EM FOCO Food Service - Oferecimento:

emfoco
Facebook LinkedIn WhatsApp

Quem é o Profissional Food Service?

Gerente ou Proprietário de Restaurante, Nutricionista de UAN, Chef de Cozinha = Aquele que tem a missão de gerir um Serviço de Alimentação.

Por Redação MN

emfoco

O Profissional Food Service é aquele que espera chegar de manhã e encontrar no seu trabalho uma cozinha organizada, o time motivado, os custos em dia, clientes satisfeitos, para que possa produzir uma boa alimentação, segura para os seus consumidores.

Mas ele chega à sua cozinha e o que ele encontra? O cozinheiro que faltou, o ajudante que limpava o chão,...ops... escorregou, e foi substituído às pressas! Isso porque ele precisa de uma cozinha organizada e da equipe motivada, mas tudo bem - Vamos em frente.

Então, verificando o cardápio do dia, fica sabendo que o preço do alimento que vai usar, aumentou bem mais do que o previsto, que os ingredientes que decoram os pratos e os clientes adoram, ainda não chegaram. Embora, resolver.

E seu funcionário está lavando as mãos corretamente, com o tempo e produtos adequados? É isso que ele pensa cada vez que um deles troca de tarefa, vai ao banheiro, ou entra na cozinha.

Haja cabeça para tudo isso!

E mais, não para por aí não, ao gerir um Serviço de Alimentação, seja ele um Restaurante Comercial, uma Cozinha Industrial, um SND de um Hospital, uma Cozinha de Hotel, uma Padaria, uma Rede de Franquias, o Profissional Food Service tem mais a executar e\ou coordenar:

PEDIDOS DE COMPRA

Fazer a lista de insumos, ingredientes, descartáveis, utensílios, uniformes, equipamentos, etc. Fazer a seleção dos fornecedores, orçamentos, acompanhar entrega.

GESTÃO DA EQUIPE

Precisa controlar o trabalho e desempenho de seus funcionários. Mantê-los motivados, engajados, evitar “turnover” e conseguir uma gestão eficiente.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Dar suporte aos seus clientes, manter a equipe de atendimento atenta às suas necessidades para que tenham uma boa experiência com o restaurante.

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Definir e acertar os processos de qualidade e treinamento dos funcionários para garantir de que o alimento não causará riscos à saúde do consumidor.

CONTROLE DOS CUSTOS

Administrar os custos diários, mensais. Fazer a gestão desses custos de forma que o restaurante diminua suas despesas e tenha o menor número de gastos possível.

ATENÇÃO À GASTRONOMIA

Estar atento e desenvolver a equipe para oferecer sabores, sensações, texturas, cores, aromas, através de uma preparação bem elaborada, para que os clientes possam desfrutar dos prazeres de uma boa alimentação.

Neste momento, o seu maior aliado, um verdadeiro parceiro, com certeza, é quem o reconhece e procura ajudar com soluções que resolvam suas maiores dores e problemas.

Lembre-se que o EM FOCO Food Service junto com as empresas parceiras está aqui para te apoiar, te auxiliar, trazendo conteúdos técnicos para sua constante atualização, informações, ideias, insights e soluções, procurando sempre contribuir para a eficiente gestão do seu restaurante. Conte sempre conosco!

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

banner
Atualidade

FOOD SERVICE

Soluções na Prospecção e Fidelização de Clientes do Food Service

Por Osvaldo Camacho

emfoco

A prospecção e fidelização de clientes no setor de food service é umas das bases para o sucesso do negócio. Com uma vigorosa concorrência e as muitas alterações nas preferências dos consumidores, é fundamental a utilização de estratégias para atrair e manter clientes satisfeitos. Desta forma, esses fatores são determinantes no negócio.

Como a frase mesmo diz, a prospecção de clientes no food service envolve a identificação e atração de novos consumidores. Para isso, é fundamental conhecer o público-alvo e suas necessidades, permitindo que as ações direcionem seus esforços para grupos específicos. E é claro que o mundo digital entra com muita força nesse quesito, como mídias, marketing digital, canais de relacionamento, tudo isso para aumentar a visibilidade do negócio.

Todavia, a prospecção de clientes deve ser acompanhada de uma boa estratégia de fidelização, pois de nada adiantará a prospecção e captura de clientes sem que haja a continuidade do negócio, para um crescimento sustentável. A fidelização ocorre quando os clientes têm experiências positivas e consistentes com o estabelecimento. Isso ocorrerá sempre que o cliente for surpreendido positivamente, seja pela qualidade dos produtos ou pelo serviço prestado.

Outro fator muito importante é a comunicação. Manter um contato aberto e frequente com os clientes fortalece a parceria de negócio, abrindo portas para novas oportunidades de negócio, ou até mesmo para desenvolvimento de projetos inovadores. Essa interação permite que os negócios ajustem seus produtos e serviços de acordo com as demandas do seu cliente e logo do mercado.

Dito isso, a inovação tem papel fundamental na fidelização de clientes no food service. A introdução de novos produtos, ou opções de consumo, proporcionam a melhoria da experiência de compra, aliado a isso, a utilização de tecnologias nos processos de aquisição agiliza a negociação e aproxima cada vez mais consumidores, e essa é uma maneira de manter os clientes interessados e satisfeitos.

A qualidade, a consistência, e a abertura de um diálogo claro e objetivo são pilares fundamentais na fidelização de clientes. Os consumidores esperam que os alimentos estejam sempre em perfeitas condições de consumo, e que o atendimento seja eficiente em todas as visitas ao estabelecimento. Quando esses padrões são mantidos, os clientes têm motivos para retornar e recomendar o negócio a outras pessoas.

Em resumo, a prospecção e fidelização de clientes no food service não se restringe em apenas uma ação, é um conjunto de ações, que visam superar as expectativas dos seus clientes. A prospecção visa atrair novos clientes, enquanto a fidelização busca manter os clientes existentes satisfeitos e leais. Para alcançar o sucesso nesse setor altamente competitivo, é fundamental que seus clientes sintam que fazem parte do negócio, não tão somente uma relação comercial, mas uma relação em que ambos ganham e seja uma relação pautada pelo respeito e confiança. A comunicação é fator determinante para a relação, além de qualidade e inovação, quando combinados de maneira eficaz, é sinônimo de relacionamento duradouro e lucrativo para ambos.

Um grande abraço a todos.

emfoco

Osvaldo Camacho - Gerente Geral de Operações na Itabom. Carreira desenvolvida na área produtiva e de planejamento, com ampla experiência no controle de operações da indústria no segmento de aves, suínos e industrializados. Há mais de 25 no segmento, atuando em todos os níveis de gestão.

Publicidade

Corporativo

Carreira: Desenvolvendo Alta Performance

Por Kelly Souza

emfoco

Você já se perguntou, "Como me tornar um profissional de Alta Performance?"

Tudo inicia com um por que.

Soa simples demais, não é mesmo? Mas começamos aqui, com uma reflexão:

Por que você faz o que faz?

Fazendo o que você faz hoje, o tempo vai passar de qualquer forma, daqui 1, 5, 10 anos, se nada mudar, como você estará? Mais feliz? Em um estado de plenitude seguindo seu propósito na sua carreira, mesmo em meio às dificuldades? Como estará sua saúde, família, seu emocional, desenvolvimento Intelectual, Espiritualidade, senso de contribuição, estará sob controle? Ou se assustou com a reflexão?

Então você pode pensar: "Kelly, mas o que isso tem a ver com Alta Performance?"

Eu te respondo, TUDO!

Tudo inicia a partir da CLAREZA. Afinal, quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.

Inconscientemente, as desconexões somadas à uma falta de agenda diária, com ações que realmente irão gerar resultados, levam o profissional a passar o dia apenas executando tarefas no modo automático, e que precisam ser feitas, gerando frustração. O desalinhamento, deixa a pessoa à deriva de suas próprias ações desordenadas, e a cada dia, segue gerando acumulações daquilo que tem pouco ou nada de valor agregado, se distanciando de realizar o que precisa ser feito para decolar em sua função.

Esse agora é o ponto que nasce a alta performance. A decisão!

A Alta Performance, está ligada totalmente à disciplina de fazer o que precisa ser feito, por um propósito maior. Por isso, a CLAREZA é importante, para ter a ideia macro do estado desejado no futuro e gerar o planejamento das micro ações diárias.

Com um motivo potente, a visão clara e as micro ações desenhadas, essas ações, sendo realizadas com foco e disciplina, irão gerar com o tempo, resultados acima da média.

Quanto maior o tempo de treino e a análise crítica sobre essas disciplinas, maior o potencial de ir além, pois a autoconfiança criada nesse processo leva a automotivação e o aumento de percepção e capacidade. Tirando assim, todas as distrações do caminho do objetivo.

Um profissional de alta performance, é proativo, tem a visão do todo e quando estiver frente à um grande desafio, verá como oportunidade.

