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Engajamento baseado na Comunicação Assertiva

Estabelecer uma relação (que vai além de entregas e contrapartidas financeiras) onde o funcionário sinta-se disposto a dedicar-se, envolver-se e interagir no seu ambiente de trabalho, pelo fato dele identificar-se com os valores e propósitos da organização isso é engajamento!

Por Redação MN

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Engajamento é o laço do profissional com o trabalho que se realiza e com a empresa. Essa ligação não é a estabelecida pelo contrato e sim através de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego.

Esse laço acaba desenvolvendo uma postura mais cooperativa, empenhada, otimista, disposta e de autodesenvolvimento. Além disso, o profissional engajado pode ser mais produtivo e eficiente, ao realizar suas tarefas com mais qualidade.

Promover o engajamento dos profissionais não é fruto de mágica. É preciso fazer a gestão de forma a incentivar o time e fortalecer o vínculo dos trabalhadores e uma das melhores formas para engajar sua equipe é através da comunicação assertiva. A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.
Para se ter ideia, as falhas de comunicação em uma empresa são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o engajamento da equipe.

Saber se comunicar de forma eficaz é fundamental para qualquer profissional, independente da carreira ou área de atuação. Isso porque lidamos com diferentes pessoas o tempo todo, seja no ambiente de trabalho, entre os amigos ou em casa.

No ambiente corporativo, uma boa comunicação é importante para todas as atividades, tais como: colaborar com novas ideias e sugestões, propor melhorias, vender produtos ou serviços, conduzir reuniões, lidar com clientes, distribuir demandas, coordenar processos, entre outras coisas.

Saber se comunicar e se fazer entendido é essencial para alcançar bons resultados com as pessoas, para gerar engajamento, então aprenda, treine a se comunicar com a equipe:

Exercite sua comunicação

A melhor maneira de exercitar a sua comunicação é falando. Para algumas pessoas, se comunicar pode ser algo completamente tranquilo e natural, mas uma boa comunicação também pode ser desenvolvida.  Se você sente insegurança ou dificuldades em dialogar, é hora de colocar esta habilidade em prática por meio da prática. Procure ficar seguro na hora de contribuir com suas ideias ou defender seu ponto de vista. Fazendo isso, aos poucos você perceberá que estará fluindo melhor em cada apresentação ou conversa que tiver.

Evite os conflitos

É importante evitar os temíveis conflitos. Claro que algumas divergências de ideias sempre vão surgir, e elas são completamente naturais para o bom andamento dos processos, mas não deixe que as diferenças causem conflitos. Caso algum problema venha a acontecer, procure resolvê-lo imediatamente e da melhor forma possível. Converse com os envolvidos de forma madura e imparcial e, se isso não resolver, procure seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com estes incômodos.

Promova o trabalho em equipe

A colaboração é essencial dentro do ambiente corporativo. Isso porque ninguém trabalha sozinho, e seu trabalho sempre depende de seus colegas para ser bem-sucedido.  É importante lembrar que cada colaborador é de fundamental importância para o alcance de metas. Por isso, exercite sua comunicação com seus colegas, promova um ambiente propício ao trabalho em equipe e desenvolva novas ideias em conjunto. Muitas mentes pensam melhor que apenas uma.

Respeite as diferenças

No ambiente de trabalho, você tem que conviver com profissionais diferentes e que possuem criação e ideias distintas das suas. Utilize as diferenças como estratégia para seu próprio crescimento, sempre respeitando a todos. Converse com seus colegas, escute novas opiniões e aprenda com eles. Isto, com certeza, contribuirá muito para sua evolução.

Lembre-se que é preciso um trabalho diário e constante para tornar a corporação um local que seja benéfico, saudável que engaje e inspire o profissional. Tente! Vale a pena!

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

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Atualidade

FOOD SERVICE

Soluções das Indústrias e Fornecedores para Operadores Food Service

Por Diogenes Carvalho Lima

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As três frases a seguir são do Prof. Hau Lee de Stanford Global Supply Chain Management, e definem claramente a importância da Cadeia de Abastecimento, mostrando que não existe uma empresa ou um subsistema mais importante que o outro, são todos fundamentais para o sucesso do negócio. 

“O elo mais fraco da Cadeia de Abastecimento define a cadeia inteira.”

“Em vez de concorrência entre empresas, estamos numa época de concorrência entre as Cadeias de Abastecimento.”

“Relações mutuamente vantajosas são a chave do sucesso de uma Cadeia de Abastecimento.”

Eu concordo plenamente com as frases do Prof. Hau Lee e busco ter esse comportamento desde quando tomei conhecimento delas no início de 2.007.

Aprendi desde sempre que o processo de negociação deve ser colaborativo e deve fortalecer o relacionamento com os fornecedores, visando alcançar sempre uma maior Vantagem Competitiva.

A relação entre Fornecedor e Cliente deve potencializar a Cadeia de Abastecimento, visando o fortalecimento das Alianças Estratégicas, por meio de novos modelos de negócios, expandindo a oferta de produtos e de serviços, gerando soluções para todos os envolvidos.

Os desafios de se buscar soluções tem sempre pontos importantes para se considerar, são eles:

- Incerteza crescente de oferta e demanda;
- Mercados e Tecnologias são dinâmicos; e
- A quantidade de atores na Cadeia de Abastecimento.

Esses desafios podem gerar incertezas naturais, mas não devem paralisar as iniciativas, tais como:

- Agilidade para diminuir a incerteza;
- Permitir ser adaptável as circunstâncias; e
- Alinhar as diferenças de interesse de cada parte envolvida.

Após mais de 39 anos de carreira tenho para mim que existem 3 níveis de relacionamento entre Clientes e Fornecedores, a saber:

SÓCIO ESTRATÉGICO: é uma entidade que possui conhecimentos próprios e complementares aos da sua empresa e que são necessários para atingir um objetivo comum, compartilhando os riscos do negócio, essa relação pode se traduzir num contrato de exclusividade.

PARCEIRO: é aquele cuja determinada relação comercial é de relevância ao negócio da sua empresa, e normalmente, é formalizado num contrato de compra/venda preferencial.

COMPRA SPOT: trata-se da relação dinâmica simples de compra e venda.

Relações duradouras são o pilar do sucesso da Cadeia de Abastecimento, e por está razão as empresas devem determinar continuamente seus pontos fortes e fracos; As empresas compreendem suas necessidades e dificuldades para atender um determinado pedido, pois analisam as necessidades de seus Clientes versus sua capacidade de fornecimento, e as empresas buscam juntas a melhoria constante.

Para sermos bem práticos seguem importante questões que você deveria se perguntar a respeito de sua relação com seus Fornecedores:

1 - Você conhece a estratégia de seu parceiro?
2 - Você sabe quais são suas dificuldades?
3 - Você conhece os 10 mais importantes Fornecedores do seu parceiro?
4 - Você conhece os 10 mais importantes Clientes do seu parceiro?
5 - Você realmente sabe e entende o que ele pode oferecer?
6 - Você tem dado feedbacks aos seus parceiros?
7 - Como seu parceiro se sente quando vai a sua empresa?
8 - Você tem investido tempo para escutar o seu parceiro?
9 - Quanto ele sabe da estratégia de sua empresa?
10 - Quanto ele sabe das necessidades de seus Clientes?
11 - Que estímulos o parceiro tem recebido para fazer diferente e melhor?
12 - O tratamento que você dá ao seu parceiro privilegia a sinergia, o respeito e a atitude cooperativa?
13 - O seu parceiro vê a área de suprimentos como a porta de entrada em sua empresa?

