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Realidades que batem à porta do Gestor de Alimentação

Como os cenários mercadológicos estão mais dinâmicos, exige-se também mais profissionalismo. Os gestores de hoje precisam se manter atualizados o tempo todo, buscar mais informações, aprendizados para que seja possível lidar com as adversidades sem que elas promovam grandes impactos e que possam conduzir os serviços de alimentação sem abandonar a qualidade.

Por Redação MN

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Há necessidade da autoconfiança, um bom administrador precisa ter a confiança necessária em si para tomar decisões, correr riscos planejados, motivar a sua equipe e descobrir novas estratégias para alcançar resultados melhores. Um gestor que possui visão estratégica sabe que conhecimento nunca é demais para executar uma função. Ele está, constantemente, em busca de novos saberes e não se sente ameaçado quando um de seus colaboradores demonstra ter informações sobre algo que ele ainda não conhece. Pelo contrário: ele aproveita esses conhecimentos, tem sabedoria para aprender com eles e agrega todo o conteúdo em seu dia a dia. 

Ter facilidade em manter um bom relacionamento interpessoal, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, trabalhar em equipe, boa comunicação, saber delegar funções e também identificar as prioridades são características que auxiliam na boa administração além de saber tratar e motivar as pessoas de sua equipe, desenvolvendo as mesmas de forma profissionalmente e pessoal. Além e principalmente a parte técnica exigida em um serviço de alimentação seja ele um Restaurante Comercial, uma Cozinha Industrial, uma Unidade de Alimentação de Hospital, uma Padaria, uma Lanchonete, uma Rede de Fast Food entre outros.

São desafios do gestor de serviços de alimentação:

Garantir a Segurança dos Alimentos

Precisa saber das boas práticas de manipulação, conhecer a legislação sanitária, fazer com que seja aplicada na prática pelos seus manipuladores de alimentos de forma correta para assegurar a garantia de um boa refeição, livre de contaminação mantendo os alimentos adequados ao consumo do cliente.

Elaborar Cardápios

A elaboração  eficiente do cardápio é fundamental em qualquer restaurante. Criar cardápios com inteligência para não terem que comprar quantidades absurdas de mercadoria, que pode resultar em desperdício ou perda e conseguir desenvolver um menu que vai apoiar o conceito de marca do restaurante e satisfazer as expectativas de seus consumidores é um desafio e tanto ao gestor.

Controlar Custos

O controle minucioso dos custos é fator indispensável para que se obtenha sucesso no gerenciamento de um restaurante e mesmo assim uma das maiores dificuldades encontradas pelo administrador de um restaurante, uma lanchonete enfim de um serviço de alimentação  é conseguir quantificar os custos de sua produção. Restaurantes bem sucedidos e grandes redes de franquia conseguem ter sucesso no mercado de alimentação por possuírem uma boa gestão de controle dos seus custos.

Gerenciar e Motivar a Equipe de Trabalho

Uma das principais características deste profissional é saber ouvir e intermediar situações conflituosas. Ele deverá ser capaz de gerenciar este tipo de inconveniente, assim que o comportamento for detectado, sem se envolver de forma pessoal na questão. Para gerenciar conflitos, é preciso agir de maneira rápida, racional e cuidadosa. Além de manter equipe de trabalho motivada, para isso é necessário que gestor invista um tempo para estar mais próximo da equipe, dar “feedback”, retorno que deve ser feito de maneira individual e não na frente de todos. Fazer críticas construtivas e elogiar quando há um bom desempenho são atitudes necessárias independente da correria do dia a dia.

Relacionar-se com o  Cliente  

É preciso ter muita atenção e cuidado na hora de se relacionar com os clientes para garantir que o restaurante seja sempre apreciado e reconhecido. Além do próprio gestor, as equipes de funcionários  como garçons, copeiras, cozinheiros estão sempre em contato direto com o cliente e, por esse motivo, precisam também dominar a arte de se relacionar com o público. Para isso precisa que se treine a equipe, explicando a importância de cada funcionário ser capaz de tentar solucionar problemas, especialmente se eles estiverem relacionados com alguma queixa do cliente.

Estes são alguns dos desafios do gestor de alimentação que devem estar preparados para enfrentá-los diariamente. Estamos aqui para mantê-los informados e atualizados sobre gestão de restaurante, sobre o seu mercado , sobre novidades, tendências, lançamentos, notícias relevantes do setor, sobre emprego, fornecedores, parcerias, feiras e eventos da sua área. A sua participação é muito imporante para que cada vez mais os conteúdos publicados e divulgados através do EM FOCO Food Service possa atender tanto à sua demanda quanto às expctativas do mercado, continue participando com sugestões de temas para outras publicações através do nosso contato.

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

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Atualidade

FOOD SERVICE

Como as Feiras Ajudam o Marketing das Empresas no Serviço com os Clientes

Por Monique Moura de Queiroz Nogueira

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Atualmente fala-se muito em negócios online, mas em um contexto pós-pandemia temos sentido a importância de estarmos "conectados" com o offline.

O contato e conhecimento com novos produtos, novos serviços e fornecedores, a atualização e informações sobre o que já se faz, o fortalecimento dos relacionamentos da imagem e marca da empresa, acontecem simultaneamente e presencialmente nas feiras, que desempenham um papel vital no mundo dos negócios atuais.

As feiras, conhecidas como eventos que reúnem empresas, profissionais e consumidores interessados em um determinado setor ou tema, acontecem em todo o mundo e durante todo o ano, sejam em espaços abertos ou fechados, grandes ou pequenos e têm o poder de contribuir para movimentar os negócios, atualizando o mercado sobre tendências e novidades.

Esses eventos desempenham um papel fundamental no setor de serviços, pois é onde as empresas podem demonstrar de maneiras prática e interativa suas soluções, permitindo que seus visitantes tenham experiências sobre o que é oferecido pelas empresas.

Para o setor de food service as feiras movimentam as empresas de alimentação, restaurantes, estabelecimentos e comércios de alimentos e bebidas. Anualmente acontece no Brasil a Fispal Food Service. Esse ano aconteceu nos dias 13 a 16 de Junho no Expo Center Norte na cidade de São Paulo.

Neste ano foi possível ver muitos fornecedores e soluções para alimentação, bebidas e equipamentos e uma evidência maior de investimento em automatização e inteligência artificial: robôs que entregam os pedidos aos clientes, que cantam parabéns e levam sobremesas especiais aos aniversariantes, equipamentos cada vez mais tecnológicos que prepararam alimentos em cada vez menos tempo, com garantia de padronização e segurança alimentar e um forte apelo à sustentabilidade com ações de cuidado com o meio ambiente.

Os expositores apresentaram também soluções e melhorias em layout através de equipamentos mais modernos de distribuição, que otimizam o fluxo e melhoram a produtividade. Utensílios e produtos mais modernos e sustentáveis que trazem mais qualidade ao produto final.

Para as empresas e visitantes interessados é a oportunidade e o momento para as pesquisas de mercado e conhecimento das próximas tendências. Enquanto se caminha pela feira é importante um olhar atento e um telefone com bateria carregada, muitos registros, fotos e vídeos para depois avaliar quais as oportunidades fazem sentido com as estratégias da sua empresa.

Novas tecnologias, produtos e soluções são apresentadas e aprimoradas todos os anos, os setores de marketing e áreas responsáveis pelas inovações nas empresas devem acompanhar as tendências e apresentar as novidades aos seus gerentes para que eles transformem essas idéias em soluções para seus clientes.

É impossível inovar sem treinar, sem capacitar. Por isso o RH tem que estar muito alinhado com as áreas de inovação para recrutar as pessoas certas para operar os equipamentos diferenciados e ainda assim fazer um trabalho de cultura com todos para levar o "novo" jeito de fazer. Lembrando que inovar nem sempre significar investir em tecnologia, pode ser apenas fazer o simples de uma forma diferente.

Nas feiras temos também a oportunidade de conhecer e avaliar o mercado e nossos concorrentes, nos permitindo fazer uma análise interna e conseqüentemente buscar melhorias em nossos processos levando maior satisfação aos nossos clientes.

As feiras também são um grande diferencial para as empresas expositoras, é necessário um bom planejamento e uma boa preparação: importante projetar um estande atraente, desenvolver materiais promocionais adequados, pensar em como atrair o cliente para dentro do seu estande, treinar a equipe de vendas e a equipe de acompanhamento do pós-evento para dar seqüência ao funil de vendas.

Quem se propõe participar de feiras, seja como visitante ou expositor, demonstra seu desejo de inovação e busca por melhorias. Compartilhar com seu cliente e seus colaboradores o aprendizado, descobertas e retornos obtidos nessas feiras é um bom caminho para mostrar que sua empresa está acompanhando o mercado, alinhando sempre as expectativas dentro do que é possível de ser implementado, considerando orçamento e as estratégias e realidade de cada negócio.

