EM FOCO Food Service - Oferecimento:

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UM PRESENTE PARA VOCÊ!

Chegamos! Fim de 2022!

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Vamos celebrar, agradecer o ano que está indo e confiar no ano que vem aí.

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Um momento para refletir: Você, como profissional, já pensou qual presente gostaria de receber?

Por Redação MN

blog

Que profissional não quer ser reconhecido e valorizado? Saber que está sendo bem visto na organização ou no setor em que atua?

Ter conhecimento e informações constantemente, ficando atualizado para acompanhar o mercado, facilitar as operações do dia a dia, destacar na carreira?

Ter conexões importantes, bons contatos profissionais, saber a quem procurar na hora em que precisar?

 Isso é para você:

Valorização e Reconhecimento - Queremos dizer a vocês que nos acompanharam  o ano todo: Vocês são os Melhores Leitores do Food Service: Participantes, Atentos, Engajados - TOP - Leitores de Primeira Linha.

Conhecimento e Atualização - Conteúdos Técnicos, Conteúdos Exclusivos, Notícias, Receitas, Informações para deixá-los sempre bem informados e atualizados sobre sua área , o que está acontecendo e o que você precisa saber, é o nosso propósito.

Conexões e Redes de Contatos: Promover os Relacionamentos e as Trocas de Experiências entre os Profissionais, o contato com os Melhores Fornecedores, estreitar a conexão com o Mercado de Alimentação, fortalecer cada vez mais a sua rede de contatos trazendo mais e boas oportunidades, faz parte do que queremos entregar para você.

Este é o nosso presente, Profissional da Área de Alimentação!

Aproveitamos a época para mostrar nossa admiração aos Colunistas MN dos quais, durante o ano todo dissemos ter Muito Orgulho, e  reforçar: Temos Muito Orgulho do Nossos Colunistas MN. Parabéns para vocês!

Mostrar nossa admiração também às Empresas Parceiras que reconhecem a importância  de  levar cada vez mais  informações,  conteúdos necessários ao mercado e aos profissionais de alimentação, estreitando fortemente o relacionamento com os seus clientes e potenciais clientes. -  Empresas Parceiras do Food Service que estão preocupadas em levar o melhor ao Mercado de Alimentação.

Esperamos estarmos cada vez mais juntos em 2023

Desejamos um Próspero Ano Novo
Com tudo de bom que possa trazer!

Equipe MN  

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

 

BOAS FESTAS a todos que fizeram a diferença no Setor de Alimentação em 2022. PRÓSPERO 2023! Estamos sempre Juntos - EM FOCO Food Service

 

O setor de alimentação mais informado em 2022: Fatima Corradini - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Alexandre Silva - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Vania Konopa - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Marcia Melo - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Vitor Antunes - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Andrea Jorge - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022: Décio Garcia - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022:Thais Tami - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022:José Aurélio - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

O setor de alimentação mais informado em 2022:Chef Rosilene Campolina - Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN! ⭐⭐⭐⭐⭐

 

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Atualidade

FOOD SERVICE

Quais Podem ser as Principais Tendências da Indústria sobre Produtos e Relação Comercial com os Operadores de Restaurantes em 2023

Por Osvaldo Camacho

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Mais um ano se aproxima e as expectativas para a próximo ano começam a fazer parte das discussões e planejamentos das empresas, sejam elas da indústria ou do consumo. As incertezas no mercado consumidor ainda prevalecem, porém algumas tendencias permanecem inalteradas, tais como a diversificação de produtos e a busca por produtos mais rentáveis.

Para a indústria, a tendencia de mais um ano difícil se mantém forte, principalmente para a indústria de proteínas animal. A instabilidade dos preços dos grãos, principalmente o milho, deixam o mercado nervoso e totalmente especulativo, fazendo com que muitos investimentos ou novos planos sejam prorrogados.

A indústrias por sua vez, deve investir pesado na automação de seus processos, visando redução de custos, não somente em seus processos como também produtos; a busca por novas tecnologias será uma constante nesse negócio e a busca por custos mais competitivos que possam auxiliar na relação com o mercado comprador, que por sua vez cada vez mais pressiona por novidades, e por oportunidades de redução de seus custos e perdas.

Outra fatia importante do mercado consumidor para 2023, e provavelmente para os próximos anos, também será o de produtos com foco na saúde do consumidor, uma tendencia é a preocupação dos consumidores com o próprio bem-estar e com aquilo que consomem, e conscientes do impacto que os alimentos causam no meio ambiente e para a sociedade em geral.

Outro ponto importante é a sustentabilidade, cada vez mais é um ponto de decisão para alguns consumidores, além de ser um fator determinante para que a sua marca seja vista como uma empresa sustentável para o mercado e com isso facilite a entrada em alguns mercados.

E por fim, a indústria terá um grande desafio no desenvolvimento de produtos com valor agregado, produtos esses com qualidade percebida e que faça o consumidor desejar aquela ou outra marca, esse ou aquele produto que por sua vez deve despertar no consumidor o sentimento de satisfação seja ela pessoal ou social, o que para o nosso mercado não é nada fácil.

Já no mundo comercial a relação com os operadores do mercado, como sempre estará ainda mais a flor da pele. Ambos buscam o mesmo objetivo, até aqui nada de novo, a comercial busca fidelidade nas compras, com aumento de volumes e tickets mais estáveis, durante o maior período possível, o que para a indústria garante um planejamento mais estavel também. E os compradores buscam os melhores negócios, com assertividade nas entregas, garantias na qualidade e, sem jamais deixar de lado o custo, o que fere diretamente a fidelidade comercial.

Na verdade, essa relação comercial e mercado consumidor está cada vez mais estremecida, a entrada contínua de novos fornecedores, aventureiros ou não, com opções de toda e qualquer natureza prejudicam diretamente essa relação e não será diferente nos próximos anos.

O mercado consumidor está sempre em busca de novas oportunidades e não de novos fornecedores, e é nesse ponto que cabe a indústria se reinventar, se alto desenvolver e ser essa fonte de oportunidades para o mercado. Só isso já seria para o mercado consumidor o melhor dos mundos,

A questão agora é saber quem está pronto, tem disponibilidade, tem a equipe e possui o potencial para desenvolver o que mercado demanda com competência, eficiência, e custo competitivo?

Quem sair na frente, terá uma avalanche de oportunidades para aproveitar, aumentando sua margem, seus mercados e não menos importante, fidelizando seus clientes, e é claro,  rentabilizando muito a sua operação.

Um grande abraço a todos  

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Osvaldo Camacho - Gerente Corporativo de Projetos Industriais no Grupo Itabom / Agrofoods. Carreira desenvolvida na área produtiva e de planejamento, com ampla experiência no controle de operações da indústria no segmento de aves, suinos e industrializados . Há mais de 25 no segmento, atuando em todos os níveis de gestão

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Corporativo

5 Pontos de Valorização que Melhoram as Relações Profissionais e Interpessoais

Por Fatima Corradini Domingues

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Todos nós sabemos que somos seres relacionais, mas temos vivido um momento muito intenso de dedicação, estudo e desenvolvimento para o aperfeiçoamento de habilidades que agreguem valor aos relacionamentos profissionais e interpessoais. Você tem observado esse movimento? E como anda a sua atenção para esse tema? Vamos juntos explorar este assunto e de maneira prática nos abastecer de caminhos que tornem o nosso dia a dia muito mais leve e agradável?

Então vamos lá!

Quando falamos em trabalho, organizações e empresas, sabemos que são compostas por pessoas, ou seja, quanto melhor for o relacionamento entre as pessoas, mais resultados positivos iremos alcançar, certo? E isso acontece devido não só ao entrosamento entre as pessoas, mas porque o clima que se estabelece em um ambiente de trabalho quando existe o bom relacionamento, é positivo, e ambientes positivos, promovem engajamento, união, e foco nos objetivos, o que faz total diferença no mundo dos negócios.

Quantas vezes você já escutou que tal empresa tem um ambiente pesado para trabalhar devido alta competitividade interna, ausência de segurança psicológica, falta de foco único, disputa por poder etc.? Pois bem, isso tem mudado, as pessoas estão transformando as organizações em ambientes que podemos considerar extensão de nossos lares, de tão agradáveis e seguros. Eu ouso dizer que a pandemia, nos trouxe essa necessidade e de certa forma essa “exigência”, a final, vivemos momentos que nos fizeram reorganizar nossa ordem de prioridades na vida e por isso temos visto tantas mudanças no âmbito profissional, precisamos de ambientes saudáveis para que possamos oferecer o nosso melhor e dessa forma, formarmos uma cascata positiva de atitudes e de convivência.