Lembre-se competência e Inovação são eixos fundamentais para a evolução da relação comercial entre Clientes e Fornecedores. Pense nisso!

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Diogenes Carvalho Lima - 56 anos, casado, 2 filhas, 1º Tenente do Exército Brasileiro, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Didática do Ensino Superior, Especialista em Supply Chain Management e Governança Corporativa, com diversos cursos e estágios no Brasil e no Exterior. 39 anos de carreira. Sou Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, C-Level desde 1998, respondendo diretamente para CEOs das empresas que trabalhei. Possuo elevada capacidade de liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de talentos. Sólidos conhecimentos na Jornada do Cliente, atuando em Vendas, Operações, Compras e Marketing (Inteligência de Mercado e Relacionamento com Clientes) em empresas, nacionais e multinacionais, de serviços de alimentação, segurança e facilities. Atualmente sou Diretor Comercial, Marketing e Suprimentos da Novitá Refeições Empresariais. Sou mentor de Carreira e Negócios, Presidente do Conselho Deliberativo da Live University, Membro do Board Club, Professor da Board Academy, Embaixador LeaderX, Advisor VULPS e Representante do Conselho Regional de Administração – CRA-SP.

Informe Uniflavors

Praticidade e Sabor nas Sobremesas dos Restaurantes

Qualidade, Praticidade e Economia!

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A sobremesa pode ser considerada por muitos a estrela de uma refeição. É ela quem irá encerrar um ciclo dentro do restaurante e tem a missão de deixar o cliente sair com o sentimento de uma boa experiência.

Por outro lado os Restaurantes e Cozinhas Profissionais necessitam de praticidade, economia e muita qualidade nas suas preparações, nem sempre podendo contar com profissionais disponíveis só para esta preparação.

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Por isso a Uniflavors traz soluções em sobremesas com produtos práticos e rápidos de fazer. Um deles é o Curau, que pode ser utilizado como sobremesa original ou também em receitas de milho. É cremoso, contém flocos de milho, opções com ou sem leite e não contém conservantes.

Com rendimento de 50 porções de 100g a cada 1kg do curau sem leite e de 40 porções com leite. Uma boa sugestão é incrementar com coco ou canela. Contará aí com uma deliciosa sobremesa.

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As soluções Uniflavors elimina etapas de preparações permitindo maior tempo na finalização e acabamento do prato. Veja o Manjar, uma sobremesa onde se pode conseguir uma excelente apresentação e também é muito desejada pelos clientes.

O Manjar Uniflavors contém flocos de coco, opções com ou sem leite e não contém conservantes. Com rendimento de 50 porções de 100g a cada 1kg do manjar sem leite e de 40 porções do com leite. Ficará ótimo servido com calda de frutas, caramelo, chocolate ou outra calda da preferência dos seus clientes.

O usuário do seu restaurante terá uma ótima experiência sem exigir muito da sua equipe operacional com as Soluções Uniflavors.

Uniflavors fazendo a diferença!

Saiba mais em: www.uniflavors.com.br

Corporativo

Por que é Tão Importante Ter a Pessoa Certa na Função Certa

Por Barbara Ap. Pegorari

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Seria questionável trazer o conteúdo de pessoas certas em suas funções ideais sem falarmos de cognição e comportamento humano.

De onde então surgiu a ideia que teríamos uma pessoa com um determinado comportamento “chave” para desempenhar um papel de vendedor, de analista financeiro ou de gestor de um departamento? 

O livro As Emoções das Pessoas Normais, de Marston, nos traz explicações embasadas e plausíveis. William Martson, psicólogo e estudioso do comportamento humano com PhD em Psicologia pela Harvard University em 1928 lança o seu livro com a teoria hoje conhecida como DISC, objeto de muitos anos de estudos. Em 1948 essas teorias se transformaram em uma ferramenta de análise. 

O DISC é uma avaliação com a finalidade de identificar o perfil de uma pessoa. 

Explicando um pouco mais sobre essa valiosa ferramenta, entende-se como uma exteriorização do comportamento, ou seja, o que se torna visível, adaptado e de fácil percepção àquele que estuda sobre o assunto. 

As siglas são classificadas da seguinte forma: 

D: Dominante - pessoas com foco em resultado, são pessoas ágeis, objetivas e voltadas para tarefas. 

I: Influente - pessoas com foco em relacionamento, são pessoas de fácil integração, facilidade de comunicação e são voltadas para a equipe.

S: Estável - São pessoas que buscam por rotina, disciplina e estabilidade. Gostam de estar socializadas, inseridas em um grupo e evitam mal estar com outras pessoas. 

C: Cauteloso - São pessoas que buscam qualidade antes do resultado. São metódicas e calculistas. 

Quando é realizado um trabalho sobre o ambiente de trabalho, seus objetivos e comportamentos esperados, já na seleção e posterior recrutamento, o DISC é fundamental para adequação dos papeis, ou seja, a pessoa mais próxima do ideal esperada pela organização. A ferramenta também deve ser utilizada para uma gestão eficiente, onde o líder compreende, trabalha pontos fortes e distribui tarefas baseadas nas habilidades naturais que o relatório oferece. Conhece os desafios que o liderado pode enfrentar de acordo com o perfil e concomitantemente alinha-se a comunicação para que essa seja assertiva e contribua para a produtividade da empresa. 

As vantagens de ter um perfil alinhado à vaga, de acordo com as entregas e expectativas, são inúmeras para o sucesso de um negócio. Abaixo, destacam-se as mais impactantes.  

1. Produtividade 

O perfil adequado oferece sensação de pertencimento, com isso, atua diretamente no aspecto motivacional e de engajamento do colaborador. As tarefas são desafiadoras, porém, confortáveis e desejáveis suas execuções. 

2. Redução de turnover 

A rotatividade é um dos primeiros indicadores mensurados que são evidenciados as reduções após a implantação dos processos da ferramenta. 

3. Liderança Assertiva 

Distribuir um projeto onde o funcionário dominante ficará responsável pela inovação e delegação de tarefas, o cauteloso por escrever o projeto com riqueza de detalhes e identificar possíveis falhas, com absoluta certeza terá uma entrega com foco no resultado e na qualidade com sistema a prova de erros. 

O teste traz quais são os pontos característicos e marcantes do profissional: se ele é mais ou menos enérgico, se é alguém que se norteia por resultados, se é um profissional afeito a desafios e tantos outros parâmetros. 

O  DISC é considerado um dos mais completos testes psicológicos e atualmente é utilizado em todo o mundo. Por fim, usa-se a expressão “a pessoa certa no lugar certo” quando há sintonia entre o perfil e o cargo, ou seja, quando a pessoa possui as características comportamentais adequadas à função, quando age de acordo com sua natureza e, em conseqüência, desempenha suas tarefas com competência e prazer.

Todo esse conteúdo, além do valor para a organização, oferece autoconhecimento para o colaborador, que pode e deve transferir o conhecimento para sua vida pessoal, colocando a empresa em um verdadeiro papel de conexão, empatia e humanização.