Um ponto importante também, é ter em quem se espelhar e buscar conhecimento, um MENTOR para que o ajude ampliar sua visão e realizar modelagem para continuar evoluindo.

A pessoa que busca evoluir e ascender sua carreira, sabe a importância de valorizar e priorizar seu próprio tempo, de não atrasar em suas atividades, de focar na solução e não nos problemas, em resolver questões sem achar culpados, fazer mais com menos e monitorar sua produtividade, sua entrega é sempre “Overdelivery”.

Vou compartilhar uma estratégia de três pilares básicos que considero para atingir a Alta Performance.

Definições e o que elas devem gerar.

1 - O que eu quero?

a. Definição e Clareza, para visualizar o estado desejado.
b. Definição do Planejamento macro e plano de ação com as atividades a serem executadas diariamente para atingir o resultado.
c. Métrica diária e gestão à vista, para fazer o autogerenciamento das ações.

2 - Por que eu quero?

a. Alavanca mental para Mudança.
b. Motivo POTENTE para agir.
c. Resiliência aos momentos difíceis.

3 - O que eu ganho com isso?

a. Visualização da recompensa à longo prazo?
b. Senso de Contribuição, Serviço e Propósito.
c. Eliminar crenças limitantes, substituindo por crenças de Merecimento.
d. Construção de base para o próximo nível.

Alta performance, está ligada diretamente à quebra de padrões, de mudanças de comportamento, postura e ela nasce dentro de você.

Frase do meu Mentor e Professor:

“O Sucesso é Treinável.”

Joel Jota

emfoco

Kelly Souza - Gerente de Operações na Consuma Gastronomia. Mentora de Carreira para Nutricionistas. 17 anos de carreira, atuando em empresas de grande porte no segmento de Food Service. Formada em Nutrição na FAMINAS, especialista em Alta Performance, pós graduanda nas áreas de Qualidade, Gestão Estratégica, e Comportamento Humano.

Informe Uniflavors

Praticidade e Sabor nas Sobremesas dos Restaurantes

Qualidade, Praticidade e Economia!

emfoco

A sobremesa pode ser considerada por muitos a estrela de uma refeição. É ela quem irá encerrar um ciclo dentro do restaurante e tem a missão de deixar o cliente sair com o sentimento de uma boa experiência.

Por outro lado os Restaurantes e Cozinhas Profissionais necessitam de praticidade, economia e muita qualidade nas suas preparações, nem sempre podendo contar com profissionais disponíveis só para esta preparação.

emfoco

Por isso a Uniflavors traz soluções em sobremesas com produtos práticos e rápidos de fazer. Um deles é o Curau, que pode ser utilizado como sobremesa original ou também em receitas de milho. É cremoso, contém flocos de milho, opções com ou sem leite e não contém conservantes.

Com rendimento de 50 porções de 100g a cada 1kg do curau sem leite e de 40 porções com leite. Uma boa sugestão é incrementar com coco ou canela. Contará aí com uma deliciosa sobremesa.

emfoco

As soluções Uniflavors elimina etapas de preparações permitindo maior tempo na finalização e acabamento do prato. Veja o Manjar, uma sobremesa onde se pode conseguir uma excelente apresentação e também é muito desejada pelos clientes.

O Manjar Uniflavors contém flocos de coco, opções com ou sem leite e não contém conservantes. Com rendimento de 50 porções de 100g a cada 1kg do manjar sem leite e de 40 porções do com leite. Ficará ótimo servido com calda de frutas, caramelo, chocolate ou outra calda da preferência dos seus clientes.

O usuário do seu restaurante terá uma ótima experiência sem exigir muito da sua equipe operacional com as Soluções Uniflavors.

Uniflavors fazendo a diferença!

Saiba mais em: www.uniflavors.com.br

Produtos

Controle de Planejamento e Produção Aliado a Inovação de Produtos

Por Carlos Eduardo Botega

emfoco

O controle de planejamento e produção, aliado à inovação de produtos, desempenha um papel crucial na eficiência e competitividade de uma organização. A inovação de produtos aliada à cadeia de abastecimento é uma abordagem estratégica que busca integrar a criação e desenvolvimento de novos produtos com a eficiência e otimização da cadeia de suprimentos.

Aqui está uma visão geral de como esses elementos se relacionam:

1. Planejamento de Produção: Isso envolve a definição de fichas técnicas, testes de produtos, metas de custos e alocação de recursos (como mão de obra, máquinas e materiais) e a criação de cronogramas de produção/ implementação.
2. Controle de Estoque: Gerenciar os níveis de estoque é essencial para evitar a escassez ou o excesso de produtos. Um controle adequado ajuda a reduzir custos de armazenamento e minimizar rupturas no atendimento.
3. Monitoramento de Processos: Acompanhar os processos de produção em tempo real ajuda a identificar problemas rapidamente e a implementar soluções para garantir a qualidade e a eficiência.
4. Gestão da Qualidade: Garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos é fundamental para manter a satisfação do cliente e a reputação da empresa.
5. Colaboração interna e externa: A colaboração entre diferentes departamentos da empresa, como desenvolvimento de produtos, operações, marketing, logística e supply são fundamentais. Além disso, a colaboração com fornecedores e parceiros na cadeia de abastecimento pode trazer insights valiosos para o desenvolvimento de produtos inovadores e para a melhoria dos processos de entrega.
6. Previsão de demanda: Uma previsão precisa da demanda é crucial para evitar gargalos na cadeia de abastecimento e garantir que os recursos estejam disponíveis quando necessário. A inovação de produtos deve levar em conta as expectativas de demanda para que os níveis de estoque e a capacidade técnica/produtiva sejam adequadamente planejados.
7. Design para a cadeia de abastecimento: Ao desenvolver novos produtos, é importante considerar como esses produtos serão comprados, transportados e armazenados. O design do produto pode impactar a eficiência da cadeia de abastecimento, influenciando fatores desabastecimento e ausência de marcas/ tipos específicos de produtos para elaboração de novas receitas.
8. Flexibilidade na produção: A capacidade de ajustar rapidamente a produção em resposta a mudanças na demanda ou atrasos nos fornecimentos é essencial. Isso pode envolver a adoção de processos de ajustes nas receitas flexíveis e a identificação de fornecedores alternativos.
9. Gestão de riscos: A inovação de produtos muitas vezes traz consigo riscos, como a introdução de componentes novos ou não testados. É importante ter planos de contingência para mitigar esses riscos e minimizar possíveis insatisfações e apresentações de novos produtos.
10. Agilidade Organizacional: A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, na demanda e nas condições operacionais é crucial. Uma cultura organizacional voltada para a agilidade pode facilitar a tomada de decisões ágeis e a implementação de mudanças quando necessário.
11. Análise de Dados e Inteligência de Mercado: O uso estratégico de análises de dados e insights de mercado pode informar o desenvolvimento de produtos inovadores e as decisões de planejamento de produção. Isso ajuda a entender melhor as tendências do mercado, as preferências do cliente e as oportunidades emergentes.
12. Capacitação da Equipe: Uma equipe bem treinada e capacitada desempenha um papel crucial na implementação bem-sucedida das estratégias de planejamento, produção e inovação. A capacitação contínua ajuda os funcionários a adquirirem as habilidades necessárias para enfrentar os desafios em constante evolução.
13. Comunicação Eficiente: Uma comunicação clara e aberta entre as equipes de diferentes departamentos e parceiros na cadeia de abastecimento é essencial para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e as estratégias, facilitando a colaboração e a resolução eficaz de problemas.
14. Acompanhamento e Melhoria Contínua: O processo de planejamento, produção e inovação é iterativo. É importante monitorar constantemente o desempenho, coletar feedback e implementar melhorias contínuas para garantir que a organização permaneça competitiva e relevante.
15. Sustentabilidade: A inovação de produtos aliada à cadeia de abastecimento também pode ser uma oportunidade para incorporar práticas sustentáveis/ saudáveis. Isso pode envolver a seleção de materiais mais ecológicos, o projeto de produtos duráveis e a otimização das rotas de transporte para reduzir a pegada de carbono.
16. Feedback do Cliente: Ouvir os feedbacks pode fornecer insights valiosos para melhorias nos produtos existentes e para o desenvolvimento de novos produtos que atendam às demandas do mercado e as necessidades dos clientes.

