Desafiando Tradições
“Regras são feitas para serem quebradas, como prédios e pessoas”... Bem como algumas tradições caíram no esquecimento das pessoas por não terem sido regadas e cuidadas e acabaram por se tornar obsoletas. Não sou a favor de deixar de existirem, mas sim criar uma nova roupagem, com visual diferente, e sabor marcante.
Muitas tradições viajam com o tempo e o vento, atravessam mares e continentes, invadem e penetram o coração de pessoas intolerantes aos mais diversos sabores. A maioria das tradições de vários lugares precisa ser despertada de um sono profundo, porque, se não for assim, acabam sendo enterradas com seu próprio criador.
E o que mais deve ser levado em conta antes de mudar essa roupagem, é saber sobre sua história e respeitar sua cultura. Preservar a tradição de um determinado produto e associa-lo a um determinado lugar envolve a soma de tudo isso, cultura de um povo, e sua história. Infelizmente muitas pessoas não tem propriedade nenhuma de fazer essa tradição perpetuar, fazendo com que caia no esquecimento.

Muitas cidades e estados são marcadas e associadas a um determinado produto. Minas Gerais, da maravilhosa comida mineira, Belô, capital brasileira do pão de queijo e dos botecos, Lagoa Dourada, cidade do rocambole, Bueno de Andrada, capital nacional da coxinha, Belém do Pará, com o seu Pato no tucupi, Salinas, capital da Cachaça, e o Pé de Moleque da famosa barraca vermelha São produtos de lugares inconfundíveis, marcados e preservados por tudo que construíram. Vale lembrar que muitas marcas de produtos são muito mais valorizadas e preservadas pelo nome que construíram do que propriamente pelo sabor que foi perdido pelo tempo. Sempre digo que um empreendedor ou empresário deve se sentir inconformado, revoltado com a mesmice. Produtos são lançados a cada minuto com o intuito de agradar até o mais exigente paladar desbancando anos de tradição e história.
A exemplo da Coca Cola, continua batendo recordes e mais recordes de venda apenas colocando uma nova roupagem, e novos sabores no mercado. “Hoje muitas marcas aparecem, dão um oi para o consumidor e depois desaparece. Isso não é apropriado. As marcas deveriam estar prontas para ter uma conversa contínua com seu público”.

O grande responsável pela preservação da tradição de um determinado produto, será definida por seu criador e a forma com que sua criação é apresentada, deverá encantar todos os sentidos das pessoas.
Euler Viana