Sendo assim, trago alguns pontos importantes para que possamos refletir em como estamos agindo em nosso dia a dia e o que podemos fazer para contribuir para um mundo melhor. Antes de apresentar os 5 pontos de valorização, chamo a sua atenção para um item central e de grande valia nos resultados e de onde podemos posteriormente associar os 5 pontos de relevância. Trata-se de uma atividade fundamental para a vida em sociedade, a Comunicação traz consigo o poder de conectar ideias, fatos, pensamentos e tem a capacidade de aproximar as pessoas quando bem conduzida.

A comunicação dentro de uma empresa, não se limita somente aos que nela trabalham, mas a todos stakeholders que são todas as pessoas interessadas nos processos de uma empresa. Sendo assim, falamos em Diretoria, colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade de uma maneira geral. Quando estabelecemos uma comunicação de forma clara, transparente e assertiva entre todos, presenciamos o clima organizacional positivo, o que se torna perceptível a todos e isso favorece a empresa em todos os sentidos.

Para que isso aconteça, temos um roteiro de atividades que podemos considerar de alto valor, para que ocorra essa melhora nas relações profissionais e interpessoais, são elas:

Empatia: Exercer a capacidade de se colocar no lugar do outro, com os olhos e o coração do outro, é uma tarefa desafiadora, porém, compensatória e que traz consigo uma força positiva capaz de alterar rotas e decisões, unindo as pessoas e criando pontes e não muros, pois estabelecemos a confiança nessa relação, é construtiva para ambas as partes.

Respeito: Vivemos em um mundo onde a diversidade tem sido tema de grandes congressos e seminários, devido sua importância no mundo corporativo, principalmente aqui no Brasil onde temos uma cultura com tantas tradições, crenças e costumes diferentes. As empresas perceberam a necessidade de se tornarem mais inclusivas e o quanto de riqueza temos nessa grande diversidade em tantos aspectos. O Respeito, é primordial em toda e qualquer diferença e opiniões que possam existir, bem como valores e visões que possam existir. Devemos ser tolerantes e compreensivos em momentos em que as diferenças prevalecem e com Respeito, encontramos sempre a melhor forma de chegar num bem comum a todos.

Pensamento e Atitude Positiva: Antes de agirmos, precisamos pensar... para que não ajamos de maneira impulsiva, uma boa respiração consciente, se faz necessária. Contudo, quando agimos dessa forma e nutrimos pensamentos positivos, consequentemente teremos atitudes positivas e isso acaba formando uma cascata positiva, o que dificilmente não dará certo no final. Isso vale para a vida! Atitudes positivas, encorajam e formam aliados. Você consegue aproximar as pessoas de forma fiel. Sabe quando dizemos que o que você faz grita tão alto que as pessoas são incapazes de ouvir o que você está dizendo? É exatamente isso! Agindo assim, você motiva e influencia positivamente, o que automaticamente faz com que as pessoas explorem seus potenciais.

Pratique e aceite Feedbacks: Tão importante quanto praticar, é receber feedbacks. Quando falamos em segurança psicológica no ambiente corporativo, é exatamente assim: praticar troca de opiniões e pontos de vistas, sobre direcionamento, compreensão, clareza dos fatos, elogios e orientações, celebrar conquistas e todo processo até o objetivo alcançado. Ainda ressalto aqui, a importância de pedir feedbacks, uma vez que é um potencial norteador de desempenho e através dele você pode conduzir suas atividades com muito mais segurança.

Escuta Ativa: Aquele exercício que você pode passar grande parte do seu dia aprimorando. Recebemos inúmeros estímulos durante o dia que roubam a nossa concentração. Uma das áreas mais afetadas, é quando numa conversa, você precisa escutar a outra pessoa falando. Achamos que se “ouvir” a pessoas falar, responder uma mensagem no celular e dermos um recado a quem estiver passando ao nosso lado, mesmo assim continuaremos “escutando” o que aquela pessoa está nos dizendo e qual a mensagem ela passa enquanto fala, estamos completamente enganados. Uma dentre muitas outras coisas que conseguimos nessa situação, é criar uma possível insatisfação, insegurança e desestimulo à pessoa com que pensamos estar conversando, porque na verdade estaria aí acontecendo um monólogo. Portanto, pare o que estiver fazendo quando outra pessoa vir conversar com você. Concentre-se nela, em sua mensagem e olhe nos olhos.... isso faz toda diferença para ambos.

Busque sempre melhorar e aperfeiçoar pontos que podem melhorar seu relacionamento com as pessoas. Vamos juntos criar hábitos saudáveis de convivência e espalhar a positividade por onde passar!

Sucesso a todos!!!

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Fatima Corradini Domingues - Nutricionista com mais de 20 anos de atuação em gestão de Serviços de Nutrição, Coach de Propósito, Health Coach e Designer de Equipes, Fundadora da Empresa de Assessoria e Treinamentos A Gestão do Propósito, Apresentadora do programa de rádio Gestão de Propósito na Radio Acaapesp.

Negócio

A Grande Dor do Operador de Food Service

Por Flavia Marcela Carro de Mello

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Já são 15 anos trabalhando neste mercado. Um mercado que foi se profissionalizando e crescendo ao longo dos anos, sempre em ritmo maior que o varejo, como acontece nos mercados que ainda estão em evolução.

No Brasil, segundo o último POF, 32,8% do que é gasto com alimentação já é gasto com refeições fora do lar.

A indústria está descobrindo ao longo dos anos a melhor maneira de trabalhar com este mercado e entendendo que o comportamento não é o mesmo do varejo. Para “frutificar” no food service, é preciso passar pelo primeiro filtro, a qualidade, e também ter a resiliência de ensinar o operador a usar o produto de maneira correta, mostrando o custo benefício do mesmo. Tem que entender o dia a dia do operador, suas dificuldades e hábitos e, que padrão de qualidade, muda dependendo do canal trabalhado. Me explico: Uma boa carne para a churrascaria tem que cumprir certos padrões... diferentes dos atributos necessários para um restaurante por quilo, por exemplo.

Usemos outro exemplo de proteína, o pescado. Apesar de seu maior consumo ainda ser no food service, o próprio mercado ainda não explorou esta proteína ao seu máximo. Os modos de preparo são sempre os mesmos e o desconhecimento das diversas espécies pelo operador prejudica um desempenho mais arrojado.

Em tempos de incerteza econômica, onde o mercado todo aguarda as novas decisões, a inflação já é um receio para o operador. Com pouco espaço para fazer estoque , e após a grande crise do covid e por isso voltando a se recuperar do longo baque, o operador não sabe como repassar o aumento de custo para o cliente que ainda está retomando o consumo . Substituição de marcas é um caminho, enlouquecimento do gerente de compras nas diversas cotações é outro. Mas se observarmos a fundo , o problema é mais sério... pois quantos estabelecimentos de food service fazem corretamente suas precificações? Será que todos os estimados 1.300.000 estabelecimentos sabem na ponta do lápis o real custo de CMV? E a partir daí, quanto maior o cmv de um negócio, maior é a necessidade de repassar a inflação de custo para seu preço de venda.

Mas esta é a maior dor do operador? Por incrível que pareça não. Ainda é uma dor antiga . A dificuldade com a mão de obra.  E olha que estamos falando do pais onde somos o segundo colocado no ranking de jovens entre 18 a 24 anos que não estudam e não trabalham, perdendo apenas para a África do Sul ( fonte OCDE) . Em tempos de youtubers, os jovens não veem  atrativos em trabalhar neste mercado de jornadas extensas e finais de semana.

O operador investe em treinamento para o funcionário e depois de algum tempo, por pequenas quantias ele muda de estabelecimento. Mas como resolver esta questão? Como fazer este funcionário se sentir valorizado? Plano de carreira? Valorização de seu trabalho através de redes sociais? Esse foi o caminho encontrado pela Pão D´Oro  cujo dono Ewerton Santana virou uma celeb na internet do mercado de panificação com suas postagens diárias. Mas convenhamos, este não é um caminho fácil para todos. Precisamos levar profissionalização para esta área. Outro ponto talvez seja buscar um perfil diferente de funcionários. Porque não buscar um perfil que hoje no Brasil é desvalorizado no mercado? Os que estão entre 58 e 70. Pessoas que valorizarão o trabalho oferecido . Este talvez seja um caminho. Ampliar cursos e treinamentos. A indústria pode ser uma boa parceira. As entidades como o SENAC também.  Outro caminho que conheci recentemente é o trabalho lindo da GASTRÔ FOR ALL, uma associação brasileira que usa a gastronomia como ferramenta de inclusão para jovens e adultos com algum tipo de necessidade especial , dando treinamento de garçom, barista e também cursos de gastronomia.

A tecnologia também traz soluções para este dilema, como as pré misturas que facilitam a produção sem necessidade de uma mão de obra tão especializada e também o crescimento dos produtos congelados. Os totens de auto atendimento também estão para ajudar.  