Portanto, investir em uma estratégia de marketing eficaz nas feiras é fundamental para o sucesso nas empresas. Ao aproveitar ao máximo essa oportunidade única de interação, as empresas podem colher os frutos de um trabalho bem executado, fortalecer sua marca, expandir sua rede de contatos, levar mais satisfação e inovação aos seus clientes e conseqüentemente impulsionar seu crescimento no mercado.

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Monique Moura de Queiroz Nogueira - Graduada em Comércio Exterior pela Una em 2009 e em Desing de Moda pela Una em 2012, pós graduada pela FDC em Controladoria, Auditoria e Finanças em 2016. Em 2007 estudou Italiano em Milão na Italia. Trabalhou por 6 meses na Disney em Orlando, em 2009 enquanto fazia um curso de Liderança e Atendimento ao Cliente dentro do complexo da Disney, ministrado pela Universidade da Carolina do Norte( UNCG). Foi proprietária de uma loja de roupa entre os anos de 2011 e 2014. Em 2014 ingressou no mercado de alimentação corporativa e desde então atua no marketing e área de relacionamento da Total Alimentação.

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Corporativo

Reconhecimento e Meritocracia - Por que os Líderes Devem Exercer Junto à Equipe?

Por Barbara Ap. Pegorari

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Antes de iniciar e explicitar sobre avaliações que comprovem os valores e ganhos da implementação de reconhecimentos e méritos em ambientes corporativos, é importante começarmos pelos fatores históricos, embasamento social, sistema público e, por fim, faz-se o entendimento mais amplo a respeito da aplicação de sistemas, métodos e capacitação de profissionais para que as avaliações sejam menos subjetivas possíveis.

Historicamente, desde 1824, no Brasil, já existem termos de formulação jurídica em sistema meritocrático, em especial no sistema público com a Constituição, que culmina em legitimação em hierarquização. Partindo desse pressuposto, existem duas formas de entender sobre mérito em uma sociedade: Ordenação social como mensuração com olhar exclusivo à avaliação de habilidades e talentos e o ideal, que seria a ideologia da meritocracia.

A segunda exclui lacunas que são indiretamente condizentes com o que temos hoje no Brasil, um modelo de mérito que é imbuído aos parentescos, nível de relacionamento, facilidades de horários que são relacionados à uma falsa produtividade. E quando se entra nesse viés nos deparamos com outras deficiências de inclusão, igualdade e, principalmente, equidade. Esse deparo muitas vezes é mascarado com políticas internas de incentivo à contratação de pessoas para o aumento da diversidade ou mesmo um programa de liderança feminina que discorre entre a facilidade que a empresa oferece em congelamento de óvulos. O problema é visivelmente social e tem-se muitas outras linhas para se debater. Mas, voltando ao assunto principal, por onde se inicia um processo de avaliação de mérito meritocrático?

No início dos 1990 viu-se a necessidade de mensurar a contribuição e o espaço que tal colaborador estava ocupando, a partir disso nasce o conceito de Competência. Segundo Afonso e Maria Tereza Fleury (2000): “Competência é saber agir responsável e reconhecido, que impacta mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”

Para que essas competências sejam avaliadas através dos méritos das pessoas, é importante ter claro alguns conceitos. O planejamento estratégico deve estar claro e estruturado e o caminho deve se iniciar pelo resultado. Dá-se o exemplo de uma organização que queira atingir um resultado final de ser a TOP 10 do mercado com a característica principal de custo/benefício ao usuário. A partir disso, a análise é feita sobre as competências da organização e por último as individuais. Diante disso, a pergunta a ser feita é: “Quais competências e habilidades necessitamos que os nossos colaboradores tenham para que o resultado seja alcançado?”

Os Inputs são as competências que entram no planejamento e os Outputs são os valores criados ao colaborador, stakeholders e mercado como um todo. A partir disso, as competências devem ser esmiuçadas às entregas técnicas e comportamentais e uma relação direta com a periodicidade e transparência na organização.

Os avaliadores devem passar por treinamentos frequentes e os avaliados também, com o objetivo de mitigar ao máximo a subjetividade do processo. Existem, no mercado, diversas avaliações de desempenho, a NINE BOX é um ótimo exemplo. O objetivo é mensurar e identificar talentos, sucessões, bonificação e o mais importante PDI’s (plano de desenvolvimento individual). O objetivo não é saber quem merece estar e quem merece ser demitido, e sim, ter uma escuta ativa que não seja informal, para entender a produtividade que caiu de determinado colaborador, a falta de entrega de outro e o que a organização pode apoiar para que o planejamento seja, finalmente, alcançado. Falta qualificação? Falta liderança? Falta perfil adequado para a vaga? São tantos questionamentos que muitas organizações alteram temporariamente o plano estratégico devido à distância do que se almeja frente ao que pode ser entregue no momento.

Existem diversos autores que já publicaram repulsa pelo sistema de avaliação, como John M. Pfiffner em 1938, com o embasamento sobre o maior conflito entre teoria e prática.

Por outro lado, J.B. Probst e muitos outros se manifestam no sentido que não há mais como não ter a mensuração dos resultados de um indivíduo, e que o desafio é como apurar meticulosamente, facilmente, sem preconceito e levantar antagonismo. Eis o desafio!

Para concluir, a meritocracia como ideologia é de extrema importância para o sucesso e resultados de uma organização e também do indivíduo, mas deve se ter claro os vieses e particularidades para que tudo isso não se transforme em uma burocracia teórico, sem aplicabilidade e baixo engajamento, ao linguajar da nossa população em tradução seria: “para que não seja um tiro no pé”.

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Barbara Ap. Pegorari - Formação - Nutrição - PUC - Campinas Pós Graduação - Comportamento Humano - CBI OF MIAMI EXCUTIVE COACH - Especialista em Desenvolvimento de Competências - SLAC Coaching Membro da União Europeia de Coaching MBA em Andamento - Gestão de Pessoas - USP - Experiência Refeições Coletivas - ESSENCIAL NUTRIÇÃO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Supervisão - PRM - Itajaí ADM Hospitalar em Caráter Licitatório - HOSPITAL E MATERNIDADE RUTH CARDOSO - Coordenação.

Informe Uniflavors

O Sabor que faz a diferença

Um dos diferenciais que atrai e chama a atenção dos clientes dos restaurantes é aquele sabor especial dos pratos.

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Sabemos que cozinhar é uma arte, mas também requer muitas técnicas para elaborar pratos deliciosos, e os temperos são fortes aliados para o preparo de pratos saborosos e suculentos.

Capazes de satisfazer e agradar diversos paladares diferentes, basta um pouco de dedicação na hora do uso de cada (ingrediente x tempero).

Eles realçam o sabor dos alimentos e ainda conferem um aroma especial aos pratos, além disso, os temperos vão bem em diversas preparações e fazem toda a diferença para o sucesso da receita.

Abaixo vamos trazer alguns temperos e especiarias da Linha akiaa da Uniflavors que serão bons aliados para trazer sabor aos pratos das cozinhas, dos restaurantes, pizzarias, dos serviços de alimentação. São bem tradicionais, e se bem combinados, fazem muito sucesso com o público do restaurante

Veja o que tem na Linha akiaa:

Cebola desidratada é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada ou adicioná-la seca em sopas e molhos. Cebolas desidratadas podem ser armazenadas sem refrigeração.

Alho desidratado - O alho é um dos temperos mais consumidos do mundo e em várias culinárias. É um ingrediente essencial no restaurante. A versão desidratada pode ser utilizada com praticidade em todas as preparações culinárias em substituição ao alho fresco.

Coentro desidratado - O coentro é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas .

Manjericão desidratado - pode ser usado para temperar o tomate em saladas, molhos ou sopas, como recheio de aves, peixes, frutos do mar, para temperar berinjela, feijão branco, abobrinha, ovos, ervilhas, massas, pizza, batata, arroz e milho verde.

Os benefícios e vantagens dos temperos desidratados é que são práticos e podem ser armazenados sem refrigeração.

Na Linha akiaa, você também pode contar com o Tempero Completo desenvolvido para temperar alimentos crus e prontos, como massas, salgados, saladas, peixes, aves, carnes etc.

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E com caldos de carne , caldo de galinha e principalmente com os temperos para churrasco que falaremos na próxima edição.

Deixe o seu Restaurante mais Atraente e Saboroso com a Linha akiaa.

Uniflavors fazendo a diferença!