Essas combinações buscam equilibrar a capacidade de produzir produtos de qualidade de acordo com o planejado, enquanto incorpora novas ideias e avanços tecnológicos e de novos hábitos alimentares, buscando atender a demanda do mercado em constante evolução, refletindo e ajudando a fortalecer a posição competitiva da empresa e a impulsionar o crescimento a longo prazo.

emfoco

Carlos Eduardo Botega - Coordenador de PCP Essencial Nutrição

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Refeições Coletivas: A Importância de Oferecer Opções Mais Saudáveis aos Clientes

Por Claudia Gaeski

emfoco

O Brasil conta com índices alarmantes de obesidade, segundo dados da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) nos últimos 13 anos, essa doença aumentou 72%. Estudos científicos demonstram que estilo de vida e alimentação inadequados, contribuem significativamente para maior prevalência de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Manter uma alimentação saudável ao longo da vida ajuda a proteger não apenas contra a obesidade, mas também contra a má nutrição em todas as suas formas, além de uma gama de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. No entanto, a rápida urbanização e o aumento da produção de alimentos processados, alteraram os padrões alimentares da população. As pessoas passaram a consumir mais alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares e sódio, além de reduzir o consumo de frutas, vegetais, fibras alimentares e a ingestão de água.

Uma alimentação equilibrada é composta por refeições balanceadas, que incluem, alimentos mais saudáveis, livres de corantes e conservantes.  É um fato notório que, quando estamos bem alimentados, produzimos mais e melhor. No ambiente laboral não é diferente, incorporar a alimentação saudável no trabalho traz uma série de benefícios para a empresa, como aumento da produtividade, redução das faltas por doença, redução de acidentes de trabalho, melhora da concentração e da memória, melhora do humor e da imunidade, além da manutenção do bem estar físico e mental dos colaboradores.

A alimentação saudável evita que as pessoas fiquem doentes com frequência. Resfriados e problemas digestivos, são um dos maiores geradores de atestados médicos nas organizações. Um profissional que adota uma alimentação equilibrada possui um menor risco de sofrer com estes problemas e consequentemente, a empresa sofre menos com absenteísmo, não necessitando substituir este profissional, pois o colaborador estará disponível para desempenhar suas tarefas.

O bem-estar físico e mental é imprescindível dentro de qualquer organização. Existem nutrientes que são capazes de potencializar a memória e a concentração de uma pessoa. A glicose, por exemplo, é um dos principais combustíveis para o funcionamento dos neurônios cerebrais. Ao consumir esse tipo de alimento diariamente, o indivíduo cria uma reserva, que permitirá a ele desenvolver suas funções com mais concentração, garantindo a eficácia do trabalho. Para uma alternativa mais saudável desta reserva, a opção é disponibilizar uma variedade de frutas, principalmente da época. O colaborador que se alimenta de forma correta no trabalho será mais atento, mais paciente e apresentará menos alterações de humor. Ele se sentirá mais equilibrado, com autoestima mais elevada e poderá aproveitar melhor os momentos de sua vida, inclusive os dentro da empresa. Os informativos nutricionais são uma forma de contribuir com o conhecimento sobre os alimentos e seus nutrientes, incentivando o colaborador a efetuar escolhas mais saudáveis.

Determinar horários das refeições também é essencial para manutenção da saúde. Quando se come na hora certa e em quantidades corretas, a sensação de saciedade dura mais tempo evitando aquela sonolência decorrente do exagero da ingestão de alimentos. Isso facilita a circulação sanguínea do colaborador e promove a melhora no desempenho de toda equipe. O consumo inadequado de alimentos e em quantidades maiores do que as necessárias tornam o colaborador mais disperso e lento. Esse fato pode levar à ocorrência de acidentes de trabalho, que resultam em sérios prejuízos aos colaboradores e à empresa. Evidentemente, cada colaborador necessita de uma certa quantidade de alimentos para desempenhar bem as suas funções. No caso do colaborador de produção será diferente do colaborador da administração, porém ambos estão sujeitos a sinistros laborais.

Manter-se hidratado é fundamental para que o corpo funcione de maneira correta. Portanto, incluir águas saborizadas, chás e sucos naturais é uma excelente opção para incentivar o aumento de consumo de líquidos durante o dia. A desidratação pode causar sensação de cansaço e interferir na produtividade, além de ser uma desencadeadora de doenças e síndromes.

O consumo de alimentos gordurosos traz prejuízos ao cérebro, na região que promove a sensação de saciedade. A pessoa sente-se sempre com vontade de comer mais. Além disso, a gordura consumida se depositará nas células adiposas e em alguns órgãos, como fígado e pâncreas, isso pode gerar doenças gravíssimas e ataques cardíacos. Então, além da falta de concentração e baixa na produtividade, essa alimentação à base de gorduras pode levar o colaborador a problemas sérios de saúde. Por isso, é importante que sejam oferecidos alternativas para redução de óleo como grelhados, ensopados e assados, incorporando, inclusive, receitas regionais.

Um prato bem equilibrado conta com diferentes tipos de frutas, verduras, legumes, grãos e leguminosas, além de proteínas importantes para o organismo. Para reduzir o consumo de sódio, a melhor alternativa é a utilização de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, manjericão e outros, além de evitar o consumo de alimentos processados como embutidos, enlatados e temperos prontos, sucos em pó e refrigerantes.  A matéria prima e o armazenamento dos alimentos também deve seguir um rigoroso regulamento para que o prazo de validade e a qualidade sejam mantidos, atendendo todas as normas de segurança e higiene.   

Bons hábitos alimentares trazem benefícios para a saúde física e mental dos colaboradores, garantindo uma melhor produtividade para a empresa.

emfoco

Claudia Gaeski - Formada em Nutrição e Bacharel em Direito. Pós Graduanda MBA em Gestão de UAN, segurança dos alimentos e Marketing para Food Service. Atualmente sou Gerente de Unidade Senior na empresa Exal Sólida Experiência em gerenciamento de produção em UAN de refeições coletivas e hospitalar, com ênfase em Planejamento, Gestão de Qualidade e Controle de Segurança dos alimentos.

Oferecimento UNIFLAVORS

Marketing Nutricional

Economia

Suprimentos

Tecnologia no Setor de Suprimentos de Grande Demanda no Food Service.

Por Daniela da Silva Furlan

descrição da imagem

Não é novidade que a tecnologia vem transformando a vida das pessoas, e não é diferente no setor de Food Service. Empresas de grande, médio e pequeno porte intensificaram o uso da tecnologia em todos os departamentos, principalmente na área de suprimentos.

A tecnologia tornou-se algo necessário para a sobrevivência e crescimento das empresas, pois seu uso é uma forma estratégica e revolucionária de aperfeiçoar o tempo, os recursos, a mão de obra e a matéria-prima (insumos), tornando os processos mais eficientes e lucrativos.

A área de Suprimentos tem um papel essencial nesta revolução tecnológica. Todas as demandas são direcionadas, planejadas e consolidadas. O profissional especialista, Comprador, vai ao mercado, entende a cadeia de fornecimento, busca as melhores alternativas, apresenta ao cliente interno, homologa, aprova e faz as adaptações ou correções normais no processo de abastecimento.

A seguir, apresento algumas das principais tecnologias e inovações que vêm revolucionando o segmento e movimentando o departamento de suprimentos:

1. Tecnologia de Previsão de Demanda: softwares de análise de dados são usados para cruzar informações de cardápios planejados, pedidos colocados, estoque e número de serviços servidos aos clientes, a fim de prever a demanda de ingredientes (insumos) necessários para atender às necessidades de um dia, uma semana ou um mês. Isso permite: redução de estoque, entregas programadas conforme cardápios planejados, reduzindo custo financeiro, desperdício de insumos, sobras, etc.
2. Gestão de Pedidos e Estoque: plataformas digitais permitem que empresas façam cotações, negociações, equalização de preços, enfim, ajudam na decisão da melhor opção de compra, considerando o custo benefício (preço bruto, prazo de pagamento, rendimento, embalagem institucional, etc.). A geração dos pedidos obedece as regras de negócio do fornecedor, faturamento mínimo, embalagens, roteirização, validade, tabela de preços, levando soluções mais econômicas para quem contrata e para quem é contratado, neste caso, o fornecedor. A tecnologia também permite gerenciar data de previsão de término de estoque, produtos sem movimentação, ponto de reposição de determinados itens, data de vencimento de insumos, enfim, diversas variáveis para gerenciar estoques.
3. Cardápio Inteligente: são cardápios elaborados aglutinando sazonalidade de produtos, particularidades de cada cliente, baseado na atividade nutricional de cada trabalhador. A tecnologia permite avaliar os melhores cardápios, padronizar receitas, de forma a simplificar insumos. Por exemplo, existem receitas com 8 (oito) ingredientes para elaborar um arroz, quando deve ser utilizado apenas 4 (quatro): arroz, sal, água e alho.
4. Rastreamento de Fornecedores e Entregas: tecnologias como RFID e códigos de barras ajudam a rastrear produtos desde a fonte até a entrega final. Essa ferramenta é usada no varejo para monitorar vendas e no Food Service para controlar as entradas e saídas de estoques.
5. Plataformas de Marketplace e E-Procurement: essas plataformas conectam restaurantes a fornecedores, simplificando o processo de compra e permitindo a comparação de preços, opções de produtos, prazos de entrega, marcas, entre outros. Essas plataformas também podem fazer compras em conjunto, triangulando a negociação entre mais de um comprador e o vendedor, tornando as compras mais competitivas.
6. Tecnologia de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar: sensores e dispositivos monitoram a temperatura e as condições de armazenamento, garantindo que estejam dentro dos padrões de segurança alimentar. Alguns equipamentos contam com essa tecnologia que emite um relatório detalhado. Esses relatórios são importantes para identificar problemas no processo, permitindo que suprimentos tenha tempo hábil para repor as mercadorias.
7. Tecnologia de Embalagem Inteligente: embalagens que podem ser colecionáveis ou ir ao forno, freezer e micro-ondas estão ganhando destaque, reduzindo o gasto com descartáveis e incentivando um conceito de materiais reutilizáveis ou sustentáveis, como itens à base de bagaço de cana-de-açúcar, fibra de bambu e coco.
8. Centro de Distribuição vinculado à geração de pedidos: Se tornou fundamental no mercado de Food Service, a Plataforma Logística – CD, sendo ele próprio ou terceirizado, busca garantir entregas com confiabilidade, qualidade, temperatura dos produtos controlada, enfim, rastrear os insumos num único local, garantindo qualidade na mesa do cliente/consumidor, sem mencionar a contribuição com meio ambiente, com a redução de combustíveis, etc.
9. Plataformas de Entrega e Logística: essa ferramenta cresceu muito na pandemia e se manteve ativa, permitindo que os clientes façam pedidos online, paguem e recebam a entrega em casa. Exemplos são plataformas como Uber Eats, Rappi e iFood. Ao mesmo tempo, as plataformas ajudam os restaurantes a gerenciar pedidos, estoques e otimizar a rota de entrega.
10. Sistemas de Pagamento e Gestão Financeira: cozinhas que atendem além das refeições contratadas também vendem à vista, então é necessário ter opções de pagamento, como dinheiro, cartões de crédito, cartões de refeição corporativos e Pix. O sistema pode ser integrado com sistemas de gestão de estoque e de pedidos. Além de agilizar o processo de pagamento, eles minimizam erros humanos e mantêm um registro de todas as transações, permitindo análises de vendas, consumo e preferências dos clientes, gerando a necessidade de compras.
11. Gestão de Resíduos e Sustentabilidade: juntamente com o aumento do uso das tecnologias, o conceito de sustentabilidade também cresceu. A tecnologia auxilia as empresas a alcançarem suas metas de redução de poluentes, usando sistemas de gestão de resíduos, monitorando o consumo de energia e água, usando equipamentos com consumo de energia limpa e embalagens tecnológicas, além de reduzir o desperdício produtivo. O departamento de suprimentos tem a função de identificar essas tecnologias e suas aplicações na empresa, visando atender às necessidades dos departamentos.
12. Inteligência Artificial (IA): a IA desempenha um papel cada vez mais importante nas cozinhas industriais, trazendo benefícios significativos para a eficiência operacional e a qualidade dos serviços. A IA pode ser usada para prever demandas, otimizar rotas de entrega e até mesmo personalizar os cardápios com base nas preferências dos clientes. Hoje existem sistemas que já usam essa tecnologia, em que o sistema aprende com a rotina da unidade, sugere cardápios com base nas preferências do cliente, cria relatórios e monitora.
13. Automação de Processos: sistemas de automação podem otimizar o uso de energia, desligando automaticamente os aparelhos quando não estão em uso e ajustando a temperatura e o tempo de cozimento para maior eficiência.
14. Cozinha inteligente: a cozinha inteligente incorpora tecnologia avançada para melhorar a experiência culinária e tornar a preparação de alimentos mais eficiente e conveniente.

Ela busca simplificar o processo de cozinhar, economizar tempo e recursos, além de oferecer uma experiência culinária mais personalizada e conveniente para os usuários. Isso envolve o uso de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e automação.

"A tecnologia no setor de suprimentos do Food Service é o ingrediente secreto que eleva a eficiência, reduz o desperdício e coloca a satisfação do cliente no prato principal."

emfoco

Daniela da Silva Furlan - Formação principal na área Administrativa com ênfase em Processos Gerenciais pela Faculdade Anchieta, é formada também em Tecnologia dos Alimentos pela Fundação Salvador Arena. Atua na área de Suprimentos há mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande porte. Realizou vários projetos voltados para a implantação de sistemas, tecnologias e reestruturação de processos visando melhor resultado financeiro, rastreabilidade e segurança alimentar. Atualmente é responsável por Suprimentos e logística de uma empresa de refeição coletiva, onde implantou a Centralização de pedidos e Iniciou a implantação do departamento de Planejamento, dentre outros projetos.

Publicidade

Somos Green !

emfoco

Somos Green !

No ramo da alimentação existem muitos profissionais competentes trabalhando duro em cozinhas de hospitais, escolas, hotéis, indústrias, redes de fast food e varejo em geral. No entanto, sem ter com quem trocar ideias, muitos desses profissionais permanecem anônimos em suas mesas, esquecidos num canto e sem ninguém para ouvir suas histórias. 

Há uma outra parte desse mesmo conjunto, que se associa a programas como o Green Kitchen, descobre outros caminhos, tem apoio nas suas ações e divulgação dos seus resultados. Assim se faz a dinâmica de um grupo fechado de profissionais, de todas as partes do Brasil, que se atualizam e surpreendem em ideais renovados. 

Na simples divulgação de resultados já se valorizam os méritos e seus mágicos desdobramentos, com inspiração aos colegas e benefícios as suas empresas. As conquistas se acumulam, os resultados compensam de longe e o Green permanece de braços abertos a quem quiser vir e fazer sua história. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.

greenkitchen.com.br

Restaurante

Atitudes Sustentáveis - Como as Cozinhas e Gestores Devem Pensar a Respeito

Por Marcia Melo

emfoco

A sustentabilidade é um tema muito importante que deve ser levado em consideração no gerenciamento de operações de uma cozinha profissional. O impacto de atitudes sustentáveis pode se refletir em maior competitividade e eficiência do negócio de alimentação. Para isso é necessária uma gestão responsável e comunicação transparente com o usuário do restaurante, para que a sociedade possa realmente vislumbrar as consequências da gestão por ações sustentáveis.

Muitas atitudes podem ser desenvolvidas para tornar a cozinha mais responsável com as pessoas, com o ambiente e com o clima, de modo consciente:

• Reduzir o desperdício de alimentos: tudo começa pela Padronização e Planejamento das refeições. Fichas técnicas de preparo e cálculo o mais preciso possível para execução de compras corretas e produção, garantindo que tudo que está sendo comprado e produzido está sendo transformado em consumo efetivo (vendas). Planejar com antecedência é crucial inclusive para garantir a lucratividade. Armazenar os alimentos corretamente e reaproveitar as “sobras limpas” conforme as regras sanitárias previstas em legislação, também é uma atitude sustentável para evitar desperdício e garantir até a sobrevivência do negócio;
• Utilizar ingredientes locais e da estação: Trabalhar com fornecedores e produtores locais ajuda e fortalece a economia local, sobretudo diminui impactos ambientais decorrentes do transporte dos insumos por longas distâncias, além de diminuir custos com frete e utilizar alimentos da safra, garante ingredientes mais frescos, mais saborosos e mais nutritivos, impedindo que se percam por estarem maduros demais ou fora de época;
• Evitar o uso de plástico: o plástico é um dos materiais mais prejudiciais ao meio ambiente, demora cerca de 500 anos para ser decomposto e suas partes podem ser confundidas com alimento para animais marinhos principalmente, podendo causar sofrimento, morte e até contaminação do pescado. Na cozinha profissional, é imprescindível trabalhar com recipientes plásticos porque o vidro é proibido para não causar acidentes, porém é necessário que seja de qualidade superior para que seja evitada troca frequente quando a qualidade do material é baixa. Muitos materiais sustentáveis já estão disponíveis no mercado profissional. É possível utilizar copos sustentáveis até em lavadoras de louças, como é possível substituir copos plásticos descartáveis que se usa em 4 minutos para se tomar um cafezinho, por copos 100% compostáveis que não demoram 500 anos para serem degradados! É possível substituir embalagens descartáveis pouco sustentáveis;
• Equipamentos eficientes: os equipamentos profissionais utilizados na cozinha também devem ser mais eficientes e sustentáveis. Fornos combinados e outros mais modernos que aceleram o cozimento com um mínimo de geração de vapor com redução da geração de resíduos gordurosos em suspenção decorrentes de frituras intermináveis cujo meio de fritura se torna impróprio ao consumo e nem sempre é descartado ou desviado de modo adequado para fabricação de subprodutos. Outra vantagem além da redução do tempo de cozimento é a economia de energia e possibilidade de oferecer preparações mais saudáveis, com menos gorduras.