A mentalidade do consumidor brasileiro também ainda não fez o caminho do consumido europeu. Lá é comum poucos funcionários, e um cliente que sabe esperar. Aqui ainda não vemos este tipo de comportamento.

O caminho não é simples, e também não tem uma solução única, porém se todos voltarmos o olhar para esta questão e falarmos mais sobre isto, ajudaremos este mercado que tem ainda muitas possibilidades de crescimento.

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Flavia Marcela Carro de Mello - Publicitária, pós-graduada em administração de empresas, ambas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Atuou 10 anos em empresas de bens de consumo como L'Oréal, grupo Bertin (hoje incorporado pela JBS), Niasi entre outras. Atua há 17 anos com foco no mercado de Food Service. Sócia proprietária da ECD Food Service, empresa que atua na área de pesquisa e inteligência deste mercado também é coordenadora do grupo DIEFS (Distribuidores Especializados em Food Service). Grupo com 13 distribuidores pelo Brasil, com cobertura de 80% do território Nacional, 80 mil clientes e faturamento de 2,5 bilhões ano em 2021

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Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

DESMITIFICAR O VILÃO DO PRODUTO INDUSTRIALIZADO, APRENDENDO A FAZER ESCOLHAS SAUDÁVEIS

Por Dra. Roseli Rossi

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Dentro das diferentes atividades e setores de alimentos no Brasil, algumas "tendências" surgem e se firmam, como sensorialidade, bem-estar, conveniência, praticidade, qualidade, sustentabilidade e ética aplicadas a indústria alimentícia.

A saudabilidade pode ser colocada na categoria dessas “tendências”, e tem sido mais forte que nunca. O conceito de saudabilidade é proveniente de uma nova tendência em preocupação com a saúde. É dita como o estabelecimento da consciência sobre a indústria alimentícia através da busca por produtos com baixo teor de sódio, açúcar e gordura. Bem como principalmente por produtos livres de lactose, glúten, ou até mesmo com acréscimo de vitaminas e minerais.

Essa tendência surgiu com alguns fatores carreadores de mudanças que influenciaram na busca pela saudabilidade nos alimentos, são estes:

1. Aumento da obesidade no Brasil.
2. Aumento da população idosa.
3. Busca por melhores hábitos de vida.
4. Crescimento contínuo da onda fitness.

Embora a tendência de alimentação saudável tenha conquistado força nos últimos anos, a atual crise global de saúde impulsionou ainda mais esse mercado. Alimentos orgânicos, por exemplo, tiveram um forte aumento nas vendas globalmente, de acordo com pesquisas.

A pandemia afetou o setor com ressignificação dos produtos e das compras. Há maior busca por produtos mais saudáveis, conforme as pessoas fazem mais suas próprias refeições em casa e tentam manter uma rotina de melhora da alimentação.

Agregar valor e alegações alinhadas à saudabilidade alimentar sem diminuir a qualidade ou comprometer o sabor, mas mantendo a relação custo-benefício, soma-se aos desafios atuais da indústria. Esse desafio deverá impulsionar o setor de aditivos alimentares, especialmente os naturais, de modo que as empresas possam desenvolver produtos reforçados com proteínas, vitaminas e outros nutrientes de forma viável e eficiente. Os ingredientes botânicos, por exemplo, combinam bem com a percepção de produto saudável e natural, ao mesmo tempo que servem a vários propósitos como cor, sabor e propriedade antioxidante. Nesse desafio, também podemos encontrar a demanda por redução de sódio ou açúcar nos produtos alimentícios, tornando-os mais saudáveis, porém mantendo a experiência de sabor esperada pelo consumidor.

A transparência para atrair e engajar o consumidor, especialmente das novas gerações, é muito importante, pois é um público que faz pesquisas, lê com mais atenção rótulos e busca se informar se marcas e produtos realmente entregam o que sua mensagem de marketing promete.

Nesse contexto, as alegações devem ser construídas de forma confiável e transparente, com dados concretos, compreensíveis e bem-contextualizados para apoiá-lo. Um alimento rico em sódio que se promove como rico em grãos integrais não deverá funcionar no atual mercado e o novo consumidor.

A nova legislação instituída pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que mudou a rotulagem dos alimentos industrializados, (desde de 10/2022), demonstra uma maior preocupação em garantir a qualidade do produto e a saúde da população. A declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros, para ajudar na comparação de produtos, o número de porções por embalagem e as lupas ressaltando de forma clara sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde, será importante para que o consumidor faça melhores escolhas de alimentos industrializados.

Importante também dar preferência para os alimentos denominados minimamente processados, que passaram por processamento mínimo, para estarem aptos ao consumo, e não receberam adição de nenhum outro ingrediente durante o processo industrial (como sal, açúcar, óleo/gordura ou aditivos químicos).

Os alimentos industrializados com bom perfil nutricional ajudam a manter uma dieta equilibrada ao mesmo tempo em que nos auxiliam em meio à correria da vida moderna. Mas é preciso fazer escolhas criteriosas. Os produtos industrializados que ajudam a compor um cardápio prático e saudável são os seguintes: cereais integrais (quinua, aveia, pães,  ricos em fibras com ou sem glúten), farinhas (aveia, tapioca, amêndoas), bebidas vegetais (castanha, coco, soja), queijo, iogurte, azeite de oliva, vegetais e polpas de frutas congelados, aves congeladas, temperos com menor teor de sódio, chás sem adição de açúcar.

E vale lembrar: a melhor maneira de consumir os produtos industrializados é associa-los à ingestão variada de frutas, verduras, legumes, leguminosas, ovos, carnes, peixes e oleaginosas.

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Dra. Roseli Rossi - CRN 2084 - Especialista em Nutrição Clínica e Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional. Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional. Autora dos Livros: "TPM: viva melhor com alimentação e controle"; "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis e "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Saudáveis". emfoco

Informe Giardini

Massas para Food Service

PASTA GIARDINI - Atua no Mercado de Massas desde de 1990, Apresentando Soluções para o Mercado de Food Service, Hotéis, Restaurantes, Rotisserie, Cozinhas Industriais, etc...

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Marketing Nutricional

Economia

Economia

Fatores Técnicos e Econômicos para Fazer a Escolha da Empresa Terceirizada

Por Kelly Souza

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A terceirização de serviços é uma alternativa válida para corporações que buscam otimizar seus processos.

É importante que todo o processo seja um reflexo do que o seu negócio tem como valores e missão, porque a empresa terceirizada terá um contato importante com o cliente da sua empresa.

Antes de escolher quem vai prestar o serviço de alimentação aos funcionários, você deve considerar a localização e as instalações da sua empresa e o modo de trabalho dos seus colaboradores. Existem diversos tipos de serviços de alimentação, e são: Vale refeição, refeições prontas, restaurantes com auto-gestão, restaurante terceirizado.

O restaurante terceirizado e instalado dentro das empresas, é tido como o melhor serviço de alimentação, não por ser o mais prático, mas por ser a melhor possibilidade de garantir que os colaboradores terão uma alimentação saudável e de qualidade.

Não existe lei que exija dos empresários o fornecimento de alimentação a seus colaboradores. Apenas a obrigatoriedade de horário de almoço e pausa para lanche e depende da duração da jornada de trabalho.

No entanto, empresas que oferecem benefícios que vão além do salário ao fim do mês criam um ambiente muito mais favorável, contribuem para a gestão de clima e elevam a satisfação de seus colaboradores.

Dando o "start", ressalto sobre a importância de avaliar com muito critério, o parceiro terceirizado que irá agregar às operações, até mesmo porque o contratante é corresponsável pela extensão do trabalho executado e também pela qualidade do serviço prestado e o nome da empresa e a imagem, fazem parte do todo, lembre-se disso.

Junto à avaliação, podemos considerar, aspectos mais técnicos, relacionados à capacidade produtiva, "Know Wow", BPF (boas práticas de fabricação), controle de qualidade, foco em gastronomia, atendimento e segmento de procedimentos e normas técnicas que garantem a operação e processo.

Outro ponto tão importante quanto os aspectos técnicos, é avaliar a saúde econômica do prestador, se está condizente com as operações e se está alinhado e preparado às previsões e planos de metas da companhia, para que a escolha seja assertiva e que após o processo de contratação, ambos possam seguir em atendimento com excelência com o foco de atender e surpreender o cliente.

“Quando lidar com pessoas, lembre-se que não está lidando com criaturas de lógica, mas sim, criaturas de emoção.”  Dale Carnegie.

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Kelly Souza - Nutricionista Gerente de Operações B&I - Regional SP Massima Alimentação - 16 anos de carreira, atuando em empresas de grande porte no seguimento de Food Service. Formada em Nutrição na FAMINAS, com especialização em Qualidade e Gestão Estratégica, e pós graduanda em Comportamento Alimentar. Criadora do Projeto MoveMente com foco em Mindfull Eating e Comportamento Alimentar, para pessoas que buscam fazer as pazes com a comida e o corpo, através de um comer consciente (@nutri_kellysouza) - Por uma Nutrição mais gentil, acolhedora, humanizada e compassiva.

