, por meio de modelos que se integram à cadeia produtiva, abrangendo inúmeras possibilidades no fornecimento de insumos adequados na fabricação, distribuição e venda ao consumidor final.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Viana, sublinhou que quem tiver interesse em entrar neste segmento deve ficar atento às possibilidades de inovação que atendem ao consumidor moderno. De acordo com ela, essa postura pode ser um diferencial competitivo importante, "pois permite que as empresas se destaquem oferecendo produtos alinhados às demandas do consumidor, como produtos mais saudáveis, sustentáveis e com sabores diferenciados".

Nesse sentido, os resultados refletem um cenário promissor para as indústrias, Sorveterias e Gelaterias. O setor está mais sintonizado com sua clientela e reconhece que qualidade, inovação e transparência na fabricação dos produtos são essenciais para o crescimento e diferenciação no mercado.

Entre os diversos temas a serem discutidos no CLASH 2024, é crucial destacar que, por meio da inovação, buscamos promover um avanço expressivo no consumo de sorvetes no Brasil nos próximos anos, independente das condições climáticas e das estações do ano, seja em períodos de baixa ou alta temporada. Afinal, o sorvete não só alimenta e nutre, mas também contribui para a saúde e proporciona prazer e bem-estar.

Para inscrições e mais informações sobre o CLASH, acessar o site www.clash2024.abis.com.br

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Eduardo Weisberg
Presidente ABIS, Vice-Presidente GS1Brasil e Vice-Presidente Instituto GIRO

CLASH

Negócios

7 Pontos importantes no Desenvolvimento de Sistemas Alimentares Sustentáveis

Por Leonor Nabais da Furriela D`Andréa

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O desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis representa um desafio complexo e multifacetado, crucial para enfrentar questões globais prementes que incluem a necessidade de alimentar uma população mundial em crescimento, mitigar as mudanças climáticas, preservar recursos naturais finitos e promover a equidade social. A abordagem para construir tais sistemas envolve a integração e a consideração cuidadosa dos aspectos que envolvem o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

Contextualizando a Produção Agrícola (1), a transição para práticas sustentáveis é fundamental. Métodos como agricultura de conservação, sistemas agroflorestais e permacultura não só minimizam o impacto ambiental, mas também promovem a biodiversidade, a conservação do solo e a gestão eficiente da água. A redução do uso de insumos químicos, substituindo-os por alternativas orgânicas e naturais, é outra estratégia chave. Tais práticas não apenas preservam os recursos naturais, mas também podem melhorar a resiliência das comunidades agrícolas às mudanças climáticas.

O tópico referente a Redução do Desperdício de Alimentos (2) se apresenta como um problema global que contribui significativamente para a insegurança alimentar e o estresse sobre os recursos naturais. Aproximadamente um terço dos alimentos produzidos mundialmente é desperdiçado. Estratégias para combater esse desperdício incluem a melhoria nas práticas de colheita, armazenamento, processamento e distribuição. A conscientização dos consumidores sobre como evitar o desperdício em casa, as práticas de gestão nos restaurantes, juntamente com a implementação de sistemas de reciclagem, compostagem ou uso de biodigestores são passos vitais para a sustentabilidade do sistema alimentar.

Já no que se refere as Dietas Sustentáveis e Nutrição (3) podemos considerar a promoção de dietas sustentáveis e nutritivas como essencial. Isso envolve incentivar o consumo de alimentos locais e sazonais, reduzir o consumo de carne e aumentar a ingestão de alimentos à base de plantas. A educação alimentar e nutricional é crucial para informar as escolhas alimentares das pessoas, destacando os benefícios ambientais e de saúde de dietas sustentáveis.

Quanto ao Acesso e Equidade Alimentar (4) partimos para questões de políticas públicas com o propósito de garantir o acesso universal a alimentos saudáveis, nutritivos e a preços acessíveis considerando como um pilar da sustentabilidade. Isso requer esforços para combater a insegurança alimentar, melhorar as cadeias de abastecimento em áreas desfavorecidas e promover a equidade no acesso a recursos e mercados, especialmente para pequenos produtores.

Outro suporte que auxilia no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis é o uso de Energia e Recursos Renováveis (5) onde a adoção de energias renováveis na produção, processamento e distribuição de alimentos pode significativamente reduzir a pegada de carbono do sistema alimentar. Além disso, a utilização eficiente dos recursos naturais, como água e solo, é imperativa para a sustentabilidade a longo prazo.

Novamente apresentando a relação das Políticas Públicas e incluindo a Governança (6) onde as políticas públicas eficazes são essenciais para apoiar a sustentabilidade dos sistemas alimentares. Isso pode incluir subsídios para práticas agrícolas sustentáveis, regulamentações para minimizar o desperdício de alimentos, incentivos para alimentos locais e saudáveis, e políticas que fomentem a equidade no sistema alimentar.

E finalmente a Inovação e Tecnologia (7) que têm um papel crucial na transformação dos sistemas alimentares. Desenvolvimentos em técnicas de cultivo, melhoramento genético, sistemas de irrigação eficientes e soluções sustentáveis para processamento e embalagem de alimentos podem aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental.

O desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis exige uma abordagem holística que envolva a colaboração entre governos, setor privado, comunidades locais e organizações não governamentais. A complexidade e a interface dos desafios exigem um compromisso coletivo e ações coordenadas para garantir sistemas alimentares resilientes, equitativos e capazes de fornecer alimentos saudáveis e sustentáveis para todos. Este esforço conjunto não só é essencial para enfrentar os desafios atuais, mas também para garantir às futuras gerações um mundo mais sustentável e justo.

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Leonor Nabais da Furriela D`Andréa - Experiência em liderança, vendas e sustentabilidade com 25 anos no setor de alimentação e serviços. Atuo como consultora na Furriela Consultoria, onde me dedico à gestão de resíduos e à promoção da saúde corporativa, impulsionando práticas sustentáveis que beneficiam tanto as empresas quanto o meio ambiente. Minha formação inclui Nutrição e Administração Hoteleira, com especializações em Marketing Estratégico e Sustentabilidade. Minha trajetória profissional reflete meu compromisso com a sustentabilidade, a inovação em vendas e marketing, e um forte engajamento social.

SUA MARCA

Qualidade
de Vida

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Orientação Alimentar Adequada para Melhorar a Atenção dos Colaboradores

Por Tassiana Rozon

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Uma alimentação saudável desempenha um papel crucial no desempenho cognitivo e na concentração no ambiente de trabalho. Para os colaboradores, a capacidade de manter a atenção e a produtividade ao longo do dia é essencial.

No entanto, muitas vezes, esses profissionais negligenciam a importância de fazer escolhas alimentares adequadas, o que pode impactar diretamente sua capacidade de se concentrar e realizar suas tarefas de forma eficaz.

Alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, fornecem a energia necessária para o cérebro funcionar de maneira otimizada.

