blog

 

Entrevista - Camila Podete

Trajetória, Experiência e Visão no Setor de A&B Prática e Técnica

 

Camila Podete - Gerente Operacional de Restaurantes/Gestora de A&B em hotéis e alta gastronomia /Gestão de Eventos Corporativos em A&B/ Nutricionista especialista em restaurantes.

 

MN: Como você ingressou ou optou a trabalhar no segmento de A&B?

Camila Podete: Sempre fui apaixonada por comida e me encanta todo o seu processo até chegar na finalização do prato. Desta forma, fui conhecer mais sobre tudo isto eu fiz minha graduação em Nutrição para entender a alquimia dos alimentos e suas funções no corpo e como a sua essência podem transformar as nossas sensações, experiências em momentos inesquecíveis na nossa vida.

Depois eu fui conhecer a parte prática do coração da cozinha e fiz MBA em Gastronomia, foi onde eu entendi todos os processos operacionais, financeiros, avaliação de Kpis e gestão de pessoas. Nesse momento eu me vi liderando 6 cozinhas escolares que foram crescendo para os restaurantes renomados como TGI Fridays, Pobre Juan, Capim Santo e Preto Cozinha e a grande rede de hotelaria Transamerica Hospitality Group.

MN: Quais as diferenças que você vê nos setores de A&B dos Hotéis e Restaurantes?

Camila Podete:  O Setor de A&B está crescendo e se profissionalizando a cada dia e esse setor está buscando mais as qualificações técnicas, processos operacionais, controle de qualidades e excelência em atendimento e hospitalidade. Na rede hoteleira, temos que seguir padrões mais exigentes de serviço, tanto na entrega dos pratos como no atendimento dos hóspedes e temos vários tipos de serviços como (room service, piano bar, restaurante principal, grab & go, café da manhã e eventos corporativos). Os hotéis trabalham com algumas bandeiras e esses serviços são diferenciados quanto aos itens servidos há forma de como são servidos, desta forma, temos uma equipe maior de colaboradores e turnos de operação. Nos restaurantes trabalhamos mais focados na operação da cozinha, preparo dos alimentos, compras e no atendimento dos clientes, são montadas as praças de serviço e cada restaurante tem sua especialidade de atendimento e tipo de culinária que seguem, assim temos uma grande variação de sabores, cultura e experiências gastronômicas.

MN: Qual a Importância no setor de Alimentação ter o Nutricionista fazendo a Gestão?

Camila Podete: A gestão dos restaurantes requer muita dedicação, pois tratamos vários assuntos operacionais, financeiros, qualidade e gestão de pessoas. Quando temos a bagagem da nutrição, podemos auxiliar nesse processo e acompanhar todos os setores do restaurante, agregando positivamente nas condutas e auditorias de qualidade alimentar. Também como um grande diferencial é que conseguimos entender os alimentos e seus componentes, ajudando na apresentação dos cardápios mostrando se os alimentos possuem lactose, glúten, diet, light, alimentos funcionais, sal, entre outros.

MN: O que a motiva a fazer de cada trabalho uma experiência inesquecível?

Camila Podete: O amor pelo seu trabalho e como você pode através do preparo dessa comida nutrir a alma e transcender através das sensações, aromas, texturas e sabores como se fosse uma explosão de sentimentos tornando essa experiência inesquecível.

MN: Você já atuou como Consultora com foco no A&B na montagem de Restaurantes? Quais as diferenças?

Camila Podete: Um grande chefe amigo meu me disse uma frase que gosto muito e utilizo na minha vida. Ele diz que eu já surfei todas as ondas na área de A&B e uma delas foi o trabalho de consultoria que eu tenho muito orgulho, foi onde eu iniciei meus projetos de Nutrição Escolar em 12 escolas em SP e Alphaville implantando a nutrição e toda a operação de cozinha. No decorrer dos meus trabalhos e atendi o Grupo da JBS e Instituto Germinare e inaugurei alguns restaurantes.