COZINHAS

Planejamento das Cozinhas Inteligentes do Ponto de Vista Técnico para ser mais Eficiente

Por Renato Feroldi

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Cozinha Inteligente tem que ser eficiente; todo investimento em tecnologia é para ser produtivo para ser lucrativo.

Cozinha inteligente nem sempre ela tem tudo a ver com uma cozinha produtiva. Aliás, como manter a produtividade na cozinha industrial? Pergunta realizada por muitos gestores, coordenadores e supervisores de equipes. Aqui fica uma pergunta para você: a sua cozinha profissional é produtiva?

Se a resposta foi um sim; eu tenho a certeza que cabe buscar melhorias para tornar sua cozinha muito mais eficiente, é preciso focar 100% no trabalho e buscar fazer sempre o melhor, mas sem tanta obstinação.

Sempre incentive os colaboradores a fazerem um bom trabalho. Como? Existem diferentes maneiras. Você pode começar remunerando-os justamente pelos serviços prestados. Contudo, só um bom salário não basta. Experimente também cuidar para que os valores da empresa sejam colocados em prática no dia a dia de trabalho.

Um dos valores da companhia é tornar o mundo melhor? O interessante, nesse caso, é começar a tornar a sua cozinha profissional o melhor local para trabalhar, promovendo um clima organizacional colaborativo e humanizado, que faça cada colaborador se sentir importante.

Certifique que o layout da sua cozinha é prático e funcional. Como manter a produtividade na cozinha industrial se ela é mal planejada? O ambiente precisa ser prático, funcional. Assim, você economiza tempo e aproveita adequadamente os espaços. Esses são ingredientes elementares de uma cozinha produtiva, a qual proporciona facilidade e a livre circulação dos colaboradores.

Pense em uma cozinha que seja realmente profissional, que contribua com a agilidade e a simplificação de processos, de forma a garantir dinamismo à produção. É importante, ainda, montar um layout que favoreça um espaço amplo, bem arejado e higiênico, a fim de evitar a contaminação cruzada, comum em cozinhas mal planejadas.

Invista em tecnologia, obviamente, a tecnologia não substitui por completo o trabalho humano, mas é imprescindível para uma operação mais ágil, precisa e descomplicada. Por isso, invista nela e treine os colaboradores para o correto manejo dos aparatos.

Não pense que é preciso um espaço demasiadamente grande para investir em equipamentos para a cozinha. Basta saber aproveitar bem o ambiente. Outra, a tecnologia não diz respeito apenas ao maquinário ou aos eletroeletrônicos. Ela também abrange as soluções inteligentes para a eficiência no preparo dos alimentos, como as embalagens para congelados. Pense nisso.

Sua cozinha atende rigorosamente às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? Se não, comece a repensá-la já. Esse fator é primordial para promover a segurança alimentar dos colaboradores e evitar acidentes sérios, que podem gerar grandes prejuízos ou perdas humanas.

A sua Cozinha Profissional deve ter processos e estrutura estejam alinhados com as normas vigentes é também mais produtiva. Afinal de contas, um ambiente organizado e seguro gera mais disposição para o trabalho. Qual é o colaborador que não deseja trabalhar em uma cozinha assim?

No Food Service em geral a cozinha é um dos lugares mais importantes. Este espaço está sempre em permanente evolução, segundo novas necessidades e tendências que surgem no setor. Assim, é necessário uma constante atenção e revisão dos níveis de otimização que compõem uma cozinha industrial, de modo que a produtividade, eficiência e qualidade do serviço não sejam comprometidos.

Uma das maiores dicas de otimização para cozinhas profissionais é a utilização dos dados em prol dos clientes e da produtividade. A Internet-of-Things (IoT) trouxe novos dispositivos, sensores, softwares de automação e equipamentos de comunicação que se traduzem em melhorias significativas em desempenho e sustentabilidade.

Os exemplos práticos são cada vez mais frequentes e impactantes: basta ver a forma como as máquinas de lavar industrial Somengil adaptam as principais variáveis de lavagem (temperatura, pressão e quantidade de detergente) ao tipo de produto a lavar, de forma automática, a cada ciclo de lavagem. Ou como permitem guardar até 20 programas de lavagem num ecrã touch screen intuitivo, para que o operador consiga aceder rapidamente ao que procura, em vez de ter de configurar manualmente os parâmetros de lavagem.

Ter cozinhas profissionais otimizadas significa ter um ambiente de trabalho que prima pelo bem-estar e segurança dos colaboradores, dos clientes e do público em geral. Com métodos de secagem industrial é possível evitar potenciais riscos, como a propagação de doenças. Existem várias opções, da secagem convectiva, com ar quente, à secagem por contato com uma superfície quente ou à secagem natural, ao tempo.

Em alguns casos específicos, pode ser necessário recorrer à secagem por infravermelhos, que evapora a água e os detergentes a alta temperatura, ou à secagem por congelamento, que desidrata o meio do congelamento do material, seguido de uma redução de pressão e adição posterior de calor. Por fim, a secagem dielétrica recorre à radiação ou frequências de rádio para transferir calor em materiais para os secar, como num micro-ondas.

A escolha do método de secagem depende de cada caso. Mas, na maioria das cozinhas industriais, a secagem convectiva, com ar quente forçado, é uma das opções mais seguras, eficazes e econômicas.

As lesões musculoesqueléticas afetam 3 em cada 5 trabalhadores, mais do que todas as restantes doenças ocupacionais combinadas. A resposta a este flagelo profissional é a ergonomia, a ciência de adequar a tarefa à pessoa. Este cuidado é essencial para trabalhadores e é um requisito para todas as organizações preocupadas em construir um espaço de trabalho mais otimizado e produtivo.

Para melhorar a ergonomia das operações é necessário trabalhar em várias frentes. Um dos primeiros passos é eliminar tarefas repetitivas, com um tempo de ciclo inferior a 30 segundos. Por outro lado, as atividades que exigem posturas pouco naturais, como ter de se baixar, rodar ou subir, são especialmente perigosas. Por fim, é importante reduzir o levantamento de cargas acima de 5 Kg e minimizar a exposição prolongada a atividades com vibração.

Como resultado desta preocupação, uma forma de otimizar cozinhas industriais, evitando desperdícios e produtos tóxicos, é a utilização de detergentes ecológicos - sem cloro, ácido peracético, fosfatos e óleos de coco, de açúcar e de palma. Estes produtos também não recorrem a testagem em animais e usam apenas embalagens recicláveis.

A manutenção está a caminho de uma nova era. Em vez de reagir quando um componente não funciona, os gestores de manutenção podem agir antes de uma falha obrigar a parar a máquina. A manutenção preditiva utiliza dados dos equipamentos para prever e evitar falhas, aumentar o tempo de vida e otimizar a eficiência. Com base nos dados recolhidos e em algoritmos preditivos, permite antever problemas que, de outra forma, causariam longas paragens.

A manutenção preditiva em seus equipamentos da cozinha tem como objetivo otimizar cozinhas profissionais, para aumentar a produtividade das equipas, a eficiência das máquinas, reduzir custos de manutenção e melhorar o serviço ao cliente. Numa cozinha industrial em que uma paragem tem impacto direto no serviço ao cliente, a manutenção preditiva pode significar o aumento da produtividade e mais vendas.

Contudo, avalie primeiro os elementos específicos para a sua cozinha e layout produtivo, e adquira apenas os indispensáveis. Dessa forma, evitará ocupar espaço com equipamentos que depois não vai utilizar, ou que seriam desnecessários.

Um dos principais objetivos a ter em conta ao otimizar cozinhas industriais é prever metodologias que permitam melhorar o conforto no local de trabalho e melhorar, consequentemente, a fluidez de produção.

Outro aspeto que contribui para otimização de cozinhas industriais é a separação do espaço por zonas de trabalho. Defina as áreas, os equipamentos e o pessoal que devem ser agrupados, considerando o que será necessário para cada tipo de preparação.

Considere implantar a metodologia 5S visa aumentar a produtividade dos postos de trabalho, aumentar a qualidade do output e a satisfação dos colaboradores. Os 5S referem-se a 5 conceitos que, no Japão, começam com a letra S: Triagem (ter à mão apenas aquilo que é necessário), Arrumação (lavar e guardar utensílios logo após o seu uso), Limpeza (limpar e higienizar a cozinha), Normalização e Disciplina (documentar as normas anteriores para que todos possam segui-las). Assim, poderá criar um espaço mais produtivo, ergonómico e seguro, com o maior aproveitamento de recursos possível.