Por outro lado, uma alimentação baseada em alimentos processados, ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas, pode levar a picos de glicose no sangue seguidos de quedas abruptas, resultando em fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Nesse contexto, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) se destaca como uma iniciativa do governo que incentiva as empresas a oferecerem alimentação de qualidade aos seus colaboradores.

O PAT visa melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, garantindo refeições balanceadas e nutritivas durante a jornada de trabalho. Isso não apenas contribui para a saúde dos funcionários, mas também para sua produtividade e bem-estar no ambiente laboral.

Além disso, o papel do nutricionista é fundamental na orientação alimentar adequada para os colaboradores. Profissionais qualificados em nutrição podem elaborar planos alimentares personalizados, considerando as necessidades individuais de cada pessoa e promovendo hábitos saudáveis de alimentação.

O nutricionista pode oferecer orientações específicas, realizar palestras educativas e auxiliar na seleção de opções saudáveis nos refeitórios corporativos, colaborando assim para a melhoria da qualidade de vida e desempenho dos funcionários.

Incentivar hábitos alimentares saudáveis e apoiar a atuação do nutricionista no ambiente de trabalho pode fazer uma grande diferença na atenção e produtividade dos colaboradores.

Ao promover uma cultura de alimentação saudável, as empresas não apenas investem no bem-estar de seus funcionários, mas também colhem os frutos de uma equipe mais engajada, saudável e produtiva.

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Tassiana Rozon - Nutricionista e Gestora de Qualidade. Graduada em Nutrição pela UNIP e em Gestão de Qualidade pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em MBA em Serviços de Interesses à Saúde pela UNIP. Grande experiência em controle de qualidade em restaurantes, cafeterias, redes de fast-foods, hotéis e padarias, prestação de assistência nutricional a indivíduos e coletividade e atuação em pesquisas.

Greenkitchen

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Economia

Sustentabilidade

Mudanças nos Restaurantes - Antes e Depois do Green Kitchen

Por Rita de Cássia Blasioli Gimenes

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O conceito de sustentabilidade é uma tendência em todos os setores da economia e da produção, inclusive na área de alimentos e bebidas. E a gastronomia sustentável contempla uma série de processos e hábitos incorporados, no dia a dia, que transformam a culinária de alto padrão em algo mais responsável de ponto de visita ambiental, social e econômico.

Em resumo, a gastronomia sustentável funciona através de iniciativas que um restaurante adota para diminuir os impactos negativos que a sua atividade provoca, seja para o meio ambiente, seja para as pessoas.

Com o objetivo de promover medidas sustentáveis e promover práticas de impacto positivo em serviços de alimentação, o Programa Green Kitchen foi idealizado e estruturado sob um olhar multidisciplinar para apoiar restaurantes na operacionalização e implantação de projetos de sustentabilidade, certificando a qualidade e segurança dos alimentos com foco em medidas sustentáveis que resultem em impactos positivos para o meio ambiente.

E com a proposta do Programa Green Kitchen é possível realizar grandes descobertas na gestão ambiental em restaurantes, avaliando seu processo, identificando as oportunidades de melhorias, elaborando um plano de ação efetivo e assim, implantando ações que diminuem o impacto ambiental provocado pelo segmento de alimentos e bebidas.

As mudanças são significativas na implantação do Programa Green Kitchen, juntamente com a Gastronomia Sustentável, pois o programa permite otimizar o que já realizamos em nossos processos e serviços prestados, bem como a adoção de outras práticas sustentáveis e também seguras, fechando um ciclo de boas práticas, tanto ambiental como de segurança dos alimentos.

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Após a implantação do Programa Green Kitchen, associado à Gastronomia Sustentável, os restaurantes passam por uma transformação, selecionando as melhores práticas que podem ser adotadas dentro e fora de uma cozinha profissional, reduzindo o impacto ambiental, conforme as mudanças descritas a seguir:

Conscientização da Equipe, com mudança de comportamento na utilização de recursos naturais, bem como no pré-preparo e preparo de cada item do cardápio.

Priorizar a utilização de itens provenientes da agricultura orgânica, que gera menos impacto ao meio ambiente e danos ao ecossistema local.

Substituição de Hipoclorito de Sódio por Ácido Lático na sanitização de hortifrútis.

Utilização de ingredientes de forma inteligente, reduzindo, significativamente, a demanda excessiva por alimentos e aproveitar melhor o que já está à disposição.

Planejamento para aquisição de produtos de agricultura familiar, promovendo a valorização dos produtores locais, distribuindo melhor a renda entre os pequenos agricultores e fazer circular a economia.

Melhor controle de desperdício e manejo de resíduos gerados.

Descarte adequado de resíduos e parcerias com empresas e ONG's, além de estudo de viabilidade de instalação de biodigestores.

Melhor aproveitamento de produtos químicos biodegradáveis, reduzindo o consumo de água e melhorando a eficácia no processo de higienização em geral.

Otimização na utilização de recursos naturais, como água e energia, associado à conscientização da equipe, bem como manutenção e buscas de recursos para minimizar o impacto ambiental.

Promover uma alimentação mais saudável, com a utilização de produtos naturais e orgânicos.

Em resumo, existem diversas maneiras de transformar nossos serviços em um local sustentável, diminuindo o impacto ambiental causado pelo serviço de alimentação. Mas o mais importante, é estar atento a todas as melhorias que podem ser incorporadas ao longo do processo, utilizando os recursos como meio e as pessoas como alavanca para obtenção dos resultados e da melhoria contínua! Isso é ser Green!!!

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Rita de Cássia Blasioli Gimenes - Nutricionista e Especialista em Segurança dos Alimentos, atualmente, atuando como Gerente de Qualidade do Restaurante Pobre Juan. Experiência de mais de 28 anos na área de gestão e controle de Qualidade/Segurança dos Alimentos, em diversos segmentos da área de alimentação e saúde, como restaurantes comerciais, hospitais, merenda, restaurantes empresariais, indústria, varejo, etc., desenvolvendo diversas atividades para garantia da segurança dos serviços prestados, bem como a eficiência operacional e produtividade, com foco em melhoria contínua de processos e gestão de pessoas, através de análise crítica de procedimentos e processos, indicadores e capacitação

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Restaurantes

Kitchen Design nos Restaurantes: O Papel Fundamental da Arquitetura na Experiência Gastronômica

Por Ana Sales

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A arte da culinária vai além da preparação dos pratos, envolve também a eficiência e a funcionalidade da cozinha onde esses são preparados. O Kitchen Design ou design de cozinha em restaurantes desempenha um papel crucial na experiência gastronômica de um modo geral, influenciando tanto na qualidade na preparação dos alimentos quanto na eficiência operacional do estabelecimento. Neste artigo, exploraremos o que é o design de cozinha e como ele melhora o desempenho dos restaurantes e o papel essencial dos arquitetos nesse serviço.

O que é o Design de Cozinha?