Saiba mais em: www.uniflavors.com.br

Gastronomia

Gastronomia Circular

Por Chef Isaac Pessanha

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A gastronomia é muito mais do que uma mera combinação de sabores e ingredientes. Ela possui um papel fundamental na nossa sociedade, indo além do prazer de comer e explorando questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social. Nesse contexto, surge a gastronomia circular, um conceito inovador que busca promover a utilização consciente dos recursos, reduzir o desperdício e criar uma cadeia alimentar mais equilibrada. Neste artigo, exploraremos os princípios da gastronomia circular e como ela está transformando o cenário gastronômico atual.

A gastronomia circular é baseada no princípio da economia circular, que visa minimizar a geração de resíduos e otimizar o uso dos recursos naturais. Ela engloba práticas como o aproveitamento integral dos alimentos, valorização de ingredientes locais e sazonais, redução do desperdício alimentar e incentivo ao consumo responsável. Ao adotar esses princípios, os chefs e cozinheiros têm a oportunidade de criar pratos saborosos, nutritivos e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Um dos pilares da gastronomia circular é o aproveitamento integral dos alimentos, ou seja, utilizar todas as partes dos ingredientes, desde as cascas até as folhas e talos. Esse conceito não apenas reduz o desperdício, mas também enriquece as preparações culinárias, trazendo novos sabores, texturas e nutrientes aos pratos. A criatividade dos chefs é colocada à prova ao explorar todas as possibilidades que os ingredientes oferecem, evitando descartes desnecessários e valorizando cada elemento.

A gastronomia circular valoriza a produção local e sazonal, priorizando ingredientes provenientes de produtores locais e da época. Essa escolha não apenas incentiva a economia regional, mas também reduz a pegada ambiental, uma vez que diminui a necessidade de transporte de longa distância e o uso intensivo de recursos naturais para a produção em larga escala. Além disso, o uso de ingredientes frescos e sazonais ressalta as características e sabores únicos de cada estação, proporcionando uma experiência gastronômica autêntica.

Um dos maiores desafios da indústria alimentícia é o desperdício de alimentos. A gastronomia circular aborda essa questão com estratégias inteligentes, como a utilização de técnicas de conservação e armazenamento adequado, a criação de cardápios flexíveis que se adaptam à disponibilidade dos ingredientes e a conscientização dos consumidores sobre a importância de evitar o desperdício. Além disso, a reutilização de sobras e a transformação de alimentos em novas preparações são práticas fundamentais para reduzir o descarte e valorizar cada ingrediente.

A gastronomia circular representa um movimento significativo na busca por uma alimentação mais sustentável e responsável para um futuro melhor. Ao adotar os princípios da gastronomia circular, estamos não apenas criando pratos deliciosos, mas também promovendo a preservação dos recursos naturais, apoiando os produtores locais e conscientizando a sociedade sobre a importância de uma alimentação mais consciente.

Como colunistas de uma revista gastronômica, temos o poder de influenciar e inspirar chefs, restaurantes e leitores a abraçarem a gastronomia circular. Podemos divulgar receitas que valorizem o aproveitamento integral dos alimentos, destacar ingredientes locais e sazonais e compartilhar dicas para reduzir o desperdício alimentar.

Além disso, é importante destacar os benefícios da gastronomia circular não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Ao consumir alimentos frescos, nutritivos e produzidos de forma sustentável, estamos cuidando de nós mesmos e contribuindo para um sistema alimentar mais equilibrado.

A gastronomia circular não é apenas uma tendência passageira, mas sim um movimento necessário e urgente. Convidamos a todos os leitores a se juntarem a nós nessa jornada rumo a uma gastronomia mais consciente, sustentável e saborosa. Vamos explorar novos ingredientes, experimentar técnicas inovadoras e desafiar os limites da criatividade culinária em prol de um mundo melhor.

Que a gastronomia circular seja um verdadeiro legado que deixamos para as futuras gerações, onde o prazer de comer esteja alinhado com a responsabilidade e o respeito pela natureza.

Viva a gastronomia circular e que ela nos guie para um futuro gastronômico mais brilhante e sustentável

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Chef Isaac Pessanha - Chef Pα̂tisserie, Boulɑngerie, Viennoiserie, Confiserie, Chocolɑtier e Cusine. Treinador. Atua no segmento de Panificação e confeitaria há mais 16 anos.

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Qualidade de vida - Uma Boa Campanha tem o Poder de Gerar Valor e Engajamento

Por Laura Alonso

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Campanhas são esforços para produzir mudanças, sendo ações ou atividades coordenadas integradamente. Devem ser abrangentes o suficiente para fazer a diferença e geridas de forma a produzir resultados.

Toda campanha deve possuir um conceito e um tema. O conceito é a forma de pensar sobre algo, consiste na formulação de uma ideia, a mensagem que se quer transmitir ao consumidor. O tema é a forma que se vai transmitir a ideia, estando dentro do conceito.

Os objetivos podem ser diversos: mobilização e envolvimento de pessoas numa meta comum, informação e educação, mudança de comportamentos e atitudes, ações sociais e etc. Para tanto, é preciso ter uma visão clara da mensagem e metas bem definidas.

   Análise da situação: Quais são os problemas, situações, novidades ou atitudes dentro do serviço de alimentação que possuem a necessidade de elaboração de uma campanha? Qual mensagem precisa ser passada?

   Público: Conhecer o perfil do público, saber o que o motiva e o atrai. Como realizar uma comunicação assertiva?

   Definição dos objetivos da campanha: O que se pretende atingir? Existem metas de curto, médio e longo prazo?

   Desenvolvimento de cronograma: estabelecimento de sequência de ações e forma de desenvolvimento, separação de atividades, prazos, orçamentos, recursos, estratégias de marketing, responsáveis e parceiros.

   Execução da campanha: acompanhamento da reação dos consumidores, sugestões, críticas e aderência a campanha, coleta de dados para avaliação do êxito.

   Análise de resultados: Os sucessos e insucessos precisam ser analisados para aprendizado e ajuste das estratégias, permitindo melhoria e assertividade em campanhas futuras.

Uma mensagem persuasiva em relação aos objetivos da campanha, deixa claro aquilo que se quer atingir, por que e como.

Nos serviços de alimentação campanhas relacionadas a alimentação saudável, segunda sem carne, qualidade de vida, redução no desperdício de alimentos e arrecadações são as mais comuns.

As ações voltadas a alimentação saudável podem ser baseadas em práticas alimentares que possuem significado social e cultural do alimento, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, regionais e considerando os aspectos afetivos e comportamentais que permeiam a alimentação.

É possível ainda, aderir a campanhas mundiais como a Stop Food Wast Day, movimentos como “Pensar. Comer. Conservar”, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Nacional das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros globais.

As campanhas socias podem ser as mais variadas, com arrecadação de alimentos, livros, agasalhos ou outros itens de necessidade. Além de almoços ou jantares beneficentes em prol de causas que a empresa estiver mais conectada.

Os clientes de restaurantes possuem boa adesão nestas campanhas. Por ser uma prática comum ao segmento, o engajamento, participação em dinâmicas e o cumprimento de regras não lhes causa tanto estranhamento.

Para uma o sucesso de uma campanha é importante focar na mensagem que se pretende passar e ficar atento ao bom planejamento e detalhes.  Pequenas práticas podem gerar grandes resultados.

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Laura Alonso - Nutricionista Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário. Especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Cursando o técnico em Meio Ambiente pelo Senac. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de restaurantes. Fundadora da Cultiva.Eco (@cultiva_eco), empresa de consultoria em gestão da qualidade e sustentabilidade para serviços de alimentação. Docente convidada em cursos de pós-graduação em São Paulo e Salvador. Conselheira no CRN-3.

Ponto de Vista

Superalimentos e o seu papel no planejamento das refeições

Por Premium Essential Kitchen especialista em Refeições Coletivas

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Atualmente existe uma grande preocupação com relação à alimentação saudável, tendo em vista que diversas doenças cardiovasculares resultam de uma alimentação inadequada. Pensando nisso, criou-se o conceito de superalimentos para apontar os melhores nutrientes para o corpo humano. Os superalimentos são alimentos que possuem baixíssimas calorias e uma grande quantidade de nutrientes benéficos como, por exemplo, fibras, minerais e vitaminas. Essas substâncias são importantes para regular o peso corporal, assim como para que as pessoas possam ter uma alimentação balanceada.

Este artigo busca abordar o papel dos superalimentos em um planejamento de refeições para emagrecimento, esclarecer por que certos alimentos são considerados superalimentos, listar os grupos de superalimentos disponíveis e descrever o que cada substância contribui para o corpo humano. Por fim, serão incluídas tabelas contendo informações importantes sobre cada grupo de superalimento, além de três tópicos adicionais contendo dicas para uma alimentação saudável, os itens essenciais para uma dieta balanceada e, por fim, algumas perguntas frequentes a respeito de alimentos saudáveis.