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Barbara Ap. Pegorari - Formação - Nutrição - PUC - Campinas Pós Graduação - Comportamento Humano - CBI OF MIAMI EXCUTIVE COACH - Especialista em Desenvolvimento de Competências - SLAC Coaching Membro da União Europeia de Coaching MBA em Andamento - Gestão de Pessoas - USP - Experiência Refeições Coletivas - ESSENCIAL NUTRIÇÃO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Supervisão - PRM - Itajaí ADM Hospitalar em Caráter Licitatório - HOSPITAL E MATERNIDADE RUTH CARDOSO - Coordenação.

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Mercado

A História das Feiras e seu Papel Transformador para os Países

Por José Roberto Sevieri

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Esta atividade é uma das mais antigas da sociedade humana.

Os fenícios atravessavam o lago e montavam barracas para trocar com os povos do outro lado produtos agrícolas por suínos e galinhas.

Até hoje as feiras livres funcionam de forma parecida, com barracas vendendo desde cereais, passando por frutas, legumes e até proteína.

E a força das feiras pode mudar países.

Em 1900 durante uma grande feira o engenheiro Eifell montou uma torre de metal em Paris, para provar que era possível construir grandes estruturas com metal. O sucesso foi tão grande que deixou a torre de presente para a cidade, com o nome dele.

Pós 2ª guerra mundial a Alemanha sai arrasada, com velhos, mulheres e crianças e muito conhecimento em tecnologias de comunicação, aços especiais e automóveis resistentes. Como não tinham homens para atuarem como vendedores e nem eram bem aceitos no exterior, começaram então a montar as messes (feiras em alemão) municipais, apresentando às pessoas locais as tecnologias existentes na região, que depois se ampliaram com a visitação das regiões vizinhas, países vizinhos e hoje é o País líder das feiras no planeta. Reconstruíram este país com as feiras de negócios. Por isso que qualquer direção que se vá encontrará um pavilhão de feiras em qualquer raio de 50 quilômetros.

Madrid era uma cidade de passagem. Mesmo os brasileiros apenas desciam nesta cidade para trocar de aeronave para as outras europeias. Decidiram partir para as feiras, virando um dos principais destinos deste continente. Hoje é um dos principais destinos do mundo.

No Brasil Blumenau foi arrasada pelas enchentes de 1983 e 1984 e sem perspectivas tiveram a ideia de criar um evento chamado OKTOBERFEST, inspirada na festa alemã e apenas na primeira edição receberam mais de 100 mil participantes. Reconstruiram a cidade e mantiveram no calendário oficial esta fabulosa atividade.

O que não faltam são exemplos de sucesso envolvendo feiras.

São Paulo nos anos 60 recebeu a FENIT, que, nas mãos do valoroso Caio de Alcantara Machado, teve duas edições iniciais pavorosas, mas mesmo assim ele dizia que “ainda iria dar jacaré”. Uma expressão de sucesso da época. E deu. A terceira edição foi espetacular e ele ganhou um jacaré de madeira de presente de um dos expositores que lembrou daquela frase e foi o início de uma coleção de mais de 2.000 exemplares e uma infinidade de feiras. São Paulo se torna então a capital da indústria porque queriam ficar perto das feiras. Virou a história do ovo e da galinha, pois ninguém sabe quem veio primeiro, mas eu apostaria nas feiras.

E por fim, em um determinado momento da nossa história a indústria do automóvel não quis participar do SALÃO pelo fato politíco e as eleições da época, mas o promotor do certame foi buscar exemplares no exterior, lançou uma campanha VENHA VER CARROS DE VERDADE, um dos candidatos visitou a feira e disse que no Brasil só fabricavam carroças e eleito, dando assim a abertura das importações, gerando todas as transformações que conhecemos.

Precisaríamos de muito espaço para contar algumas das muitas histórias de desenvolvimento de países, de regiões, de setores e de empresas, mas aqui, neste pequeno texto se apresenta a grandiosidade de um setor que gera muita RENDA, EMPREGO e DESENVOLVIMENTO, com geração de impostos e políticas setoriais.

Evento é garantia de desenvolvimento, progresso, renda e emprego. A história nos mostra isto. Basta aceitar e agir

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José Roberto Sevieri - Técnico de segurança do trabalho, administrador de empresas, promotor de congressos, de feiras de negócios e Colunista MN da Marketing Nutricional

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Somos Green !

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Somos Green !

No ramo da alimentação existem muitos profissionais competentes trabalhando duro em cozinhas de hospitais, escolas, hotéis, indústrias, redes de fast food e varejo em geral. No entanto, sem ter com quem trocar ideias, muitos desses profissionais permanecem anônimos em suas mesas, esquecidos num canto e sem ninguém para ouvir suas histórias. 

Há uma outra parte desse mesmo conjunto, que se associa a programas como o Green Kitchen, descobre outros caminhos, tem apoio nas suas ações e divulgação dos seus resultados. Assim se faz a dinâmica de um grupo fechado de profissionais, de todas as partes do Brasil, que se atualizam e surpreendem em ideais renovados. 

Na simples divulgação de resultados já se valorizam os méritos e seus mágicos desdobramentos, com inspiração aos colegas e benefícios as suas empresas. As conquistas se acumulam, os resultados compensam de longe e o Green permanece de braços abertos a quem quiser vir e fazer sua história. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.

greenkitchen.com.br

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

7 Mudanças Aplicadas no Food Service que Mostram o Consumo Consciente

Por Rafael Duarte

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Nos últimos tempos a preocupação com saúde aumenta constantemente e ter uma vida e um ambiente mais saudável está cada mais vez mais importante, principalmente diante do cenário atual.

Cada vez mais, aumenta a procura por uma alimentação saudável e paralelo ao acesso à informação. Boa parte da população já possui conhecimentos básicos sobre conceitos sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Quem almeja comer bem e saudável em casa, consegue  facilmente ir a um supermercado para comprar aquele peixe fresco, folhas verdes, cereais integrais e legumes variados para garantir uma refeição bem balanceada, mas e quando levamos essa demanda saudável para ambientes externos, temos indicadores que demonstrem um consumo consciente no ambiente de Food Service?

Selecionamentos os 7 principais pontos, relacionados a estas mudanças:

1. O aumento exponencial de opções integrais, grelhadas, com mais opções de vegetais e temperos naturais é a primeira prova, que o Food Service sentiu essa demanda. Não podemos esquecer que até a maior rede de Fast Food adaptou por diversas vezes seu cardápio com opções mais saudáveis.

2. Visando sustentabilidade, grandes redes de Fast Food tiveram um aumento do consumo de alimentos de origem orgânica, vegetarianos e veganos, como forma de amenizar impactos gerados pelo consumo exagerado, cada vez mais a criação e a adaptação de empresas em prol de um consumo mais consciente ganha força no Brasil.

3. Redução de desperdícios é outra importante mudança e tem diversas esferas dentro de um ambiente Food Service, como por exemplo podemos citar desde melhor controle de estoque e vencimento de produtos até a produção exagerada dos alimentos. Com um bom controle de estoque x faturamento, o proprietário consegue reduzir desperdício de forma eficiente.

4. A entrada expressiva de embalagens que apresentam menor impacto ao meio ambiente também ganha força, seja desde a troca de um canudo de plástico por um biodegradável, até  as embalagens para transporte que tiveram uma maior demanda neste período de pandemia devido ao crescimento do delivery.