Eficiência operacional por sua robustez, durabilidade, segurança, beleza e economia está também no revestimento de sua cozinha profissional, por exemplo os revestimentos monolíticos não são agentes emissores de poeira, sendo a poeira oriunda do ambiente facilmente eliminada com pano úmido.

Porém, sabemos que a manutenção e conservação do seu revestimento é muito importante para prolongar a vida útil do sistema e manter suas características. Por isso, limpar constantemente o seu piso é tarefa fundamental para conseguir resultados incríveis de durabilidade.

Qualquer sujeira, seja ela qual for, precisa ser removida o quanto antes. Por isso, é recomendado que independente do tipo de piso que você possui em sua indústria, é imprescindível que a atividade de limpeza seja rotineira e planejada.

Além disso, a limpeza, manutenção e conservação do seu revestimento é etapa fundamental e muito importante para prolongar a vida útil do sistema e manter suas características. Por exemplo a Miaki Revestimentos desenvolveu duas linhas específicas para Limpeza e Conservação dos Revestimentos Monolíticos. As linhas ProCleaner e MicroTop contam com quatro produtos desenvolvidos especialmente para a correta limpeza e conservação de revestimentos monolíticos resinados.

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Renato FeroldI - Formado na Universidade Anhembi Morumbi e especialista em arquiteta em cozinhas profissionais e industriais. Gerente de Arquitetura e Engenharia da Miaki

Informe UNIFLAVORS

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UNIFLAVORS:

Uma História de Sucesso

A Uniflavors tem orgulho de ser brasileira e fazer parte da maior e mais rica biodiversidade do planeta e como resultado de 22 anos de pesquisas em mais de 20 países em busca dos melhores ingredientes e processos tecnológicos poder levar produtos inovadores, com alto padrão de qualidade, sempre com transparência a respeito dos seus ingredientes e dos valores nutritivos.

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Desde que iniciou suas atividades, a Uniflavors vem trabalhando para atingir um desenvolvimento sustentável, progredir economicamente, sem que a sociedade e a natureza deixem de viver em harmonia.

Sabe que seu sucesso se deve a muita dedicação e empenho para levar o que há de melhor em qualidade e a mais completa linha de produtos, dirigida aos profissionais do ramo de alimentos e bebidas.

Tendo uma fábrica com área de 10.000 m² em Cajobi, interior de São Paulo gera emprego a centenas de profissionais, produzindo produtos que apresentam padrão de qualidade constante e final garantido, com aromas, sabores e texturas ideais, contando com a fiscalização do departamento de Qualidade Assegurada desde a entrada até a saída dos produtos finalizados.

Hoje, consegue levar aos profissionais de alimentação uma vasta linha de produtos com mais de 200 itens que permitem instantaneamente a criação dos mais nobres pratos e complementos de recheios doces e salgados, sobremesas, bolos e coberturas, refrescos e bebidas lácteas, caldos, sopas e temperos e muitas outras sugestões da culinária.

Sabe que seu cliente encontrará em cada produto uma resposta à sua necessidade e poderá contar sempre com o compromisso da empresa pela busca incansável por excelência em tudo o que faz para a satisfação dos seus clientes.

Faça parte desta História - Vem com a UNIFLAVORS!

FELIZ 2023

Desejamos que 2023 venha com muita Saúde e Prosperidade!

E que os Profissionais da Alimentação tenham cada vez mais sucesso em suas jornadas, podendo sempre contar conosco para dar praticidade e sabor ao seu dia a dia.

Equipe Uniflavors

Restaurante

Como Alcançar o Melhor Desempenho da Equipe no Restaurante - Tanto na Cozinha Quanto no Salão

Por Thais Tami

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Quando falamos sobre melhorar desempenho da equipe, sempre pensamos em aumento de salário e bonificações. Mas isso nem sempre é o que faz a equipe se sentir motivada a ter um bom desempenho na sua função.

Já vi colaboradores de todos os níveis ganhando altos salários e trabalharem desmotivados e sem perspectivas. Então, qual o melhor caminho para ter profissionais engajados e que vestem a camisa da empresa?

Investir em treinamento é um dos tópicos mais importantes. Proporcionar conhecimento é algo que beneficia o colaborador e a empresa que mantém a equipe treinada e motivada. Mas como fazer isso dentro de um restaurante, onde existem diversos setores com funções diferenciadas?

Antes de começarmos a detalhar alguns métodos que considero eficazes para um serviço de alimentação, é preciso entender e repassar aos colaboradores a importância a curto e longo prazo. Vamos falar sobre o método através de tópicos.

TÓPICO 1

Evite fazer diferenciação de funcionários da equipe. Algumas funções já são por si só mais desgastantes que outras, e dependendo do local e do tipo de serviço que a empresa atua, normalmente a cozinha tem uma sobrecarga maior que outros setores.

TÓPICO 2

Monte cronogramas anuais de treinamento. Caso não tenha como fazer isso, contrate uma empresa de nutrição que possa realizar os treinamentos de forma pontual e com todos os temas que um serviço de alimentação necessita.

TÓPICO 3

De preferência, faça treinamentos com toda a equipe (a não ser que o tema seja específico demais), por exemplo, “como preparar um drink”. Esse tema para a cozinha não faz sentido e os funcionários podem se sentir deslocados e não prestar atenção no conteúdo. Mas é de extrema importância que o setor da cozinha saiba o que acontece no salão e vice-versa.

TÓPICO 4

Em alguns treinamentos, faça premiações. Pode ser melhor funcionário do mês, aquele que mais se destacou, ou sortear uma cesta de café básica. Esse tipo de atividade no meio do horário de trabalho pode deixar o ambiente mais descontraído e os colaboradores voltam mais animados para o turno.

TÓPICO 5

Em todos os treinamentos, faça perguntas, dinâmicas individuais ou em grupo, aplique “provinhas”, questionários. Garanta que o colaborador entendeu o conteúdo que foi passado. Além disso, essa prática mantém o espectador atento e evita que se disperse.

TÓPICO 6

Fale a língua dos colaboradores. Utilizar termos técnicos demais, além de dificultar o entendimento, pode causar estranheza por parte da equipe. Use jargões e expressões que costuma ouvir dos próprios funcionários.

TÓPICO 7

Sempre mantenha o conteúdo que foi aplicado, impresso e arquivado na pasta de documentos. Além da lista de presença devidamente assinada pelos colaboradores, instrutor do treinamento e responsável da empresa.

Quando a empresa investe em capacitação e treinamentos, os colaboradores se sentem importantes e tendem a valorizar o trabalho. É claro que isso não garante absolutamente nada, a rotatividade de funcionários dentro de um serviço de alimentação é muito grande, mas de acordo com a minha experiência, essas práticas têm resultados positivos. 

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Thais Tami - Nutricionista Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos. Empresária e Diretora na Kenko Assessoria Nutricional emfoco

Oferecimento da Seção

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Aconteceu

Nutri Food Service marca presença no 15º Congresso Internacional de Food Service

A equipe Nutri Food Service esteve presente no evento da ABIA levando mais informações sobre a empresa e seus parceiros

Cobertura Marketing Nutricional

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O evento promovido pela ABIA Indústria de alimentos e bebidas trouxe palestras, debate de assuntos relevantes e tendências para o setor. Oportunidades para fazer novos negócios e troca de experiências entre os players do mercado.

A Nutri Food Service pode mostrar a importância de ser um escritório de negócios com muita experiência e com excelentes indústrias parceiras.

Conseguindo assim melhor atender os Operadores, Compradores, Influenciadores e players do setor, fazendo o atendimento com base técnica desenvolvida por Marcio Azevedo na empresa que possui mais de 30 anos no Mercado.


Consolidando-se cada vez mais como o maior escritório comercial focado em Food Service, a empresa esteve presente com o seu time no evento, mostrando seus produtos e trazendo novidades ao mercado.

Com tradição, experiência e com os melhores fornecedores do país, a Nutri Food Service procura oferecer uma experiência de qualidade absoluta em produtos da área de alimentação.

E mais do que uma relação comercial, estabelece uma verdadeira parceria com os clientes, sempre visando a melhoria contínua dos processos, de modo a obter a sua plena satisfação.

A Nutri Food Service mostra que está em constante evolução

 

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Marcio Azevedo
CEO da Nutri Food Service

Anuncie no EM FOCO Food Service

Marketing Nutricional

Aconteceu

DOMANI Restaurante - Escola da Premium sediou Agenda 2023 - ESG Food Service

Cobertura Marketing Nutricional

Com o propósito de dar visibilidade a iniciativas da área de alimentação que contribuem para uma sociedade mais cidadã, ética e comprometida com o meio ambiente o encontro reuniu empresas e instituições do setor.