Papel dos superalimentos em um planejamento referente a perda de peso

Na verdade, os superalimentos podem desempenhar um papel vital na perda de peso; eles fornecem ao organismo nutrientes necessários para que ele funcione bem, ajudando a regular o peso. De fato, pulando os lanches açucarados e as calorias “vazias”, os alimentos ricos em nutrientes fornecidos são ótimos para emagrecimento porque satisfazem a fome por muito mais tempo. Uma vantagem adicional é que a maioria dos alimentos desta classe são alimentos naturais, livres de conservantes e outros aditivos artificiais.

Além disso, os superalimentos fornecem ingredientes que aumentam o metabolismo e, consequentemente, queimam calorias mais rapidamente.

Ainda, partes dos alimentos, desta classe, aceleram o processo de digestão, por serem digeridos de forma mais rápida pelo organismo. Esta diferenciação com outros alimentos é significativa porque isso ajuda na manutenção da saúde metabólica do corpo.

Por que determinado alimento é considerado um superalimento?

O conceito de superalimento se refere a alimentos milagrosos que contêm quantidades muito altas de nutrientes tais como fibras, vitaminas, minerais, ácidos graxos e antioxidantes, com poucas calorias. Em outras palavras, os superalimentos são alimentos com maior densidade nutricional. Isto significa que, em relação a outros alimentos, eles fornecem grandes doses de nutrientes tão necessários para a manutenção da saúde.

No entanto, é importante notar que não existem dois alimentos que sejam iguais; alguns alimentos apresentam, por exemplo, maior densidade nutricional do que outros. Por esta razão, é necessário saber quais alimentos são mais ricos em nutrientes antes que os consideramos como superalimentos.

Grupos de Superalimentos

Existem cinco grupos principais de superalimentos, todos eles fornecendo quantidades úteis das substâncias necessárias para suprir as necessidades nutritivas do organismo. Estes grupos incluem vegetais, frutas, legumes, grãos e proteínas.

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Marketing Nutricional

Economia

Restaurante

Projetos Inteligentes: A Importância do Arquiteto para Restaurantes

Por Lais Marques

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Projetar um restaurante não é uma tarefa simples, deve envolver profissionais especializados desde a concepção até a obra, pois demanda conhecimentos bem específicos.

Para projetar é necessário pensar nos serviços oferecidos, sistema de cobrança, os fluxos dos clientes e dos colaboradores, definir quais equipamentos usar de acordo com o cardápio e ainda alinhar com o espaço disponível, usar materiais apropriados a operação, incluir a identidade visual da marca, fazer tudo isso caber no budget disponível e ainda se adequar as normas da prefeitura e da vigilância sanitária da cidade. Além disso, os arquitetos têm a tarefa de integrar soluções tecnológicas aos projetos, a fim de aprimorar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes.

Arquitetos que desenvolvem projetos específicos para a área de bares e restaurantes estão inovando com projetos inteligentes. Afinal, na indústria de restaurantes, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais relevante, tanto na produção quanto no atendimento ao cliente.

Mas o que são projetos inteligentes?

Os projetos inteligentes integram sustentabilidade, praticidade, tecnologia e economia.

Alguns exemplos de tecnologia aplicadas em restaurantes incluem:

1. Sistema de automação: podemos usar sistemas automatizados para controle de iluminação, climatização, som ambiente, cardápios digitais, gerenciamento de pedidos e de estoque. A automação contribui para otimizar o funcionamento dos restaurantes, reduzir erros operacionais e proporcionar mais conforto aos cliente.
2. Soluções de pagamentos eletrônicos: com a popularização de pagamentos por meio de aplicativos móveis e cartões de crédito e débito, podemos prever espaços para caixas de auto atendimento, com terminais de pagamentos integrados ao design do estabelecimento.
3. Experiências imersivas: a tecnologia pode ser usada para criar experiências imersivas e interativas nos restaurantes, como projeções visuais, realidade virtual ou aumentada, proporcionando aos clientes uma experiência única e envolvente.
4. Robôs nos restaurantes: soluções inteligentes para reduzir custos e maximizar produtividade. É o uso da combinação da inteligência artificial, robótica e automação para melhorar a operação tanto na cozinha como no salão. Já existem máquinas robôs que fritam batatas e até mesmo robôs garçons.

A preocupação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais relevante na arquitetura de bares e restaurantes. E os arquitetos desempenham um papel crucial na implementação de práticas sustentáveis em seus projetos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução do consumo de recursos. Podemos considerar alguns aspectos:

1. Eficiência energética: os arquitetos podem adotar estratégias para reduzir o consumo de energia, com sistemas de aproveitamento da luz natural, uso de iluminação em LED, isolamento térmico adequado e seleção de equipamentos de baixo consumo energético.
2. Gestão de resíduos: é importante planejar espaços para a separação e a correta destinação dos resíduos gerados pelo restaurante, incentivando reciclagem e compostagem. Além disso já existem máquinas recicladoras de lixo orgânico, que utilizam o processo de compostagem acelerada sem emprego de aditivos químicos que reduzem o lixo orgânico e o transformam em composto natural.
3. Uso consciente da água: é possível projetar sistemas de captação de água da chuva para uso em descargas sanitárias, irrigação de jardins e limpeza. Além disso, a escolha de equipamentos e torneiras com baixo consumo de água contribui para a redução do desperdício.
4. Materiais Sustentáveis: a seleção de materiais de construção, acabamentos e até de mobiliários sustentáveis, como madeira certificada, produtos reciclados e de baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, é essencial para minimizar o impacto ambiental.

Ao incorporar tecnologia e sustentabilidade nos projetos de restaurantes, não apenas contribuímos para a eficiência operacional e a redução de custos, mas também promovemos uma imagem positiva do estabelecimento, atendendo às demandas de um público cada vez mais consciente e antenado.

Planejamento estratégico e a contribuição do arquiteto nessa etapa de projeto

O planejamento estratégico é um passo fundamental na criação de projetos inteligentes para restaurantes. Nessa fase o arquiteto desempenha um papel essencial ao colaborar com os proprietários, chefes de cozinha e demais stakeholders para compreender as necessidades e os objetivos do estabelecimento.

Alguns aspectos relevantes a serem considerados:

1. Identificação do Público-alvo: o arquiteto deve compreender o perfil do público-alvo do estabelecimento, levando em consideração fatores como faixa etária, preferências gastronômicas, estilo de vida e hábitos de consumo. Essas informações ajudam a definir o direcionamento do projeto e a criar um ambiente que atraia e satisfaça os clientes.
2. Definição do conceito e proposta: o arquiteto, juntamente com os demais envolvidos com o projeto, deve estabelecer o conceito e a proposta que o restaurante deseja transmitir aos clientes. Esses aspectos podem estar relacionados à culinária, ao estilo de serviço, à temática, à atmosfera, entre outros. O arquiteto tem a responsabilidade de traduzir esse conceito em elementos arquitetônicos e de design.
3. Estudo de viabilidade: durante o planejamento estratégico, o arquiteto também deve realizar um estudo de viabilidade, levando em consideração fatores com orçamento disponível, prazos, restrições legais e normativas, e as demandas específicas do local. Esse estudo auxilia na definição de um projeto realista, que possa ser executado dentro das condições estabelecidas.

O arquiteto por meio de sua experiência, traz um olhar diferenciado para o planejamento de um restaurante. Sua habilidade em entender as demandas do negócio e traduzi-las em soluções espaciais é crucial para o sucesso do empreendimento.

A contribuição do arquiteto para o empreendimento vai da criação de um ambiente diferenciado até a otimização do espaço. O arquiteto tem a capacidade de criar um ambiente único, que transmita a proposta e a identidade do estabelecimento. Essa singularidade pode atrair e fidelizar clientes, proporcionando experiências únicas.

Além disso o arquiteto especialista em bares e restaurantes, tem o conhecimento necessário para otimizar o espaço disponível, levando em consideração as necessidades operacionais do estabelecimento, como a distribuição das áreas de pré-preparo, cozinha de preparo, atendimento e circulação. A disposição eficiente dos espaços contribui para a fluidez da operação e conforto dos clientes.

A importância do arquiteto na criação de projetos inteligentes para bares e restaurantes é inegável. Desde o planejamento estratégico até a execução do projeto, o arquiteto especialista desempenha um papel fundamental na concepção de espaços que vão além da estética, considerando a funcionalidade, ergonomia, tecnologia e sustentabilidade.

Ao integrar tecnologia aos projetos, o arquiteto busca otimizar as operações do restaurante, oferecendo soluções que tornam os processos mais eficientes e proporcionam experiências imersivas e interativas aos clientes. Além disso ao priorizar a sustentabilidade, o arquiteto contribui pra a preservação do meio ambiente e promove a responsabilidade social do estabelecimento.