5. Menor consumo de alimentos processados, algo que, era muito forte no Food Service, como por exemplo um molho de tomate industrializado substituído por um molho caseiro, ou até mesmo um tempero processado com substâncias nocivas à saúde substituído por temperos naturais. Essa mudança tem efeito duplo, pois atua em menos embalagens e principalmente em promoção a saúde e qualidade de vida.

6. Treinamentos e capacitação de equipe também é peça chave dos indicadores de consumo consciente. Pois é simplesmente o que coloca todo o projeto bonito em prática. Por ser um tema relativamente novo nesta área, reforçar esses conceitos com a equipe é fundamental para que tudo funcione como o desejado. E por sua vez, esse colaborador ainda pode aplicar esses conceitos em sua própria casa, multiplicando assim os bons hábitos.

7. Implantação de boas práticas de manipulação é simplesmente o que mais vai de encontro com o momento em que vivemos. Seja na adaptação de layout, criação dos procedimentos padronizados, análise de produtos de limpeza e desinfecção utilizados em toda a cadeia de produção o controle de qualidade de tudo que é produzido.

Sabemos que o caminho ainda é longo e temos mudanças importantes a serem feitas, mas estamos no caminho. Se analisarmos a mudança dos últimos anos, certamente já representa um consumo cada vez mais consciente.

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Rafael Duarte - Nutricionista especializado em Nutrição clínica, Nutrição esportiva e consultor em qualidade de vida corporativa. Sócio-diretor da Nutricon Saúde. emfoco

Qualidade de Vida

CORTES SUÍNOS GANHAM ESPAÇO NO CARDÁPIO E NO DIA A DIA

Por Flávia Brunelli

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Com suculência e muito mais sabor, carne suína conquista novas receitas e novos cortes chegam ao mercado!

Leitão assado à pururuca, costelinha, linguiças, bacon e Prosciutto artesanal. A carne suína tem conquistado espaço, cada dia mais, na vida dos brasileiros, seja para refeições diárias, churrascos ou até mesmo em momentos especiais, como almoços de Páscoa, dia das mães e outras comemorações.

Com um sabor ímpar, saudável e com uma variedade em cortes, o consumo da carne de porco no país aumentou nos últimos cinco anos, ganhando não só a preferência dos brasileiros como também tornando-se estrelas em cardápios de renomados restaurantes.

Com sua notoriedade, novas receitas e cortes surgem pelas mãos de especialistas, como a empresária e chef Flávia Brunelli, que foi a pioneira no Brasil em cortes especiais e criou há 5 anos a empresa especializada em cortes suínos, a Del Veneto. "Sempre apaixonada pelo mundo da Gastronomia e cresceu vendo a família trabalhar na suinocultura. O avô, Umberto Brunelli, nasceu na Itália, e por lá tinha criação de suínos e produzia defumados e embutidos. Aos 20 anos, veio para o Brasil, formou família e fortaleceu no Brasil, a tradição familiar na criação de suínos".

A tradição de quatro gerações italianas fez com que a Del Veneto fosse a primeira empresa no Brasil a ser segmentada em cortes suínos nobres. Hoje a marca oferece mais de 50 tipos de cortes suínos, como Carré, Short Rack, T-bone, Ancho, American Steak,Prime Rib , joelho, Porchetta recheada, entre outros.

“Investimos na qualidade da carne e no aprimoramento genético da criação da raça Duroc, conhecida como o “Angus” suíno. Com um peso 35% maior do que os porcos produzidos nas fazendas do Brasil, a Duroc tem 2,5% de gordura intramuscular, contra 1,5% de outras raças o que garante ainda mais sabor a carne”.

Carne suína é saudável

Foi-se o tempo em que a carne de porco era vista como uma vilã da alimentação saudável e balanceada. Vale lembrar que ela tem alto teor de proteína, é rica em vitaminas e sais minerais, e pode ser consumida todos os dias.

“Hoje, a criação de suínos conta com desenvolvimento genético, com pesquisa nutricional, alimentação por grãos especiais, utilizando a tecnologia na produção de seus cortes”.

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Flavia Brunelli - Sócia fundadora da Del Veneto - Há 40 anos, a família possui uma criação de suínos no Vale do Paraíba, a empresa trabalha com uma linha diferenciada com novos usos para a carne suína, pioneira no Brasil em Cortes Especiais Suínos

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Marketing Nutricional

Economia

Economia

Qual o papel dos Empreendedores do Food para Diminuir a Desigualdade Social

Por Francisco assis

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A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

Ao buscar instituições dedicadas à questão racial ou de gênero, as empresas trazem para seu contexto a consciência de que, como instituições, podem fazer mais em nossa sociedade para reduzir desigualdades e ampliam sua capacidade de geração de oportunidades de maneira mais equitativa.

Educação, saúde e moradia de má qualidade são algumas das consequências de um país com grande desigualdade social. Afinal, quanto maior a diferença econômica entre as classes, piores serão as condições de vida das pessoas que estão na base da nossa estrutura social.

A desigualdade social e econômica no Brasil coloca o país entre os 10 mais desiguais do mundo, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE em 2020. Essa dura realidade afeta diretamente a relação de trabalho dos brasileiros.

Não só no Food, mas em qualquer segmento, empreender é olhar e aplicar formas de transformar positivamente a vida em sociedade. Muitas vezes, o segmento de Food, é a porta de entrada para o primeiro emprego. Eu como empreendedor, sempre tive essa preocupação. Em 2021, entrei como investidor anjo na Almaroma Inclusive.

A Almaroma (Alma + Aroma + Amor = Almaroma) nasceu em meados de 2017 já com esse propósito de estimular a diversidade e inclusão social no ambiente de trabalho, fomentando a melhoria na qualidade de vida das pessoas e famílias, estimulando as potencialidades de cada envolvido no projeto, e sobretudo respeitando as características de cada indivíduo. Para tanto, além de respeitar os critérios de empresa socialmente responsável, também está alinhada à Agenda ONU 2030, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o conceito ESG, equilibrando as dimensões governança, social e ambiental.

A empresa se preocupa com a criação de oportunidades de inclusão de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos com dificuldade de acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho. Com o conceito de franquia inclusiva, os pontos de venda inteligentes fomentam a inclusão com qualidade e respeito.

Segundo o IBGE, no Brasil pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, isso representa quase 25% da população (dados de 2019). Portadores de necessidades especiais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva.

As políticas públicas de acessibilidade, para pessoas com deficiência vem avançando ao longo dos anos. Mas o papel do setor privado é fundamental para que essas pessoas possam ter acesso a trabalho, renda, empreendedorismo, liberdade.

Além dos benefícios que já mencionei acima, os impactos sociais e positivos para o setor de Food Service em específico aqui neste caso da matéria:

- Geração de renda própria;
- Estimula o crescimento da economia local onde está inserido;
- Independência, inclusão e relacionamento

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Francisco Assis - Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela FASP, MBA em Controladoria pela Uninove, Especialização em Administração Financeira pelo Senac, carreira desenvolvida com foco em finanças e controladoria, como Controller, passou por empresas nacionais e multinacionais, atua a mais de 15 anos em finanças para food service, foi sócio de 4 restaurantes entre hamburgueria e restaurante de alimentação saudável, entre lojas de rua e loja de shopping, franquia e marca própria, foi sócio de distribuidora de açaí, atual sócio proprietário da Puraz – Produtos de Higiene, Limpeza & Descartáveis, investidor anjo da Almaroma Inclusive, consultor financeiro, proprietário da FFPlan Serviços e Planejamento Financeiro – Consultoria especializada em reestruturação, gestão financeira e BPO. Idealizador do treinamento "Do zero ao básico – Finanças para Iniciantes".