O design de cozinha é a arte e a ciência de planejar e organizar espaços de preparação de alimentos de forma eficiente e ergonômica. Envolve a disposição estratégica de equipamentos, a seleção de materiais adequados e a consideração dos fluxos de trabalho para otimizar a produtividade e a segurança na cozinha. Um bom design de cozinha não apenas facilita a preparação dos pratos, mas também contribui para a atmosfera que beneficia o operacional do restaurante como um todo. Uma especialidade que vai muito além da estética. Trata-se de um processo minucioso que visa otimizar o espaço, garantir a eficiência operacional e proporcionar um ambiente de trabalho ergonômico para os chefs e funcionários.

Como o Design de Cozinha Melhora o Desempenho?

Na elaboração do serviço de Kitchen Design prioriza-se o bom desempenho de um restaurante. Pensado de forma estratégica, na disposição dos equipamentos e estações de trabalho que reduzem o tempo de preparo dos pratos, aumentando a eficiência operacional e permitindo que os chefs e cozinheiros trabalhem de forma mais produtiva. Além disso, um layout inteligente contribui para a segurança e higiene da cozinha, minimizando riscos de acidentes e contaminação dos alimentos. Isso é crucial para garantir a conformidade com as regulamentações sanitárias e preservar a reputação do estabelecimento. Podemos dividir a elaboração do Kitchen Design da seguinte forma:

1. Eficiência Operacional: Uma cozinha bem projetada minimiza o tempo perdido com deslocamentos desnecessários e otimiza o fluxo de trabalho entre os diferentes estágios de preparação dos alimentos. Isso resulta em uma produção mais rápida e consistente, permitindo que os restaurantes atendam melhor os seus clientes.

2. Segurança Alimentar: O design adequado da cozinha ajuda a manter altos padrões de higiene e segurança alimentar. A disposição inteligente de áreas de preparação, armazenamento e limpeza reduz o risco de contaminação cruzada e facilita a manutenção de um ambiente limpo e sanitizado.

3. Experiência do Cliente: Uma cozinha bem elaborada em um projeto, contribui para uma experiência gastronômica mais agradável para os seus usuários. Pratos preparados de forma estratégica com foco no prazo de preparo que mantém a sua qualidade, chegam à mesa mais rapidamente, garantindo que os clientes desfrutem de refeições frescas e o mais importante: pratos com muito sabor.

O Papel do Arquiteto na Cozinha dos Restaurantes:

O profissional especialista no design para restaurantes tem a importante colaboração dos chefs na criação de espaços de cozinha competentes e esteticamente atraentes. Os arquitetos desempenham um papel crucial em várias áreas:

1. Entendimento das Necessidades do Cliente: Os arquitetos trabalham em estreita colaboração com os proprietários e chefs dos restaurantes para compreender suas necessidades específicas e visão para o espaço da cozinha. Isso inclui considerações sobre o estilo culinário, volume de
produção e orçamento disponível.

2. Planejamento Espacial e Funcionalidade: Com base nas necessidades identificadas, o profissional especialista desenvolve layouts e planos detalhados que maximizam a eficiência operacional e o conforto dos funcionários. Isso envolve a seleção cuidadosa de equipamentos, a definição de zonas de trabalho e a integração de sistemas de ventilação e segurança.

3. Estética e Atmosfera: Além da funcionalidade, o arquiteto também é responsável por criar espaços visualmente atraentes que complementam a experiência gastronômica. O uso de materiais, iluminação e acabamentos adequados pode ajudar a transmitir a identidade e o conceito do restaurante, criando uma atmosfera única e convidativa.

Outro aspecto importante é a criação de um ambiente de trabalho confortável e inspirador para os chefs e equipe de cozinha. Um design que leve em consideração a ergonomia e o bem-estar dos funcionários não apenas melhora a satisfação no trabalho, mas também pode aumentar a criatividade e a qualidade dos pratos servidos. O Design de cozinhas pode também, influenciar na experiência dos clientes. Cozinhas abertas, por exemplo, permitem que os clientes observem a preparação dos pratos, criando um senso de transparência e proximidade com a equipe de cozinha. Isso pode agregar valor à experiência gastronômica e fortalecer o vínculo emocional entre o cliente e o restaurante.

Em conclusão, o design de cozinha desempenha um papel fundamental no sucesso de um restaurante, influenciando tanto na qualidade da preparação dos pratos e alimentos quanto a eficiência operacional. A colaboração entre arquitetos e chefs é essencial para criar espaços funcionais e esteticamente agradáveis que atendam às necessidades e expectativas dos clientes. Com um design de cozinha bem pensado, os restaurantes podem melhorar significativamente sua capacidade de entrega de refeições excepcionais e memoráveis, que garantem a recorrência e sua indicação.

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Ana Sales - Arquiteta e Urbanista da cidade de Belo Horizonte /MG , atua com a especialidade em projetos, consultoria e gerenciamento de obras de cozinhas profissionais para bares, restaurantes e refeitórios para empresas.

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Soluções

Arquitetura dos Ambientes: O Segredo por trás dos Restaurantes Mais Procurados

Por Lais Marques

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Quando pensamos em excelentes restaurantes, é natural que o sabor da comida seja o aspecto inicial em destaque. No entanto, existe um componente frequentemente subestimado que possui um papel fundamental na experiência gastronômica: a arquitetura e decoração dos ambientes.

A maneira como um restaurante é concebido e decorado pode ter um impacto profundo na experiência e apreciação da refeição. Não é por menos que os restaurantes mais renomados do mundo dediquem recursos significativos à arquitetura de seus espaços.

Os restaurantes que se destacam são aqueles capazes de criar ambientes memoráveis que deixam uma marca duradoura na memória dos clientes. Isso pode ser alcançado através de elementos decorativos exclusivos, conforto térmico e acústico, mobiliário diferenciado, uma decoração temática ou mesmo uma estrutura arquitetônica singular.

Um dos aspectos mais importantes da arquitetura de um restaurante é criar um ambiente acolhedor e convidativo, começando com a fachada e se estendendo até o interior. Elementos como iluminação, cores, materiais e layout espacial desempenham um papel crucial na criação de uma atmosfera agradável. Por exemplo, a escolha de tons quentes e iluminação suave podem induzir os clientes a se sentirem relaxados e confortáveis, enquanto um layout inteligente do mobiliário pode facilitar a circulação e promover uma sensação de intimidade. Ao surpreender e encantar os clientes com originalidade, esses estabelecimentos conseguem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Embora a estética seja importante, a arquitetura de um restaurante também deve ser funcional e prática. Isso significa considerar aspectos como a disposição da cozinha para a eficiência do serviço e a capacidade de acomodar o maior número de clientes sem comprometer o conforto e o fluxo. Os restaurantes mais procurados encontram um equilíbrio entre beleza e funcionalidade, garantindo que o espaço seja agradável tanto para os clientes quanto para a equipe.