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No dia 30 de novembro aconteceu em São Paulo na sede da Escola da Premium - DOMANI Restaurante, o evento sobre ESG Food Service, com apresentação de cases inovadores no setor de alimentação, que contribuem para uma sociedade com mais inclusão, ética, e práticas amigáveis com o meio ambiente.

Como o setor de gastronomia envolve desde a produção de alimentos, em campo, até a produção das refeições, nas cidades, as boas práticas são percebidas diariamente pelo consumidor, por isso  a importância  da iniciativa do Canal Restaurante  realizando o evento: A Agenda 2023 - ESG Food Service e contando com a apresentação  profissionais do mercado, que reforçam os valores ESG.

blog

Com cases representativos de seus segmentos como: DOMANI - Restaurante Escola - uma iniciativa pioneira da Premium Essential Kitchen, com um objetivo inicial de capacitar os colaboradores em diversos setores com cursos e oficinas gratuitos e com planos futuros de estruturar uma grade curricular para formação  de outros profissionais nas áreas de alimentação.

Marmita na Rua - Projeto paulistano que alimenta famílias vulneráveis e pessoas em situação de insegurança alimentar. Vapza Alimentos,- Produtora de alimentos que tem fortes laços com a agricultura familiar, com o estímulo ao plantio orgânico.

Rede Madero - A rede de comida casual que mantém critérios de construção sustentável certificada em todas as suas unidades e  Instituto ADUS - Responsável pelo acolhimento de refugiados, e na forma de inserção imediata no mercado de trabalho

E com um público atento formado por Consultores, Nutricionistas, Empresários e Profissionais do setor.

 

Estiveram presentes os Colunistas MN José Aurélio, Jean Pontara , Ana Vaz

Equipe Premium no evento com: Luciano Madella, Caroline Graciani, Caroline Nogueira

 

O evento mais do que transmitir informações, foi um incentivo para melhores práticas de ESG no Food Service . Preparados para 2023!

Aconteceu

XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional traz a Era de Ouro dos "5 S"

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Por Juliana Rosa - Nutricionista

A 16ª edição do Congresso realizado pela VP - Centro de Nutrição Funcional reuniu mais de 5 mil profissionais, nutricionistas, médicos e profissionais da gastronomia e da saúde de forma presencial e virtual.

Foram 78 palestrantes, mais de 90 expositores e muito network, por isso te convido a ler até o final, pois tenho certeza que nunca presenciei tantos lançamentos em uma única edição! Boa leitura.

O Congresso abordou vários temas atuais para o cuidado da saúde, prevenção doenças populacionais e a importância de práticas simples como o consumo de alimentos e fitoterápicos nativos brasileiros, passando pela estética, combate ao câncer, com um olhar para a longevidade com qualidade através do potencial nutricional e antioxidantes dos alimentos, unido a bons hábitos de saúde.

Segundo a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, fundadora e CEO da VP, que completa 23 anos e foi pioneira ao trazer o conceito para o Brasil, há 16 anos, apresenta o tema principal do evento: A Nutrição dos “5 S”, nutre o ser humano, o meio ambiente e a alma, que visa assegurar não somente a Nutrição do Corpo Físico, a Nutrição do Solo e a Nutrição Espiritual, mas gerar uma energia vital capaz de nutrir nossas emoções e nossas relações sociais. Essa é a Nutrição para as próximas décadas, essa é a Nutrição da Nova Era.”, destaca Valéria Paschoal.

Leia Mais...

 

Colunista MN - Juliana Rosa

Dra. Juliana Rosa é Nutricionista desde 2007, Palestrante, Especialista em Nutrição desde 2009. Colunista em revistas e no Blog Nutricionista Juliana Rosa onde conta as principais novidades dos eventos de nutrição e nutrologia, bem como as novas práticas clinicas, baseadas em evidências e lançamentos de produtos da área fitness e saudável, compartilhados nas suas redes sociais. Realiza atendimento em consultório, de forma presencial, por videoconferência e In company, para empresas que desejam cuidar e/ou prevenir questões de saúde e produtividade dos seus colaboradores.

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Empresário - José Sevieri Colunista MN

 

Nutricionista - Caroline Trevisan Colunista MN

 

Empresário - Francisco Assis Colunista MN

 

 

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Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

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Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

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Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

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Seção Marketing

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Marketing

Eventos

O QUE EXPOSITORES, FORNECEDORES E VISITANTES PODEM ESPERAR EM 2023??

Por José Roberto Sevieri

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"O futuro a Deus pertence" afirmaria minha avó Elvira com toda convicção.

A Mas sinais estão sendo enviados e podem ser notados, ampliando a observação sobre vários pontos.

Com os adiamentos das feiras de 2020 e 2021 para 2022 foi um amontoado de feiras e congressos se atropelando, com um calendário de 12 meses que teve que suportar 36 meses - algo inimaginável e difícil para muitas empresas expositoras, que tinham equipes para três acontecimentos por ano e de repente tiveram que fazer oito - até durante os jogos do Brasil na copa de futebol tinham eventos acontecendo - o stress destas equipes foi gigante, a qualidade do que entregaram e receberam foi inferior ao que tinham antes da pandemia, e os custos muitos vezes dobraram, desde a passagem aérea até a montagem de estandes, passando pelos salgadinhos e decoração. Tudo difícil. Como muitos destes eventos eram bienais e aconteciam em anos diferentes de seus concorrentes agora todos estão em anos pares, obrigando os expositores a escolherem um dos eventos, pois não estão dispostos a repetirem esta saga louca de 2022, levando assim eventos para tamanhos menores do que os deste ano, que foram vendidos antes da crise sanitária.

Os eventos anuais vão se repetir em 2023, mas não terão os “dois anos sem eventos” que subsidiou a atração da visitação deste ano, fazendo com que ou a criatividade seja ampliada ou terão eventos menores no próximo ano.

A política não pode ser esquecida, com a conturbada eleição de 2022, em que serão dadas as posses aos eleitos governadores e presidente da república, com as consequentes nomeações de ministros e secretários, gerando assim uma expectativa que somente vai começar a deixar o “horizonte aparecer” a partir de fins de março, mostrando que o calendário do primeiro semestre sofrerá mais do que os do segundo.

E ainda tem a questão de qual política econômica será adotada, pois como as feiras são de “negócios”, sempre terão influencias sobre as projeções futuras, as quais poderão “esfriar” ou “esquentar” conforme a “temperatura da chapa político-econômica”.

Somente estes poucos fatores já poderão mostrar aos fornecedores que devem começar já a procurar seus clientes para saber se virão, se irão precisar deles, para que e tentar travar acordos comerciais com a sua cadeia de suprimentos, para que na hora da entrega o preço cobrado não seja menor que a despesa efetiva.

E o visitante, o grande objetivo de todos, já sabe que eventos quer visitar e confirmando que os expositores que deseja visitar estarão presentes no evento deve imediatamente buscar o seu transporte aéreo e a sua hospedagem, pois quanto mais perto da data pretendida muito maior será o preço.

O ano que se inicia em janeiro próximo será grande. De sobressaltos. De sustos. De alegrias. De sofrimentos. E de desafios. Para quem gosta serão muitos. Aproveite, pois aprenderemos muito.

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José Roberto Sevieri - Técnico de segurança do trabalho, administrador de empresas, promotor de congressos, de feiras de negócios e Colunista MN da Marketing Nutricional

Informe Publicitário

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Carnes fracionadas e embaladas a vácuo para restaurantes

A Chef Meat quer somar junto com seu negócio.

Queremos oferecer mais praticidade para sua cozinha, somos um açougue que está inovando o modo como vendemos nossos produtos, agregando valor a uma simples compra de carne.

Trabalhamos com produtos frescos com chegada de bois de segunda e quinta-feira, nossos profissionais são qualificados e prezamos pela qualidade que você vai colocar na mesa do cliente.

Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

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Comunicação

6 Porquês as Indústrias Devem Preparar o seu Planejamento para se Comunicarem de Forma Institucional e mais Objetiva

Por Rafael Plaza Seballo

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O planejamento estratégico de uma indústria é muito valioso, ele deve estar relacionado a visão, missão e valores para que seja efetivo e somente assim ela estará alinhada para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

A comunicação institucional deve estar ligada ao fortalecimento da marca e a imagem de uma organização, deve promover o diálogo entre seus públicos de forma clara, sejam internos, ou externos, comandar essa ação em prol da transparência e estar em constante sintonia e atualização com o mercado, assim evita-se tomadas de decisões de forma equivocada.

Existem pontos importantes para se levar em consideração em um planejamento estratégico, determinar onde se quer chegar e como fazer para obter os resultados desejados, para isso é necessário se comunicar de forma clara para que todos os envolvidos conheçam os objetivos, definir prazos, ações, os níveis hierárquicos envolvidos em todo o processo e ajustar quais mudanças na estratégia são necessárias evitando assim gastos desnecessários.