Hotelaria

Quais os impactos Econômicos para as Cidades e Estados?

Por Antônio Xavier Siqueira

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Estamos na era da transformação e das mudanças, é imaginária esta realidade em que o mundo está passando, uns países sofrem menos e outros sofrem mais, a causa?

isso já estava acontecendo antes da pandemia, isto devida a aceleração do mundo digital, e a pandemia surgiu apenas para frear "desacelerar" a turbulência que estava acontecendo, sem que o povo estava-se dando conta do que estava realmente acontecendo com as perdas de valores.

Alguém teve que pagar essa fatura, e quem teve que pagar chama-se economia e consequentemente o ser humano.

A Hotelaria\Turismo e Feiras e Eventos foram os mais que sofreram "afetados" com fechamento de hotéis, feiras e eventos cancelados, isso pelo período de 2 anos e atualmente gradativamente estamos recomeçando de forma cadenciada, e com mais segurança e respeitando os protocolos de segurança a saúde.

Atualmente a hotelaria business está se recuperando em sua taxa de ocupação, enquanto a hotelaria de entretimento já está alcançando acima de seus 60 % á 75% em suas taxas de ocupação.

Em relação Feiras e Eventos, não está muito diferente em sua recuperação comparando com a hotelaria, lembrado que muitas Feiras e Eventos estão ainda realizando os compromissos dos anos 2020\2022.

Acreditamos que para chegarmos a normalidade ante-pandemia deverá demorar mais uns 5 anos, chegar a normalidade de receitas e geração de empregos.

A retomada ao sucesso, todos os setores deverão fazer inovações, novos conceitos e trabalhos com parcerias entre; Governos, Entidades de Classe e Empresas Privadas.

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Antônio Xavier Siqueira - Presidente da ABRACHOR ACOHR Brasil - Associação e Academia Brasileira dos Compradores para Hospitalidades e Restaurantes, Professor, Palestrante e Consultor em Gestão de Compras e Logística aplicada a Hotelaria e Gastronomia

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Soluções

Quando Terceirizar não é a Solução?

Por Matheus Nogueira

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A Premium Essential Kitchen completará 11 anos em maio próximo desde sua nova gestão, inovando e crescendo no ramo de restaurantes corporativos. O cenário não poderia ser diferente com a nossa cadeia produtiva de compras e distribuição. Agindo na contramão da grande maioria das empresas concorrentes, que optam em terceirizar sua armazenagem e logística, a Premium investe em sua logística e armazenagem própria, mas por quê?

Primeiramente, vamos expor os pontos negativos para então ver os positivos e, assim, concluir a razão de não terceirizar esta cadeia.

Lembrando que outros fatores devem ser levados em consideração, como área de atuação da empresa, localidades, volume praticado, entre outros.

No caso da Premium, que atualmente atende quatro estados Brasileiros - sendo 80% dos seus clientes concentrados no estado de SP -, a logística própria se torna muito interessante.

Os pontos de desvantagem envolvem o tempo gasto em gestão de toda uma equipe própria, mão de obra, ativos como caminhões, centro de distribuição, porta paletes, cadeia fria, manutenções, e alguns outros quesitos que cabe à empresa mesmo gerir quando se opta em ter esta frente dentro de casa. Você deixa um pouco de atender a sua atividade principal que é o preparo de alimentos e restaurantes e começa a ter um foco em logística e armazenagem.

Mas qual vantagem é a empresa tem em ter todo esse trabalho? 

Flexibilidade de planejamento, montagem das rotas, alterações de pedidos, emergências, entre outros fatores, são o começo da percepção desta vantagem competitiva em ter a frente própria, além de ter o espaço exclusivo para uso, assim podemos alocar a equipe de P&D diretamente no CD para análise dos produtos comprados, testes e preparações de novos produtos e receitas.

E o principal, em tempos de inflação alta, principalmente em alimentos (nosso maior ativo) a regra é clara, o caixa é REI, o ganho financeiro é certo, se bem operado, vez que as empresas pagam em média de 8% a 12% da matéria prima armazenada e distribuída para a terceirizada. Hoje este mesmo custo para a Premium sai em torno da metade em relação ao valor gasto com a terceirização desta cadeia. 

Esta é uma grande estratégia para economia e eficiência do negócio, trazendo além destes uma vantagem competitiva. Mesmo demandando muito trabalho, o ganho na questão financeira e na eficiência para a operação acaba compensando o trabalho e gestão aplicada.

Mas porque então o mercado todo não faz isso? E porque você está abrindo neste texto o segredo?

O motivo é obvio, isto não é um segredo no nosso mercado há anos!

Como mencionado acima, são inúmeros fatores de analise para se concluir em ter ou não uma cadeia de logística e armazenagem própria. Além disso, muitas empresas não sabem como fazer, ou melhor, não querem fazer, pois este trabalho não é sua atividade chave. Então, terceiriza. Isso nas outras, aqui na Premium, não.

Como diz o nosso lema: na dúvida? Faça!!!

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Matheus Nogueira - Diretor de Supply Chain da Premium Essential Kitchen

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Seção Marketing

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Marketing

Produtos

P&D de Qualidade: Contribuições na Indústria para Acelerar o Desenvolvimento de Produtos Alimentícios

Por Camila Volpato Cintra

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Desenvolver produtos não é uma arte tão simples, envolve vários setores da cadeia, cada um com sua especialidade para que o resultado final seja o sucesso esperado. Como a parte de projetos - onde tudo começa, a equipe comercial - que "compra" a ideia e se envolve para que o produto seja lançado e tenha vendas expressivas, a equipe da logística - que entrega no prazo estipulado, entre outros. Isso tudo, para que todo empenho e dedicação dos setores envolvidos, após alguns meses do lançamento, não sejam o gatilho de desmotivação da equipe como um projeto falho. Motivação e empenho são de extrema importância para "nascer" um produto, inclusive, quando esse produto é relacionado à inovação tecnológica é praticamente como a criação de um filho, que você precisa cuidar desde os primeiros passos e ensiná-lo a caminhar sozinho.

Com a tecnologia e a vida cada dia mais corrida, é necessário entender com profundidade o comportamento do seu público alvo, para que seja desenvolvido um produto que atenda às expectativas do consumidor, seja ele um produto para ponto de venda ou para as redes de food service.

Atualmente há inúmeras pesquisas sobre como superar todas as expectativas do consumidor ao comprar um produto, o que se tornou o grande desafio da equipe de pesquisa e desenvolvimento. E não é apenas a expectativas do público final, mas também da indústria, principalmente em relação à rentabilidade, rendimento de processos e também da equipe chão de fábrica, pelo fato de gostarem de fazer parte desse processo. Um exemplo interessante; há alguns meses fui conhecer uma empresa de pratos prontos e quando cheguei na linha de produção, perguntei sobre o produto e uma colaboradora me disse o seguinte: é um sabor maravilhoso. Essa frase descreve tudo citado a cima, ou seja, engajamento das pessoas é a maior contribuição para o projeto de um produto ser um grande sucesso em chão de fábrica.

