Promovendo talentos
Para saber quando o colaborador está pronto para ser promovido para uma nova função em uma empresa, é imprescindível que o gestor identifique quem está disposto a esse novo desafio, quem está disposto a crescer junto com a empresa. Acreditem ou não, conheço funcionários que receberam esse reconhecimento depois de dez anos de empresa e mesmo assim não aceitou a promoção.
O funcionário estava já enraizado no que ele fazia e acabou criando uma zona de conforto que o cegava a todas as possibilidades de crescimento, todas essas questões são respostas a inúmeras variáveis correspondentes ao próprio comportamento do funcionário e também ao dos gestores que ali passaram.
O momento certo de identificar quem precisa ser promovido precisa ser no início da contratação, onde ali devem ser explanados para o novo colaborador um mundo de oportunidades que ele poderá conseguir dentro da empresa, para que dessa forma esse colaborador busque a todo momento conhecimento, aprendizagem, capacitação e confiança.

“O salário não é a principal fonte de insatisfação dos brasileiros dentro das empresas. Mais do que uma remuneração condizente com o que seria justo pelo seu trabalho, as pessoas querem ser reconhecidas e valorizadas dentro das organizações. Ser mais uma peça da engrenagem é um fardo nos tempos atuais”
Mário Sérgio Cortella
Ser reconhecido nas empresas e valorizado pelo que representa tem uma importância muito grande. Alguns gestores prezam pela produção demasiada, constante e incansável. Outros prezam pela qualidade, padronização e produção. A habilidade de motivar a sua equipe de trabalho e principalmente reconhecer um verdadeiro talento quando se depara com um, deve ser desenvolvido todos os dias. Isso vai interferir diretamente no crescimento profissional da sua equipe e por consequência no desempenho individual de cada um.
O Colaborador que não é visto como imprescindível na empresa se sente vazio e sem importância, completamente desmotivado por simplesmente não ter esse reconhecimento. As empresas oferecem treinamento, capacitação, acompanham o desenvolvimento e crescimento de cada funcionário, mas esquecem de que ele já não é o mesmo. Cabe ao gestor acompanhar essa evolução e agradece-lo por seu desempenho, por cada vitória e por cada meta alcançada. Um muito obrigado ou parabéns tem um efeito motivador enorme na equipe e os resultados serão surpreendentes. Claro que, alguns fatores facilitam esse desenvolvimento; plano de metas, plano de cargos e salários, colocar pessoas certas no lugar certo, reconhecer quem tem sido importante para o crescimento da empresa e preservar os talentos.
Outra questão fundamental de valorização do funcionário é quando a empresa se preocupa com a qualidade de vida do colaborador e o gestor que zela pelas boas práticas de fabricação, pela saúde de cada funcionário, e pelas condições de trabalho. Quando o pensamento de quem está na frente de uma grande empresa mudar e se atualizar constantemente pensando sempre no outro e também no bem estar de seus colaboradores, a empresa cresce e o sucesso é garantido.
Chef Euler Viana