O impacto da arquitetura na experiência e fidelização dos clientes

A arquitetura de um restaurante não se limita apenas à sua estética visual; ela também desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera que complementa a comida servida.

Um restaurante que se dedica a pratos gourmet pode escolher uma arquitetura elegante e sofisticada, utilizando materiais luxuosos e iluminação suave para transmitir uma sensação de requinte e exclusividade. Por outro lado, um restaurante voltado para famílias pode escolher uma arquitetura mais acolhedora e informal, com cores um pouco mais vibrantes, espaços amplos e uma decoração descontraída para atrair aqueles que procuram uma experiência mais relaxada e informal.

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Além de atrair novos clientes, a arquitetura dos ambientes desempenha um papel crucial na fidelização dos clientes existentes. Ambientes bem projetados e confortáveis, alinhados a boa comida e um atendimento de excelência incentivam clientes a retornarem.

A arquitetura dos ambientes não apenas influencia a atmosfera e a experiência do cliente, mas também pode ser um diferencial competitivo que atrai e fideliza. Portanto, os proprietários de restaurantes devem planejar cuidadosamente o design e a arquitetura de seus espaços, garantindo que eles complementem e aprimorem a experiência gastronômica oferecida. Afinal, um restaurante que cuida de todos os aspectos da experiência do cliente, desde o sabor da comida até o ambiente onde é servida, está destinado a se destacar.

A ascensão dos restaurantes “instagramáveis”: como a arquitetura se torna parte da experiência

Nos últimos anos, uma nova tendência tem ganhado força no mundo da gastronomia: os restaurantes "instagramáveis". Cada detalhe é cuidadosamente considerado para criar um ambiente que seja esteticamente atraente para ser compartilhado nas redes sociais, o que atrai mais clientes, através de um marketing gratuito nas redes, feito pelos próprios clientes, por postagens digitais.

Investir na criação de um espaço "instagramável" pode ser uma estratégia de marketing extremamente eficaz. As fotos compartilhadas pelos clientes não apenas ampliam a visibilidade do estabelecimento nas redes sociais, mas também servem como uma forma eficaz de publicidade “boca-a-boca”, atraindo novos clientes interessados em vivenciar a experiência vista em vídeos e fotos.

A arquitetura desempenha um papel fundamental nessa tendência, transformando os espaços em verdadeiros cenários que encantam e atraem clientes em busca da foto perfeita.

Os restaurantes "instagramáveis" representam uma nova era para a alimentação fora do lar, onde a estética e a arquitetura desempenham papéis fundamentais. Esses estabelecimentos reconhecem o poder das redes sociais e aproveitam essa oportunidade para desenvolver espaços visualmente cativantes que se destacam em meio à concorrência, criando experiências que incentivam as pessoas a retornarem.

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Lais Marques - Arquiteta e Design de Interiores especialista em restaurantes e confeitarias Arquiteta e designer de Interiores, especialista em arquitetura gastronômica. Gestora da Crivelli Arquitetura, já executou mais de 190 projetos de bares, restaurantes e confeitarias. Desenvolve projetos no setor de food service desde 2006. www.crivelliarquitetura.com.br

Parceiro da Seção

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Indústria

Fornecedores Certificados: Benefícios para o FoodService

Por Osvaldo Camacho

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No competitivo mercado de FoodService, ter fornecedores certificados pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Tê-los pode ser o fator essencial para garantir a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos recebidos, bem como, bons negócios com sustentabilidade.

Um fornecedor certificado é a garantia que o produto a ser entregue passou por processos rigorosamente avaliados, quanto aos seus padrões e devidamente checados, seguindo normas rigorosas de práticas de fabricação, garantindo inclusive a rastreabilidade em caso de desvio.

Os benefícios de trabalhar com fornecedores certificados são inúmeros, e aqui vamos comentar alguns. Um processo bem planejado e construído, seguindo normas sanitárias e devidamente certificado, garante que o produto que nossos clientes receberão estarão padronizados, em qualidade e segurança, devidamente monitorados e checados.

Uma vez que para obtenção de uma certificação é exigido, dependendo do escopo a ser certificado, planejamento, padronização dos processos industriais, controle de todo o processo na prevenção de contaminações e por fim, a garantia da rastreabilidade do produto, da origem de seus insumos, matérias primas, da fabricação até a entrega.

Comparando fornecedores certificados dos não certificados, os que dispõem de certificação detêm um processo que padroniza seus produtos e, portanto, entregam produtos com alto grau de qualidade e transparência. O controle de processo industrial exigido para certificação mantém registros de todas as etapas, podendo assim serem verificados a qualquer tempo e se necessário rastreados para que possam comprovar o padrão de qualidade e o atendimento das especificações de cada material.

Em resumo, existe um controle efetivo para garantir as origens dos materiais ou insumos utilizados, a devida e correta orientação dos princípios de boas práticas de fabricação,  e a garantia do rastreio e acompanhamento do material até o ponto final. Com controles das condições que foram expedidos, a manutenção dos padrões de qualidade exigidos, até o ponto final. Com tudo isso em caso de necessidade, ter a condição de recall em caso de defeito ou desvio, com agilidade, eficiência e transparência.

Além disso, a autentificação de processos fortalece o reconhecimento da empresa perante o mercado e seus concorrentes e demonstra o seu compromisso e seriedade com a qualidade, responsabilidade e segurança dos alimentos, além de ser um diferencial no mercado que pode ser em alguns casos, fator decisivo na escolha de um novo fornecedor, ou a manutenção do atual.

Outro fator muito relevante com esse tipo de certificação para fornecedores de foodservice é que com a certificação, existe a possibilidade de demonstração de um processo monitorado a qualquer tempo, devidamente checado e validado, existindo assim a possibilidade de, em alguns casos, conforme o tipo de produto a ser fornecido, esse controle e acompanhamento do processo/produtos ser feito em tempo real através de programas de gestão e software, com os dados em “nuvem”, podendo inclusive ser acessado pelo próprio cliente, dando a ele uma demonstração clara de transparência e parceria.

Olhando por outro prisma, jamais devem ser ignorados os custos de um processo produtivo, sendo assim um processo detalhadamente validado e acompanhando diariamente, reduz os desperdícios e melhora a produtividade, com isso automaticamente reduz custos, tornando seu produto e seu processo muito mais competitivo.

Todos esses fatores juntos dão segurança ao cliente e a garantia de fornecimento contínuo e seguro, o que aumenta o vínculo entre cliente e fornecedor e fortalece a parceria comercial.

Em por fim, ter fornecedores certificados, não deve ser visto como um custo, mesmo que ele ainda o tenha, pois deve ser avaliado o impacto que um desvio grave pode causar na sua empresa, ou na sua marca. Em alguns casos pode decretar a morte de uma empresa. Por isso, esse tipo de fornecedor deve ser analisado como um investimento importantíssimo na qualidade e na segurança alimentar dos produtos e na manutenção da imagem da empresa.

