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Entrevista - André Rezende CEO Prática

Negócios e Expansão: Trajetória André Rezende e Prática no Mercado de Cozinhas Profissionais

Com André Rezende - CEO Prática

MN: Como a empresa nasceu?

André Rezende: Originalmente a Prática fabricava estantes de aço, uma comodity sem muito valor agregado. Ocorre que em nossa família fomos proprietários de uma panificadora por um certo período e naquela época os custos de energia provocados pelos fornos elétricos tradicionais eram muito grandes, comparáveis à folha de pagamento e outras despesas de primeira grandeza do negócio. Enxergamos então a possibilidade de desenvolver equipamentos mais eficientes e até hoje estamos no mesmo caminho.

MN: O que motivou e motiva o Desenvolvimento da Prática no Setor Food Service que é muito competitivo?

Filial Prática em São Paulo

André Rezende: O centro da nossa estratégia é proximidade ao cliente e isto se desdobrou na criação de processos de apoio ao cliente e uma rede de serviços que nos diferencia. Sabemos que ninguém faz nada sozinho e ao longo dos anos fomos capazes de criar uma rede de parceiros com os quais compartilhamos o nosso sucesso e que nos permite dar um atendimento especial aos nossos clientes.

MN: Quais as principais Inovações que a empresa trouxe para o Mercado Food Service desde a sua criação?

André Rezende: Fomos a primeira empresa a fabricar fornos combinados com a tecnologia boilerless no país e isso permitiu que os benefícios deste tipo de equipamento ficassem disponíveis a um universo de clientes muito maior. A partir da aquisição da marca Klimaquip de ultra congeladores pudemos oferecer ao mercado o Sistema Pronto, nossa versão própria do COOK & CHILL. Somos a única empresa do hemisfério sul que fabrica Speed Ovens, uma tendencia que se afirma cada vez mais.

MN: Atualmente, a Prática está em mais de 40 países, de que forma deu o trabalho para alcançar os novos mercados?

André Rezende: A expansão internacional se deu a partir de uma visão de futuro e um desafio que nós mesmos nos propusemos. Além de nossas filiais no Chile e nos Estados Unidos, hoje contamos com uma rede de parceiros distribuidores mundo afora aos quais procuramos servir de forma a capacitá-los a aplicar em seus respectivos mercados a mesma atenção aos clientes finais que nos diferencia aqui no Brasil.

MN: Quais os principais pontos fortes do produto nacional da Prática para ser competitiva com outros produtos?

André Rezende: Somos verdadeiramente focados em nossos clientes e tudo que oferecemos está ligado diretamente a ajudá-los a preparar comida de qualidade e sem desperdícios. Falo de desperdício de energia, espaço, água, mão de obra e comida. Dispomos de um time de P&D com mais de 60 profissionais e estabelecemos parcerias com centros universitários e de pesquisa de primeira linha. Oferecemos mais de 120 diferentes produtos ao mercado e cada um deles foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a operação de nossos clientes

MN: No mercado interno, você pode nos dizer dois principais Cases de Clientes compradores do Produto Prática?

André Rezende: Temos mais de 40 mil clientes entre gigantes do varejo, redes de lojas de conveniência, concessionárias de alimentos e também restaurantes independentes e padarias de bairro. Todos são importantes para nós e trabalhamos para que cada um deles seja um caso de sucesso.

MN: A Prática participa das principais Feiras do Mercado Food Service, o que os técnicos e os profissionais do comercial enxergam sobre a demanda e o crescimento do mercado?

André Rezende: Apesar dos altos e baixos provocados por uma quantidade enorme de fatores entendemos que o setor de food service no Brasil e no mundo continuará com seu vetor de crescimento importante. Muitas tendencias reforçam esta visão, como o crescimento da renda da população, a dificuldade na mobilidade urbana, o crescimento das cidades médias, o turismo em todas as suas formas, a busca  de indulgências, a indisponibilidade de serviçais domésticos, a mudança do papel da mulher na sociedade... enfim, cada vez mais a comida será preparada fora de casa.

MN: A sua formação Profissional e não empreendedora já estava ligada a esse setor?

André Rezende: Sou engenheiro de produção por formação e meu primeiro emprego foi na indústria de material bélico. A principal inspiração para o empreendedorismo foi fornecida para mim e para o Luiz Eduardo, meu irmão e sócio veio do meu pai, um empreendedor nato, sempre visionário.

MN: Tendo o ESG a origem em outros setores mas, atualmente, as empresas do Food Service buscam implantá-lo em seus negócios. Como a Prática vê e busca também fazer a implantação na empresa?

André Rezende: O ESG está presente na ação da Prática muito antes de ser criada a sigla. Já em 2003 se pode ver em nossa apostila de planejamento anual um capítulo sobre responsabilidade social, mencionando p plantio de árvores e o apoio a empreendedores sociais de nossa região. Ainda hoje aplicamos parte de nossos lucros em iniciativas de cunho social e promovemos o voluntariado junto à nossa equipe. Na nossa operação excedemos o que exigido pelas leis ambientais mas é através de nossos produtos colocados no mercado é que provocamos o impacto mais positivo no planeta – os ambientes a que servimos, os operadores de food service, caminham para ser responsáveis por metade do consumo de alimentos no mundo. Em toda a cadeia da alimentação, desde as plantações e pastos até a comida no prato há uma quantidade enorme de desperdícios e se ajudamos a controlar as perdas no final da cadeia, isso ecoa e vais até os campos, ajudando a preservar o planeta para as futuras gerações e para as outras espécies que habitam o planeta.

MN: Hoje, a Prática é reconhecida pela Eficiência dos seus Produtos. Como a sua visão e liderança somam a este fator extremamente positivo e produtivo?

André Rezende: Nosso papel como líderes é fazer com que o propósito da companhia, sua visão de futuro e seus valores sejam os verdadeiros guias para a equipe como um todo.

 

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