Desenvolvimento de produto e engajamento são as chaves principais para que a empresa tenha bons resultados, sejam eles de produção (rentabilidade) ou comercial (queridinho de vendas). Nesses 16 anos dentro da indústria de alimentos, aprendi que a maior contribuição é conhecer pessoas, com isso você tem excelentes resultados de inícios de projetos, rendimentos e vendas. Devemos envolver todos os elos da cadeia, desde suprimentos, produção, marketing, comercial, entre outros, e fazer com que todos se sintam parte importante daquele desenvolvimento.

Cada tipo de produto tem seu tempo de desenvolvimento, e é de extrema importância respeitar cada fase do projeto, pois no início, muitas vezes, não conseguimos determinar alguns gaps e, pulando etapas, o resultado não terá êxito. Em resumo, acelerar processos nem sempre pode dar bons resultados e, como citado, engajamento de equipe em cumprir prazos e realização de testes são as chaves principais para um produto com custo, qualidade e estabilidade (shelf life). Outro fator bem interessante é conhecermos o processo de ponto a ponto, pois assim, conseguimos prever os gargalos, os gaps, e já elaborarmos ações preventivas para a eliminação de falhas e atrasos.

Nos dias atuais, com tantas informações erradas circulando nas redes sociais, é um enorme desafio liderar um projeto na área de alimentos. São necessários estudos, conhecimentos, assuntos regulatórios, muitas rodadas de brainstorm, levantamentos de custos, máquinas e vários outros, porém, o que não te desafia, não te engaja.

Em resumo, engajamento e conhecimento de toda a cadeia são os fatores principais de um projeto de sucesso, onde serão cumpridas todas as etapas de desenvolvimento e possivelmente acelerar o start da linha de produção e consecutivamente o lançamento do produto junto ao cliente. E, para o final, mas não menos importante, após a conclusão do projeto ele deve ser comemorado com todos que participaram desse ciclo, pois não se esqueça: O SUCESSO DE UM PROJETO VEM DO ENGAJAMENTO DA EQUIPE.

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Camila Volpato Cintra - Atualmente é Coordenadora Corporativa de P&D na Frigol - SA. Experiências em grandes companhias na área de alimentos de origem animal. Possui MBA em Gestão Industrial pela FGV - Campinas e Pós-Graduação em Assuntos Regulatórios. Auditora e palestrante em diversos protocolos de segurança de alimentos (BRC, Globalgap, ISO)

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Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

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Marketing

8 Pontos que podem tornar um Restaurante em uma Marca de Excelência

Por Alexandre Silva Rosa

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1) Identidade da Marca:

Definição da proposta, o diferencial que pode proporcionar, a personalidade do restaurante e a criação de confiança - fazer com que o cliente confie em uma marca e acredite na mensagem por trás de seus produtos. O consumidor deve conseguir identificar e relacionar um tipo de letra, sinal, cor, ou até mesmo uma ideia, com o restaurante. Para que isso ocorra é necessário que os profissionais de criação busquem essas identificações que melhor relacionam ao tipo de produto e serviço oferecido pela empresa. É muito importante também a definição do Público Alvo que o restaurante quer atingir. Proporcionar uma experiência memorável para o seu público-alvo e reforçar o posicionamento da marca no mercado, ganhando em competitividade e fidelizando a clientela.

2) Qualidade de Atendimento:

Treinamento constante da equipe com cordialidade, sempre com um sorriso no rosto é a base para um atendimento de qualidade. A competência profissional, o entusiasmo, a polidez, a rapidez e a simpatia de quem atende, e, principalmente o foco em processos e procedimentos muito bem elaborados, atrelados com tecnologia de ponta para um ganho de eficiência e velocidade com qualidade

3) Ambiente agradável:

A temperatura é essencial; a arquitetura e a decoração em harmonia com a proposta do restaurante; mas nada mais importante que a limpeza e organização do restaurante - para ser uma marca de excelência estes itens são primordiais. A força das sensações e a força das emoções estão em destaque, o marketing experimental explora as experiências dos clientes, em vários sentidos: emocionais, sensoriais, comportamentais e racionais. O restaurante precisa estimular situações que proporcionem emoções além das habituais, gerando sensação de bem-estar e de prazer, pois estas estão se tornando mais importantes que o preço.

4) Qualidade do Produto:

Nos dias de hoje não basta fazer mais do mesmo e/ou ter um restaurante bonito e com um ótimo atendimento - a comida deve ser excelente.

A qualidade do produto final é a consequência e resultado de todo um processo.

Além de ter uma excelente matéria prima para a elaboração dos pratos, a conveniência e a rapidez de entrega do prato ao cliente é fundamental. Definir projetos com diminuição de tempo na elaboração, fabricação e entrega dos produtos, sem abrir mão da qualidade, com investimento em novas tecnologias. Tudo isto com o propósito de superar as expectativas do cliente. Mas de nada adianta ter os melhores equipamentos se não houver pessoas aptas a usá-los, portanto para que exista um melhor aproveitamento destes a fim de se obter resultados satisfatórios, volto a falar sobre o investimento na qualidade do treinamento dos colaboradores.

5) Localização:

A localização do restaurante é tão importante quanto uma excelente comida e serviço. Se já tem em mente um determinado local para o restaurante, não fique muito apegado à ele até saber se ele possui todos os requisitos para um restaurante de sucesso.

Acessibilidade, Visibilidade, Volume Populacional, Estacionamento, Viabilidade e Concorrência.

O fator sucesso para seu restaurante tem muito a ver com a localização do mesmo. Tenha certeza absoluta antes de assinar um contrato de arrendamento ou comprar uma propriedade.

6) Valor:

Diferente do preço, o valor não se baseia em dados numéricos, mas sim em aspectos subjetivos do consumidor. O valor se refere ao quanto um produto atende as necessidades do cliente e os benefícios que o mesmo percebe na mercadoria em comparação ao investimento que ele vai realizar no momento da compra. 

Sendo assim, é importante você se perguntar que benefícios o cliente vê em seus produtos e quanto ele está disposto a pagar o que você cobra.

7) Visibilidade:

Diferente da visibilidade referente à localização, esse ponto se refere à visibilidade da Marca. É importante conhecer muito bem o seu cliente antes de realizar qualquer tipo de ação, seja as relacionadas às vendas ou ao marketing. Afinal, é preciso que todas as estratégias nessas duas áreas sejam direcionadas e falem na mesma língua que a clientela. Deve-se utilizar ferramentas de CRM, marketing de conteúdo e marketing digital.

A essência da marca não pode ser promocional. Deve-se procurar o local do seu público-alvo, o contexto carece ser sempre trabalhado, ou seja, atualizado. A marca, quando é sólida, torna-se visível. Divulgar, diferenciar, promover, propagar, fazer ser respeitada e admirada faz parte de todo um processo de visibilidade da marca. 

8) Gestão:

Fazer a gestão nos restaurantes não é apenas garantir que os clientes consigam comer uma boa comida e que os pratos sejam bem servidos. Ela vai muito além, e engloba todos os aspectos e áreas do restaurante. Deve-se ter muito cuidado com os orçamentos; ter um bom controle da gestão financeira do negócio; matérias primas de ótima qualidade e o cuidado no recebimento de mercadorias; gerenciar muito bem os estoques atentando-se no prazo de validade dos insumos; cuidar efetivamente da organização e limpeza do restaurante; ouvir o que seu cliente tem a dizer; garantir o treinamento de toda a equipe; garantir a satisfação não só do cliente mas de todos os colaboradores.