O consumo consciente da água também deve ser foco de treinamento da brigada de cozinha para que esta se torne mais sustentável. Importante que os gestores e cozinheiros estejam sempre atentos a novas formas de tornar a cozinha mais responsável por um Bem que não é durável. É necessária ação de treinamento constante sobre essas questões: correção imediata de vazamentos e instalações hidráulicas quebradas; instalação de redutores nas torneiras; inspeção das descargas sanitárias em banheiros e vestiários; uso de produtos de limpeza profissionais que exigem menos água para enxágue e sanitizantes que eliminam a necessidade de enxágue em abundância; e cronogramas de execução de limpeza com procedimentos padronizados para evitar perdas.

Os benefícios de uma cozinha com gestão sustentável são diversos:

Diminuição da emissão de gases poluentes;
Estímulo à agricultura local e ao consumo de alimentos mais saudáveis;
Proteção da fauna e flora nacional;
Diminuição do consumo de água;
Diminuição da poluição por plásticos e outros materiais de difícil reciclagem como o isopor e alumínio;

Além disso, a cozinha sustentável ajuda a preservar o meio ambiente por reduzir os impactos ao aproveitar os recursos com mais prudência e gerar menos desperdício.

O pensamento da liderança de uma cozinha profissional sustentável deve ser o de estar alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Esses Objetivos são um apelo universal para proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham dignidade, numa ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e no universo corporativo das empresas e organizações.

Cumprir os ODS é garantir que a geração atual utilize os recursos disponíveis de forma sustentável visando não comprometer as gerações futuras. Por isso, é importante que os gestores das cozinhas e restaurantes estejam sempre atentos a novas formas de tornar o mundo mais consciente e responsável com o meio ambiente, promovendo vantagem competitiva, lucratividade e a preservação.

emfoco

Marcia Melo
Nutricionista, Diretora da MM Assessoria Foodservice

Informe Publicitário

banner

Carnes fracionadas e embaladas a vácuo para restaurantes

A Chef Meat quer somar junto com seu negócio.

Queremos oferecer mais praticidade para sua cozinha, somos um açougue que está inovando o modo como vendemos nossos produtos, agregando valor a uma simples compra de carne.

Trabalhamos com produtos frescos com chegada de bois de segunda e quinta-feira, nossos profissionais são qualificados e prezamos pela qualidade que você vai colocar na mesa do cliente.

Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

banner

Entre em contato conosco, que tal batermos um papo sem compromisso?

Quero entrar em contato

Negócio

Tecnologia Promove Revolução na Produção de Alimentos Congelados

Por Atila Caparroz

emfoco

A tecnologia fez grandes mudanças em diversas áreas ao longo das últimas décadas. Não poderia ser diferente na indústria alimentícia com suas inovações com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e promover o consumo consciente dos alimentos. Uma das principais revoluções que ela provocou na cozinha foi na produção de alimentos congelados. Se antes eles eram sinônimos de qualidade duvidosa, hoje são a nova tendência do mercado.

Os alimentos congelados saudáveis estão em ascensão justamente por oferecer praticidade e ainda não interferir na qualidade dos mesmos. Tudo isso é resultado da mudança de hábitos do brasileiro e de seu poder aquisitivo. Esse tipo de refeição ajuda na economia de tempo, elimina tarefas cansativas e reduz o desperdício de comida. 

Essa tendência vem acompanhada de uma grande oportunidade para as empresas do ramo se atualizarem e ampliarem seu mercado consumidor. Além disso, ela coincide com a popularidade de dietas vegetarianas, veganas, sem glúten ou restritivas.

Produzir alimentos congelados de qualidade tornou-se possível graças à tecnologia. Com os equipamentos certos e técnicas de conservação, restaurantes, resorts e marcas de produtos congelados conseguem congelar alimentos pré-cozidos em grande escala sem afetar a qualidade, mantendo seus nutrientes, sabor e textura.

Outro ganho que os alimentos congelados tiveram com a tecnologia foi a segurança alimentar. Os equipamentos modernos que resfriam ou congelam os produtos possuem técnicas que asseguram a qualidade dos produtos. Sem contar que aumenta a produtividade dentro da cozinha e a vida útil do alimento, reduzindo o desperdício.

A tecnologia dentro das cozinhas profissionais

A revolução na produção de alimentos congelados aconteceu graças aos equipamentos tecnológicos que hoje estão à disposição das cozinhas profissionais: os resfriadores e ultracongeladores modernos transformaram o setor de food service.

Com a linha de resfriadores e ultracongeladores Irinox, o alimento não sofre alteração no gosto ou na textura e proporciona comida sempre fresca e com qualidade. É possível resfriar ou congelar qualquer tipo de alimento - de frutas à pratos completos pré-cozidos. 

Confira como eles funcionam:

Multifuncionais

Os equipamento multifuncionais possuem mais de 8 aplicações distintas e ainda contam com exclusiva tecnologia de resfriamento: a câmara atinge de +85ºC a -40ºC, garantindo a qualidade e o frescor dos alimentos.

Entre os seus principais benefícios estão:

Resfriamento a +30ºC no núcleo do alimento em até 90 minutos.

Congelamento a -18ºC núcleo do alimento em até 240 minutos.

Preserva todas as características do alimento.

Fermentação controlada.

Pasteurização com controle preciso de temperatura.

Possui ciclos específicos para confeitaria e chocolate.

Regenera e conserva a temperatura que desejar.

Descongela de forma adequada em menos tempo.

Alta produtividade com baixo consumo de energia.

Disponível em diversos tamanhos para atender aos mais variados volumes de produção.

Convencionais

Os resfriadores da Engefood resfriam e congelam os alimentos atingindo o núcleo de até +3ºC ou -18ºC, atravessando rapidamente a faixa de temperatura de +90ºC a +70ºC, o que garante a qualidade e o aspecto perfeito dos produtos. Tecnologia indispensável para processos Cook Chill e Cook Freeze.

Entre os seus principais benefícios estão:

Resfriamento a +3ºC no núcleo do alimento em até 90 minutos.

Congelamento a -18ºC núcleo do alimento em até 240 minutos.

Preserva todas as características do alimento.

Alta produtividade com baixo consumo de energia.

Disponível em diversos tamanhos para atender aos mais variados volumes de produção.

Conservadores

Os equipamentos de conservação são projetados para receber os alimentos já na temperatura adequada. Sua função principal é a manutenção dessa temperatura pelo tempo que for necessário.

Entre os seus principais benefícios estão:

Solução com umidade controlada, principalmente para produtos de confeitaria e chocolate.

Para outros produtos específicos, é importante verificar o controle de umidade.

emfoco

Átila Caparroz - Country Manager Irinox Brasil, há mais de 13 anos atuando no mercado Food Service, formado em Design de Produtos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com especialização em Ciência de Cozinha por Harvard e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Desde 2012 participando de eventos e congressos sobre Tecnologia e mercado de cozinhas na Europa e EUA.

ANUNCIE no EM FOCO Food Service

Anuncie no EM FOCO Food Servie

EM DESTAQUE

Mercado

PALESTRAS PERSONALIZADAS 2023

A SAÚDE DA SUA EMPRESA COMEÇA COM A SAÚDE DOS SEUS COLABORADORES O conhecimento, conscientiza e leva a mudanças no estilo de vida saudável. Consulte e tenha mais...

Saiba mais...
Mercado

Feiras - FISPAL FOOD sERVICE 2023

13 A 16 JUNHO - 2023 EXPO CENTER NORTE A Fispal Food Service. A feira conta com diversas atrações que fazem parte do Serviço de Desenvolvimento do Mercado

Saiba mais...
Mercado

Feiras - EXPOTEL 2023

A EXPOTEL - Feira Internacional de Hotelaria e Gastronomia, ocorrerá dias 14 e 15 de junho de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo - SP.

Saiba mais...

Oferecimento da Seção

banner

CURSO

PROPÓSITO DOS LÍDERES

Comunicação Assertiva
Fortalecendo Habilidades para uma Boa Liderança

Principais motivos para estar presente:

Fortalecer a sua Gestão, Motivar, Conhecer Novos Profissionais, Estreitar Relacionamentos, Cultivar o Networking, Trocar Experiências e Aprender muito sobre Liderança e Comunicação.

A quem se destina o Curso:

Gestores, Nutricionistas, RH, Consultores, Empreendedores, Proprietários de Negócios em Alimentação, Operadores de Equipes no Food Service

Mercado

Objetivos do Curso

- Compreender os conceitos básicos da comunicação assertiva
- Identificar os Benefícios da comunicação assertiva
- Desenvolver Habilidades de como se comunicar de forma produtiva
- Fazer uso da Inteligência Emocional na hora de se comunicar
- Praticar técnicas para aprimorar a comunicação nas diversas situações do dia a dia

 

Garanta sua Vaga ...