A diferença é o tipo de serviço que o restaurante precisa ter naquele momento que pode ser uma implantação, uma reestruturação de equipe, processos operacionais, auditoria de nutrição e qualidade, montagem da estrutura do restaurante, treinamentos, entre outros serviços.

MN: Qual a sua visão para o A&B no futuro não tão distante?

Camila Podete: Esse setor está cada vez mais avançado com técnicas de preparo de alimentos diferenciadas, maquinários mais modernos, surgimento de grab&go e pequenos containers para atendimento de fornecimento de comida próximo a sua residência, catering, eventos corporativos com mais estrutura com alimentos embalados individualmente para atender os novos protocolos de segurança alimentar, comida em porções menores para atender o perfil de pessoas solteiros e mães que trabalham  e não tem tempo para preparar sua comida. Esse turbilhão de mudanças ainda se depara com alguns problemas como a falta de modernidade no nosso transporte, estradas esburacadas, uso abusivo de produções de animais e agrotóxicos e hormônios para anteceder o abate dos animais. São frentes que deveriam estar em pauta para o consumo inteligente, respeito as técnicas de abate e colheita, valorização do produtor rural e valorização do alimento de verdade.

MN: Como você vê que os Gestores devem buscar informações sobre Fornecedores tanto Produtos como Serviços?

Camila Podete: É muito importante conhecer todos os processos operacionais para que tenhamos uma gestão eficiente e produtiva. Sendo que o restaurante deve ter pelo menos 3 fornecedores na sua lista e fazer a avaliação desses custos, fluxo de compras e entrega dos insumos dentro dos padrões de qualidade. Podem ser feitas visitas técnicas e solicitar dos fornecedores a ficha técnica de seus produtos para termos uma maior segurança nos processos do restaurante.

MN: Qual a Importância de receber informações sobre o que acontece e está acontecendo no segmento de Alimentação para o desenvolvimento do seu trabalho?

Camila Podete: Todos nos profissionais desta área devemos acompanhar as modernidades e novas técnicas desse setor através das feiras, artigos científicos, ISSO, novos protocolos a fim de trazer referencias positivas na sua operação.

Camila Podete por Camila Podete?

Muito orgulho por toda minha caminhada profissional e pessoal, pois durante esses 18 anos de muito trabalho com muito amor e dedicação eu posso dizer que já vivenciei muitas experiencias, grandes ensinamentos e até hoje aprendo com as pessoas a ser uma pessoa melhor. Quando fazemos o que gostamos não trabalhamos apenas e sim agregamos um pouquinho do nosso ser em cada dia, em cada comida e em cada pessoa.  

 

BLOG

CAMILA PODETE

# Gerência operacional no segmento de A&B com experiência de 18 anos. Sendo responsável pelo acompanhamento e supervisão do faturamento dos restaurantes, liderança das equipes, elaboração de relatórios mensais, acompanhamento das propostas de marketing, gestão dos recursos financeiros, reuniões de diretoria e acompanhamento da DRE, CMV, CMO e avaliação dos KPIs das unidades atendidas.

# Consultora gastronômica: elaboração e padronização de cardápios, responsável pelas novas implantações dos restaurantes, monitorando a gestão dos recursos financeiros, operacionais e de estruturação das unidades de A&B.

# Especialista em restaurante e qualidade alimentar com MBA em Gastronomia. Atendendo as legislações vigentes, coordenando todos os procedimentos operacionais e técnicos da gestão, análise e cumprimento das metas dos restaurantes.

 # Expertise em eventos gastronômicos, fazendo toda a coordenação dos eventos coorporativos e sociais, A&B, feiras coorporativas e temáticas e festas de casamentos. # Responsável por implantar novas estratégias de alimentação nos locais de trabalho, tendo experiência internacional com Alimentação Orgânica e sustentável, slow food, ecogastrononia e linguagem da alimentação.

# Expertise na elaboração de estratégias de vendas, prospecção e fidelização de clientes, compras e negociação com fornecedores.

# Profissional dinâmica, focada, comprometida, bom relacionamento interpessoal e com facilidade na gestão pessoas.

JORNAL ELETRÔNICO

banner

Fornecedores

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

ENTREVISTA

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!