A gestão de um restaurante que quer se consagrar sendo uma marca de excelência, é cada vez mais, uma questão de bom senso e de abertura relativamente às novas tendências. O segredo consiste em prestar atenção ao que o Food Service procura, ao que lhe dá prazer, ao que o surpreende, lhe dar atenção e propor a ele produtos com o maior diferencial possível. Se acrescentarmos ainda uma pitada de criatividade e inovação, obteremos o prato perfeito para ter sucesso.

Todos esses pontos, se bem executados, estão diretamente ligados ao objetivo principal para que um restaurante se torne uma marca de Excelência no Food Service, que é proporcionar a melhor experiência para o cliente encantando-o.

Um ótimo trabalho a todos.

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Alexandre Silva Rosa - Formado em administração de empresas com sólida experiência em Franquias - Gestão Operacional, Comercial, de Qualidade, processos e procedimentos. Atualmente é o Head de Franquias da GoNext Governança & Sucessão. Em experiências anteriores, teve sua trajetória em grandes empresas como a BR Distribuidora - atuando na gestão das franquias BR Mania e Lubrax+(Petrobrás); o Grupo Madero - atuando na área de qualidade; a Holding de franquias SMZTO - atuando na gerência de operações; e até uma experiência internacional na Subway Argentina - desenvolvendo a expansão do território sul da Argentina e atuando com consultorias. É um profissional com forte inteligência emocional, engajado, organizado, pró-ativo, hands-on e com foco em resultados concretos

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2023

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2023 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Quer saber mais!contato

Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

Gastronomia Hospitalar - Como transformar a Prescrição Médica em um Cardápio Bem Apresentado e Saboroso para o Paciente?

Por Ariane Nadólskis Severine

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O Serviço de Nutrição abrange do processo de admissão à alta do paciente no que se refere à assistência nutricional e no que se refere à produção da refeição, planejamento e distribuição dos habituais cinco refeições servidas. Trabalha como uma engrenagem e qualquer falha ou alteração no processo desencadeia o descompasso gerando atrasos, desperdícios e retrabalhos.

Além da administração das diferentes áreas no Serviço de Alimentação, temos o desafio de eliminar o “estigma” de comida de hospital. É sabido que quanto maior o tempo internação, menor a satisfação em relação à dieta. Stanga et al (2003)

As restrições são muitas na dietoterapia envolvendo consistência e macro e micronutrientes como gorduras, proteínas, carboidratos, sódio, potássio entre outras. Essas restrições ainda podem se somar, dificultando ainda mais o resultado final da preparação.

A gastronomia hospitalar agrega conceitos simples de preparo e apresentação para que possamos entregar uma alimentação saborosa, bem apresentada e adequada em relação aos nutrientes e composição, atendendo as particularidades do plano dietoterápico para cada paciente.

Na elaboração do cardápio temos muitos pontos a serem considerados:

- Padrão de cardápio

- Disponibilidade de produtos

- Padronização de materiais e utensílios

- Estrutura de produção (física e tecnológica)

- Público alvo (adulto, criança)

Qual o fluxo da informação da prescrição à bandeja?

A prescrição médica direciona o planejamento dietoterápico que é realizado pelo profissional nutricionista a partir da visita inicial.

O sucesso da adesão do paciente à sua dieta está na integração dos princípios gastronômicos e dietoterápicos aliados aos hábitos alimentares, compreensão da dietoretapia, tratamento e necessidades contempladas e Intolerâncias e aversões consideradas.

Percebemos que a disponibilização do cardápio de opção, empoderando o paciente no processo de decisão da sua alimentação, contribui para a adesão e a melhor aceitação.

Dieta sim, penitência, NÃO!

Alimentação como estratégia contribui para o alívio da dor atenuando o sofrimento do estado da doença.

O conceito do “Comfort Food”, comida caseira, com sabor de casa e temperada de histórias e saudades é a tendência nos hospitais para o acolhimento do paciente e melhora na aceitação do plano alimentar.

Comida que desperta a memória afetiva: a canja da minha mãe, o bolinho de chuva da vovó, as rabanadas do natal ...

A gastronomia é um dos principais agregadores da sociedade, pois o comer sempre está relacionado com acontecimentos da vida das pessoas que ampliam os laços de amizade ou espírito de convivência. 

O desafio diário do Serviço de Nutrição é aliar a gastronomia à hotelaria e à dietoterapia, fazendo com que o usuário se sinta cada vez mais cliente e menos paciente.

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Ariane Nadólskis Severine
Gerência Serviços de Alimentação Hospital Sírio-Libanês
Nutricionista graduada pela Universidade São Camilo
Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP
Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN
Especialista em atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

O Papel da Indústria para Garantir o Alimento Seguro em Restaurantes

Por Natalia Miyaguchi Primo

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Antes de falar sobre o papel da indústria na garantia do alimento seguro ao cliente final, mais especificamente em restaurantes, precisamos entender o que significa o termo segurança de alimentos. Ela está relacionada a uma série de ações de controle no caminho que o alimento percorre até chegar até a mesa do cliente, com a função de fazer com que os alimentos sejam saudáveis, livres da presença de contaminantes químicos (Ex: resíduos de agrotóxicos), contaminantes biológicos (Ex: bactérias) e contaminantes físicos (Ex: insetos, pedaços de equipamentos), visando não causar dano algum para a saúde ou integridade do consumidor final.

As pessoas estão cada vez mais conscientes e entendem que a falta de cuidados com a segurança dos alimentos coloca em risco a sua saúde e diminui a competitividade do estabelecimento comercial. Se há alguns anos era raro encontrar alguém que lesse os rótulos dos produtos ou se preocupasse com a higiene dos restaurantes e qualidade dos alimentos que o mesmo oferece, hoje, a maioria das pessoas tomam a decisão de consumo com base nesse critério.Assim, a indústria, como parte do caminho que o alimento percorre até o cliente final tem papel fundamental. Uma das maiores tendências entre as indústrias alimentícias é atuar com transparência, pois seus clientes (nesse caso, os restaurantes) sentem mais confiança em marcas que mostram como as suas indústrias funcionam. Isso fortalece o vínculo fornecedor e cliente.

Uma matéria-prima de qualidade e sem contaminantes é a etapa inicial para qualquer estabelecimento comercial na busca para melhorar o produto final. Nessa etapa, a escolha dos fornecedores e prioridade na qualificação dos mesmos precisam comtemplar esses fatores além do preço justo e regularidade nas entregas. O processo de auditoria e desenvolvimento de fornecedores é o mais indicado para garantir a qualidade e segurança do alimento matéria-prima em restaurantes. A auditoria de fornecedores consiste em uma visita de inspeção realizada por um técnico, permitindo que a rede de restaurante demonstre quais critérios são importantes para ela. O fornecedor, ao executar os planos de ação diante de não conformidades, se desenvolve para permitir que tenha mais garantia da sua permanência e competitividade no mercado.

Em casos de ocorrências de surto alimentar em um restaurante, a rastreabilidade do produto é uma ferramenta que permite identificar rapidamente o que aconteceu com um determinado lote de alimento, qual origem (fornecedor e data de produção), possibilitando o dono do restaurante identificar a origem do problema e assim criar um plano de ação junto ao fornecedor. A rastreabilidade é o caminho inverso que é feito através da cadeia produtiva, referida na RDC 24/2015 da ANVISA. Porém, embora o recall seja importante e represente o comprometimento do fornecedor pelo consumidor, o ideal é que qualquer tipo de falha seja prevenido pelo controle de qualidade.