A garantia de produtos seguros, saudáveis e rastreáveis, é sinônimo de que seu produto terá a qualidade esperada com valor percebido por clientes ou consumidores, podendo inclusive ser considerada como um exercício virtuoso para garantia da satisfação do cliente e sucesso a longo prazo para fornecedores e clientes, com muitos indicadores positivos para um crescimento sustentável de ambos.

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Osvaldo Camacho - Diretor Industrial na Itabom. Carreira desenvolvida na área produtiva e de planejamento, com ampla experiência no controle de operações da indústria no segmento de aves, suínos e industrializados. Há mais de 25 no segmento, atuando em todos os níveis de gestão.

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Mercado

PALESTRAS PERSONALIZADAS 2024

A SAÚDE DA SUA EMPRESA COMEÇA COM A SAÚDE DOS SEUS COLABORADORES O conhecimento, conscientiza e leva a mudanças no estilo...

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Feiras - EXPOMEAT 2024

24 A 26 DE SETEMBRO DE 2024
Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP Das 14h às 20h

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Feiras - APAS SHOW 2024

13 a 16 MAIO 2024
Local:Expo Center Norte - São Paulo - SP
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo - SP

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Entrevista

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Trajetória de Sucesso: Carina Camargo - Nutricionista e Sócia da Casa do Pudim

Com Carina Camargo - Nutricionista e Sócia da Casa do Pudim

MN: Como nasceu a Casa do Pudim? A idéia de vender sobremesas para restaurantes?

Carina Camargo: Somos uma empresa familiar e tudo começou em janeiro do ano de 2.001, na ocasião minha mãe Marcia Tricarico, trabalhava como vendedora de gráfica e sempre no inicio do ano as vendas eram baixas e o seu ex marido e nossos vizinhos que trabalhavam em um restaurante renomado em São Paulo comentaram com ela que precisava de pudim individual e logo se lembrou da receita maravilhosa que sua avó fazia. Na necessidade do momento com dois filhos para criar ela tomou a coragem e fez a receita e mandou uma amostra para o gerente de compras do restaurante, ele adorou, e desde então, ate hoje nós atendemos a esse restaurante e mais de 350 outros com um portfólio com mais de 30 tipos de sobremesas. 

MN: Quais foram os maiores desafios enfrentados?

Carina Camargo:  Foram tantos, mas o fechamento por conta do covid 19 foi a pior delas, nos gerou muito medo e insegurança. Para completar, houve a separação da minha mãe e a venda do imóvel onde tínhamos a fabrica. Foi uma barra, um turbilhão de acontecimentos e emoções que tivemos que enfrentar juntas mas  com muita fé em Deus, nos apoiando uma na outra e nossos clientes porque o que precisamos era nos ajudar uns aos outros e finalmente atravessamos o deserto e superamos esses tempos difíceis.

MN: Você produz sobremesa só para Restaurantes Comerciais ou também para outras empresas?

Carina Camargo: Fornecemos para outras empresas também, como hotéis, motéis, sorveterias, mercados, eventos, cafeterias entre outros no ramo.

MN: Existem algumas linhas de sobremesa da Casa do Pudim, pode citar algumas?

Carina Camargo: -Temos a linha de sobremesas tradicionais, Zero açúcar e Vegana

Leia na Íntegra...

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Carina Camargo
Nutricionista e Sócia da Casa do Pudim

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

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Gestão de compras para restaurante

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Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

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Seção Marketing

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Marketing

B2B

Estratégia de Comunicação no Mercado B2B: O que as Empresas Devem Priorizar?

Por Rafael Plaza Seballo

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Neste artigo, exploraremos as prioridades que as empresas devem considerar ao formular sua estratégia de comunicação. Abordaremos desde a definição de objetivos e público-alvo até a escolha dos canais adequados e a criação de conteúdo de qualidade. Forneceremos dicas e insights valiosos para que você possa desenvolver uma comunicação estratégica que contribua para o alcance dos seus objetivos.

ANo mundo dos negócios, a comunicação se destaca como um pilar fundamental para o sucesso. Mais do que apenas transmitir informações, essa estratégia visa construir relacionamentos duradouros e lucrativos entre empresas. Mas, com tantas opções e desafios no cenário digital, as prioridades que as empresas devem considerar ao formular sua estratégia de comunicação são:

1 -  Conheça seu público:
A base de qualquer comunicação eficaz reside na compreensão profunda do público-alvo. No cenário Bussines to Bussines , isso significa ir além, buscar entender as necessidades, desafios e pontos de dor específicos dos tomadores de decisão. Essa análise permite a criação de mensagens personalizadas e relevantes, aumentando o impacto da comunicação.

1 - Conteúdo de valor:
A era do "venda a todo custo" ficou para trás. O posicionamento de marca é um elemento crucial para o sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio no mercado empresarial. Compreender o que as outras empresas precisam, como outras marcas se posicionam, alinhar a marca com os valores do público-alvo, criar empatia e relacionamento são estratégias de posicionamentos que requerem planejamento, análise e esforço. Investir nesse projeto extraordinário pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa no cenário empresarial.

3 - Canais adequados:
O mapeamento e o planejamento de marketing é crucial para o sucesso da estratégia e compreender a importância do posicionamento e definição dos canais . Plataformas como Site, Blog, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter podem ser eficazes, assim como email marketing e eventos específicos do setor ou até mesmo feiras e eventos.. O mapeamento e a análise é fundamental para determinar quais canais serão mais propensos a gerar resultados.

4 - Personalização:
A comunicação não se trata de um diálogo genérico. Cada canal e cliente é único e deve ser tratado como tal. A personalização de mensagens e ofertas, utilizando dados e insights coletados, demonstra que a empresa se preocupa com as necessidades específicas de cada cliente, fortalecendo o relacionamento e gerando mais resultados.

5 - Métricas e análise:
Para garantir o sucesso da estratégia, é fundamental acompanhar os resultados de perto. Métricas como taxa de abertura de emails, tráfego no site, redes sociais e leads gerados fornecem informações valiosas sobre a efetividade das ações. A análise constante permite otimizar a estratégia e direcionar os esforços para onde realmente geram resultado. 

6 - Alinhamento com a equipe de vendas:
A comunicação não funciona sozinha. A equipe de marketing precisa estar alinhada com a equipe de vendas para garantir que as mensagens e ofertas sejam consistentes em todas as etapas da jornada do cliente. Essa colaboração garante uma experiência fluida e eficaz para os clientes.

7 - Transparência e ética:
No mundo dos negócios, a confiança é fundamental. A comunicação transparente e ética é essencial para construir relacionamentos duradouros com clientes e parceiros. Isso significa ser honesto sobre as capacidades da empresa, evitar promessas vazias e sempre agir com profissionalismo. Se a sua empresa vende máquinas, é de extrema necessidade ter um setor técnico ou parceria com assistências técnicas para poder prestar suporte aos clientes.