Todo esse trabalho se torna essencial para garantir que bares e restaurantes se destaquem no mercado competitivo, atraindo e fidelizando clientes. E é por isso que a parceria entre arquitetos e empreendedores do setor gastronômico é uma combinação poderosa que resulta em estabelecimentos excepcionais e de sucesso.

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Lais Marques - Arquiteta e designer de interiores, filha de nutricionista e neta de arquiteto, iniciou suas atividades no segmento de alimentação em 2006 na empresa de administração de restaurantes industriais da família, com centenas de projetos no setor de food service, aperfeiçoou sua habilidade profissional para as peculiaridades de cozinhas industriais na prática. Com mais de 15 anos de experiência no ramo alimentício, atende mercados variados:

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Somos Green !

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Somos Green !

No ramo da alimentação existem muitos profissionais competentes trabalhando duro em cozinhas de hospitais, escolas, hotéis, indústrias, redes de fast food e varejo em geral. No entanto, sem ter com quem trocar ideias, muitos desses profissionais permanecem anônimos em suas mesas, esquecidos num canto e sem ninguém para ouvir suas histórias. 

Há uma outra parte desse mesmo conjunto, que se associa a programas como o Green Kitchen, descobre outros caminhos, tem apoio nas suas ações e divulgação dos seus resultados. Assim se faz a dinâmica de um grupo fechado de profissionais, de todas as partes do Brasil, que se atualizam e surpreendem em ideais renovados. 

Na simples divulgação de resultados já se valorizam os méritos e seus mágicos desdobramentos, com inspiração aos colegas e benefícios as suas empresas. As conquistas se acumulam, os resultados compensam de longe e o Green permanece de braços abertos a quem quiser vir e fazer sua história. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.

greenkitchen.com.br

Treinamento

A Importância e Economia dos Donos de Restaurantes Investirem no Item Treinamentos

Por Thais Tami

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Antes de iniciar esse assunto falando sobre a economia que os donos de restaurantes podem ter com a aplicação de treinamentos para a equipe, gostaria de falar primeiramente sobre o treinamento em si e o desenvolvimento de pessoas.

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é o processo de educar, capacitar e dar ao time de profissionais todas as ferramentas para que eles compreendam os seus papéis e tenham as condições para desempenhá-lo com o máximo de adequação possível.

Esse processo é amplo e pode englobar o programa de treinamento e o de desenvolvimento, o que tornará as equipes mais flexíveis para se ajustar aos diferentes cenários que as inovações ou alterações de contexto possam trazer.

1. Melhora a produtividade;
2. Reduz a taxa de turnover;
3. Oferece mais qualidade nos resultados;
4. Contribui para aprimorar os fluxos de trabalho;
5. Transforma o clima organizacional;
6. Incentiva o trabalho em equipe;
7. Aumenta o engajamento dos colaboradores;
8. Impulsiona uma cultura de inovação;
9. Estimula o surgimento de lideranças;
10. Proporciona mais credibilidade aos clientes.

Cada um desses itens citados acima é capaz de retornar em economia para o restaurante. Mas te pergunto, como isso é possível?

A economia de um restaurante deve ser visualizada de todas as vias, seja ela através de evitar um desperdício de alimentos, uma preparação elaborada de acordo com a ficha técnica, um pedido solicitado de forma correta, enfim. Todos os pontos citados, geram de alguma forma um benefício ao estabelecimento.

Vou citar e detalhar alguns temas sobre como o proprietário pode se beneficiar ao contratar treinamentos periódicos para os colaboradores:

1. Elaboração de fichas técnicas: o colaborador é treinado a elaborar a preparação de costume de acordo com os ingredientes, modo de preparo e fator de correção dos alimentos, sendo assim o planejamento e compra são muito mais próximos do que é de fato utilizado naquele prato.
2. Utilização correta de EPI e produtos de limpeza: esse tema é de extrema importância, pois a maioria dos colaboradores não é treinado corretamente com relação ao uso de produtos de limpeza e por isso, diluem da maneira que acham o certo.
3. Treinamento de Boas Práticas em manipulação: pode parecer que estamos apenas divagando sobre o assunto, mas quando o colaborador sabe exatamente como manipular, armazenar e preparar um alimento, as chances de haver um desperdício é mínima e com isso, menos alimento é desperdiçado.  
4. Atendimento ao cliente: esse treinamento é importantíssimo pois, um cliente satisfeito sempre volta, porém, se o mesmo cliente não receber um atendimento de qualidade, com atenção aos pedidos, agilidade e qualidade, além de não voltar, poderá utilizar das redes sociais e o famoso “boca a boca” para manchar a reputação do restaurante.

Esses são alguns temas que podem ser abordados para que o dono de um restaurante consiga economizar dinheiro e tempo em seu negócio.

Melhor que uma equipe engajada, é uma equipe devidamente treinada.

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Thais Tami - Nutricionista Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos. Empresária e Diretora na Kenko Assessoria Nutricional emfoco

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Carnes fracionadas e embaladas a vácuo para restaurantes

A Chef Meat quer somar junto com seu negócio.

Queremos oferecer mais praticidade para sua cozinha, somos um açougue que está inovando o modo como vendemos nossos produtos, agregando valor a uma simples compra de carne.

Trabalhamos com produtos frescos com chegada de bois de segunda e quinta-feira, nossos profissionais são qualificados e prezamos pela qualidade que você vai colocar na mesa do cliente.

Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

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Equipamentos

As Melhores Soluções: Como o Comercial Ajuda e Orienta o Cliente

Por Juliana Yuri Nishikawa Alves

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As empresas cada vez mais atentas ao mercado food service tem na equipe comercial uma importante ferramenta cada mais usada: são os profissionais da área comercial que sempre buscam mostrar as soluções mais adequadas para as demandas nos negócios dos Clientes, seja para renovação ou na montagem do negócio levando assim mais modernização e mais rendimento.

O setor Food Service é um mercado em constante evolução, exigindo soluções eficientes e inovadoras para atender às demandas crescentes dos consumidores. Nesse contexto, equipamentos como moedores de carne, fatiadores de frios, embaladoras a vácuo e formadoras de hambúrguer desempenham um papel fundamental na preparação, processamento e embalagem de alimentos. Neste artigo, exploraremos algumas das melhores soluções disponíveis nesses segmentos, destacando suas características e benefícios para o setor.

Moedores de Carne:

Os moedores de carne são essenciais para estabelecimentos que desejam oferecer produtos frescos e personalizados aos seus clientes. Eles permitem a preparação de carne moída de alta qualidade, garantindo a consistência e o sabor desejados. Algumas das melhores soluções incluem moedores elétricos de alta potência, capazes de processar grandes quantidades de carne de forma rápida e eficiente. Além disso, características como lâminas afiadas, facilidade de limpeza e opções de ajuste de espessura são importantes considerações ao escolher um moedor de carne.

Fatiadores de Frios:

No setor de alimentos, a apresentação dos produtos é crucial. Os fatiadores de frios desempenham um papel importante na criação de fatias finas e uniformes de carne, queijos e outros alimentos. Eles oferecem precisão e velocidade no corte, permitindo que os estabelecimentos atendam seus clientes com eficiência. Ao escolher um fatiador de frios, é importante considerar a qualidade da lâmina, a facilidade de ajuste da espessura das fatias, a durabilidade do equipamento e recursos de segurança.

Embaladoras a Vácuo:

A preservação adequada dos alimentos é fundamental para garantir a qualidade e prolongar a vida útil dos produtos. As embaladoras a vácuo são uma solução eficaz para essa necessidade, pois removem o ar e selam hermeticamente os alimentos em embalagens plásticas. Essa técnica ajuda a prevenir a oxidação, a proliferação de bactérias e a deterioração dos alimentos, mantendo-os frescos por mais tempo. Ao escolher uma embaladora a vácuo, fatores como tamanho da câmara, velocidade de embalagem, controle de vácuo e qualidade dos seladores são importantes para garantir um desempenho confiável.

Formadoras de Hambúrguer:

Com o aumento da popularidade dos hambúrgueres gourmet, as formadoras de hambúrguer se tornaram uma ferramenta essencial em muitos estabelecimentos de Food Service. Elas permitem a padronização do formato e tamanho dos hambúrgueres, garantindo a consistência em cada porção. Além disso, algumas formadoras de hambúrguer oferecem a capacidade de adicionar recheios ou personalizar o formato do hambúrguer, atendendo às demandas dos clientes mais exigentes. Durabilidade, facilidade de limpeza e robustez são as principais características de um bom equipamento de hambúrguer.