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Fatima Corradini Colunista MN

 

Clau Arruda Colunista MN

 

Vania Konopa Colunista MN

 

José Roberto Sevieri Colunista MN

 

Fernanda Stinchi Colunista MN

 

Juliana Rosa Colunista MN

 

 

banner

Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

Fornecedor

Gestão de compras para restaurante

Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

      OFFe Ofertas & Soluções

- o Guia de Compras do Restaurante -

Entre em contato conosco, que tal batermos um papo sem compromisso?

 

Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

Veja aqui - Conheça e Consulte a cada pedido!

Seção Marketing

banner
Marketing

Empresas

O Restaurante Inteligente

Por Wellington Jorge dos santos

descrição da imagem

Sabemos que um restaurante inteligente, só pode ter esse título se usar o que tem da forma correta, embora eu "abomine" chapa, se o restaurante tiver, e no momento não consegue investir em um combinado, que use o equipamento da forma correta.

Sendo assim continuando sobre os pilares de um restaurante inteligente, temos que pensar que todos os pilares no início, meio ou fim se encontram, vamos conhece-los:

Pessoas, nesse primeiro pilar a base de qualquer empresa assim como qualquer restaurante, deve ser o material humano, esse pode ser treinado, capacitado, melhorado, melhorar o que já foi implantado, dar e receber feedbacks entre outros, acompanhado desse pilar vem:

- Aproveitamento intelectual;
- Treinamentos em geral (Ligado diretamente ao pilar processos)
- Formação de líderes de área;
- Dimensionamento de equipe;
- Escalas de trabalho;

Entre outros, que trarei aqui nessa serie de artigo sobre os pilares de um restaurante inteligente.

Processos, nesse segundo pilar, tudo que é atividade, pode ter uma melhoraria de processo, não esqueça e repita essa frase: MELHORIA CONTÍNUA É AQUELA QUE CONTINUA.

- Quadro de atividades (Ligado diretamente ao pilar pessoas)
- Gestão a vista (Ligado diretamente aos pilares, pessoas e equipamentos)
- Cronoanálise (Ligado diretamente aos pilares, pessoas, produtos e equipamentos)
- Redução de espaço físico (Ligado diretamente aos pilares, pessoas, produtos e sustentabilidade)
- Folha de processos x receitas (Ligado diretamente aos pilares, equipamentos e produtos)
- Fator de degelo, cocção e correção;

Entre outros que trarei aqui nessa série de artigo sobre os pilares de um restaurante inteligente.

Produtos, pilar importantíssimo que aliado com equipamentos, processos e pessoas, traz ganhos excelente e produtividade.

- Pão congelado (ganho de até 50% com financeiro, 80% de qualidade e 20% de redução de desperdícios)
- Hortifruti beneficiado (Ganho de até 15% no financeiro e 100% de produtividade)
- Café e seus rendimentos;

Entre outros que trarei aqui nessa série de artigo sobre os pilares de um restaurante inteligente.

E agora chegamos no pilar Equipamentos, esse que pode ser a vitória ou o fracasso de um restaurante, normalmente vemos cozinhas com equipamentos de ultima geração e o mesmo não está sendo usado da forma correta, subjugando o equipamento e usando para atividades mínimas, o que eleva o payback, e desestimula a compra pelos empresários.

- Forno combinado “A Ferrari das cozinhas, sem rodas”
- Restoclean, não traz apenas ganho com produtividade (Ligado diretamente aos pilares, sustentabilidade e pessoas)
- Biodigestor, (Ligado diretamente a sustentabilidade)

Entre outros que trarei aqui nessa série de artigo sobre os pilares de um restaurante inteligente.

Sustentabilidade não é mais uma palavra bonita, esse pilar deve ser perene, real e financeiramente vantajoso.

- Copos de fibra de cana de açúcar (Desse modo não trocamos plástico por plástico)
- Doação de borra de café e casca de ovo em pó;
- Transformação de cascas em produtos, como bolo de cenoura e sopão

Entre outros que trarei aqui nessa série de artigo sobre os pilares de um restaurante inteligente.

Por fim, existe um mundo de possibilidade dentro de um restaurante, e nessa serie trataremos com ênfase cada pilar e cada solução, mostrando os prós e contras de tudo que já implantei, errei, acertei, refiz e consegui, sempre acreditando que a “MELHORIA CONTÍNUA É AQUELA QUE CONTINUA”

emfoco

Wellington Jorge dos santos - Engenheiro de produção - Black Belt lean six sigma - MBA em Gestão de projetos- Consultor e especialista em restaurantes inteligentes. - Processos; - Pessoas; - Produtos; - Equipamentos; - Sustentabilidade;

Informe Publicitário

Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

 

emfoco

 

Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
ALÉRGICOS: ESTE PRODUTO CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE
CONTÉM LACTOSE
JÁ ADOÇADO

 

Para saber mais sobre os Produtos Alimentícios Düpót Ltda:

Entre em contato através do contato@dupot.com.br

Feiras e Eventos

Eventos e Feiras de Alimentação

Qual a Importância para os Profissionais, Influenciadores e Compradores??

Por José Roberto Sevieri

descrição da imagem

Sabemos que as escolas mostram para os alunos as tecnologias do passado, formando profissionais curiosos que vão buscar sempre mais informações.

Chegam nos ambientes de trabalho e encontram as tecnologias do presente, as que estão sendo usadas e aplicadas no dia-a-dia, podendo satisfazer alguns e deixando os mesmos em uma situação estável de conforto, mas também impulsionam outros para quem busca mais e mais.

E nas feiras é que se encontram as tecnologias do futuro próximo, que poderão ser aplicadas mais rapidamente, para o bem de todos, com mais agilidade, menos custos e mais sabor.

Perdendo em quantidade apenas para os eventos de saúde, o setor de alimentação tem uma infinidade de eventos e feiras espalhadas pelo Brasil inteiro, na maioria das cidades, que discorrem desde café até equipamentos para frigoríficos, passando por laticínios, proteínas, frutas, hortaliças, verduras, cerveja, vinho, reciclagem animal, cana-de-açucar, veganos, vegetarianos, grãos, pescados e uma infinidade de outros setores.

E sempre estão acompanhados de palestras ou workshop ou rodadas de negócios, onde sempre teremos o futuro próximo a ser alcançado.

Portanto não basta apenas se desculpar com a justificativa que está longe dos grandes centros feirísticos, pois encontrará sempre um evento que envolva alimentação na sua cidade, no seu estado e na sua comunidade.

Sempre reserve um percentual dos seus ganhos e um tempo da sua vida para participar. O ganho será somente seu, pois conhecimento é algo pessoal, que se guarda no coração e que pode ser compartilhado com todos que querem mais.

Participe. Cresça. Compartilhe. Seja cada vez mais você. Seja cada vez mais feliz. Seja cada vez mais competente. Vire referência. Assista tudo que puder e logo logo será você a estar falando para os que virão na sequência. Vida longa aos entusiastas da boa nutrição.

emfoco

José Roberto Sevieri - Administrador de empresas, promotor de eventos e diretor da PROMA FEIRAS ltda - www.promafeiras.com.br

Seção Acontece - Mercado

banner
Agenda

emfoco

AGENDA 2023

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2023 - Feiras, Cursos e Congressos

 

descrição da imagem

Escolha seu módulo ou participe de todos

Marcia Melo - Curso Online - GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

√ Curso Completo: 4 Módulos

Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

Divulgue sua Feira, Curso ou Evento, ficando mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

descrição da imagem

Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

Entre em contato conosco para tomarmos um café e conversarmos

Quer saber mais!contato

Seção SND Hospitalar

banner
SND Hospitalar

Hospitalar

Alimentação Hospitalar Mais Saudável e Humanizada - Quais os Benefícios

Por Geisiane Santos de Jesus

emfoco

Sabemos que a alimentação hospitalar tem como principal objetivo o favorecimento da recuperação do paciente e anular as chances de ocorrência de desnutrição no ambiente hospital, se tornando um aspecto fundamental. O alimento e seus nutrientes são os responsáveis por assegurar a renovação celular. E é ele, somente ele que é capaz de construir células, permitir que os alimentos ingeridos atuem no combate de enfermidades (através de fungos, vírus ou bactérias).

É de extrema importância que todos nós estejamos bem alimentados em todas as fases de nossas vidas, pois o alimento promove o fortalecimento do nosso sistema imunológico. E diante de tamanha relevância é preciso ter um olhar especial. E nada melhor do que proporcionar um serviço de nutrição pensado de acordo com a necessidade de cada pessoa, fornecendo os nutrientes necessários para potencializar a melhora, seja em caso de doenças ou em pós-operatório. Ou melhor, poder promover uma alimentação hospitalar saudável, com produtos orgânicos, livre de conservantes e ultra processados.