8 - Adaptabilidade e flexibilidade:
O mercado é dinâmico e em constante mudança. As empresas que desejam se destacar precisam ser adaptáveis e flexíveis em suas estratégias de comunicação. Monitorar as tendências do mercado, ajustar as mensagens e experimentar novas abordagens são essenciais para se manter competitivo.

Priorizando esse planejamento, as empresas podem criar uma estratégia de comunicação robusta e eficaz, capaz de gerar leads qualificados, aumentar as vendas e construir relacionamentos duradouros com clientes e parceiros, gerar ainda mais lucro.

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Rafael Plaza Seballo - Graduado em Comunicação Social pela universidade FIAAM-FAAM, estudante de Desing pela Universidade Anhembi Morumbi.

Informe Publicitário

Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

 

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Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
ALÉRGICOS: ESTE PRODUTO CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE
CONTÉM LACTOSE
JÁ ADOÇADO

 

Para saber mais sobre os Produtos Alimentícios Düpót Ltda:

Entre em contato através do contato@dupot.com.br

 

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Agenda

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AGENDA 2024

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

Divulgue sua Feira, Curso ou Evento, ficando mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

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Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

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Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

Benefícios que os Serviços de Hotelaria Hospitalar Levam aos Pacientes

Por Ana Carina Santos da Conceição

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Se excluirmos o fator tratamento veremos semelhanças entre hotéis e hospitais. Ambos iniciaram no mesmo ramo de atividade, o de acolher peregrinos e também recebiam pessoas enfermas. A própria definição de origem latim da palavra 'hospital' significa ser hospitaleiro ou hóspede.

Com o passar do tempo houve uma evolução aos espaços que zelam pela saúde. A demanda é maior que a oferta, levando as instituições de saúde a atender as exigências dos clientes/pacientes. O perfil do cliente mudou juntamente com as mudanças no setor, a procura do paciente atualmente é por exemplo, tecnologia de ponta, profissionais capacitados, boa estrutura no atendimento, humanização e serviços de hotelaria. Pensando em como tudo iniciou e as exigências de pacientes anteriormente e no presente percebemos a discrepância dos perfis.

A partir do século XIX os hospitais começaram a ser reconhecidos como prestadores de serviço à saúde, mas também serviços que vão além, onde chegamos ao ponto dos serviços de hotelaria quanto a hospitalização, para proporcionar aos clientes de saúde melhor estadia e recuperação, atendendo às suas expectativas.

A hospitalidade estrutura- se em diversos eixos que nos leva ao ponto dos serviços hoteleiros das instituições de saúde, pois proporcionam  qualidade no período de hospitalização para o paciente. Vamos entender melhor os eixos do conceito de hotelaria hospitalar e em quê se baseia:  sociocultural, profissional, político e espacial. Atualmente dividida em dois eixos onde o primeiro contemplamos os espaços sociais de acordo com o tempo, o contexto da sociedade como fator cultural ( hospedar-se, entreter, acolher e alimenta-las).

O Segundo eixo tratará  dos espaços sociais onde o processo será desenvolvido. ( Doméstico, público, comercial e virtual). Doméstico < receber as pessoas em casa de forma casual ou intencional < oferecer abrigo < alimentar < entreter em uma conversa. Público a recepção em espaços públicos e de livre acesso, comercial tratar-se dos espaços que fornecem serviços de recepção como hotéis e o virtual contempla folders, panfletos, sites e blogs. A união desses eixos em conjunto ou não, formam a hospitalidade. Não podemos esquecer dos pilares sendo primeiro humanização, segundo segurança, terceiro qualidade dos serviços prestados e último pilar que é a sustentabilidade, considerando a preocupação com o meio ambiente.

Os hospitais atualmente procuram se adaptar às exigências dos clientes e a tecnologia disponibilizada para se destacar no mercado em termos de serviço de qualidade para seus pacientes/clientes. A implantação da qualidade inicia-se pelos profissionais de saúde, que devem estar preparados e qualificados. A mudança em aspectos para melhorar o desenvolvimento no comportamento, evoluir nas suas atividades. Essas mudanças devem ser investidas pela própria cultura organizacional das instituições de saúde. A capacidade de médicos e enfermeiros de prestar bom atendimento, atenção, tratamento humanizado e respeito às individualidades, são influenciadores da percepção do cliente após internação.

Toda a experiência do cliente deve ser pensada com cuidado e visando conforto, acolhimento e empatia. Diferentemente de hotéis onde a busca é visando privacidade, em hospitais o desejo dos pacientes é de se sentirem em casa e desejam estarem perto dos seus familiares. Fornecimento de algo pessoal, acolhimento desde a recepção, gastronomia hospitalar afetiva, respeito por suas limitações e individualidade demonstra empatia pela sensibilidade da situação fragilizada do paciente. Não Somente para o paciente quanto para acompanhantes proporcionando experiência positiva e consequentemente satisfação e melhora de quadro clínico. A recuperação do paciente é notável quando este é inserido em ambiente seguro, confiável, receptivo e acolhedor.

Quando falamos de ambiente englobamos tanto os serviços receptivos de profissionais de saúde e  de recepcionistas quanto nos referimos a higiene e limpeza em geral. A equipe de governança em higiene e limpeza focam na limpeza diária que chamamos de concorrente, é uma limpeza menos completa e úmida. A limpeza terminal  é mais completa e focada na eliminação de microrganismos diminuindo riscos de infecção. O monitoramento da limpeza deve ser rigoroso e com controle constante. Atualmente o mercado disponibiliza recursos e equipamentos modernos de controle e monitoria.

Quanto a alimentação que também faz parte do processo de hospitalidade, é focado na qualidade do preparo, bem temperado e levando em conta os gostos do paciente. Além de evitar desperdícios e demonstrar respeito pelas preferências do paciente, a alimentação auxilia na recuperação e bem estar do cliente, estratégias adotadas como comida afetiva e alimentação orgânica assertivamente. A alimentação é uma aliada importante na hotelaria hospitalar e no conceito da hospitalidade. Vale a pena investir em pratos coloridos e saborosos, bem preparados respeitando a dieta proposta para o paciente.

A estrutura física deve ser adequada, nessa vertente podemos citar tanto a capacitação de profissionais quanto para a própria estrutura da instituição como iluminação, móveis da recepção e artigos decorativos.

A hotelaria hospitalar traz diversos benefícios melhora o relacionamento entre pessoas e instituições, impacto positivo do bem estar do paciente e acompanhantes, atrai pacientes e diferencial na competitividade no mercado.

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Ana Carina Santos da Conceição - Graduando em gestão hospitalar e atualmente trabalha com atendimento ao público ativo e receptivo. Possue conhecimento em suporte administrativo, gestão de estoques, gestão financeira e práticas de gestão em plataforma web.

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Coleta e Análise de Alimentos Produzidos na Unidade: Quando e Por que fazer?