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Juliana Yuri Nishikawa Alves - Consultora Comercial na Sunnyvale para o setor de Varejo, Food Service e FLV. Bacharel em Marketing Enfase em Gestão e Planejamento de Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi. Pos graduacao Gestao de negocios pelo Senac

 

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EM DESTAQUE

Mercado

PALESTRAS PERSONALIZADAS 2023

A SAÚDE DA SUA EMPRESA COMEÇA COM A SAÚDE DOS SEUS COLABORADORES O conhecimento, conscientiza e leva a mudanças no estilo de vida saudável. Consulte e tenha mais...

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Feiras - FISPAL FOOD sERVICE 2023

13 A 16 JUNHO - 2023 EXPO CENTER NORTE A Fispal Food Service. A feira conta com diversas atrações que fazem parte do Serviço de Desenvolvimento do Mercado

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Feiras - EXPOTEL 2023

A EXPOTEL - Feira Internacional de Hotelaria e Gastronomia, ocorrerá dias 14 e 15 de junho de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo - SP.

Saiba mais...

 

 

ACONTECEU

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 reúnem mais de 52 mil visitantes

O maior evento do setor de alimentação fora do lar da América
Latina recebeu profissionais de todo o Brasil e arrecadou mais de 3 toneladas de alimentos para programa social

Realizadas há 39 anos, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes seguem surpreendendo. Sucesso de público, tanto em quantidade quanto em qualidade, o evento se reafirmou como o maior encontro de negócios do food service na América Latina. Foram 52.267 visitantes em quatro dias de feira no Expor Center Norte, em São Paulo, de 13 a 16 de junho, número 14% superior ao registrado na edição de 2022.

Mais de 1.800 marcas expositoras revelaram tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. "Recebemos visitantes de todo o Brasil e de diversos países que conheceram as últimas inovações para seus estabelecimentos e aproveitaram os projetos de conteúdo, consultorias e experiências", afirma o business manager do evento, Daniel Corigliano.

Pelos corredores, profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos, se encantavam com a variedade de produtos e serviços à disposição e, o melhor, com preços diferenciados.

noticia-fispal2023

Oferecimento da Seção

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CURSOS

GESTÃO POSITIVA

O Mercado de Alimentação e seus Desafios!

CURSOS TÉCNICOS E PRÁTICOS

Têm como objetivo principal fazer com que os Profissionais que atuam ou vão atuar no Mercado de Alimentação possam ter uma maior Base e Atualizada sobre as principais Novidades e Tendências em Gestão nos Serviços de Alimentação!

Desafios mais citados:

Mercado

Curso - PROPÓSITO DOS LÍDERES

Neste Curso o participante poderá ver como desenvolver a sua potencial liderança e que isso lhe trará um melhor entendimento sobre si próprio, e como ser ou se tornar melhor ouvinte e mais receptivo aos Colaboradores que buscam no Líder uma referencia tanto Profissional a ser seguido quanto a citado em suas Ações e realizarções Profissionais.

Mercado Mercado

CURSOS PARA ATUALIZAÇÃO

Cada vez mais a presença em cursos presencias proporciona aos participantes várias vantagens como: Conhecimentos, Networking, Possibilidades Profissionais e saber quando o Mercado está a busca de novos potenciais candidatos para alguma vaga ou atividade que estejam buscando ou podem vir a buscar.

Mercado
Mercado

CURSO - CORREÇÃO X CUSTOS

Este é um Tema que todos Profissionais na área de Gestão no Setor de Alimentação deve sempre buscar mais informação e atualização para ter mais segurança na Correção e Analise do Processo Gerencial e diminuir perdas. Pois as variáveis são muita,s como exemplo: preço de compra da Matéria prima, Custos Operacionais,...

 

Qual o Melhor dia da semana para que você possa participar dos Cursos Presencialmente as Quartas-Feiras ou Sabádos?

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Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Fatima Corradini Colunista MN

 

Clau Arruda Colunista MN

 

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Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

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Gestão de compras para restaurante

Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

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- o Guia de Compras do Restaurante -

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Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

Veja aqui - Conheça e Consulte a cada pedido!

Seção Marketing

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Marketing

B2B

Qual a Importância das Parcerias para a Projeção e Fidelização das Marcas no B2B

Por Rafael Plaza Seballo

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A projeção e fidelização de marcas desempenham um papel fundamental para o sucesso das empresas, especialmente quando se trata de marketing. Neste contexto, as estratégias de projeção das marcas são essenciais para destacar uma empresa em meio à concorrência acirrada, enquanto a fidelização de clientes é crucial para garantir relacionamentos duradouros e impulsionar o crescimento dos negócios.

No mundo digital, a projeção de marca é alcançada através de diversas táticas de marketing. Uma presença forte nas mídias sociais ou influencer, por exemplo, pode ajudar uma empresa a se conectar com seu público-alvo de forma mais direta e envolvente. Através de conteúdo relevante e de qualidade, as empresas podem aumentar a visibilidade e construir uma imagem positiva, transmitindo seus valores e diferenciando-se da concorrência.

Além disso, estratégias orgânicas são essenciais para aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca. Ao otimizar o conteúdo do site, utilizar palavras-chave relevantes e criar uma estrutura sólida de links, uma empresa pode melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica, o que umenta as chances de ser encontrada pelos potenciais clientes.

A projeção de marca não é suficiente por si só. A fidelização de clientes é um elemento importante para o sucesso sustentável no ambiente B2B. Ao oferecer uma experiência excepcional aos clientes, uma empresa pode construir relacionamentos sólidos e duradouros. Isso pode ser alcançado através de um atendimento ao cliente eficiente ou um pós venda personalizado e ágil, que atenda às necessidades específicas dos clientes e demonstra um comprometimento com a satisfação deles.

Uma estratégia que sempre oriento aos clientes é a importância da fidelização no cenário B2B, o marketing de relacionamento é um exemplo claro. Ao criar um programa de fidelidade ou oferecer benefícios exclusivos aos clientes fiéis, as empresas incentivam a repetição de compras e a preferência contínua por seus produtos ou serviços. Além disso, o envolvimento em comunidades online ou grupos de discussão voltados para o setor em que
a empresa atua pode promover a interação e a troca de conhecimento com os clientes, construindo um sentimento de pertencimento e engajamento.

No marketing digital, a análise de dados também desempenha um papel crucial na fidelização de clientes. Ao coletar informações sobre o comportamento dos clientes, suas preferências e histórico de compras, as empresas podem personalizar suas ofertas e comunicações, tornando-as mais relevantes e aumentando o nível de engajamento e satisfação.

É importante ressaltar que a projeção e fidelização de marcas no cenário B2B exigem um esforço contínuo. O ambiente digital é dinâmico e competitivo, portanto, as empresas devem estar sempre atentas às mudanças nas preferências e comportamentos do mercado, buscando inovação e adaptação constantes.

Em resumo, no cenário B2B, a projeção e fidelização das marcas são elementos importantes para o sucesso das empresas no marketing. Ao destacar-se da concorrência através de estratégias eficazes de projeção de marca, e ao construir relacionamentos duradouros com os clientes através de táticas de fidelização, as empresas podem alcançar um crescimento sustentável, fortalecer sua reputação e maximizar o valor de vida do cliente. O marketing oferece uma variedade de ferramentas e técnicas para auxiliar nesse processo que vão desde acões on line e off line permitindo que as empresas se conectem de forma mais direta e eficaz com seu público-alvo e atinjam resultados positivos em seus esforços de projeção e fidelização de marcas.

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Rafael Plaza Seballo - Graduado em Comunicação Social pela universidade FIAAM-FAAM, estudante de Desing pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência como Gestor de Marketing em indústrias maquinarias. Atualmente CEO na Fari Digital agência com foco em indústrias de pequeno, médio e grande porte.

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Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

 

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Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
ALÉRGICOS: ESTE PRODUTO CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE
CONTÉM LACTOSE
JÁ ADOÇADO

 

Para saber mais sobre os Produtos Alimentícios Düpót Ltda:

Entre em contato através do contato@dupot.com.br

Alimentação

Mas afinal, o que é cozinha inteligente, ou restaurante inteligente, e será que conseguiremos atingir a cozinha 4.0?

Por Wellington Jorge dos santos

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Após tantos anos dentro de cozinha, muitas vezes me faço a mesma pergunta, mas afinal, o que é cozinha inteligente?

Facilmente me vem a cabeça que cozinha inteligente é, usar da melhor forma o que tem disponível para o ambiente, um exemplo clássico e visto com facilidade, é restaurantes com estruturas ótimas, excelentes equipamentos como as “Ferraris das cozinhas” os fornos combinados, e as mesmas não usam como deveria, sim, esses equipamentos são sub usados de forma que uma cultura se instalou, que o forno só faz coxa com sobrecoxa, inacreditável, mas acontece!

Pensando nisso finalizo meu raciocino que cozinha inteligente e aquela que usa de forma correta o que tem, um forno combinado com todas suas funções e ganhos que ele traz, um processador de legumes com tudo aquilo que ele traz, o passthough como passthoug, não como apenas como estufa, enfim use e abuse dos seus equipamentos, processos e produtos, animem seus colaboradores a usa-los.