Algumas analise precisam ser feitas, pois elas influenciam o plano estratégico e seus objetivos, tomar decisões sem analisar dados, é certeza de enfrentar riscos negativos, acaba limitando toda tomada de decisão e terá resultados desqualificados.

Um dos primeiros fatores a serem analisado na criação do planejamento estratégico é o mercado interno e externo, com isso podem ser tomadas decisões relacionadas ao processo e adequação em um ambiente mutável, orientado para o futuro de sucesso.

Entender seu posicionamento atual é primordial, as ações não são feitas de uma comunicação apenas, precisa ser consistente e contínua, conhecer o público-alvo é um passo importante para ser mais assertiva, assim poderá definir o tipo de conteúdo que será transmitido e terá impacto positivo, para ter uma marca forte no mercado é fundamental mostrar a personalidade da organização. Abusar do elemento de comunicação institucional consolida sua marca pode meio da identidade e posicionamento, as vezes é preciso uma mudança e precisam estar ligadas as questões de inclusão social, gênero, responsabilidade social, conscientização, preservação do meio ambiente ou até mesmo prática de alimentação mais saudáveis.

Uma comunicação institucional bem posicionada tem como sua maior característica o relacionamento entre a marca e o público, ao invés da venda, conquistar mais cliente sem dúvida é importante para qualquer empresa, a mensagem certa ajuda a melhorar o branding e consequentemente vender mais seus produtos. Quanto mais tempo a empresa reter esse cliente, mais oportunidade de vendas ela terá, por isso a mensagem precisa ir além de transmitir um significado, precisa ser compreendida, assim evitando falhas e ruídos, atingindo de fato o resultado esperado. A gestão de conteúdo é muito importante nesse processo, quando bem conduzida, os resultados podem ser incríveis. Para ser autoridade em seu segmento, precisar ter conteúdo relevante, e é importante que o público veja como referência, com informações confiáveis. Para que isso aconteça é preciso de presença constante da marca em seus canais e sempre com conteúdo relevantes e atualizados.

Considerando tudo que foi apresentado anteriormente temos a certeza que para preparar um planejamento institucional de forma clara e objetiva os resultados trazem os melhores benefícios para a industrias, sendo eles:

Identificar e se aproximar do seu público alvo de forma mais assertiva e humanizada.
Fortalecimento da identidade da marca e diferencial da concorrência.
Alinhamento dos propósitos, a parte interna da organização estará por dentro dos objetivos e metas da empresa.
Aumento do engajamento - mais do que informar, a organização cria um relacionamento com seu público e uma proximidade, isso faz com que sempre busquem seus conteúdos.
Reputação - constrói uma imagem autoritária, com credibilidade e ganha destaque no mercado.
Resultados financeiros - todos os benefícios apresentados acima multiplicam as oportunidades de negócio, traz um impacto positivo para a organização e consequentemente aumento no resultado financeiro.

Ou seja, o planejamento estratégico é o que ajuda indústria e empresas a chegarem em seu objetivo de forma mais consciente e preparada, o importante é estar alinhado com a missão e o propósito da empresa. Assim gerando sempre impactos positivos tanto na marca quanto sem seus colaboradores e clientes e em deixando-os em constante evolução.

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Rafael Plaza Seballo - Graduado em Comunicação Social pela universidade FIAAM-FAAM, estudante de Desing pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência como Gestor de Marketing em indústrias maquinarias. Atualmente CEO na Fari Digital agência com foco em indústrias de pequeno, médio e grande porte.

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2022

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2022 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Escolha seu módulo ou participe de todos

Marcia Melo - Curso Online - GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

√ Curso Completo: 4 Módulos

Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

 

Divulgue sua Feira, Curso ou Evento, ficando mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

 

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Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

Entre em contato conosco para tomarmos um café e conversarmos

Quer saber mais!contato

Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

IMPACTO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES

Por Patricia Ramos

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A Experiencia do Paciente é um dos pontos mais importantes quando falamos em humanização nos cuidados de saúde. São todas as interações e ações que podem influenciar a percepção do paciente. Ambiente confortável, seguro, com cuidados reconfortantes, transmissão de informações sobre o diagnostico e tratamento que auxilie na tomada de decisão, tratamento honesto, respeitoso, digno e empático são elementos que geram uma experiencia positiva.

O atendimento humanizado gera confiança e segurança em quem está sendo atendido e tem como base os itens abaixo:

Conhecer profundamente o seu cliente / paciente: é necessário conhecer quais são as expectativas do cliente. Manter registro do histórico das internações anteriores.
Criar Memorias Positivas: proporcionar ao paciente e familiares momentos que transformem o período de internação, em um período menos doloroso e mais acolhedor. O paciente no centro do cuidado.
Cultivar a Empatia: é primordial para aproximar-se do paciente e familiares. Eles precisam ser ouvidos, ter alta resolutividade em relação ao quadro clinico.
Trabalhar com proposito: um dos principais conceitos do atendimento humanizado é a paixão pelo seu trabalho. Equipes satisfeitas e felizes, costumar ser mais empáticas e solícitas durante o atendimento, fazendo com que o paciente e familiares sintam-se seguros durante todo o processo de tratamento. Para que o propósito seja a base do trabalho dos colaboradores, é necessário que a gestão invista em treinamentos, acesso a tecnologias, planejamentos estratégicos, fluxos bem-estruturados e valorização dos colaboradores.

Como podemos perceber, o capital humano é essencial para gerar uma experiencia positiva ao cliente / paciente. Portanto, as instituições de saúde precisam contratar colaboradores, que além da técnica, tenham as qualidades / competências abaixo:

• Empatia
• Atendimento simpático e humanizado
• Comunicação assertiva
• Proatividade
• Flexibilidade para atender as demandas de pacientes e familiares

A seleção de talentos com essas qualidades, e essa capacitação constante deve fazer parte da cultura organizacional da instituição.
Garantir a satisfação dos colaboradores, também é fundamental para promover o bem-estar na instituição de saúde, ajudar no engajamento das equipes, melhorar a performance, impactar positivamente a autoestima dos colaboradores, promovendo seu crescimento pessoal e profissional.

Alguns itens relacionados a satisfação dos colaboradores são:

Estabilidade: este é um ponto bem importante, pois diz respeito ao futuro do profissional na organização, que deve proporcionar oportunidades para que o colaborador se sinta seguro e satisfeito.
Benefícios: as vantagens oferecidas pela empresa também são importantes na atração e retenção de talentos.
Ambiente de trabalho: oferecer um local apropriado e boas condições físicas de trabalho, são importantes para garantir o conforto e o bem-estar dos colaboradores, o que impacta diretamente na sua satisfação.
Processos adequados: é fundamental que os processos da organização, seja na comunicação interna, nas atividades diárias, na contratação ou qualquer outra etapa da jornada do colaborador, tenham o mínimo possível de burocracia, para não prejudicar a experiência dos profissionais.
Desenvolvimento profissional: empresas que investem no treinamento e capacitação de suas equipes, garantem que os colaboradores se desenvolvam e continuem crescendo dentro da organização, o que estimula seu engajamento e ajuda a reter talentos.
Autonomia: é importante que os colaboradores tenham autonomia na realização das suas atividades, para atuarem de forma participativa.
Reconhecimento: profissionais reconhecidos pela empresa apresentam um maior nível de satisfação e engajamento, pois se sentem valorizados pela organização. o Remuneração: ainda que esse não seja um fator predominante na satisfação dos profissionais ele é bem importante, e pode ser um fator decisivo na atração de talentos.

Para manter a satisfação dos colaboradores é importante a instituição de saúde adotar algumas práticas:

Jornada do colaborador: jornada inicia-se já no processo de recrutamento e seleção. Isso porque, as primeiras interações do candidato com a empresa fazem a diferença e dão início no processo de construção de uma experiência satisfatória. Então, ao mapear a jornada, é preciso pensar de forma abrangente, passando por todos os estágios: recrutamento, onboarding e eventuais promoções, até chegar no desligamento, sendo ele voluntário ou não.
Feedbacks: trabalhar com feedbacks durante o período em que o contratado está exercendo suas funções e no ato da sua saída é uma oportunidade de se obter valiosos insights para pensar em medidas para
reduzir a rotatividade e tornar o percurso na empresa mais saudável e positivo.
Escuta ativa: é quase impossível promover uma boa experiência do colaborador sem praticar a escuta ativa. Por isso, incentive a participação dos colaboradores nas tomadas de decisões da empresa sempre que possível.

É importante dar atenção para os mais diversos aspectos e pensar que cada uma dessas práticas são investimentos para que os profissionais fiquem mais satisfeitos, impactando no modo de trabalho e no atendimento ao paciente com maiores níveis de satisfação, sendo benéfico para a reputação e o faturamento da instituição.