Por Fernanda Amorim

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A coleta de amostras é um procedimento amplamente reconhecido por gestores e profissionais do ramo de refeições coletivas. Diariamente, parte de toda a produção de alimentos em estabelecimentos de food service é destinada a pequenos saquinhos, que devem ser devidamente identificados e lacrados após o envase de alimento ou água. No entanto, muitos se perguntam: será mesmo necessário fazer todo santo dia a separação e reserva destes alimentos sob refrigeração, para posterior descarte?

É considerado surto de Doença Veiculada por Alimentos (DVA) quando um grupo de consumidores apresenta sinais e sintomas semelhantes após ingerir alimentos e/ou água da mesma origem. Em ocasiões como esta, podem ser iniciadas investigações conduzidas por equipes especializadas, nas quais amostras de alimentos produzidos são retiradas e sujeitas a análise, a fim de confirmar (ou não) a origem do surto e o agente responsável pela transmissão da DVA - que pode ser biológico, físico ou químico.

Apesar de não ser obrigatória de acordo com a legislação federal, é importante consultar se na localidade onde o estabelecimento se encontra existe exigência deste procedimento - prevista, nestes casos, em normas estaduais e/ou municipais. No entanto, ainda que em determinados locais não haja obrigatoriedade, a prática pode ser adotada para atestar quanto à qualidade e segurança dos alimentos produzidos, ao submeter amostras a análise laboratorial. Por meio dos resultados apontados pelas análises, é possível ainda rastrear a origem das falhas no processo produtivo, norteando o plano de ação a ser seguido.

No estado de São Paulo a coleta de amostras é obrigatória de acordo com a legislação. Mas para quem? O procedimento é para todo estabelecimento onde haja produção e distribuição de refeições, como restaurantes industriais/corporativos; comerciais (buffet ou por quilo); cantinas escolares, assim como merenda de escolas e creches; cozinhas de instituições de longa permanência, hospitais e presídios – entre outros. De acordo com a Portaria CVS 5, de 09/04/2013, além de diária, a prática deve ser realizada acompanhando todos os turnos de distribuição. Ao pensar em coleta de amostras, há quem lembre de custos e desperdício. Mas é preciso fazê-la, haja vista as possíveis penalidades diante de atos fiscalizatórios, caso seja constatada a ausência das amostras no estabelecimento. Sem falar no ponto de vista estratégico, uma vez que as amostras servem como contraprova em situações de ocorrência de DVAs.

Embora pareça simples, a ação de coletar amostras requer planejamento. O gestor deve prever o local de armazenamento (em alguns estabelecimentos, a armazenagem das amostras coletadas podem exigir todo o espaço de um freezer, ou até mais), quem da equipe irá fazer (que deverá estar devidamente treinado para a execução da maneira correta); quantas vezes ao dia deve ocorrer a amostragem e a quantidade de alimentos a ser destinada a este fim. A questão do treinamento é importantíssima, uma vez que uma coleta efetuada de forma inadequada pode inviabilizar as análises, por exemplo, se a quantidade de alimento coletada for muito pequena; ou quando o procedimento é realizado sem a devida higiene, causando a contaminação dos alimentos coletados e gerando resultados falso-positivos. Por isso para que esteja de acordo, devem ser observados alguns detalhes ao efetuar a amostragem, assim como seguir determinados critérios, tais como:

Uso de sacos plásticos apropriados para esta finalidade: eles devem ser estéreis, ter tamanho suficiente para conter a quantidade amostras e ainda ser devidamente fechados após o envase, além de permitir a devida identificação. O mercado de descartáveis oferece até mesmo sacos apropriados para cada temperatura da amostra a ser colhida, com opções específicas para alimentos da distribuição em cadeia quente e fria;

Frequência de coleta e horários: Em todo turno de serviço de distribuição de alimentos a coleta deve ser realizada. O momento recomendado pela legislação para a retirada das amostras é o de 1/3 do horário antes do término do serviço;

O que deve ser coletado? Alimentos distribuídos em cadeia quente e fria, pães, bebidas, frutas, molhos e água. ATENÇÃO: A coleta da água é imprescindível! Caso contenha agentes causadores de doenças, ela pode contaminar toda uma produção: seja como ingrediente das preparações, seja pela contaminação de utensílios ou através da lavagem de alimentos (como hortifruti) e de mãos dos manipuladores. Também devem ser coletadas amostras de alimentos distribuídos em grandes eventos, com público superior a 100 mil pessoas/dia, ainda que fora de restaurantes ou indústrias. A exigência está prevista para âmbito federal, de acordo com a Resolução 43/2015, que orienta armazenamento das amostras por 72h sob refrigeração;

Quantidade da amostra: a tendência costuma ser a de colher o mínimo possível de amostra. A quantidade adequada, entretanto, deve ser de 100g ou 100ml;

Identificação das amostras: Os sacos nos quais as amostras serão depositadas precisam conter informações sobre o seu conteúdo. Antes de se iniciar a coleta deve-se fazer a identificação dos invólucros, constando o nome do produto ou preparação, do estabelecimento onde houve a distribuição, do executor da coleta, e a data e horário em que o procedimento foi realizado;

Método: Após a identificação dos sacos o colaborador deve, antes de tudo, realizar uma higienização das mãos bem adequada, a fim de evitar a contaminação cruzada. Para colher o alimento e depositá-lo dentro do saco, deve-se usar o mesmo utensílio disponibilizado para a distribuição. Não tocar com as mãos a parte interna do saco. Após o envase da amostra, retirar o máximo possível do ar e fechar a embalagem;

Armazemamento e prazos: Amostras de alimentos servidos frios e quentes devem ser destinadas a setores diferentes de armazenagem – as quentes, devem seguir para armazenamento sob congelamento a pelo menos -18°C; já as frias, assim como bebidas e água, vão para refrigeração a até 4°C. No quadro a seguir, informação quanto a prazo para guarda das amostras até o descarte, em âmbito estadual (SP) e no Município de São Paulo:

 

Estado de SP

Município de São Paulo

Prazo para guarda das amostras até o descarte:

72h

96h

Fonte:

 Portaria CVS-5, de 09/04/2013.

Portaria SMS 2619.

Fica a dica: Atente-se para a legislação da sua cidade ou estado, pois pode haver recomendações diferentes relativas ao prazo e condições de armazenamento.

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Fernanda Amorim - Nutricionista graduada pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos.
Gestora de Unidades de Alimentação e Nutrição / Supervisora em Refeições Coletivas / Auditoria e Consultoria Nutricional - em âmbito industrial e hospitalar.
Docente em Curso Técnico em Nutrição e Dietética.

Mercado

O Papel do Nutricionista na Indústria Alimentícia

Por Vania Konopa

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O papel do Nutricionista na indústria alimentícia é multifacetado e abrange diversas áreas. Este profissional desempenha um papel crucial e fundamental na gestão da qualidade e na segurança dos alimentos.

Destaco aqui algumas das inúmeras atuações que fazem parte do rol de atividades do Nutricionista na indústria.