Pensando nisso, será que hoje temos cozinhas prontas para receber a cozinha 4.0?

Em meados de 2014, iniciei minha jornada no IOS, inteligência operacional Sapore, buscando nesse belo projeto um formato de inteligência para a operação, e dentre delas buscávamos 3 pilares, um deles era equipamentos, que o complemento dos outros dois buscava-se uma cozinha de excelência, desde então busco em minhas consultorias, exemplos de cozinhas de 1.0 a 4.0, e confesso que tenho dificuldades de encontrar aquele que é a melhor entre as melhores nesse quesito.

Desde 2014, inúmeras tecnologias surgiram e surgem com frequência, sempre buscando o que eu busco, “Produtividade, ganhos financeiros, sem perder qualidade e segurança”, logicamente tenho meus preferidos, aqueles que de longe trazem ganhos rápidos e eficazes, exemplos clássicos como:

- Fornos combinado;
- Hortifruti beneficiados;
- Proteínas beneficiadas;
- Restoclean;
- Máquina de lavar pratos;

Entre outros, por fim a busca pela cozinha 4.0 é distante, mas é possível e está nas nossas mãos, basta fazer da forma correta, e acompanhar, guardem isso, melhoria contínua é aquele que continua.

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Wellington Jorge dos santos - Engenheiro de produção - Black Belt lean six sigma - MBA em Gestão de projetos- Consultor e especialista em restaurantes inteligentes. - Processos; - Pessoas; - Produtos; - Equipamentos; - Sustentabilidade;

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2023

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2023 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Escolha seu módulo ou participe de todos

Marcia Melo - Curso Online - GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

√ Curso Completo: 4 Módulos

Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

Divulgue sua Feira, Curso ou Evento, ficando mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

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Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

Entre em contato conosco para tomarmos um café e conversarmos

Quer saber mais!contato

Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

Gastronomia Hospitalar: Como Evitar Desperdícios de Alimentos

Por Ana Carina Santos da Conceição

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O preparo da alimentação tem como objetivo permitir o aproveitamento de alimentos que não poderiam ser consumidos em seu estado natural, melhorando a digestão e consequentemente aumento da absorção dos nutrientes. Os desperdícios podem assumir diferentes formas, podendo ser encontrados em atividades que não agregam valor como por exemplo, estoque, equipamento, infraestrutura, utilidades e documentos. Portanto surgem preocupações quanto a evitar o desperdício de alimentos tendo em vista sua contribuição efetiva na qualidade de saúde.

A expressão " comida de hospital " é vinculada a experiências negativas, usada para se referir a uma comida sem sabor, com má apresentação e até mesmo, sem higiene. Mas será que realmente a comida do hospital precisa levar essa fama? Qual a importância da alimentação dietética? E, quais pautas surgem em relação desde o manuseio dos alimentos ao desperdício em hospitais?

Desde a antiguidade, associa- se alimentação a um recurso terapêutico. Com a evolução dos hospitais, os avanços e entendimentos sobre hospitalidade e hotelaria aliados ao ambiente hospitalar, compreende a importância da qualidade de vida do cliente/paciente.

Uma dieta balanceada, e que respeita as restrições de cada paciente, consegue inclusive reduzir o período de internação, melhorando positivamente os resultados clínicos.

A alimentação equilibrada e nutritiva satisfaz aspectos emocionais, psicológicos e motivacionais.

Tais alimentos precisam ser preparados por necessidade dietética, de boa aparência, com sabor, sanitizado, de fácil e rápido preparo e de custo compatível com seu destino de uso.

Percebemos o quanto é importante e como é um assunto sério no ambiente hospitalar, afinal, através da alimentação é possível oferecer qualidade de vida e estimular a recuperação do paciente.

Quando pensamos na alimentação é essencial e indispensável pensarmos em alternativas para evitar o desperdício na gastronomia Hospitalar.

O que devemos avaliar?

Deve- se avaliar a quantidade de refeições servidas ao dia, incluindo as variáveis dietas e restrições.

Se houve um planejamento de cardápio eficiente.

Controlar a produção e distribuição das refeições, assim como verificar alimentos distribuídos e não consumidos.

Evitar grandes quantidades de alimentos perecíveis.

Eficiência no transporte e armazenamento.

Não podemos esquecer que a qualidade dos alimentos e o preparo é de suma importância.

E conscientizar a equipe e qualificar os profissionais. Todos devem estar envolvidos para sanar ou reduzir o desperdício de alimentos.

Destacamos então um profissional de suma importância nesse quesito. Pensamos então, no papel do nutricionista na gastronomia hospitalar.

O nutricionista é o especialista encarregado pelo setor de alimentação e nutrição em um hospital. Entre as atividades diárias atribuídas a ele estão a compra e recepção de alimentos, o armazenamento e o gerenciamento de produção das refeições, orientando a distribuição das mesmas conforme o tipo de indicação de cada paciente.

O profissional deve buscar soluções eficientes e para isso, deve criar um cardápio que respeite as recomendações médicas, respeitando o orçamento, planejamento e distribuindo adequadamente os alimentos para mitigar os desperdícios.

REVISÃO DA LITERATURA

Quando analisamos o contexto histórico da evolução do ambiente hospitalar em conjunto com a compreensão do que é saúde, claramente entendemos que foi decisório e indispensável correlacionar à alimentação.

Por isso a atenção é fundamental. O nível de perda de alimentos precisa ser reduzido, aproveitando o máximo os alimentos e focar no planejamento, armazenagem, controle e distribuição.

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Ana Carina Santos da Conceição - Graduando em gestão hospitalar e atualmente trabalha com atendimento ao público ativo e receptivo. Possue conhecimento em suporte administrativo, gestão de estoques, gestão financeira e práticas de gestão em plataforma web.

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Laticínios: Qual a Importância da Tecnologia para Garantir o Processo Seguro

Por Natalia Miyaguchi Primo

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A ocorrência de contaminação por microrganismos em alimentos de origem animal devido a mínimos descuidos é muito grande. A má qualidade da matéria prima e adoção de técnicas inadequadas são os principais fatores que comprometem a segurança dos alimentos. Nesse sentido, o perigo poderá ser potencial, mas o risco poderá ser baixo, caso medidas preventivas sejam tomadas. A segurança alimentar deve ser prioridade em qualquer empresa do setor alimentício, tanto devido as normas dos órgãos fiscalizadores, como para garantir sua permanência no mercado. A Portaria de n° 326 do Ministério da Saúde e a Portaria de n° 368 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinam que todo estabelecimento produtor de alimentos industrializados deve possuir o Manual de Boas Práticas de Fabricação, além da exigência de treinamento de todos os manipuladores de alimentos.

Os laticínios, por se tratarem de uma matéria prima extremamente perecível, a atenção deve ser redobrada, pois os danos causados ao consumidor por microrganismos oriundos desse tipo de contaminação são gravíssimos. Abordando os principais pontos que levam a contaminação em Indústria de Laticínios por microrganismos, temos: o manuseio, a higiene local e o armazenamento dos alimentos.

Muitos perigos microbiológicos podem ser introduzidos durante a produção e transformação do leite, desde oriundos da ordenha ou como resultado de doença do úbere ou do próprio animal. Normalmente as bactérias necessitam existir em grande número nos alimentos para causarem doenças. Entretanto, consumidores com maior sensibilidade, como crianças, grávidas, idosos e imunodeprimidos, adoecem em quantidades mínimas do agente presente no alimento.

A pasteurização é um método que foi introduzido para eliminar muitos dos agentes que podem causar doença através do leite e produtos lácteos. A aplicação de programas de segurança alimentar, incluindo Boas Práticas de Fabricação é fundamental para limitar o potencial dos agentes microbianos patogénicos na possível contaminação dos produtos lácteos após a pasteurização.

A Brucelose é uma doença que se transmite do animal para o homem, na qual a infeção humana se deve a uma exposição direta ou indireta à infeção animal. Para evitar essa contaminação, os cuidados de higiene para quem manipula animais sensíveis à doença são fundamentais, além da pasteurização do leite e consumo de queijo produzido com leite pasteurizado. A prevenção da doença em humanos está ligada ao controle e erradicação da doença nos animais.

Os produtos lácteos possuem altos padrões de qualidade e segurança e nos últimos anos tem havido poucas falhas relatadas que tenham conduzido a casos de doenças transmitidas por produtos lácteos existentes no mercado. Os produtos lácteos pasteurizados têm sido implicados nestas patologias, essencialmente em situações onde as medidas de controle de segurança dos alimentos tenham sido mínimas, incluindo o uso de ingredientes não lácteos contaminados, processos de pasteurização deficientes, e falta de higiene ou contaminação após a pasteurização.