Governo, produtores, empreendedores e varejistas passaram a adotar medidas para garantir a tão desejada segurança dos alimentos. Programas que gerenciam a qualidade e a segurança de alimentos surgiram e têm sido constantemente atualizados em todo país e no mundo. O Manual de Boas Práticas de Manipulação é um documento obrigatório que todo estabelecimento deve possuir, conforme RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, e que descreve todos os procedimentos e formas de controle que devem ser seguidos nos estabelecimentos comerciais para garantir a segurança dos alimentos ao cliente final.

O Programa de Alimentos Seguros (PAS) regulamenta procedimentos e informa acerca de ações que garantem a segurança da produção. O objetivo do PAS é garantir a produção de alimentos que sejam seguros e não ofereçam risco para a saúde dos consumidores e também visa a satisfação dos consumidores e clientes, e temos um segmento do PAS voltado exclusivamente a indústria. Os principais órgãos e normas que visam garantir a segurança em todos os processos da indústria e de restaurantes são:

MAPA - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o maior órgão nacional fiscalizador da indústria alimentar.

Anvisa - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão federal que busca garantir a saúde do consumidor por meio do controle sanitário através da fiscalização de produtores, até bares, restaurantes e estabelecimentos de venda de alimentos. A Vigilância sanitária (estadual e municipal) complementam o trabalho federal e auxiliam na prevenção de riscos à saúde.

APPCC - A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é uma norma que estabelece regras de controle sobre todas as etapas da produção da indústria alimentar.

ISO 22000 - É uma das principais normas do mundo, que estabelece regras direcionadas a cada parte dos processos produtivos, seja para produtores de alimentos, insumos, matéria-prima, embalagens, produtos de limpeza ou máquinas.

Além de cumprir com uma série de normas e órgãos, boas práticas de segurança e qualidade devem ser adotadas pela indústria, como: garantir o controle de qualidade; automatizar a maior parte possível de processos; integrar e auditar processos; certificar a empresa; realizar o procedimento operacional padrão (POP); definir pontos críticos de controle (PCCs); estabelecer indicadores de desempenho; acompanhar resultados; obter feedback, treinar e acompanhar equipes; investir em pesquisa e desenvolvimento; aprimorar processos e melhoria de resultados e investir em colaboradores qualificados e manter equipamentos de acordo com leis e normas da categoria.

É imprescindível entender o papel de cada parte dos processos industriais e o que deve ser cumprido para garantir serviços e produtos seguros. Variações de temperatura, manipulação incorreta e rompimentos de embalagens são alguns dos principais obstáculos que a indústria enfrenta. Uma falha de segurança alimentar pode levar milhares de pessoas ao risco de morte por uma contaminação em massa, o que chamamos de DTA (doença transmitida por alimentos). Diante de todos os riscos que a indústria alimentar vive em seus processos, seu papel é criar, manter e atualizar controles de qualidade que os eliminem ou ao menos diminuam. As legislações vigentes reforçam a responsabilidade do estabelecimento em treinar seus funcionários quanto aos procedimentos operacionais de boas práticas de fabricação. Os colaboradores devem desenvolver a cultura da segurança com apoio total dos líderes e diretores da empresa.

Através das especificações e detalhamento das ações que a indústria deve seguir para garantir a qualidade, percebe-se como a mesma tem papel inicial e fundamental na garantia da qualidade das preparações diversas oferecidas pelos restaurantes. Através do fornecimento da matéria prima de qualidade, o restaurante consegue mais facilmente seguir o restante do fluxo da cadeira produtiva com segurança e assim, garantir a qualidade do produto final.

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Natalia Miyaguchi Primo - Formada em Nutrição - Universidade Federal da Bahia - Swift - Gerente distrital de vendas - janeiro 2021 - atual. 14 Bis & Lucca Pizzarias - Consultoria em Nutrição e Liderança. Hospital Vitória - cafeteria  - Assessoria em Nutrição. Cacau Show - Coordenadora comercial.

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

 

BACALHAU À MODA DO CHEFE

Posta de bacalhau cozida em baixa temperatura ao forno, com farofa de pão. Coberto com molho de alcaparra, azeite, tomate cereja cebola e camarão. Acompanha arroz com castanha de caju e brócolis.

Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento da porção: 01
Categoria: Prato principal

Por Chef Matias Alves


descrição da imagem

 

Ingredientes

 

✔ BACALHAU EM POSTA

Gramas

250

✔ AZEITE DE OLIVA

Colheres

04

✔ CAMARÃO

Gramas

150

✔ BRÓCOLIS

Mc

1/4

✔ TOMILHO

Colher

½

✔ ALCAPARRAS

Gramas

01

✔ CEBOLA MEIA LUA

Unidade

01

✔ FARINHA DE PÃO

Xícara

01

✔ PERMESÃO RALADO

Colheres (sopa)

02

✔ CASTANHA DE CAJU (Triturada)

Colher (Sopa)

01

✔ ARROZ

Gramas

70

✔ TOMATE CEREJA

Unidades

05

 

Modo de preparo:

Dessalgue o bacalhau um dia antes.

Leve a posta de bacalhau em uma travessa, com azeite os tomates e as ervas. Deixe cozinhado por 15 minutos, em forno a 180C, retire do forno e deixe esfriar. Reserve.

Empane o bacalhau na farinha de pão com parmesão e leve ao forno por 15 minutos até a farofa dourar.

Em uma frigideira, coloque o azeite que sobrou do cozimento do bacalhau, junte a cebola, deixe dourar, coloque as alcaparras, os camarões e o tomate. Deixe por mais três minutos no fogo com os ingredientes para agregar sabor.

Modo de preparar o arroz

Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga, saltear a castanha, coloque os brócolis picado e o arroz cozido, misture bem.  Finalize com crispy de alho poro.

Chef Matias Alves,
FORMAÇÃO • Ensino médio completo • Formado em gastronomia pela Faculdade (Famesp) de São Paulo • Cursos profissionalizantes Escola Hoteleira de São Paulo • Curso de informática pela Microlins

E-mail: Chefedecozinha62@gmail.com
YouTube: Vem cozinhar com chefe Matias
Redes sociais: Matias Chefe Matias
LinkedIn: chef-matias-alves

Rocambole de Laranja

Por Chef Valderi Gomes


descrição da imagem

 

Rendimento: 12 pessoas

 

Ingredientes

 

✔ 13 ovos
✔ 800 g de açúcar
✔ 45 gotas de essência de laranja
✔ 200 ml de suco de laranja
✔ 1 colher de raspa de laranja

 

Modo de preparo

 

Junte tudo e bata até ficar uma mistura cremosa. Unte uma forma e despeje o creme. Leve ao forno e deixe de 15 a 20 minutos. Quando o creme se tornar uma massa úmida e consistente retire do forno e despeje em uma tábua. Polvilhe com açúcar granulado e enrole. Sirva em tempera- tura ambiente.

 

DICA

Rale a casca de uma laranja, bem fina, sem
pegar a parte branca da fruta, e use para decorar o prato.

 

Receita Publicada no Livro - 100 melhores Receitas de Restaurantes

Chef Valderi Gomes,
Receita Restaurante - A Bela Sintra

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