Afinal, muitas pessoas ficam de cara feia, tem uma opinião pré-concebida com relação a alimentação hospitalar e, é diante deste desafio que nós profissionais de nutrição sempre pensamos em como melhorar a alimentação hospitalar. E a resposta é: pensar além. Sempre seguindo as restrições médicas e abrangendo as diferentes necessidades, olhando de forma individualizada cada situação.

Mesmo com as restrições, é possível criar cardápios variados e saborosos. Essas refeições desempenham um papel muito importante e vão além de simplesmente alimentar, ajudam a proporcionar a sensação de bem-estar, estimulam a qualidade de vida, mesmo no período de internação e, assim, motivam o paciente na sua plena recuperação.

E o primeiro passo é quando quebramos tabus, os tempos são outros, a nutrição hospitalar tem passado por significativas mudanças. Hoje podemos elaborar dietas restritas, porém com muito sabor.

 Além de investir no preparo cuidadoso e em ingredientes diversificados, é possível melhorar a alimentação hospitalar com pequenos gestos. Desde o estímulo no cultivo de hortaliças e frutas até o próprio consumo, como acontece em alguns hospitais do estado da Bahia, como o Hospital da Mulher em Salvador-BA, que hoje é administrado pelo IFF - Instituto Fernando Filgueiras, por ser um hospital especializado no tratamento para mulheres com câncer. Lá, as pacientes que fazem o tratamento têm a oportunidade de cultivar alguns alimentos que posteriormente são ofertados para todas, trazendo desta forma, a memória afetiva do lar, a ancestralidade e o prazer do bem-estar, atrelado aos alimentos que elas consomem.

Isso só é possível, por que lá foi criado e está sendo desenvolvido um projeto que se chama: Horta Afetiva: memória, afeto e ancestralidade. Onde, hoje é notório a evolução das pacientes diante de um tratamento que por muitas vezes, é tão invasivo. Está sendo observado por exemplo, que os efeitos colaterais decorrentes ao tratamento se tornam menos brandos e muitas vezes são imperceptíveis em algumas pacientes, melhora de humor, disposição, anemias, índices glicêmicos, níveis de pressão arterial, entre outros. Algumas pesquisas já estão em desenvolvimento, para trazer dados mais precisos da relação alimentos saudável x tratamento oncológico, porém já é notada esta evolução nas paciente em tratamento no Hospital da Mulher.

Aqui, falamos de um projeto que pode ser desenvolvido em outras unidades hospitalares, proporcionando assim, uma alimentação hospitalar saudável e humanizada, ações assim, são capazes de estreitar laços entre paciente e nutricionista e entre o paciente e a equipe multidisciplinar.   O ato de se alimentar é tão importante que reflete em todas as áreas que o paciente precisa de cuidado, pois é algo que vai além do ato de comer ou mastigar, é estrutural, e o paciente se senti acolhido

emfoco

Geisiane Santos de Jesus - Formada em Nutrição pela UNIJORGE Pós-graduanda em Nutrição Clínica, Hospitalar e Oncológica Atuo como nutricionista na Casa de Apoio – Casa da Mulher, que é uma unidade do Hospital da Mulher, especializado em tratamento contra câncer em mulheres e administrado pelo Instituto Fernando Filgueiras – IFF em SSA-BA. Faço parte da equipe de Cuidados Paliativos da unidade Elaborei e implantei o Projeto Horta Afetiva através do Programa de Aprimoramento proporcionado pelo IFF e Hospital de Mulher e hoje o projeto faz parte do setor de Nutrição.

Seção Alimento Seguro

banner
Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Resoluções e Portarias - Qual sua importância e o que regem nos Serviços de Alimentação

Por Vania Konopa

emfoco

As Resoluções e Portarias desempenham um papel crucial na Segurança dos Alimentos em Serviços de Alimentação. Elas são instrumentos normativos emitidos por autoridades competentes, como agências de vigilância sanitária e ministérios da saúde, para regulamentar e controlar a produção, manipulação, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos.

Listo  algumas das principais razões pelas quais essas normas são de extrema importância:

S1. Proteção da Saúde Pública: A principal função das resoluções e portarias é garantir a segurança dos alimentos para proteger a saúde pública. Ao estabelecer padrões de higiene, boas práticas de fabricação e limites para contaminantes químicos e biológicos, essas normas ajudam a prevenir surtos de doenças transmitidas por alimentos, como intoxicações alimentares.

2. Uniformização e Padronização: As normas estabelecem padrões uniformes para a produção e manipulação de alimentos. Isso é importante para garantir que os alimentos sejam seguros e de qualidade consistente em diferentes locais e empresas, promovendo a confiança do consumidor.

3. Controle de Riscos: As resoluções e portarias identificam riscos potenciais à segurança dos alimentos e estabelecem medidas para controlá-los. Isso inclui requisitos relacionados à temperatura de armazenamento, higiene pessoal dos manipuladores, controle de pragas e muito mais.

4. Responsabilidade Legal e Penal: O não cumprimento das normas de segurança alimentar pode resultar em ações legais e penais contra os responsáveis. Isso cria um incentivo para que os estabelecimentos de alimentos sigam rigorosamente as diretrizes estabelecidas.

5. Transparência e Informação ao Consumidor: As normas muitas vezes exigem que as informações sobre os alimentos, como data de validade e ingredientes, sejam claramente rotuladas. Isso permite que os consumidores tomem decisões informadas sobre os produtos que estão comprando e consumindo.

6. Capacitação e Treinamento: Para cumprir as normas, os funcionários que trabalham com alimentos precisam ser treinados em higiene alimentar e boas práticas de manipulação. Isso ajuda a melhorar a conscientização sobre segurança alimentar e a reduzir os riscos de contaminação.

7. Monitoramento e Fiscalização: As autoridades de saúde pública usam as resoluções e portarias como base para monitorar e fiscalizar os estabelecimentos de alimentos. Isso ajuda a identificar e corrigir problemas antes que eles possam causar danos à saúde pública.

8. Incentivo à Inovação: As normas também podem incentivar a inovação na indústria de alimentos, levando ao desenvolvimento de técnicas e tecnologias mais seguras de produção e processamento de alimentos.

As portarias e resoluções que regem as boas práticas e normas higiênico-sanitárias em Serviços de Alimentação podem variar de acordo com o país e a jurisdição específica.

No Brasil, é  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  a entidade responsável por estabelecer essas normas. Além disso, cada estado e município pode ter regulamentações adicionais.

A seguir, destaco algumas das principais normas e resoluções que regulamentam os Serviços de Alimentação:

- RESOLUÇÃO N° 216, DE 15/09/2004 ( FEDERAL): Aplica-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.

- RDC 275, de 21/10/2002 (Federal): Essa resolução foi desenvolvida com o propósito de atualizar a legislação geral, introduzindo o controle contínuo das Boas Práticas de Fabricação ( BPF) e os POP’S ( Procedimentos Operacionais Padronizados).

- PORTARIA CVS 5 de 09/04/2013 (SP): Esse regulamento tem como objetivo estabelecer os requisitos essenciais de Boas Práticas  e POP’S para os estabelecimentos comerciais de alimentos e para os serviços de alimentação , a fim de garantir as condições higiênico sanitárias dos alimentos.

- RDC 43 de 1/09/2015 FEDERAL: Esta resolução estabelece regras sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa, incluindo requisitos mínimos para avaliação prévia e funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos e definição de responsabilidades.

-- PORTARIA SVS /NS n° 326 de 30/07/1997 FEDERAL: baseado no CODEX ALIMENTARIUS, essa portaria estabelece os requisitos gerais sobre as condições higienicossanitárias de Boas Práticas de Fabricação, para estabalecimentos produtores de alimentos ( indústrias ).

- PORTARIA 2619 de 06/12/2011 (SP) : Regulamento de Boas Práticas e controle de condições sanitárias e técnicas de atividades relacionadas à importação, exportação, extração, produção, manipulação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem e
reembalagem, fracionamento, comercialização e uso de alimentos, incluindo águas minerais, águas de fontes e bebidas - aditivos e embalagens para alimentos.

- PORTARIA 1109 de 23/08/2016 PORTO ALEGRE: aprova as exigências mínimas para produção, preparo e comercialização de sushis e similares  no Município de Porto Alegre.

- PORTARIA 1405 de e 29/11/2019 FORTALEZA: dispõe sobre os requisitos higienicosanitarios específicos para o preparo, manipulação, comercialização e distribuição de sushis e similares.

Instrução Normativa (IN) No 161, de 1o DE JULHO DE 2022 - Estabelece os padrões microbiológicos dos alimentos.

Lembrando que essas regulamentações podem ser atualizadas ao longo do tempo, e é fundamental consultar as autoridades sanitárias locais para obter as versões mais recentes e as regulamentações específicas de sua área geográfica. 