Desenvolvimento de Produtos: Os nutricionistas podem trabalhar no desenvolvimento de novos produtos alimentícios, garantindo que atendam aos padrões de qualidade e segurança alimentar. Atuam no auxílio para a formulação de ingredientes, ajuste dos perfis nutricionais e realização de testes sensoriais.

Rotulagem Nutricional: são responsáveis por garantir que as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos sejam precisas e compreensíveis para os consumidores. Realizam os cálculos dos valores nutricionais dos produtos e fornecem a garantia que estejam em conformidade com as regulamentações governamentais.

Controle de Qualidade: Estão totalmente inseridos e envolvidos no controle de qualidade, garantindo que os alimentos e produtos fabricados sejam seguros para consumo e atendam aos padrões estabelecidos, através de testes laboratoriais constantes, análises sensoriais e inspeções visuais. Monitoraram a higiene e segurança dos alimentos durante toda a cadeia produtiva, desde a seleção de fornecedores e ingredientes, recebimento, armazenamento, preparo e distribuição. Desenvolvem protocolos, indicadores de qualidade e identificam não conformidades e realizam planos de ação para melhoria contínua.

Análise de Riscos: conduzem análises de riscos para identificar potenciais perigos, como contaminação microbiológica, presença de alérgenos, adulteração ou deterioração dos alimentos. Com base nessa análise, são desenvolvidos planos de controle para mitigar esses riscos.

Educação e Comunicação: desempenham um papel importante na educação dos consumidores sobre alimentação saudável e escolhas alimentares conscientes. Fornecendo informações nutricionais precisas sobre como incorporar alimentos saudáveis em uma dieta equilibrada

Pesquisa e Desenvolvimento: conduzem pesquisas para entender melhor as necessidades nutricionais dos consumidores e desenvolver produtos que atendam a essas necessidades. Podem estar envolvidos em estudos de mercado, análise de tendências e pesquisa de novos ingredientes ou tecnologias.

Consultoria: Nutricionistas podem oferecer consultoria para empresas alimentícias, ajudando-as a desenvolver estratégias de marketing baseadas em saúde e a adaptar seus produtos para atender às demandas do mercado por alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF): são responsáveis por garantir que as Boas Práticas de Fabricação sejam implementadas em todas as etapas da produção. Isso inclui práticas de higiene pessoal, limpeza e sanitização de equipamentos, controle de temperatura de alimentos e equipamentos, recebimento e armazenamento de insumos.

Treinamento e Capacitação de Colaboradores: realizam treinamento contínuo para a equipe para a garantia do cumprimento das boas práticas e assegurar a segurança dos alimentos e a qualidade do serviço prestado.

Auditoria e Certificação: podem estar envolvidos na realização de auditorias internas e externas para garantir a conformidade com padrões de qualidade e segurança alimentar, como a FSSC 22000 (esquema de certificação de segurança de alimentos baseado na norma ISO 22000, reconhecida internacionalmente) HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e outras certificações relevantes.

Gerenciamento de Recall: Em caso de problemas de segurança alimentar, como contaminação ou adulteração, os nutricionistas são responsáveis por coordenar e gerenciar o recall de produtos, garantindo uma resposta rápida e eficaz para proteger a saúde dos consumidores.

Food Safety e a Gestão da Qualidade são áreas fundamentais na indústria de alimentos e necessitam caminhar juntas para que haja a garantia de um alimento seguro para o consumidor, portanto a presença de um profissional Nutricionista a frente desses processos torna-se fundamental.

emfoco

Vania Konopa - Nutricionista e Consultora, Pós Graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos, Pós Graduada em Nutrição Clínica. Desenvolve trajetória com ênfase na gestão da qualidade, segurança dos alimentos, gestão de processos e indicadores de qualidade e capacitação operacional.

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Conheça as novas publicações da Anvisa:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

X Costela Salad Barbecue Bacon

Por Chef Guga Rossi


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Ingredientes

 

✔1 kg costela suina
✔ 1 limão
✔ 2 dentes de alho
✔ Lemon pepper a gosto
✔ Fumaça em pó a gosto
✔ Páprica picante a gosto
✔ Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Tempere a costela e leve para assar a 180 graus por 60 minutos enrolada em papel alumínio
Abra um pedaço o papel e veja se já está bem macia e assada 
Quase desmanchando !
Desfie e reserve

Cebola caramelizada

2 cebolas fatiadas
1 colher sobremesa de açúcar mascavo
Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Refogue tudo na frigideira ate dourar

Molho Barbecue bacon

100g bacon
100 ml molho tomate
1 dente de alho
1 colher sopa molho inglês
50 ml ketchup
10 ml wisky/cachaça /conhaque
Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Em uma panela deixe fritar o bacon em seguida acrescente o alho e o wisky.
Em seguida acrescente o restante dos ingredientes

 

Montagem:

 

Em uma frigideira acrescente a costela deafiada e um pouco de muçarela e deixe dourar

Pegue um pâo de sua preferencia , acrecente a costela com queijo, a cebola caramelizada e o molho
Se preferir acrescente folhas de rúcula e tomate cereja.

Chef Guga Rossi,
Gestor de Alimentos e Bebidas Consultoria de eventos
Whatsapp ( 11) 95721-2233
www.conteminformacao.com.br
youtube: foioguquefez
IG: GugaRossiOficial

 

TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE BIS

Por Chef Matias Alves


descrição da imagem

 

Rendimento: 12 pessoas

 

Ingredientes

 

✔ 2 Latas de leite condensado
✔ 400 ml de creme de leite
✔ 1⁄2 Xícara de suco de limão
✔ 1⁄2 Gelatina incolor hidratada conforme está a embalagem
✔ 2 Caixinhas de chocolate bis sabor
✔ 200g de chantilly
✔ 4 Gotas de essência sabor limão

 

Modo de preparo

 

Coloque o chantilly em uma bacia e coloque a essência de limão e misture.  Coloque em um saco de confeitar e leve a geladeira até a hora de decorar a torta. Leve para um liquidificador, o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão. Bata por 5 minutos. Entre com a gelatina hidratada e bata por mais 2 minutos. Em uma forma de fundo falso, faça uma farofa com chocolate bis e forre todo o fundo, apertando bem. Nas laterais coloque chocolate bis em toda lateral da forma como está na foto. Acrescente o mousse de limão sobre a torta e leve a geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e cubra a torta com chantilly.

Leve de novo para geladeira por mais 2 horas.

Chef Matias Alves,
FORMAÇÃO • Ensino médio completo • Formado em gastronomia pela Faculdade (Famesp) de São Paulo • Cursos profissionalizantes Escola Hoteleira de São Paulo • Curso de informática pela Microlins

E-mail: Chefedecozinha62@gmail.com
YouTube: Vem cozinhar com chefe Matias
Redes sociais: Matias Chefe Matias
LinkedIn: chef-matias-alves

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