No âmbito Indústria de Laticínios a Segurança Alimentar é exigida e fiscalizada, ficando a cargo do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) determinar políticas, planos, programas e ações para que sejam cumpridas as normas direcionadas ao tema. A Segurança Alimentar e Nutricional deve atender as exigências legais para evitar as contaminações alimentares e fazer com que a incidência das mesmas diminua drasticamente.

A indústria de laticínios está repleta de avanços tecnológicos, principalmente no meio de tecnologias de transporte e agricultura a soluções de ingredientes e leite cultivado em laboratório. O transporte internacional de produtos frescos é um desafio para muitas empresas globais de laticínios. A tecnologia de "Supercooling" é um exemplo, uma ferramenta que permite que produtos frescos viajem longas distâncias em navios. Essa tecnologia nasceu devido a demanda do mercado de ter produtos naturais refrigerados e frescos, em vez de produtos congelados e com conservantes e a relação entre tempo e resfriamento avançado é uma das chaves para diminuir as limitações do portfólio em mercados fora da Europa.

A primeira remessa de queijos utilizando essa tecnologia de super resfriamento, que não podem ser congelados, chegou com sucesso da Austrália, saindo da Dinamarca, tendo sido armazenada em recipientes especiais sob condições super-resfriadas. Tal tecnologia será benéfica para empresas de laticínios e principalmente aquelas que tem objetivo de alcance global.

Assim, percebe-se a importância da tecnologia na garantia da qualidade em todas as etapas do processo de fabricação convencional dos laticínios e também de aperfeiçoamento das mesmas para que tais produtos alcancem mercados globais de forma segura.

Como visto anteriormente, muitos perigos microbiológicos podem estar associados ao leite cru e aos produtos lácteos, mas estes não representam um problema significativo pois podem ser evitados através das seguintes práticas: controle da saúde do animal; adesão a boas práticas de ordenha; pasteurização e controle para evitar a contaminação pós‐pasteurização. A implementação de programas de segurança alimentar baseados nos princípios APPCC (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) ao longo da cadeia de produção, distribuição e venda de produtos lácteos, são a base para garantir a segurança do alimento e ofertar ao cliente final a laticínios com qualidade.

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Natalia Miyaguchi Primo - Formada em Nutrição - Universidade Federal da Bahia - Swift - Gerente distrital de vendas - janeiro 2021 - atual. 14 Bis & Lucca Pizzarias - Consultoria em Nutrição e Liderança. Hospital Vitória - cafeteria  - Assessoria em Nutrição. Cacau Show - Coordenadora comercial.

CONSULTORIAS

5 motivos para se ter uma consultoria de qualidade alimentar no seu restaurante

Por Dr. Thiago Giacopetti

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Ter uma consultoria de qualidade alimentar no seu restaurante pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Aqui estão cinco motivos pelos quais isso é importante:

1. Garantia de segurança alimentar: A consultoria de qualidade alimentar ajuda a estabelecer padrões e procedimentos para garantir a segurança dos alimentos servidos no seu restaurante. Isso inclui a implementação de boas práticas de higiene, controle de temperatura, armazenamento adequado de alimentos e prevenção de contaminação cruzada. Ao seguir essas diretrizes, você reduz o risco de intoxicações alimentares e protege a saúde dos seus clientes.

2. Melhoria da qualidade dos alimentos: Uma consultoria especializada pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria na qualidade dos alimentos oferecidos. Isso envolve avaliar os fornecedores, selecionar ingredientes frescos e de alta qualidade, além de orientar sobre técnicas de preparo que preservem sabor, textura e valor nutricional. A qualidade dos pratos é um fator crucial para conquistar e fidelizar clientes, garantindo uma experiência gastronômica excepcional.

3. Aumento da eficiência operacional: A consultoria de qualidade alimentar também pode otimizar os processos operacionais no seu restaurante. Isso inclui a análise da logística de suprimentos, fluxo de trabalho na cozinha, gestão de estoque e treinamento da equipe. Com uma consultoria especializada, você pode identificar gargalos, reduzir desperdícios, melhorar a organização e aumentar a produtividade, resultando em uma operação mais eficiente e lucrativa.

4. Cumprimento das regulamentações: O setor de alimentos está sujeito a uma série de regulamentações e requisitos legais. Uma consultoria de qualidade alimentar ajuda a garantir que seu restaurante esteja em conformidade com essas normas, evitando problemas jurídicos e multas. Isso inclui a orientação sobre as exigências de rotulagem de alimentos, registro sanitário, licenças e demais obrigações legais. Manter-se atualizado e cumprir todas as exigências é essencial para a reputação e continuidade do seu negócio.

5. Fortalecimento da reputação do restaurante: Ao investir em uma consultoria de qualidade alimentar, você demonstra o compromisso com a excelência e a segurança dos alimentos servidos em seu restaurante. Isso fortalece a reputação do estabelecimento e aumenta a confiança dos clientes. Uma boa reputação é fundamental para atrair novos clientes, conquistar recomendações positivas e construir uma base sólida de clientes fiéis. Além disso, ao oferecer uma experiência gastronômica segura e de alta qualidade, você se destaca no mercado competitivo de restaurantes.

Em resumo, ter uma consultoria de qualidade alimentar no seu restaurante traz benefícios significativos, como segurança alimentar, melhoria da qualidade dos alimentos, eficiência operacional, conformidade com regulamentações e fortalecimento da reputação. Esses aspectos combinados ajudam a construir um negócio sustentável, que proporciona uma experiência positiva para os clientes e impulsiona o sucesso do restaurante.

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Dr. Thiago Giacopetti - Nutricionista consultor em segurança alimentar. Sócio da Nutricon Saúde. emfoco

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

 

Filé-Mignon com crosta de ervas

Por Chef Alexandre Ribeiro


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Ingredientes

 

✔ 2800 g de filé-mignon limpo
✔ 5 fatias de pão de forma
✔ 3 g de folhas de salsinha
✔ 3 g de folhas de manjericão
✔ 1 g de folhas de tomilho
✔ Óleo a gosto
✔ Sal a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Cortar 10 minimedalhões de 80 g cada e amarrar com barbante para que fique bem firme e moldados.
2. Tempere com sal e reserve.
3. Corte o pão de forma em cubos de ½ centímetro e asse em temperatura baixa para que fiquem apenas crocantes.
4. Aguarde os cubos esfriarem, processe com as ervas e reserve.
5. Grelhe os medalhões e retire os barbantes.
6. Passe na farofa de ervas e monte de forma harmonizada.

 

Sugestão de uso da receita:
almoço e jantar

Chef Alexandre Ribeiro,
Instagram: @alegastronomia

TENTAÇÃO "ARROZ DOCE DA BARONESA"

Arroz doce com especiarias e perfume de cascas de mexericas, finalizado com calda cremosa de goiabada cascão e gengibre

Por Chef Rosilene de Lima Campolina


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Ingredientes

 

✔ 2 xícaras de arroz Albaruska cru
✔ 4 xícaras e 1/2 de água fria
✔ 600 ml de leite integral
✔ Canela em pau e anis estrelado
✔ 1 xícara de chá de leite condensado (se desejar mais doce aumente ½ xícara)
✔ 1 xícara de açúcar (opcional)
✔1 xícara de chá de creme de leite
✔ Casca de mexericas ou
✔ Raspas de laranja e limão a gosto (para perfumar)
✔ Geleia de goiabada com gengibre (pode ser hibiscus, morango ou frutas vermelhas) da sua preferência
✔ Casquinha/telha de arroz (para decorar)
✔ 1 pitada de sal ou flor de sal para dar um contraste
✔ Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo

 

Primeiro, cozinhe o arroz. Para cada xícara de arroz, coloque cerca de 2 de água. Nesta hora você pode acrescentar as especiarias de sua preferência (aromatizando a água). Cozinhe por 20 minutos, a água deve secar e o arroz já vai estar cozido e perfumado.

Acrescente o leite integral, o açúcar (opcional) e o leite condensado. Deixe encorpar e apurar o sabor. Coloque 1 pitada de sal e se desejar, retire as especiarias. Some o creme de leite e as raspas (zestes) da laranja ou limão. Desligue o folgo e sirva gelado.

 

Sugestão Montagem:

 

No fundo de uma linda taça (pode ser a dry martini ou de sua preferência), coloque uma camada da geleia de goiabada (utilizei da Doces Joaninha de Araxá), na sequência, o arroz doce e por cima, decore com calda de goiaba e a telha crocante de arroz. Se desejar, polvilhe canela em pó a gosto.

Chef Rosilene de Lima Campolina,
Mestre em Gastronomia e Sustentabilidade, Professora, Pesquisadora, Palestrante e Colunista Gastronômica.

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