Em resumo, as resoluções e portarias desempenham um papel fundamental na proteção da saúde dos consumidores e na garantia da segurança dos alimentos, promovendo a conformidade com práticas seguras e a qualidade dos produtos alimentícios.

emfoco

Vania Konopa - Nutricionista, Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP. Colunista do Jornal Eletrônico EM FOCO Food Service. Nutricionista Consultora na empresa QualyFood

CONSULTORIAS

Consultoria em Alimento Seguro - Qual Importância para os Pequenos e Médios Estabelecimentos

Por Marcus Vinicius da Silva

emfoco

A vida moderna modificou bastante o modo de viver das pessoas, antigamente, tínhamos mais tempo para cuidar de nossa saúde, bem-estar e de nossa alimentação. Com o passar dos anos, parece que o tempo em que vivemos está mais acelerado, e dessa forma, muitas pessoas optam por otimizar o seu tempo, procurando se alimentar fora de casa.

Com o passar dos anos, os serviços de alimentação como restaurantes, lanchonetes, tiveram um aumento significativo de clientes. No período de pandemia, tais serviços citados, tiveram que que se reinventar, quem não possuía delivery, se adequou e também criou-se o serviço de “take away”, no qual o cliente retira o pedido no local. Todos esses serviços continuarão em alta e a tendência é que com o avanço da vacinação em massa, os serviços de alimentação retornem ao patamar de vendas e clientela de anteriormente.

Os estabelecimentos além de oferecer um serviço de qualidade nutricional de cardápio, de serviço, também devem ser preparar para oferecer um alimento seguro do ponto de vista de controle de qualidade e segurança alimentar. Mas infelizmente, muitos locais ainda não investem nesse quesito.

O papel do consultor de alimentos quando realiza a consultoria é garantir ao serviço de alimentação que o alimento ofertado ao cliente seja seguro, não vindo causar danos ao consumidor e consequentemente problemas junto aos órgãos fiscalizadores.

Costumo dizer que uma consultoria em segurança de alimentos agrega e muito aos estabelecimentos de pequeno e médio porte, afinal o local vai ter alguém dando auxílio, orientação, organizando processos e procedimentos, trazendo otimização de tempo, espaço e garantindo um alimento seguro.

A consultoria também ajuda na organização dos documentos fiscais, pois nunca sabemos quando teremos fiscalizações no estabelecimento, evitando infrações. O consultor colabora também para o crescimento da equipe de colaboradores, dando treinamento de boas práticas, tirando dúvidas, direcionando as tarefas, otimizando os processos. Toda grande marca existente no ramo de alimentação, um dia começou pequena, e com investimentos certos, se tornaram grandes. As grandes marcas possuem serviço de nutricionista, ou consultoria em segurança alimentar, e isso faz uma grande diferença junto ao público e na qualidade do produto final.

Geralmente, as empresas do ramo de alimentos costumam visar muito o lucro, a parte financeira, dando uma atenção maior nesse quesito, e diminuindo a atenção para a segurança dos alimentos, o investimento nessa área. Entretanto, um restaurante de pequeno e médio porte podem estar “perdendo dinheiro”, pois o desperdício de insumos, falta de padronização, controle de estoque com erros, controle de validade ineficaz, todos esses e outros fatores, podem fazer com que um estabelecimento no final do mês, feche no vermelho. O consultor de alimentos tem como função auxiliar nesses e em outros pontos dentro de um estabelecimento. O papel dos pequenos e médios estabelecimentos também é o de formar colaboradores produtivos, desenvolver pessoas, e criar mais oportunidades de emprego para o jovem que se forma e não possui experiência.

Investir em qualidade, segurança de alimentos, é hoje um investimento e um diferencial dos serviços de alimentação, sinônimos de sucesso, pois os clientes saberão que, neste local, estará sendo servido uma refeição seguindo as recomendações da vigilância sanitária, garantindo saúde e confiabilidade ao cliente.

emfoco

Marcus Vinicius da Silva - Nutricionista - CRN 4 - N° 07101152 Supervisor em Segurança de Alimentos – ABNT NBR 15048:2004. Consultor de Qualidade - Bureau Veritas do Brasil MBA em Gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos.

Publicidade

Vigilância Sanitária

 

emfoco

Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Conheça as novas publicações da Anvisa:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Preencha o formulário e receba o pdf das novas publicações da Anvisa:

Vigilância Sanitária

Oferecimento da Seção

banner
Receita

 

Moqueca Vegana

Por Chef Ronaldo Gomes


descrição da imagem

 

Ingredientes

 

✔ 40gr Banana da terra
✔ 30 gr Pupunha
✔ 30 grAbobrinha
✔ 30 gr tomate 
✔ 20 gr Tomate cereja
✔ 60 gr Arroz branco
✔ 40 gr Farinha de mandioca
✔ 100 ml Leite de coco fresco
✔ 60 ml Azeite de dendê
✔ 10 gr de coentro
✔ 30 gr de coco em pedaços
✔ 10 gr de cebolinha

 

Molho da moqueca:

✔ 20 grPimentão verde
✔ 20 gr Pimentão amarelo
✔ 20 gr Pimentão vermelho
✔ 20 gr Cebola roxa
✔ 20 gr Tomate
✔ 50 ml Azeite de dendê
✔ 100 ml Leite de coco fresco
✔ Coentro q gosto
✔ Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

Grelhar os legumes e reservar já temperado com sal e pimenta, depois preparar o molho da moqueca refogando os pimentões, cebola e tomate no azeite de dendê em seguida adicione o leite de coco, esperando ferver até virar um molho cremoso colocando em seguida o coentro, sal e pimenta a gosto em seguida reserve , depois misture o arroz branco cozido com leite de coco e um pouco de coco em pedaços finalizando com um pouquinho de cebolinha e farinha de mandioca refogue no azeite de dendê e tempere com sal e pimenta

 

Molho da moqueca

Arroz de coco de um lado farofa de dendê do outro e no meio colocar o molho da moqueca e por cima colocar os legumes grelhados e finalizar com coentro e cebolinha picados.

Chef Ronaldo Gomes,
Chef Ronaldo Gomes, Conta com mais de 17 anos de experiência em hotelaria, com especialização em pratos inspirados na culinária francesa, italiana e brasileira.

E-mail: Chefedecozinha62@gmail.com
YouTube: Vem cozinhar com chefe Matias
Redes sociais: Matias Chefe Matias
LinkedIn: chef-matias-alves

Bolinho de Chuva de Cenoura

Chef Zuleika Nunes


descrição da imagem

 

Ingredientes

✔ 100 gramas cenoura descascada e picada
✔ 1 ovo
✔ 1/2 colher de sopa de óleo
✔ 65 g de açúcar
✔ 60 ml de leite
✔ 140 gramas de farinha de trigo peneirada
✔ 1 colher de chá (rasa) de fermento em pó Óleo para fritar

 

Modo de Preparo

1. No liquidificador, coloque a cenoura, o ovo, o óleo e o açúcar, também o leite e bata bem até ficar homogêneo.
2. Coloque em uma vasilha e misture a farinha de trigo peneirada por último o fermento em pó.
3. Pegue pequenas porções da massa com uma colher de sobremesa e frite em uma panela em fogo médio com óleo quente até que fiquem dourados dos dois lados.
4. Retire da panela com uma escumadeira e coloque em um prato com papel absorvente.
5. Sirva em seguida com uma calda de chocolate.

Chef Zuleika Nunes,
Especialista em gastronomia autoral Especialista em panificação e confeitaria Tecnóloga em gastronomia Cozinheira profissional Formada em gastronomia e alta cozinha Cake designer Master instructor Professora de panificação, confeitaria e gastronomia Apresentadora do programa Sabores e delícias da Zu na Chef TV Colunista das revistas Bonapetit e Marketing Nutricional Participações em quadros de gastronomia em programas da Globo e do SBT

Facebook LinkedIn WhatsApp

Selo do Patrocinador

banner

OFFE

banner

Certificados Conteúdos - Artigos 2018

banner

Fornecedores

banner

Certificados Conteúdos - Artigos 2017

banner

Veja como Anunciar

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

ENTREVISTA

banner

COLUNISTAS MN

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Edições Anteriores - EM FOCO Food Service

banner Saiba mais...

DIVULGAÇÃO - DESCONTO PARA CLIENTES DO EM FOCO FOOD SERVICE

banner

Mantenedores

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!

Rafael Duarte - Colunista MN

Chef - SidCoelho Colunista MN

Chef Paulo Silva

Open Offices

Zilma Tavares - Colunista MN

365 - Melhorando as Cozinhas Food Service

EXPOMEAT 2022 - Apoio Mídia Marketing Nutricional

EXPOMEAT 2019 - Apoio Mídia Marketing Nutricional

Ger. Corp. Itabom - Camacho Colunista MN

Thais Tami Kenko Assessoria: Colunista MN

Mariana Nucci Nutricionista: Colunista MN

 

Nutri Food Service - Distribuidora

DIVULGAÇAO

banner

DIVULGAÇAO

banner

DIVULGAÇAO

banner

DIVULGAÇAO