Dessa forma, ter colaboradores satisfeitos impacta:

Redução do turnover;
➛ Aumento da produtividade;
➛ Redução do absenteísmo;
➛ Atração e retenção de talentos;
➛ Engajamento das equipes;
➛ o Colaboradores defensores da marca;
➛ Satisfação do cliente;
➛ Experiencia do paciente positiva;

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Dra Patricia Ramos - Especialista em Gestão de Negócios de Saúde - FGV 26 anos de experiencia em gestão de Nutrição Hospitalar Atualmente Coordenadora de Nutrição Clinica na GRSA

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Controle Sanitário no Período das Festas - 4 Questões para o Restaurante ter o APPCC Atualizado e ser Certificado

Por Thiago Giacopetti

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Com o aumento da competitividade no setor alimentício, especificamente no ramo de food service, as empresas são obrigadas a se atualizarem e a adquirir práticas que a mantenham no mercado. Dessa forma, essa mudança reflete uma nova dinâmica no relacionamento entre as empresas e seus consumidores, buscando oferecer melhores produtos a cada dia. Sendo assim, ferramentas adicionais devem ser implementadas no processo para alavancar a vantagem competitiva da empresa.

Quando se fala em qualidade, a segurança do alimento é um fator determinante, uma vez que pode comprometer a sua imagem e a saúde do consumidor. Dessa forma, o setor está cada vez mais conscientes de que a adoção de ferramentas que garantam a eliminação ou a redução da contaminação do alimento é fundamental para o aumento da competitividade, redução de perdas e otimização da produção. A Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é um sistema que age preventivamente, de forma contínua e dinâmica, controlando os perigos físicos, químicos e biológicos em todas as etapas do processo de produção.

Diversos incidentes relacionados ao consumo de alimentos contaminados em eventos sejam eles de pequeno ou grande porte têm aumentado a conscientização e interesse do público sobre o assunto e, uma das ferramentas mais importantes quando se trata em controle da segurança dos alimentos é o Sistema APPCC.

Os perigos ou contaminações que podem causar danos à saúde do consumidor variam quanto ao grau de severidade e riscos potenciais de manifestação em consumidores e são específicos para cada produto. Os perigos podem ser provocados por alguns motivos:

• Pela presença inaceitável de uma contaminação química, física ou microbiológica na matéria-prima, no produto semifabricado ou no produto final;
• Pelo potencial de crescimento ou de sobrevivência de microrganismos ou de presença de substâncias químicas no produto semifabricado, no produto final ou no ambiente da linha de produção;
• Pela recontaminação do produto semifabricado ou do produto final com microrganismos, produtos químicos ou corpos estranhos.

O processo de implantação do sistema simplificado para que a maioria dos restaurantes food service possam aplicar é composto pelos 4 princípios listados abaixo:

1. Listagem de todos os potenciais perigos, condução da análise de perigos e determinação das medidas de controle;
2. Determinação dos Pontos Críticos de Controle (PCC);
3. Estabelecimento dos limites críticos para cada PCC;
4. Estabelecimento de um sistema de monitoramento para cada PCC e o estabelecimento de ações corretivas;

A aplicação do sistema ainda não é uma exigência legal no Brasil, mas sim um processo voluntário, cabendo às organizações decidir pela sua implantação ou não. Entretanto, não há dúvidas dentro do segmento alimentício, que uma forma eficaz de garantir a segurança dos produtos é com a aplicação de programas, como o Sistema APPCC, nos seus processos.

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Dr. Thiago Giacopetti - Nutricionista consultor em segurança alimentar. Sócio da Nutricon Saúde. emfoco

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

 

Filet au Poivre Vert (Pimenta Verde) e Batata Francesa Anna

Chef Rosilene Campolina


descrição da imagem

 

Ingredientes

✔ 4 medalhões de filet mignon
✔ 2 colheres de manteiga
✔ 50ml de conhaque
✔ 10 pimentas verdes (ou mais se preferir)
✔ 350 ml de caldo de carne
✔ 1 colher (sopa) rasa de amido de milho dissolvida em
✔ 50ml de shoyu ou aceto balsâmico
✔ 1 colher de alho triturado
✔ 1 colher (café) de mostarda (opcional)
✔ sal, pimenta do reino a gosto
✔ ramos de alecrim para finalizar o prato

 

Modo de Preparo:

 

Tempere os medalhões com sal, alho triturado e pimenta do reino. Doure 1 colher de manteiga e grelhe os filés dos dois lados no ponto desejado (bem ou mal-passado).

Acrescente as pimentas verdes e flambe tudo no conhaque, colocando fogo dentro da panela (cuidado com a chama).

Retire e mantenha-os num prato aquecido. Na mesma panela, doure o restante da manteiga e faça um deglace, colocando o caldo de carne, e, em seguida, o shoyu misturado com o amido.

Acrescente as pimentas verdes e acerte os temperos. Se desejar, coloque uma pitada de açúcar (cuidado com o sal). Coloque os filés novamente nesta panela e deixe apurar junto com este molho.

Sirva imediatamente acompanhado de batatas assadas, cozidas ou gratinadas com queijo, ou mesmo com saladas.

Decore com os ramos de alecrim como na sugestão do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br e Bom apetite!

Toque de Chef: para flambar, coloque o conhaque numa concha e leve-a diretamente na chama do fogão, assim que pegar fogo, regue os filés e deixe flambar até evaporar! Se desejar, faça seu caldo de carne usando ossos de vitelo, aipo, cenoura, cebola e bouquet garni. Deixe cozer até demanchar, depois coe e empregue como quiser. A seguanda opção é usar cubos de caldo de carne pronto (mas não é tão saboroso). Para suavizar o molho, pode acrescentar 2 colheres (sopa) de creme de leite para finalizar.  

Chef Rosilene Campolina,
Mestre em Educação e Sustentabilidade Gastronômica, professora universitária na UNA. Bacharel em Comunicação Social, Blogueira do ChefaChef e Guardiã da ODS 7 para a Agenda 2030/ONU, idealizadora dos Projetos Acadêmicos GastroUna e LEIA (hortas urbanas sustentáveis) e membro da FGM Frente da Gastronomia Mineira e da FIC Federazione Italiana Cuochi.

Instagram:@rosilene_campolina
Facebook: @rosilene.d.campolina
LinkedIn: rosilene-campolina-a061ba2a
https://chefachef.com.br

Pavê de Bolo

Chef Zuleika Nunes


descrição da imagem

 

Ingredientes

✔ ½  bolo pequeno, pronto
✔ 500 ml de leite
✔ 1 colher de essência de baunilha
✔ 4 gemas peneiradas
✔ 1 lata de leite condensado
✔ 200ml de leite de coco
✔ 1 colher de leite em pó
✔ 4 colheres de amido de milho
✔ Pêssego em calda a gosto
✔ Abacaxi em calda a gosto
✔ 100g de nozes trituradas grosseiramente
✔ 200 g de chocolate meio amargo picado
✔ Coco ralado e morangos para decorar

 

Modo de Preparo

Misture em uma panela  o leite, a essência de baunilha, o  leite condensado e leite de coco  até ficar homogêneo; leve ao fogo até levantar fervura.
Enquanto isso em um bowl adicione  as gemas peneiradas, o leite em pó e o amido de milho e misture bem com a ajuda de um fouet.

Quando  a mistura da panela estiver levantando fervura, desligue o fogo e com uma mão despeje lentamente por cima das gemas misturadas e com a outra mão mexa rapidamente com o fouet  e vá despejando o leite até terminar; tenha  cuidado para as gemas não cozinhem; continue misturando até que tudo fique homogêneo.

Volte todo esse líquido  para  uma panela e leve ao fogo mexendo  sempre até firmar. Está pronto o seu creme. Coloque papel filme sobre ele até que fique morno para montar o pavê.

Montando o Pavê: Pode ser tanto em  taças quanto em um refratário. coloque uma camada do creme  no fundo de uma vasilha, depois o bolo, cortado  em camadas finas, regue-o com a calda do pêssego;  coloque uma camada de pêssegos e abacaxis  cortados, por cima do bolo,  jogue as nozes e o chocolate picado por cima das frutas e  coloque outra camada  de creme  alternando  até terminar. Finalize com coco ralado, decore com as frutas utilizadas no pavê,  e, também com  morangos e leve à geladeira. Sirva gelado sozinho ou  acompanhado do  sorvete de sua preferência.

Chef Zuleika Nunes,
Especialista em gastronomia autoral Especialista em panificação e confeitaria Tecnóloga em gastronomia Cozinheira profissional Formada em gastronomia e alta cozinha Cake designer Master instructor Professora de panificação, confeitaria e gastronomia Apresentadora do programa Sabores e delícias da Zu na Chef TV Colunista das revistas Bonapetit e Marketing Nutricional Participações em quadros de gastronomia em programas da Globo e do SBT

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